Ainda a doação de 219 lotes pela Cehop. Sobre a possível legalidade

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E o blog continuará com o debate sobre a doação dos 219 lotes pela Cehop (o conjunto Marcos Freire II, em Socorro). Após publicar a Ação Popular do advogado Fernando Valeriano e a resposta da Cehop, o blog recebeu do referido advogado a resposta às informações repassadas pela companhia.

O advogado e autor diz o seguinte:

Um dos trechos da nota da CEHOP diz o seguinte (sobre intimação do Ministério Público, no ano de 2016): “A Cehop mostrou que estava tomando todas as providências para a reversão, como enviar ofício ao Cartório para a mudança de propriedade à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro para mudança no cadastro e ao Sintracon para pagamento dos custos da reversão. Os documentos foram entregues ao Ministério Público, que arquivou o processo.”

A única verdade é que o Ministério Público – MP arquivou o processo. No mais só engodo, e grosso. O que se presume é que o MP imaginou estar tratando com gente de boa-fé.

Primeiro: já se passaram quatro, quatro, repetimos, quatro anos, e os bens ainda não voltaram para o patrimônio da CEHOP conforme se observa de Certidões de Inteiro Teor obtidas no mesmo dia 23 de janeiro, onde se lê que os bens continuam em nome do SINTRACON. As matrículas são as de números 16.124 e 16.342 do Cartório Imobiliário de Socorro, responsável pela expedição das certidões.

Segundo: se fossem legais as doações por que o MP se meteu na negociação?.

Fica a pergunta: a quem interessa que 219 (duzentos e dezenove) lotes, de propriedade do povo, mesmo com o reconhecimento das ilegalidades das doações permaneçam em nome de particulares?

Que a CEHOP apresente documentos ? documentos das certidões imobiliárias, mostrando que efetivou as revogações que prometeu ao MP, conforme se comprometera no já longínquo 2016, assim daria a resposta que a sociedade espera, e não uma nota estéril, desprovida de prova concreta sobre o ato mencionado.

 

Sergipe Previdência: muitos policiais civis não conseguem pedir aposentadoria O blog recebeu um e-mail de alguns policiais civis do governo de Sergipe que já têm direito a aposentadoria e não estão conseguindo acessar o sistema do Sergipe Previdência com a alteração da reforma da previdência. Eles estão se sentindo prejudicados e estão revoltados com a situação. Já tem um mês e nada do Sergipe Previdência liberar o sistema.

Sobre a decisão da SSP/PC de concentrar os registros de prisões em flagrantes na DAGV em Aracaju Se independente, pelo menos no papel, o Poder Executivo tem a prerrogativa de estruturar o seu funcionamento, o governador tem como encaminhar ao Legislativo projeto de reestruturação administrativa, criando mais 5 centrais de flagrantes, contemplando os municípios de (Propriá, Glória, Lagarto, Estancia e Tobias Barreto). Mas se o Judiciário encontrar um Executivo fragilizado, faz o que bem quiser e entender. É o caso de Sergipe Del Rey.

Barra dos Coqueiros: após denúncia adesivos de pré-candidato são retirados dos táxis E após o blog

Agente de trânsito da Barra dos Coqueiros retirando o adesivo

repercutir a denúncia feita em grupos de whatsApp da Barra e da Grande Aracaju, de que um gestor municipal que é pré-candidato a vereador estava usando a estrutura do órgão – inclusive com áudio que foi enviado pela oposição à Procuradoria Eleitoral para impugnar a candidatura do mesmo quando for registrada – na sexta-feira mesmo os taxistas retiraram os adesivos. Em alguns casos os agentes de trânsito que antes fechavam os olhos para os adesivos foram os responsáveis pela retirada como na foto recebida pelo blog. De qualquer forma a denúncia foi formulada pela oposição que diz ter várias provas de abuso de poder por parte do atual prefeito, que já foi reeleito, mas quer emplacar seu candidato de qualquer maneira.

Santa Luzia do Itanhy: escola povoado Feirinha totalmente deteriorada. Para completar secretária avisa que acabará com séries do ensino básico. Crianças podem ser transportadas em ônibus escolar pela BR-101 para outro povoado. E as cadeirinhas para crianças que são obrigatórias? O blog recebeu fotos e relatos lamentáveis da situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalina Maria da Costa, localizada no povoado Feirinha, município de Santa Luzia do Itanhy, na região Sul de Sergipe. Segundo os pais de alunos, além da situação estrutural vexatória, com extintores vencidos (setembro 2018), fiação elétrica exposta, pilastra deteriorada prestes a desabar, a secretaria de educação do município informou que a escola vai funcionar apenas com as aulas do pré-escolar e da creche, acabando com o ensino nas outras séries do ensino fundamental, também com crianças. A desculpa é que não tem crianças para formar as turmas, mas os pais pedem o número e a secretária não mostra sem transparência.

Ônibus escolar terá condições de transportar crianças de acordo com a lei? Ou seja, parte das crianças na média com cinco anos podem ser transferidas para uma escola em outro povoado. Os pais estão preocupados porque se isso acontecer as crianças pequenas irão de ônibus escolar, mas terão que passar pelo meio da BR-101 e todos sabem que os ônibus não oferecem cadeirinhas de segurança para as crianças menores, como a legislação de trânsito exige. A secretária tem que ter a consciência que crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar assento de elevação, ou “booster”, com o cinto de segurança de três pontos. Como o ônibus oferecerá essa segurança?

Clube do Banese: poluição ambiental aos fins de semana desrespeitando moradores da vizinhança E o Clube do Banese voltou a incomodar a vizinhança. Tudo porque mudou a direção e o novo presidente não está nem aí para o acordo feito pela gestão passada de abaixar e até desligar o som às 17h. Ontem, 26, o som alto passou dos limites até à noite. Os moradores vão preparar um novo abaixo-assinado para o MP, inclusive com gravações de áudio que deixam claro que está sendo ultrapassado o limite de 60 decíbeis durante o dia. Ontem, a PM chegou, mas o som já tinha terminado. A diretoria alega que tem alvará de funcionamento, mas o problema é o som alto na área externa. É preciso também que o pelotão ambiental atue na região e multe o Clube. Só assim a nova e insensível diretoria respeitará os moradores. Punição de acordo com a lei! Um dos vídeos recebidos:

A política em São Cristóvão está esquentando! Comenta-se nas rodas políticas que o retorno de Armando Batalha a São Cristóvão preocupou o prefeito Marcos Santana. Ele está a todo custo convidando Betão do Povo para assumir uma Secretaria e se comprometendo em ajudar na formação da chapa para eleger o filho de Betão vereador. Será que Betão, que foi ignorado pelo prefeito ao longo do mandato, vai se deixar levar no final do governo? Seria uma desmoralização e tanto!

Enquanto isso no cofre do Reino do “Tudo Pode” E não é que no Reino do “Tudo Pode” o responsável pelo cofre, quando assumiu há alguns anos, chamou o antecessor de mal intencionado porque tinha um assessor, conhecido como Dedé Santana que fazia presepadas lá pelas bandas do reino vizinho, na Terra dos Marechais. Agora, se sabe que o atual dono do cofre depois de falar mal do Dedé hoje vive de amores com o mesmo e usando das mesmas artimanhas. E olhe, que o dono da chave no passado junto com o Dedé Santana deixaram um rombo de 200 milhões de pesetas. Perguntar não ofende: será que o comandante do Reino do “Tudo Pode” não está vendo? Ou é o comandante anterior que ainda manda no Reino? A bomba vai estourar…é só uma questão de tempo…ou de queda do rei…

De Eloisa Galdino, filiada do PT e ex-secretária de Comunicação e Cultura nos governos Déda, comentando o artigo do blog da última sexta-feira,24: “Esse exemplo de 2010 e da aliança com o PSC tem muita diferença se comparado com os dias de hoje, senão vejamos: na história política recente do país – mais precisamente após a reeleição de Dilma Rousseff – André Moura foi um dos elementos que urdiram, ao lado de Eduardo Cunha, um processo que manchou a democracia brasileira, atentou contra os brasileiros e a estabilidade política do país: o impeachment de 2016. Depois, virou líder do governo golpista de Michel Temer, e tentou se eleger senador às custas de recursos adquiridos no mesmo governo que massacrou o povo, tirou direitos e garantias sociais da população. A sequência dessa farsa golpista foi a prisão de Lula, sua retirada do pleito de 2018 e a consequente eleição do governo que hoje comanda o Brasil, sempre com a figura de André por perto. Virou moda presumir como Déda agiria nessa ou naquela situação, o que é desrespeitoso com a sua memória. Porém, neste caso específico, parece óbvio a distância que ele haveria de manter do ex-deputado.”

Ex-juiz e pré-candidato a prefeito de Japaratuba fala sobre crimes praticados nas redes sociais das prefeituras No último dia 24, o ex-juiz de Direito, advogado e hoje pré-candidato a prefeito de Japaratuba, Dr. Paulo Afonso, concedeu entrevista ao jornal da manhã, apresentado pelos jornalistas Paulo Souza e Rosalvo Nogueira, na rádio Jovem Pan. Com o tema “Crimes praticados nas redes sociais das Prefeituras”, Dr. Paulo Afonso relatou que a ação tem se tornado comum por parte de alguns gestores sergipanos, principalmente nos últimos meses de 2019, até o início deste ano, em que acontecem as eleições para a escolha de prefeitos e vereadores.

Imagem pessoal De acordo com o Dr. Paulo Afonso, a atitude do prefeito (a) em propagar a imagem pessoal nas redes sociais da Prefeitura infringe a Constituição Federal. “A Lei é bem clara quando diz, no parágrafo primeiro do art. 37 da Magna Carta, que os atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos devem ter apenas caráter educativo, informativo ou de orientação social, vedada a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Equívocos cometidos Durante a entrevista, foram abordados equívocos cometidos por alguns gestores. Dr. Paulo Afonso deu como exemplo a página da Prefeitura de Japaratuba, município que fica localizado a 54 quilômetros de Aracaju, e que tem como prefeita Lara Moura. “Gostaria de denunciar publicamente, e chamar a atenção das autoridades da justiça eleitoral’, alertou.

Japaratuba O Dr. Paulo Afonso fez alguns questionamentos sobre a administração atual de Japaratuba, que de acordo com suas analises jurídicas, está usado “descaradamente”, as redes sociais da prefeitura para fortalecer a imagem da prefeita Lara Moura. Um exemplo dado pelo advogado foi a questão de eventos religiosos que estão sendo promovidos pela gestão, com o intuito de divulgar o nome da prefeita nos shows realizados pelas bandas contratadas.” Isso é uma desproporcionalidade, e desequilibra o jogo eleitoral. Eventos que auto beneficiam a gestora”, analisou. Além disse, Dr. Paulo Afonso também aproveitou a audiência para dizer que os ônibus “amarelinhos” da prefeitura estão sendo usados para transportar os fiéis até o evento, uma violação à legislação eleitoral.

Braskem desativa unidade em Camaçari A Braskem vai paralisar definitivamente a produção de cloro soda localizada em Camaçari, na Bahia, em razão do fim do prazo de vida útil da unidade. O processo terá início em abril. A unidade, cujas atividades iniciaram em 1979, tem capacidade anual de produção de 79 mil toneladas de soda cáustica e 64 mil toneladas de cloro. Segundo a companhia, as demais operações industriais não serão afetadas com o encerramento. (Valor).

Aumentos de casos de intoxicação alimentar no verão: alerta de nutricionista As altas temperaturas que costumam ser mais frequentes no verão podem desencadear alguns problemas de saúde, a exemplo da intoxicação alimentar, caso não haja o manuseio e armazenamento correto dos alimentos, como explica a nutricionista do Ipesaúde, Mônica Franklin.

Hidratação e alimentos leves “Nesta esta época do ano, a intoxicação alimentar é muito mais incidente, tendo em vista que o aumento de temperatura auxilia na proliferação de vírus e bactérias em alimentos, quando estes não são armazenados de maneira correta, ou são expostos ao calor excessivo. Além disso, é preciso manter a hidratação, consumir frutas ricas em água, alimentos leves e tomar alguns cuidados no consumo de alimentos vendidos em praias, bares, entre outros”, alerta Mônica Franklin.

Sintomas A nutricionista comenta que os sintomas do problema podem se manifestar de acordo com a causa. “Se for bacteriano, os sintomas geralmente aparecem cerca de 2h após a ingestão do alimento contaminado. Já por vírus, o tempo é maior podendo aparecer até 72h depois. Febre, diarreia e vômito são os sintomas mais comuns, variando de acordo com o que causou”, disse.

Tratamento O tratamento varia e a avaliação médica para cada caso é importante, ressalta Mônica Franklin. “Ao apresentar os primeiros sintomas, é necessário procurar um médico para que sejam dados os encaminhamentos adequados. Quando ocasionada por bactéria, no tratamento são recomendados hidratação, alimentação leve e saudável e ingestão de antibióticos. Quando se trata de vírus o tratamento pode ser mais simples, a exemplo de hidratação e alimentação balanceada”, explica.

Orientações Para se manter saudável no verão, a nutricionista sugere ainda que haja preferência aos alimentos naturais, ou feitos em casa, evitar alimentos açucarados, pois eles tendem a desidratar mais rapidamente, ingerir muita água, ao comprar um produto analisar as procedências do local e do que está sendo adquirido, se os alimentos estão devidamente lacrados e dentro do prazo de validade, atentar-se a refrigeração e armazenamento dos alimentos.                                                                                                     

3º Ciclo de Palestras ABECE Com o tema “A Industrialização da Construção Civil” será realizado em Aracaju, nos dias 05 e 06 de março, no auditório da AEASE, o 3º Ciclo de Palestras da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural – ABECE. O evento é uma realização da associação nacional com o apoio da regional Aracaju. Todos os detalhes das palestras e das mesas redondas, além das inscrições aqui: http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

SMTT AJU: Qual o motivo para transformar única via em contramão para forçar os motoristas a passarem em frente do novo shopping? De moradores e motoristas que se deslocam de Socorro: “Estamos pedindo sua ajuda para questionar a “senhora” SMTT. Desde da obra de construção do shopping no Bairro Industrial muitos motoristas passaram a usar a pista beirando a orla ajudando o trânsito a fluir mais rápido. Porém, a SMTT com a desculpa que motoristas estão acessando a rua da frente pelo campo ao lado do mercado, tornou essa via, apenas ela no fundo do shopping, em contramão. Forçando todos os motoristas a passarem em frente ao novo shopping, que infelizmente diga-se de passagem, anda com baixo movimento A pergunta é: o q eu ou outros motoristas temos haver com pessoas que invadem o campo e vão para Beira Mar? Por quê a SMTT não fiscaliza e multa esses motoristas infratores? E deixa o trânsito, já tão complicado fluir. Qual o motivo de forçar a todos motoristas a passarem em frente ao novo shopping?”                                                         

A Quarentena Chinesa. Por Antônio Samarone: “Para reduzir os riscos de propagação do coronavírus, a China pôs em quarentena 20 milhões de pessoas, nas cidades de Wuhan e Huanggang. A quarentena é uma medida antiga da saúde pública, quase bíblica.Originalmente, quarentena era a segregação de pessoas sadias (suspeitas) por quarenta dias, para elas não disseminarem uma determinada doença. A quarentena destina-se aos sadios (suspeitos) e o isolamento aos doentes. Por que por quarenta dias?” A leitura completa aqui.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Xodó FM censura Adeval Marques o retirando do ar em plena fala

Da redação PropriáNews

Propriá/SE – O Diretor do site PropriáNews, Adeval Marques, lamenta a forma como foi retirado do ar pelo radialista José Aelson dos Santos na manhã do último sábado, 25/jan. Ele fazia uma narrativa e análise defendendo as condições em que a Prefeitura de Propriá tem para fazer a Festa do Bom Jesus que, por várias semanas, vinha sendo criticada no programa do pré-candidato e radialista José Aelson dos Santos na emissora Xodó FM da cidade de Propriá. O fato repercute e é considerado lamentável.

“Ao fazer minha narrativa enquanto cidadão, no programa de Aelson, pessoa por quem nutro respeito e tenção, foi informado que seria retirado do ar por ele mesmo me oferenceno o tempo de três minutos para concluir meu raciocínio. Meu tempo de fala foi de exatos 5min23, tempo bem inferior ao de outros que se manifestam por longo tempo marcando mais de 20 minutos no ar. Vivemos um tempo de modernidade na área da Comunicação onde a censura faz parte de um passado de perseguição que colocou o Brasil como um dos piores Países para o exercício do jornalismo cidadão sendo o terceiro em perseguição e morte de jornalistas, seja de qual área for. Aelson cometeu o que se pode chamar de arbitrariedade e manifestou despreparo em debater. A relação de respeito e continua com o vereador e radialista Aelson, mas lamento o ocorrido e continuamos nosso trabalho.”

A Direção da emissora Xodó FM precisa se posicionar diante do ocorrido, pois a situação implica em direito de resposta e no mesmo tempo, 18 minutos, de fala após a retirada do de Adeval Marques pelo radialista José Aeolson dos Santos que não aceitou os argumentos colocados na presente narrativa de Adeval. Nos grupos de whatsapp o áudio viralizou em manifestações positivas para o fato que não deve acontecer em uma emissora de rádio que deve preservar pela liberdade de expressão e opinião do ouvinte.

PELO TWITTER

www.twitter.com/capsamuel Realmente o Banese está ruim e é complicado permanecer com a conta, agência da Atalaia com os caixas eletrônicos fechados,cartão fora do estado só funciona por milagre.

www.twitter.com/Claudomir21 Têm vereadores fazendo às contas e concluindo que terão dificuldades para se reeleger. É que com o fim das coligações proporcionais deverão migrar para “árvores frondosas” e sem às chamadas “escadas” que lhes permitam escaladas. Se me entendem!

www.twitter.com/benjaminback Caraca kkkk o Twitter é meu, posto o que eu quiser! Pqp, os malas dominaram o mundo!!!

www.twitter.com/cartacapital  Manifestantes ergueram cartazes com dizeres: “Destruidor da Amazônia”, “Quem matou Marielle Franco?” e “Bolsonaro, vá embora”.

Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                                                                                       

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O coração humano possui tanto interstícios em que a vaidade se esconde, tantos orifícios em que a falsidade espreita, e está tão ornado de hipocrisia enganosa que ele com frequência trapaceia a si próprio.” Calvino, 1535.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais