Afagos ao aliado

Ao transmitir ontem o governo para a deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), o governador Marcelo Déda (PT) deixou claro que o motivo do ato foi agradar ao partido da parlamentar e presidente da Assembléia. Ele espera que agora cessem os comentários sobre um possível rompimento político entre o PT e o PSC dos irmãos Amorim. No período em que comandará o Estado, Angélica Guimarães terá a missão única de dar continuidade aos atos administrativos e não precisará se preocupar com a oposição que, além de estar em recesso, não vai criar problemas para uma colega de Parlamento. Portanto, Sergipe terá pelas próximas duas semanas um governo de compadres.

Ministro?

Uma audiência agendada para segunda-feira entre o vice-presidente da República, Michel Temer, e o deputado federal Almeida Lima – ambos do PMDB – fez surgirem comentários de que o parlamentar sergipano poderá ocupar o Ministério do Turismo. Ouvido pelo Jornal da Cidade, Almeida fez suspense: “Essa parte de ser ministro eu desconheço. Vou conversar sobre política, o PMDB em Sergipe e outras coisas mais”, afirmou. Aguardemos, portanto!

Torcedor nº 1

Ninguém em Sergipe torce mais para Almeida Lima virar ministro do que o jovem Fábio Reis (PMDB). Na eleição passada ele disputou uma cadeira na Câmara Federal e ficou na 1ª suplência. Caso a cúpula nacional do PMDB queira mesmo substituir o atual ministro do Turismo, Pedro Novaes, por Almeida Lima, Fábio assumirá a cadeira do parlamentar sergipano. O vice-governador Jackson Barreto também seria beneficiado, pois o jovem Reis vem a ser seu apadrinhado político.

Bons de cana
Vejam essa: os homens consomem cinco vezes mais cerveja e bebidas destiladas do que as mulheres. A análise do consumo familiar das pessoas, divulgada ontem pelo IBGE, mostra ainda que além da cerveja, também é mais comum o homem consumir outros tipos de alimentos na rua, como é o caso dos salgadinhos industrializados (56,5%), salgados fritos e assados (53,2%), bebidas destiladas (44,7%), pizzas (42,6%), sanduíches (41,4%), refrigerantes diet ou light (40,1%), refrigerantes (39,9%), salada de frutas (38,8%) e chocolates (36,6%).

Prestigiado

O deputado federal Márcio Macedo (PT) é convidado para o almoço que a presidente Dilma Rousseff (PT) oferecerá hoje em Brasília à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que veio ao Brasil inaugurar a nova sede da embaixada do país vizinho. Além de Márcio, Dilma convidou outras 150 autoridades para o rega-bofe.

Condenado

Em menos de uma semana o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha (PDT) foi condenado duas vezes pela Justiça. Ele é acusado de improbidade administrativa e por não ter mandado publicas a execução orçamentária do Município. Ao decidir pela segunda condenação, o juiz de Direito substituto Antônio Cerqueira Albuquerque, lembrou que o prefeito deixou, inclusive, de contestar as acusações feitas a ele pelo Ministério Público Estadual.

Governo aliviado

Uma boa notícia para o Governo de Sergipe: o juiz federal Ronivom de Aragão julgou procedente a demanda da Procuradoria-Geral do Estado propondo a retirada de registro de pendência no Cadastro Único de Convênios – CAUC/Siafi, em face do Convênio nº 023/2004, firmado entre o Ministério da Educação e o Governo de Sergipe. A decisão do magistrado tem importante impacto na implementação de políticas públicas pelo Estado, pois permite a continuidade das transferências voluntárias de recursos financeiros pelo Governo Federal, através de convênios e contratos de repasses.

Trânsito violento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou em Aracaju um aumento de 50% no número de colisões entre veículos e de 33% nas ocorrências de atropelamentos, no comparativo entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2010.  Até junho passado, 1.147 veículos colidiram em Aracaju e 340 pessoas foram atropeladas. Em todo o ano de 2010, foram 760 colisões e 340 atropelamentos. Estes números deixaram claro que a violência no trânsito tem crescido muito nos últimos meses.

Maioria masculina
A maioria das vítimas de hepatites B e C são homens, conforme levantamento do Ministério da Saúde. Nos últimos dez anos, mais da metade dos casos desses dois tipos da doença atingiram o sexo masculino. A faixa etária entre 40 e 59 anos concentrou 54% das notificações. De acordo com o estudo, 39,5% da população nas capitais tiveram ou têm o tipo A da doença, transmitida por água e alimentos contaminados pelo vírus. O percentual de hepatite B foi 0,37%, e 1,38% do tipo C, ambos transmitidos por meio de sangue ou secreções contaminadas.

Do baú político

Os mais idosos lembram muito bem do carro preto de então senador Lourival Baptista pegando sorvete de frutas na hoje extinta Cinelândia, ali na rua Itabaianinha, centro de Aracaju. Semanalmente, o político sergipano levava para Brasília uma grande caixa com a guloseima gelada para presentear amigos e autoridades. Aliás, esse costume de cativar pela boca era antigo em Lourival. Já no final da década de 50, a imprensa sergipana citava os agrados feitos por ele para conseguir alguma coisa no poder público. “Se uma verba demora a sair, no primeiro avião segue doce de caju; se Lourival quer ser amigo de alguma personalidade na capital da República, remete logo uma vistosa rede; se prenderem na gaveta papéis importantes, ele providencia, com urgência, cocada; e se o estudo de um projeto demora, apressa-se a remessa de doce de côco”, publicou o Diário de Sergipe em 1957.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais