Aeroporto Aju: Cadê a licitação da Infraero?

0

O governo do Estado precisa divulgar com mais clareza a obra de reforma do aeroporto de Aracaju. Desde o primeiro governo Lula se fala nesta reforma, mas na prática só o projeto que foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e nada mais.

Recentemente o vice-governador Jackson Barreto, quando assumiu o cargo de governador no final do ano passado, esteve com alguns secretários na presidência da Infraero, em novembro do ano passado. Falava-se em lançar a ordem de serviço no início deste ano e nada se concretizou. Enquanto isso o governador anunciou esta semana a pretensão de construir um aeroporto em Canindé. Seria melhor concentrar todas as energias para reformar o aeroporto de Aracaju.

Quem visita o site da Infraero (www.infraero.gov.br ) não encontra nenhuma licitação de obra para o aeroporto de Aracaju, mas encontra diversas outras para aeroportos até mesmo de menor importância do que o da capital sergipana.

Rebelião na bancada governista na Assembleia
Parece que a novela do Proinveste terá mais um capítulo. Desta vez comandada por parte da bancada de situação do governo que ontem ensaiava uma rebelião. Alguns deputados estão irritados porque prefeitos aliados deles estão comunicando que um deputado da oposição está se oferecendo para apresentar obras para seus municípios. Alguns se queixam que estão abrindo todo o programa para os deputados da oposição enquanto eles viraram os barnabés da situação, sem a mínima consulta por parte do governo.

Sergipe habilitado
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, mostrou-se satisfeito com o avanço positivo das negociações entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Sergipe que visam aprovar o Proinveste. Em audiência na STN ontem, 19, em Brasília, o governador Marcelo Déda participou de reunião de trabalho para acompanhar projetos de financiamento que dependem de parecer da secretaria.

Investimentos
Depois de ouvir os relatos sobre as negociações do Proinveste, programa do Governo Federal de apoio a investimentos, Augustin lembrou que Sergipe encontra-se em plena regularidade fiscal no que concerne a capacidade de pagamento e de endividamento. Estes parâmetros, concluiu, habilitam o Estado a acessar o programa do Governo Federal.

Sobre o aterro da Torre e a responsabilidade cidadã
O blog acredita que o MPF e o MPE, respaldados pela Justiça de Sergipe, vão garantir que uma aberração seja instalada no município de Socorro. O caso do aterro da Torre em Socorro está mostrando para os leitores e os sergipanos as várias nuances de posicionamentos políticos que favorecem um empreendimento sem qualidade e numa área inadequada. Quem antes defendia o meio ambiente com “unhas e dentes” hoje se cala perante uma aberração sem precedentes.

Nada de bom transfere ao meio ambiente
Sem falar nos aspectos  do meio natural, há que se destacar a  ocupação demográfica da área, com aporte de pessoas não naturais do lugar, além das comunidades locais que tem crescido aceleradamente, o que é natural num ambiente metropolitano. São essas que vão conviver com uma empresa que há 25 anos está no ramo e nada  de bom transfere ao meio ambiente. Fora essas comunidades, há todo um sistema de transportes coletivos, individuais e de cargas bem no centro  de uma  convergência de vias e fluxos interestaduais e regionais, e que  não vai ser considerada.

Acordos estão a todo “vapor”
Os acordos vão continuar e parece que vão pedir a Licença Inicial e a restrição da  ADEMA, que já deixou de lado todas as demais, é que fique a 500m da comunidade. Coisa muito fácil de maquiar, salvo se for medido localmente de forma expedita e com aparelhos e de quais pontos vai ocorrer essa medida.. Conclusão: será certamente aprovada essa Licença, é só concluir a construção que já começou desde o começo de 2012. Resta a esperança na atuação firme e forte do MPF e do MPE.

Déda é aplaudido por autoridades ao discursar em Brasília
Ao falar em nome dos governadores na solenidade realizada ontem, 19, em Brasília, do anúncio pela presidente Dilma Rousseff das novas medidas do Plano Brasil Sem Miséria, o governador Marcelo Déda foi aplaudido por várias vezes. Déda lembrou as conquistas sociais dos governos Lula e Dilma e finalizou citando Luiz Camões e a história de um ancião do rio Tejo que só via algo de ruim nas viagens dos portugueses. Déda fez uma analogia com a oposição. Na abertura do discurso a presidente Dilma disse “mais uma vez sempre me encanto com a capacidade de Déda de falar e fazer poesias”.

Honra
Ressaltando que sentiu-se honrado pelo discurso realizado na solenidade do Plano Brasil Sem Miséria O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou ontem,19, na Câmara."Hoje, no Palácio do Planalto tive a honra de acompanhar o lançamento de novas medidas que ampliarão o programa Brasil sem Miséria, que com certeza vão ajudar a acabar com a pobreza extrema no país. Sob o lema "O fim da miséria é só o começo", a presidente anunciou a ampliação do programa, com um aumento de investimentos de mais de R$ 800 milhões", disse.

Transporte
Perguntinha rápida: como anda a licitação de transporte público de Aracaju que João Alves Filho, durante a campanha eleitoral, prometeu anular como uma das suas primeiras providências de governo? A Prefeitura ingressou com alguma ação judicial para continuar com a licitação?

Transporte II
E por falar em transporte, a coisa anda para lá de feia! É que não bastasse a insuficiente da frota de ônibus coletivo para atender às necessidades dos usuários do sistema, a justiça determinou a apreensão de vários veículos de uma empresa de transporte de passageiros. Além do mais, não se percebe, nesses primeiros dias de governo municipal, nenhuma medida, paliativa que seja, para minorar o caótico trânsito na capital. E a tendência, se nada for feito, é piorar com a chegada das chuvas. Somente orando para todos os santos.

João Alves Filho garante licitação de transporte
Na reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Aracaju, o prefeito João Alves Filho (DEM), garantiu que seu governo terá como prioridade a realização de licitação do transporte público. Em seu discurso, João Alves disse que irá fortalecer o sistema integrado de transporte, exigindo das empresas prestadoras do serviço, veículos mais confortáveis, seguros e adaptados para atendimento de pessoas com deficiência. (Infonet)

Trabalho
O Prefeito aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos vereadores e sua importância para a sociedade. “Os vereadores são os porta-vozes da sociedade, daqueles que vivem na periferia. Sabemos que os problemas financeiros existem, mas o gestor público pode escolher os problemas mais fundamentais que são de interesse da comunidade”, disse João.

Diálogo entre Executivo e Legislativo
Ao ser entrevistada ontem,19, no telejornal Bom dia Sergipe, a presidente da AL, Angélica Guimarães (PSC) elogiou a postura do governador Marcelo Déda no discurso que fez na abertura dos trabalhos legislativos.  “Na hora que você senta para dialogar nasce o consenso”, disse afirmando que a oposição sempre desejou o detalhamento das obras. “Ninguém é contra o povo de Sergipe”, explicou.

Diálogo entre Executivo e Legislativo II
Angélica disse que a bancada de oposição já apresentou algumas sugestões de obras estruturantes para o governador. “Faltava apenas o diálogo, ninguém consegue fechar o entendimento se não sentar”, afirmou Angélica acreditando que com o diálogo pode nascer um novo tempo nestes dois próximos anos. “Lógico que ganha quem tem a maioria, mas os entendimentos deve ser feitos em qualquer relação de poder”, explicou.

Gustinho quer Valmir no Detran/SE
O líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Gustinho Ribeiro (PSD) vem trabalhando junto ao governador Marcelo Déda (PT), a indicação do ex-prefeito de Lagarto Valmir Monteiro (PSC), para a presidência do Detran, com a possível saída do atual presidente Bosco Costa, que deve assumir uma vaga na Câmara Federal.

Apoio do deputado Rogério Carvalho
Nessa empreitada o deputado tem recebido o apoio do deputado federal Rogério Carvalho (PT). Para o deputado Gustinho Ribeiro (PSD), o novo cenário na Assembleia Legislativa, não deixa duvidas que o Proinveste será aprovado sem maiores problemas. O projeto deve começar a ser analisado ainda este mês e ser votado no mês de março, acredita.

Eduardo Amorim solicita projeto para duplicar BR-235
O senador Eduardo Amorim (PSC) integrou audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para reivindicar a continuidade e adequação das obras da Travessia na BR-235, além da sua duplicação parcial e a construção de um viaduto em Maruim na BR-101. O parlamentar estava acompanhado do deputado federal André Moura (PSC) e do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR).

Emenda
Amorim adicionou em 2010 uma emenda de bancada com o propósito de promover o melhoramento, a adequação de capacidade e a segurança da Travessia Urbana de Itabaiana, com complementação e restauração das pistas laterais da rodovia. A obra está orçada em quase R$ 20 milhões. "Nossa audiência não foi apenas reivindicatória, fomos ao Ministério para agradecer o avanço das obras e a atenção concedida à BR-235, que interliga o centro do nosso estado a capital", informou o senador.

TJSE confirma Moraes na presidência do SINPOL/SE
Na manhã do último dia 18/02/2013, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe, por unanimidade, negou provimento à apelação interposta pelo grupo dissidente de diretores do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, ratificando a decisão do juiz da 8ª Vara Cível que declarou nulo e sem efeito o ato praticado pelos dissidentes que, em reunião de diretoria, no dia 15/07/2011, destituíram Antonio Moraes da presidência do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (SINPOL Sergipe), por flagrante afronta à regra estabelecida pelo Código Civil (art. 59, I) que determina competir privativamente à assembleia geral destituir os administradores.

TJSE confirma Moraes na presidência do SINPOL/SE
Para o presidente Antonio Moraes, “a ratificação da decisão do juízo de primeiro grau pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, além de fazer Justiça, tem um conteúdo didático à medida que impõe para os diretores de associações e sindicatos o respeito às normas legais e à vontade dos filiados”. (Ascom/SINPOL)

Realização do III FEST mobiliza Secult e artistas
O diálogo com os agentes culturais sergipanos é uma marca consolidada da atual gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). E com o Festival Sergipano de Teatro (FEST), que já nasceu a partir de uma construção coletiva entre poder público e classe artística, não poderia ser diferente. Por isso, na última segunda-feira, dia 18, representantes da Secult se reuniram com atores e produtores teatrais de Sergipe para discutir o formato da terceira edição do evento, que terá início no próximo mês de março e que promete repetir o sucesso das edições passadas.

Igreja Nosso Senhor dos Passos fechada até dia 21
A Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac) informa que desde ontem, 19, até o próximo dia 21 deste mês, a Igreja Nosso Senhor dos Passos, localizada no município de São Cristóvão, estará fechada. Isto ocorre por conta dos preparativos da festa que leva o mesmo nome da citada igreja e que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, com a peregrinação de devotos pelas ruas da quarta cidade mais antiga do Brasil. No dia 22, a paróquia reabre suas portas.

Governo de Sergipe apóia a Festa do Senhor dos Passos
Neste final de semana, dias 23 e 24, milhares de católicos vão conferir de perto a tradicional Festa de Senhor dos Passos, que acontece em São Cristóvão. A manifestação cultural e religiosa tem como palco principal a Praça São Francisco, reconhecida como Patrimônio da Humanidade, e conta com apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Salgado: Escolas iniciam ano letivo com novas carteiras
As escolas do município de Salgado foram beneficiadas com carteiras escolares, em virtude de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Sergipe,através da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Sete unidades passarão por reforma.Duzentas unidades foram distribuídas nas unidades escolares, que já iniciaram o ano letivo na última segunda-feira (18). "Cada escola foi contemplada de acordo coma sua necessidade, fortalecendo assim, a estrutura das salas para receberem o alunado", explicou o secretário municipal de Educação, Pedro Reis.

Ações
Para o prefeito Duílio Siqueira (PSB), o relacionamento existente entre o executivo municipal e o Governo do Estado só vai fortalecer as ações desenvolvidas."Temos um excelente entrosamento com o Governo do Estado, o que ajudará e muito na nossa administração e no crescimento das ações em Salgado", destacou o gestor.

Reforma
Das 27 escolas da cidade, 20 iniciaram o ano letivo, ficando sete fora da programação mediante necessidades de pequenas reformas. As melhorias serão realizadas pela Secretaria de Obras. As escolas relacionadas para reformas são: Cabral, Cipó Branco, Macedina, Quitéria, Lagoão, Novo Paraíso e Canaã.Os serviços de melhorias envolvem construção de muros e rampas, reformas de pisos e banheiros,troca do telhado e pintura. Todos serão realizados com recursos próprios do município e do Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE).

Amigo da Enfermagem
O deputado federal Rogério Carvalho(PT) foi escolhido hoje como “Amigo da Enfermagem” em evento pelo Fórum Nacional 30 horas Já, que reúne trabalhadores da área de enfermagem em todo o país.  A solenidade aconteceu nesta terça, 18, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados em Brasília. Rogério é  um dos defensores na Câmara pela aprovação do PL 1195/2000 que define as 30 horas de enfermagem.

Amigo da Enfermagem II
O deputado federal André Moura, líder da bancada do PSC no Congresso, também recebeu uma homenagem do Fórum Nacional “30hrs já” dos profissionais de Enfermagem. A homenagem reconheceu a luta do deputado sergipano pela causa desta classe, sendo classificado como um dos deputados amigos da Enfermagem.“Entendo ser inquestionável a importância de se debater sobre o assunto em questão, de forma que todas as autoridades apoiem e possam contribuir de forma efetiva para a melhoria das condições laborais dos referidos profissionais”, informou o líder do PSC.

Folder informativo – Acessibilidade: uma questão de direito
O vereador Lucas Aribé produziu um folder informativo e distribuiu na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, na última terça-feira, dia 19. Segundo o vereador o conteúdo do impresso não tinha nada de político e sim de política.

Dicas
Uma política necessária a toda a sociedade e, em especial, a comunidade da CMA que já preparou sua estrutura física para recebê-lo. No folder intitulado de "Acessibilidade: uma questão de direito", dicas de convivência e orientações facilitadoras do cotidiano do vereador foram dispostas para os servidores e parlamentares da Casa. "Esse instrumento disseminador de atitudes e comportamentos acompanha nosso dia a dia desde a infância e sempre surtiu efeito positivo junto às pessoas que fazem parte do nosso convívio. O conteúdo do folder não serve apenas para as dependências da CMA, vale para se relacionar na comunidade em geral".

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) está realizando esta semana um treinamento para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da empresa. O treinamento consiste, basicamente, em repassar para os cipeiros orientações a respeito das suas atribuições, bem como noções de segurança do trabalho.

Ensinamentos
Os ensinamentos estão sendo transmitidos pela técnica de Segurança do Trabalho, Jociluci Pereira Santos, e pelo engenheiro de Segurança José Roberto de Melo. De acordo com Jociluci, o treinamento segue a norma do Ministério do Trabalho que regulamenta o funcionamento das comissões internas de prevenção de acidente nas empresas.O evento, que teve início na última segunda-feira, 18, e vai até a próxima sexta-feira, 22, conta com a participação de cipeiros do Centro Administrativo do Banese (Cab) e das agências do Banco em Aracaju e em algumas cidades do interior.

Café da manhã especial I
A edição de fevereiro do Café da Manhã realizado mensalmente pela AFABB/SE com o apoio das demais entidades dos aposentados e pensionistas do Banco do Brasil e de outras ligadas ao funcionalismo do BB ocorrerá hoje, a partir das 8,30 horas, no auditório da SUPER/SE. Na oportunidade, será comemorado o aniversário de 15 anos de fundação da entidade estadual (AFABB) e de 27 anos de criação da ANABB (nacional). Após o pronunciamento de José Souza Santos, presidente da AFABB/SE e de Almir Souza Vieira, delegado regional da ANABB, será proferida uma palestra a cargo do prof. Vasko, aposentado do BB, educador e vice-presidente da Academia Gloriense de Letras.

Café da manhã especial II
O tema a ser abordado é “A História do Calendário”. Serão prestadas as tradicionais homenagens aos aniversariantes do mês e também haverá distribuição de brindes e sorteio de prêmios. Complementando as comemorações supracitadas, acontecerá, à tarde, às 16 horas, uma sessão cinematográfica, no auditório do Sindicato dos Bancários, com distribuição de pipoca, balas e refrigerantes. Será exibido o filme “GOLPE DE MESTRE”. Esta programação é uma iniciativa da AFABB/SE, contando com o apoio da AABB, AAFBB, ANABB e SINDICATO DOS BANCÁRIOS.

Edney Silvestre
Um dos mais competentes repórteres televisivos da atualidade, tem brilhado intensamente nos últimos anos, na Globo News. Integra, há mais de vinte anos, a central de jornalismo da Rede Globo. Apresenta, com sucesso, o programa semanal LITERATURA, na Globo News. Escritor, firmou-se como um dos grandes autores da nova safra literária nacional. Começou no jornalismo na extinta Editora Bloch. Foi testemunha de vários fatos históricos e entrevistou figuras célebres do Brasil e do mundo. Segundo ele próprio, começou a ser observado e a ter seu trabalho de repórter reconhecido a partir da entrevista que realizou com Norman Mailer, vencedor, por duas vezes, do prêmio PULITZER, uma espécie de OSCAR do jornalismo americano. Sua cobertura de maior repercussão foi a do atentado terrorista contra o WORLD TRADE CENTER.

Joel Silveira
Para quem ainda não viu o documentário de Geneton Morais Neto sobre o jornalista sergipano Joel Silveira, aqui vai um lembrete. O programa será reapresentado no próximo sábado, às 20h30 horas e no domingo, às 15h30. Na GLOBO NEWS. A narração é de Fagner, o grande intérprete e compositor. Vale a pena. Geneton sabe perguntar. Mas há quem tenha achado um tanto melancólica a entrevista do Joel, “a víbora”.

Murilo Melins
Previsto para abril o lançamento de mais um livro do memorialista sergipano que tem destacado, em suas obras, fatos e personagens passados dos mais diversos setores da vida sergipana. O evento é aguardado com grande expectativa.

Oscar
O prêmio anual concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos foi instituído em 1929. Os vencedores da primeira edição foram: Melhor filme – “Asas” (Wings); Melhor diretor – Frank Borzage, do filme Sétimo Céu; Melhor ator – Emil Jannings (Tentação da Carne); Melhor atriz – Janet Gaynor (Aurora). Em 2012, a última edição do famoso prêmio, os vencedores principais foram: Melhor filme – “O Artista”; Diretor – Michel Hazanivicius, de “O Artista”; Ator – Jean Dujardin, do mesmo filme; Atriz – Meryl Streep (A Dama de Ferro). No próximo domingo (24.02), acontecerá mais uma cerimônia do OSCAR. Os filmes mais cotados para conquistar a premiação: LINCOLN, ARGOS, O LADO BOM DA VIDA e OS MISERÁVEIS. 120 indicados estarão disputando o cobiçado prêmio (5 para cada uma das 24 categorias). A partir de 1949 foi escolhido, também, o melhor filme estrangeiro. Os filmes brasileiros que já concorreram ao OSCAR de melhor filme estrangeiro: O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) – O QUATRILHO (1995) – O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997) E CENTRAL DO BRASIL (1998).

Futebol sergipano: bebidas alcoólicas em copos plásticos
Depois de uma decisão absurda, aprovada, na segunda-feira, em comum acordo entre a Polícia Militar e a Federação Sergipana de Futebol, o bom senso acabou por prevalecer e, em nova reunião realizada ontem (terça-feira – 19.02), esses mesmos órgãos resolveram voltar atrás. A decisão equivocada consistia na proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol de Sergipe, em consequência de incidente ocorrido no domingo passado, quando da realização da partida final da Taça Governo de Sergipe. Na oportunidade, um torcedor atirou uma lata de cerveja contra um PM. A nova tomada de posição sobre o assunto merece aplauso. O erro foi reconhecido.

Futebol sergipano: bebidas alcoólicas em copos plásticos II
Providências foram tomadas visando a normatizar a nova situação. Ou seja, ficou decidido que, doravante, será permitida a venda de cerveja nos estádios, exclusivamente sob a condição de o consumo ocorrer em copos plásticos, sendo que mesmo as latinhas de refrigerante também estarão inseridas nesse procedimento. Haverá uma rigorosa fiscalização dos comerciantes devidamente cadastrados, e, portanto, autorizados a exercitar a comercialização dos produtos citados: cerveja e refrigerantes. De parabéns estão, pois, o Comando do Policiamento da Capital e a Federação Sergipana de Futebol pelo recuo mais do que oportuno e pela nova decisão levada a efeito. É consenso geral que a proibição afastaria parte dos torcedores dos nossos estádios. E que sua prática não resolveria os problemas de violência nos campos de futebol.

Futebol sergipano: bebidas alcoólicas em copos plásticos III
Só para lembrar: existe uma lei estadual, de autoria do então deputado Jorge Araújo que proíbe a publicidade de bebidas alcoólicas e cigarros nos estádios e  ginásios. E mais: o torcedor que for ao estádio dirigindo tome cuidado. A blitz da lei seca está sendo realizada em grandes eventos e após os jogos do campeonato sergipano também será feita nas proximidades de vários estádios.

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO COMEÇA HOJE – Finalmente chegou o dia em que terá início o certame estadual da série A-1. 10 clubes dele participarão. Os quatro primeiros colocados disputarão, em cruzamento olímpico, o título oficial de 2013. /// PRIMEIRA RODADA – Com todos os jogos iniciando-se às 20 horas e 15 minutos, haverá quatro confrontos esta noite. No Vavazão, em Maruim – América de Propriá X Confiança; no Francão (Estância) – Estanciano X River Plate; no Presidente Médici (Itabaiana) – Itabaiana X Boca Júnior e finalmente, no Batistão, Sergipe, campeão da Taça Governo do Estado X Lagarto. /// COMPLEMENTAÇÃO – A primeira rodada será complementada amanhã, com a partida Socorrense X Olímpico, no Batistão, também às 20 horas e 15 minutos. FAVORITISMO – Quatro são, teoricamente, as equipes que reúnem maiores possibilidades de conquistar o campeonato estadual desta temporada: SERGIPE, CONFIANÇA, ITABAIANA e RIVER PLATE.

Curtas
Banco Panamericano registra prejuízo de 607 milhões de reais. /// Choveu granizo, ontem, em São Paulo. /// CHÁVEZ provoca euforia em Caracas, mesmo sem ser visto. /// Presidente do PT crê na reeleição de DILMA e afirma: “Não há pedras no caminho”. /// Governo amplia Bolsa-Família para ultrapassar faixa dos 70 reais por pessoa. /// Brasil sem miséria objetiva tirar 22 milhões da extrema pobreza. /// Índice de Sergipe (41 por cento) faz a presidente DILMA indicar MARCELO DÉDA para representar todos os Estados do país na solenidade levada a efeito ontem. /// Morre ALMIR GABRIEL, ex-governador do Pará, aos 80 anos. Era quadro de grande destaque do PSDB. /// Senador SUPLICY defende YOANI SANCHEZ, blogueira cubana, alvo de protestos em Feira de Santana. /// FERNANDO COLLOR pede ao CONAMP – Conselho Nacional do Ministério Público – suspensão de licitação para compra de 1.200 tablets para a PGR, ao custo de 2 milhões e 900 mil reais. /// SÉRGIO GUERRA quer AÉCIO na presidência do PSDB. JOSÉ SERRA também quer… para ele. /// AÉCIO afirma que só entra na disputa com os tucanos unidos. /// YOANI deseja ser dona de jornal em Cuba, para enfrentar o GRANMA. /// Com seu estilo descontraído, João Alves leva sua mensagem à CMA, na abertura dos trabalhos. /// Sem formalismos, o prefeito de Aracaju falou sobre vários assuntos. /// Discurso acabou sendo bastante cansativo. /// Faltou objetividade ao chefe do Executivo Municipal. /// PROINVESTE deverá ser votado, em nova versão, na primeira quinzena de março. /// Funcionários da VCA estão apreensivos. /// Reajuste das passagens de ônibus continua na ordem do dia. /// Aberto o Fórum Estadual de Educação. 39 membros são empossados. /// FRASE: “A maioria das pessoas é tão tola que, na verdade, não é um grande elogio dizer que alguém está acima da média.” – Somerset Maugham, escritor inglês.

PELO TWITTER

www.twitter.com/rosangeladoria Tem gente que deveria ser editada!

www.twitter.com/otacilioleite Já não aguento mais um monte de puxa-saco escrevendo porcaria no twitter. Toma vergonha, pô!!!!!!!!!!!!

www.twitter.com/chicoandradef Ser respeitado por merecimento é bem mais importante do que ser honrado por nascimento.Bom dia!

www.twitter.com/rogeraju Nilson Lima depois de ser desmoralizado pelo diario oficial do Municipio, levou o trofeu de maior loloteiro do Gov de João.

www.twitter.com/aidabrandao22 O governador @MarceloDeda precisa fazer uma limpeza em algum setores do governo ,tem determinados secretarios q são capas…Tem q sair!

www.twitter.com/Anselmocosta_Se Axé para todos e até + se Deus quiser. A luta continua, só que agora nos bastidores e não mais nas ruas. Que pena! Bom para os oportunistas.

DO LEITOR

Nova denúncia: Bompreço com preço irregular. Com nota fiscal
Thales Brandão, professor universitário e editor executivo do Portal CidadeMarketing (www.cidademarketing.com.br): “O

Bompreço comercializa arroz (BRANCO EMOÇÕES) com preço irregular – na gôndola e propaganda: R$ 2,08; no caixa: R$ 2,48 – diferença de R$ 0,40 centavos. Para os consumidores que não observam a precificação no caixa – o dinheiro vai para a conta da "grande" corporação varejista. O GBarbosa está sendo processado pela mesma prática. A prática de duplicidade de preço em mercadorias É CRIME! Se imaginarmos que no estoque dos Supermercados e Hipermercados Bompreço existam 50.000 embalagens de arroz de 1 kg com diferença de R$ 0,40 – gera uma receita irregular para a empresa na ordem de R$ 20.000. E agora!? Como devolver esse dinheiro para os consumidores lesados e que não observaram a atitude da rede varejista? Repito: O Bompreço e as outras redes de supermercados em Aracaju estão pintando e bordando! Vamos continuar com a mobilização social – investigando e denunciando essas irregularidades”.

Resposta notas secretário
De José Firmo Coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju: “sobre as notas da coluna do jornalista Carlos Batalha, publicadas aqui no seu Blog em 18/02/13 a respeito do local do Pré-Caju, ao contrário de você, que concordou com as três notas, eu gostaria de discordar frontalmente, mesmo respeitando tanto a opinião dele quanto a sua. Primeiro Carlos Batalha deveria dizer quais pesquisas são essas que ele possui dando mais de 90% (e mais: 90% de que e para o que?); segundo que não somos maus humorados, como dito pelo jornalista-secretário. Ele precisa respeitar as posições dos aracajuanos que não querem a permanência da prévia na Av. Beira Mar; terceiro: não somos incomodados com a festa, mas com o local onde ela está; terceiro: ele tenta desqualificar nossa posição contrária ao local dizendo que não temos conhecimento de causa. Mas temos conhecimento sim. Se ele tem não sabemos. Ainda assim o que estamos pedindo é que a prefeitura da cidade dê início ao debate sobre o melhor local, ouvindo – aí sim – quem pode emitir opinião de fato: a SMTT, o SAMU, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. À Comunicação deve caber noticiar os acontecimentos. A nossa tranquilidade é que o prefeito eleito pelo aracajuano é João Alves e já disse que vai debater o assunto”.

ARTIGO

Superlotação: um grave problema que aflige os encarcerados por José Raimundo de Sousa*

A superlotação prisional é um grave problema que aflige os encarcerados. Quase todos os estabelecimentos prisionais do estado estão superlotados. Prisões superlotadas são perigosas, pois aumentam a tensão, a violência entre os presos, as tentativas de fuga e os ataques aos agentes e guardas.

Como não há investimentos em qualificação e formação profissional de maneira permanente no sistema penitenciário, inexistindo recursos humanos especializados e capacitados o suficiente para atender a demanda prisional e nem estruturas físicas apropriadas ou recursos materiais básicos, predomina a concepção de que investir nessa área é um desperdício. Daí a inatividade é outra situação vivenciada pela maioria dos presos. A inatividade é perniciosa na sociedade e ainda mais na prisão.

Outrossim, a prevenção e correção dos encarcerados foram relegadas a segundo plano, no entanto, a repressão e a opressão são as tônicas dominantes refletindo em distorções na justiça penal e configurando-se nas  péssimas condições físicas do ambiente das penitenciarias, onde os internos fazem de tudo para evadir-se, voltando a delinquir.

A sociedade é geradora de delinquência. O preso delinquiu a partir do que a sociedade lhe ofereceu: consumismo, droga, desemprego, exploração de menores, falta de cultura. Numa única palavra: injustiça social. Esta mesma sociedade cria delinquentes para depois marginaliza-los e castiga-los. A sociedade está desinformada sobre o que acontece na prisão.

Acentuando esse quadro, a justiça é demasiada lenta e, uma justiça assim, exaspera os ânimos. Uma justiça lenta é uma verdadeira injustiça. Portanto, essa coletividade sente-se injustiçada, maltratada, e não podendo enfrentar os poderes que a reprimem, tende a rebelar-se contra si mesma, expressando assim, de forma ilógica, a sua indignação incontida.     
As famílias dos presos sofrem as amargas consequências da prisão, principalmente quando o preso é o provedor do lar já que se perde a única fonte de subsistência. E como se trata de famílias pobres, a pobreza se acentua; Como as famílias vão arcar  as despesas com alimentação, com vestuário, com o colégio dos  filhos com a guarda das crianças, com as contas de luz e agua e, as vezes, até o aluguel do barraco?

Portanto, iniciativas de cunho profissionalizante são necessárias para manter a esperança, o desejo e a possibilidade de recuperação, de não desanimar diante das dificuldades. Assim, os internos precisam também manter relações com pessoas do mundo exterior, realizar experiências de capacitação, agregando conhecimentos, pois o trabalho nas prisões é limitadíssimo e, quando ocorre, é em funções de pouca qualificação, como forma de remir o cumprimento da pena, uma vez que para cada três dias de trabalho, há uma redução de um dia da pena.

Nesse sentido, os jovens presos merecem uma atenção especial já que 60% do universo prisional é constituído de jovens com menos de 30 anos.  A expectativa é contemplar 630 jovens, nas 06 fases de desenvolvimento do Projeto. (Pesquisa de campo- Pastoral Carcerária/SE, 2011)

Nos presídios do Estado, a maioria dos encarcerador são jovens que sofrem múltiplas carências econômicas, sociais, culturais e afetivas. Os demais tem, e eles não têm; os demais estudam, frequentam universidades, eles não; os demais estão amparados pelo afeto e simpatia ,e eles são desprezados, excluídos; os demais pertencem a famílias favorecidas, eles a famílias destruídas. A desigualdade social é brutal, a igualdade de oportunidades é um mito.

Em condições de pobreza, os jovens são particularmente vulneráveis a serem atraídos para a marginalidade, vista como um meio que pode lhes proporcionar uma chance de ascensão social e enriquecimento fácil. Contudo, existem outros fatores, como as rupturas familiares e a desintegração dos valores tradicionais, que dinamizam a violência ao estimularem a incorporação dos jovens em grupos formados por pessoas repletas de problemas pessoais e que encontram nesses espaços certa valoração, respeito e uma identidade da qual são privados no ambiente em que vivem.

Trata-se de jovens pertencentes às classes mais desfavorecidas que lutam para sobreviver, que vivem sem esperança, com grandes complexos de inferioridade, indiferentes e descontentes. Jovens que se sentem deslocados num mundo construído por adultos, e no qual não encontram lugar pois estão excluídos da sociedade.

Muitos desses jovens são primários e entraram na prisão pela primeira vez. Sua conduta pauta-se por experiências naturais da juventude; seus comportamentos são de pessoas imaturas em período de formação. 40% dos jovens brasileiros vivem em famílias sem rendimento ou até com meio salário mínimo. A cada dois desempregados do país, um é jovem. Mesmo entre os ocupados, a maioria está na informalidade. Somente 35% têm carteira assinada. Dois em cada três presos são jovens. Somente três em cada dez jovens têm acesso ao ensino médio. Entre os que já pararam de estudar, 51% pararam no ensino fundamental e 12% sequer ultrapassaram a 4ª série.

Desta forma é mais que urgente um plano de responsabilidade, de consciência, de pensar o BRASIL. Estamos vendo os RESULTADOS do que é feito, ou melhor não feito, e suas reações, procurando parceiros na tentativa do bem para toda uma sociedade, conclamamos a todos a darmos as mãos numa grande demonstração de irmandade, de solidariedade, de poder ensinar aqueles desafortunados, de famílias esbagaçadas, de posição social aniquilada muitas vezes por ladrões de gravatas, que são seus algozes, e nem percebem que são os verdadeiros motivos da desgraça daqueles a quem maltrata, façamos um ato de humanidade, e vamos fazer o que tem que ser feito, deixemos de hipocrisia, de safadeza, de malandragem na medida que só sabemos encarcerar, e não ajudar ao nosso país, a nossa espécie.

*Pres. CCEP/SE

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade”. Georges Bernanos, escritor francês, nasceu em 20 de Fevereiro de 1888 e morreu em 1948.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários