Agamenon encarna sentimento de indignação

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Se a eleição fosse hoje votaria em Agamenon para vereador”. A frase não é do titular deste espaço que não é eleitor de Agamenon, mas vem ecoando em diversos segmentos da sociedade ultimamente. Ontem, 11, o blog ouviu de um professor de educação física, revoltado com o que está vendo, tanto na área do magistério como na área médica.

Para deixar claro: o blog não concorda com todo discurso do vereador de Aracaju, Agamenon. Ele peca quando vai para o exagero, para o campo pessoal com alguns colegas de parlamento e também com alguns segmentos sindicalistas.

Agamenon está correto quando vai ao postos de saúde e as escolas e denúncia os profissionais que estão faltando e deixando a sociedade sem os serviços necessários.

O vereador tem que pautar o seu discurso contra o corporativismo dos sindicatos, principalmente do Sintese, do Sindimed e do CRM que não têm coragem de punir seus integrantes. Passam as mãos na cabeça deles e muda o discurso distorcendo o fato.

Um bom exemplo é a greve dos professores. Muitos professores querem o reajuste linear, mas entende que o radicalismo e o episódio das algemas fez com que a maioria da sociedade ficasse contra o magistério. Por isso os últimos atos e passeatas da categoria tentando reverter o quadro. Não tem jeito.

Aliás, o blog duvida que a deputada Ana Lúcia seja candidata a prefeita. Além do desgaste do PT, contará também com o desgaste dela e do Sintese. Um petista ontem disse que está doido para que ela seja candidata para que o agrupamento afunde de vez dentro do partido.

Voltando a Agamenon. É a pura verdade a recepção dele perante todos os segmentos.

Agamenon, mesmo pulando o muro do respeito em alguns casos, encarna a indignação de muitos que não aguentam mais médicos e professores sem cumprir com suas obrigações.

Triste quem pensa que Agamenon é apenas um louco que não sabe o que faz. Ele conseguiu embutir na cabeça de muitos que tem coragem de mexer com categorias fortes.

Uma das funções do vereador é fiscalizar, mas o medo faz com que muitos deixem essa ação de lado.

Agamenon em George Magalhães
Ontem, 11, em entrevista ao radialista George Magalhães, o vereador Agamenon recebeu o apoio de diversos ouvintes, principalmente de pais de alunos e usuários da rede de saúde pela atuação parlamentar.

Em Florianópolis, PF investiga pontos de médicos
Ainda sobre o assunto ontem, 11, a Polícia Federal de Santa Catarina cumpriu 52 mandados de busca e apreensão e indiciamento de 27 médicos do Hospital Universitário de Florianópolis. Investigação aponta que concursados realizavam atendimentos em consultórios, clínicas ou hospitais enquanto deveriam estar no HU. Nos próximos quatro meses, 120 pessoas serão chamadas para depor.

Em Florianópolis, PF investiga pontos de médicos II
Além do HU, os 52 mandados de busca e apreensão de documentos também foram cumpridos em clínicas e universidades de Florianópolis, Itajaí, Criciúma e Tubarão. O objetivo foi coletar provas que indiquem que os profissionais não cumpriam com as funções contratuais. Os médicos possuem vínculos públicos de 40 ou 60 horas semanais de trabalho, mas durante a jornada realizavam atendimentos em consultórios, clínicas e hospitais particulares em prejuízo do atendimento no HU.

Reforma política igual a salada de frutas
Mais uma vez, foram frustradas as esperanças dos cidadãos brasileiros no que pertine à reforma política, que mais parece uma salada de frutas, ou, se preferem, uma colcha de retalhos. Alguém pode explicar a mudança na idade mínima para os candidatos a senador, por exemplo? – A redução foi de 30 para 29 anos.

Posse
A solenidade de posse dos governadores passou de primeiro para 4 de janeiro. A do presidente da República ocorrerá no dia 5 de janeiro.

Voto obrigatório
Por ampla maioria, foi mantido o voto obrigatório, para as pessoas que têm de 18 a 69 anos. Aos 70, os eleitores estarão devidamente alforriados.

Renan protesta
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, afirmou que não aprova a redução do mandato dos senadores de 8 para 5 anos. Dá para sentir que esta modificação dificilmente passará, na Câmara Alta.

OAB/SE: mais um candidato: Emanuel Cacho
“O mundo mudou, menos a OAB/SE”. Esse slogan pode ser o da campanha de Emanuel Cacho a presidente da OAB/SE. Cacho pode ser o quarto candidato. Um advogado que apoia Cacho foi mais longe: “Só Cacho pode acabar com os cachos na OAB/SE”. Arrepare…

Contradições: padre de Moita Bonita será investigado pela PF
Será que não tem um alma viva em Sergipe que possa passar para alguém no Vaticano o que ocorre em Sergipe? Ontem o padre de Moita Bonita, Joselito, por conta de várias contradições, na investigação da subvenção pela Justiça Eleitoral será investigado pela Polícia Federal. Em Macambira tem um padre que causa problemas a todo momento com a comunidade. Já Dom Lessa, que está prestes a se aposentar fecha os olhos para tudo. Até quanto?

Missa 7º Dia – João Batista Santana
Em nome de minha família, eu comunico a todos os amigos e admiradores do radialista e jornalista, João Batista Santana, sobre a Missa de Sétimo Dia, que será realizada às 19h dessa sexta-feira, na Igreja Salesiano, no bairro Cirurgia. Agradeço antecipadamente, àqueles que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade cristã. PAZ E BEM. (radialista Robson Santana).

Viatura do 1º batalhão pegando aluno no Colégio Pio Décimo
Ontem, 11, pela manhã, às 11h40 uma viatura (um palio weekend final 9921) do 1º Batalhão da PM, pegava um aluno no Colégio Pio Décimo. Quem viu disse que pela patente era um tenente-coronel. Detalhe: Há uma determinação do Comando da PM, leia-se coronel Yunes,  para não usar viatura em proveito próprio e recomendação do Ministério Público. É crime militar. Era um oficial, será que não terá punição? Ou só tem para os chamados “praças”?

investimentos para Sergipe
Em mais uma viagem em busca de investimentos para Sergipe, o governador do Estado, Jackson Barreto, reuniu-se ontem, 11, com a diretora de Exploração e Produção da Petrobras , Solange Guedes. Na pauta, a nova descoberta de petróleo no estado e a expansão dos negócios da Empresa.

Desafio
“O Governo do Estado tem um papel fundamental na integração dos projetos produtivos de Sergipe. O desafio é grande, mas essa visão estratégica é nossa responsabilidade e não vamos deixar de exercê-la porque ela é capaz de gerar o desenvolvimento necessário para melhorar os índices sociais do nosso povo. Se somarmos os investimentos em prospecção e produção de petróleo e gás, o projeto Carnalita, a implantação das usinas termoelétricas, a planta de cimento da Apodi teremos mais de U$10 bilhões de dólares em investimentos em Sergipe nos próximos anos e isso é bastante significativo”, afirmou Jackson.

Importância
Solange Gomes demonstrou a importância do estado de Sergipe para a Petrobras. Ela disse que foi uma notícia extremamente positiva a descoberta de um poço com 85 metros de profundidade em águas profundas no estado. “Sergipe é relevante para a Petrobras. Virou rotina os anúncios positivos da Empresa em Sergipe e nossos investimentos estão com capacidade de descobertas em novas áreas”, disse Solange.

Ministro em Itabaiana
Na noite de  ONTEM, 11, o senador Eduardo Amorim (PSC) recepcionou no Aeroporto Santa Maria o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e o senador e 1º secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR/TO). Logo em seguida, a comitiva seguiu para a cidade de Itabaiana. Acompanhados do prefeito Valmir de Francisquinho (PR); da deputada estadual Maria Mendonça (PP); e do prefeito João Alves Filho (DEM), eles participaram da inauguração da Praça Etelvino Mendonça.

Convênio
A obra de reforma da praça de eventos foi realizada pela Prefeitura de Itabaiana e entregue oficialmente à população.Durante o ato de entrega, aconteceu o descerramento da placa e a exposição do busto que homenageia Etelvino Mendonça, ex-prefeito de Itabaiana. Para a revitalização da praça foram destinados R$ 2.195.371,27, em um convênio entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Turismo.

Fábrica de rações de animais em Glória
O município de Glória vai sediar em breve a primeira fábrica de rações animais de Sergipe. O empresário José Dutra visitou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Chico Dantas, nesta quarta-feira, 10, a fim de tratar sobre o assunto e apresentar detalhes do projeto.  A ideia é implantar a Indústria Brasileira de Ração Animal (Ibra) em um terreno próprio, localizado na área rural, às margens da BR, com investimentos de R$ 10 milhões.

Maturidade dos vereadores de Lagarto
E foi apenas boato. Os vereadores de Lagarto mostraram maturidade política e bom senso em prol do desenvolvimento do município e aprovaram o projeto do prefeito doando terrenos para que o governo do Estado possa construir galpões para atrair indústrias.

André Luiz assume hoje Incra/SE
Hoje, às 10h, na sede regional do Incra/SE, o funcionário de carreira do órgão, André Luiz Bonfim Ferreira, assumirá a Superintendência Regional.Ferreira será o mais jovem a assumir o posto de superintendente regional do Incra em SE em toda a história. Ele é servidor da própria Superintendência e sucederá a Leonardo Góes, nomeado em março deste ano presidente substituto da autarquia.

Guias de turismo
O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) defendeu, por meio de indicação ao Governo do Estado, que seja encaminhado um Projeto de Lei que regulamente o exercício da profissão de Guia de Turismo no Estado de Sergipe. Para o parlamentar, a regulamentação da categoria é “vital para que o turismo no Estado seja devidamente valorizado”.

Qualificação e fiscalização
“O Guia de Turismo é um profissional qualificado, com uma formação específica para oferecer serviços com qualidade e segurança, ao contrário do que muitos pensam”, destacou Georgeo.  Para o parlamentar, “mesmo com a regulamentação da profissão na Lei Federal 8.623/93, no Decreto nº 946/93 e na portaria 311 do Ministério do Turismo, a fiscalização sobre as normas que regem a profissão não existem, o que gera impactos negativos ao turismo de Sergipe”.

Reajuste legislativo
Na próxima segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinicius Porto (DEM) anuncia o reajuste salarial dos servidores da Casa.  “Estamos conversando com o Sindicato que representa esses trabalhadores”, disse Porto, acrescentando que a entidade já fez proposta e a presidência apresentou contraproposta. “É discutindo que vamos encontrar uma solução que seja boa, principalmente, para os nossos colaboradores. É desta forma que estamos fazendo”, disse.

Deso: Max volta a critica descaso da empresa
O vereador Max Prejuízo, PSB, voltou a cobrar uma responsabilidade social da Deso que desde 2008 realiza serviços de saneamento básico no conjunto Augusto Franco. “É uma falta de sensibilidade com a população. no Canal 5 mesmo são dezenas de buracos. A terceirizada abre o buraco, não conserta e os buracos reaparecem”, lamentou.

Criticas a Deso rebatidas
Já o vereador Valdir Santos, PTdoB, saiu em defesa da Deso rebatendo as criticas de Max Prejuízo. . “É óbvio que ao fazer manutenção há um prejuízo a curto prazo, mas é preciso lembrar que os benefícios têm longa duração. Também não podemos generalizar e dizer que a empresa não tem responsabilidade social e compromisso com a população por conta disso”, ressaltou.

Plano Municipal de Educação
vereador Iran Barbosa, PT, criticou a pouca participação da população, por falha de comunicação da Prefeitura, na Pré-Conferência Municipal de Educação, realizada na noite  da última quarta-feira, 10, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no Siqueira Campos.

Preocupações
“Participei, tendo recebido o convite em cima da hora, e lá levantei muitas preocupações, em especial, sobre o método adotado que, mais uma vez, sacrifica a participação popular e as possíveis contribuições da população. Foi uma Pré-Conferência sem a representatividade que esperávamos”, disse Iran.

Lei de Diretrizes Orçamentárias da capital
Uma Audiência Pública foi realizada ontem, 11, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para apresentar as metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016. Na oportunidade, o responsável técnico pela elaboração da LDO da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Abel de Oliveira, apresentou dados e esclareceu dúvidas dos vereadores e aracajuanos presentes no plenário, como forma de dar celeridade ao processo de votação da Casa nos próximos dias.

Participação popular
Para o secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira ações como estas ajudam a fortalecer o comprometimento da Administração Municipal com a população aracajuana. “Fico muito satisfeito ao ver a participação da população dentro da CMA e o empenho dos colegas vereadores em entender melhor a LDO. Nosso trabalho é feito para os aracajuanos e a Lei de Diretrizes Orçamentárias é vital para garantir boas condições de trabalho ao prefeito. É através dela que irão ser realizadas obras estruturantes e investimentos”, afirmou o articulador.

TJSE defere pedido de habeas corpus para Evaldo Campos
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE, acatou ontem, 11, o pedido de habeas corpus impetrado em favor do advogado Evaldo Campos. O recurso pleiteava o trancamento da ação penal aberta contra o advogado acusado de denunciação caluniosa. Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, esse é um marco da incessante luta da advocacia sergipana.

Representação
De acordo com o conselheiro Federal e membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Evânio Moura, no final do ano passado, Evaldo Campos, no exercício de sua profissão, ofereceu representação contra dois promotores de Justiça. Após o arquivamento da representação, no âmbito da Corregedoria do Ministério Público, Evaldo Campos tornou-se réu em ação criminal. Em março deste ano, durante sessão ordinária, o Conselho Pleno da OAB/SE, aprovou desagravo público em favor do advogado.

Coletiva esclarecimentos bactéria KPC
A Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Hospitalar de Saúde, através do Núcleo de Epidemiologia, Controle de Infecção e Segurança do Paciente e o Serviço de Infectologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), realizará hoje, 12, às 9h30 uma coletiva a imprensasobre as ações evolutivas sobre a emergência da  Bactéria Multirresistente – Klebsiella Pneumoniae (KPC) no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

Balanço da Gestão: primeira reunião teve relatório das grandes mudanças na educação

Com o intuído de avaliar os trinta meses de seu governo, o prefeito de São Domingos, Pedrinho do PT, iniciou na última quarta-feira, 10 de junho, a primeira de uma série de reuniões com toda equipe de secretários e vereadores da base aliada. A primeira apresentação foi de Autran Paixão, Secretário Municipal de Educação, que fez um relato de como encontrou e o quanto avançou a Educação.  “O FUTURO JÁ COMEÇOU”, com este título o secretário apresentou a rede municipal, seus avanços, as dificuldades e os planos para o futuro

Hoje São Domingos tem gestão de verdade
A realidade encontrada: buraco 30 metros numa sala com documentos rasgados, prédios abandonados, inexistência de informações do funcionalismo, salários atrasados, Prefeitura sem certidões, e mais alguns problemas. Hoje São Domingos vive uma nova realidade. “Não havia gestão, tudo era completamente abandonado, não havia trabalho de equipe, hoje tenho uma equipe cada vez mais motivada para continuarmos fazendo de São Domingos a cidade de nossos sonhos. Com essas reuniões poderemos planejar os próximos passos e definir as metas a serem alcançadas, para a melhoria de vida de nosso povo” afirmou Pedrinho.

Del Nero comanda assembleia
Em reunião extraordinária realizada ontem, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, algumas modificações foram aprovadas no Estatuto da entidade. A principal delas, a que estabelece a possibilidade de apenas uma reeleição para os dirigentes. Ficou, porém, uma dúvida: se a regra já valerá com relação ao atual presidente, ou se DEL NERO poderá, ainda uma vez, concorrer ao cargo. Os clubes fortalecem-se no que toca à organização dos campeonatos. Os chamados conselhos arbitrais terão autonomia, isto é, o presidente terá que submeter-se à decisão do referido conselho. Foram 12 as alterações aprovadas. Entretanto, alguns detalhes ainda precisam ser esclarecidos de uma forma mais clara.

Transmissões esportivas
Das 5 emissoras de rádio AM, apenas a Atalaia não realiza coberturas esportivas. Jornal, Aperipê, Cultura e Liberdade mantêm ativos os seus departamentos de esporte.

FIFA marca Congresso
O presidente Joseph Blatter marca Congresso e confirma eleição em fevereiro/2016.

União Europeia pressiona
O Parlamento da União Europeia sugere a renúncia de Blatter de imediato.

Errar é humano
O blog pede desculpas aos leitores. Ontem, informamos que o gol da seleção brasileira contra Honduras foi marcado por Philipe Coutinho. Na verdade, quem assinalou foi o atacante Roberto Firmino.

Fiscalização Orla da Atalaia: Roberto Porto recolar feito à ordem
E o desembargador do TJSE, Roberto Porto, cassou a liminar pelo juiz da 18ª Vara Cível de Aracaju para atender Ação Civil Pública da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, na qual solicitava a proibição de a Empresa Sergipana de Turismo exercer atividades de fiscalização, apreender mercadorias e impedir a livre comercialização por ambulantes no calçadão da orla da Atalaia, sob pena de multa diária entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.

Defensoria na contramão
Aliás, a Defensoria Pública tem muita coisa para se preocupar e surpreende a comunidade em defender o uso irregular do espaço público por alguns que vendem até mesmo mercadorias pirateadas como os coreanos da orla.

Comercialização
Ao determinar a suspensão da liminar, o desembargador Roberto Fonseca Porto foi peremptório e escreveu na decisão que conforme “Termo de Cooperação Técnica nº 001/22014”, compete a Empresa Sergipana de Turismo “disciplinar toda e qualquer forma de comercialização no espaço público em questão”, no caso a Orla da Atalaia.

Ocupação irregular do espaço público
Em seu despacho, o desembargador diz que a Emsetur tem razão ao “sustentar que a cessão de qualquer espaço público deve ser veiculada por escrito, sendo que, no caso em análise, diferente dos demais comerciantes da Orla da Atalaia”, os comerciantes representados na Ação Pública da Defensoria de Sergipe ocupam o espaço de forma irregular, “uma vez que não possuem qualquer anuência prévia para comercialização no espaço público em questão”.

Cessão da União
“A Orla da Atalaia é bem público pertencente à União que fez cessão de uso do imóvel para o Estado de Sergipe, sob a administração da Empresa Sergipana de Turismo”, portanto “é de competência da Emsetur a fiscalização do exercício das atividades exercidas no calçadão da Orla da Atalaia” e que caso a liminar fosse mantida há o risco de comercialização por ambulantes não autorizados, escreveu Roberto Porto.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt  Onde não há trabalho, não há dignidade.

www.twitter.com/joaocorrrea  Sou carioca , o Rio esplendidamente lindo , mas a cultura nordestina que grita no mês de junho é um orgasmo todo hora o dia todo.

www.twitter.com/dilsonramoslima  Impressiona a pouca operacionalidade de órgãos ambientais na Grande Aracaju. Como é fácil aterrar mangue, invadir e ocupar terreno alheio.

www.twitter.com/chicoandradef  Liberdade de expressão vem sendo confundida com desrespeito e libertinagem.Respeite-se o direito homo.Condene-se a ofensa homo.

www.twitter.com/clovis_silveira  Até agora a roubalheira da subvenção só tem sobrado para presidente de associação. Mas também quem mandou fazer tudo que seu mestre mandar!

SINDICATO DOS RADIALISTAS –   NOTA DE REPÚDIO

Sindicato dos Radialistas de Sergipe emite nota de repúdio contra demissões na Rede Ilha de Comunicação.

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERTS), por meio de uma decisão em Assembleia Geral, realizada na noite desta quarta-feira, dia 10, vem REPUDIAR a decisão da Rede Ilha de Comunicação de demitir os radialistas: Eduardo Abril e Valdo Santana (Ilha FM de Estância) e Ferreira Filho (Ilha FM de Propriá), Douglas Magalhães e Geo Menezes (Ilha FM Aracaju).

O STERTS, informa que não é através de demissões que as empresas ficarão livres das crises econômicas e sim, valorizando o material humano, lhe dando as condições necessárias para desenvolver um trabalho relevante, em benefício da sociedade.

Assim, é inadmissível a postura adotada pela Rede Ilha de Comunicação

          Aracaju- SE, 11 de Junho de 2015.

Antônio Fernando Cabral Ferreira
Presidente do STERTS

SAÚDE – UTILIDADE PÚBLICA

INFORMAÇÕES EVOLUTIVAS SOBRE A EMERGÊNCIA DA BACTÉRIA MULTIRRESISTENTE – KLEBSIELLA PNEUMONIAE (KPC) NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVAS DE ADULTOS DO HUSE

Novos resultados dos exames laboratoriais finalizados na manhã desta quinta-feira, 11, revelaram um caso novo de infecção pela KPC.  No total, temos 19 pacientes positivos para KPC, 5 infectados e 14 colonizados (estão com a bactéria mas sem infecção confirmada). Cinco outros pacientes tiveram resultados NEGATIVOS somando-se aos 26 anteriores.
Assim, do total de 54 pacientes das UTI-1 e UTI-2,  57% (31 pacientes) já têm exame negativo confirmado. Aqueles com cultura positiva para KPC são 35% (19 pacientes). A taxa de mortalidade em pacientes com infecção pela KPC manteve-se em 3,7% (2/54) e de 5,5% (3/54) em pacientes colonizados, nestes últimos, os óbitos ocorreram por outras causas clínicas (cardíacas, neurológicas).
Os resultados de culturas já nos permitem movimentar com segurança os vários pacientes em condições de alta nas UTIs para uma Unidade de internamento, mas de Contenção, assim viabilizando monitoramento de todos os casos. Esta unidade funcionará no HUSE e estava sendo estruturada nos últimos dias com esse objetivo. Assim estaremos fazendo a liberação da UTI 1 para admissões, até o próximo sábado, 13.
Os pacientes já sabidamente negativos poderão sair da Unidade após novo resultado negativo da segunda cultura consecutiva de vigilância, colhida com intervalo mínimo de uma semana após a inicial.
Informamos que os pacientes que estão no HUSE que vão ser transferidos ainda hoje para o Hospital da Polícia Militar, NÃO são pacientes suspeitos de KPC ou que tiveram contato com pacientes suspeitos.
As transferências para o HPM são de pacientes que possuem estimativa de longa permanência para tratamento, essa estratégia visa aumentar oferta de vagas internas no HUSE no atendimento a demanda cirúrgica.
O esforço conjunto do SCIH, Microbiologia e Infectologia do HUSE, com total apoio operacional e logístico da Direção do HUSE, da FHS e SES tem permitido o monitoramento contínuo dos pacientes expostos a KPC nas UTIs e o controle efetivo de seu estado clínico e epidemiológico com culturas de vigilância, isolamento de contato, orientação dos profissionais, viabilização de novos espaços físicos e contenção efetiva da potencial disseminação dessa bactéria para outras unidades do hospital.
Voltamos a salientar que bactérias multirresistentes não são ameaça para pessoas saudáveis, sejam profissionais de saúde, familiares ou acompanhantes de pacientes portadores.
 
Dra Iza Maria Fraga Lobo  /  Infectologista CRM 2316                                                                  
Chefe do Núcleo de Epidemiologia, Controle de Infecção e Segurança do Paciente

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun    

Frase do Dia
“E eu não aguento a resignação. Ah, como devoro com fome e prazer a revolta.”Clarice Lispector.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais