Ainda o TCE e seus “julgamentos”

E as declarações do governador Marcelo Déda (PT), sobre o Tribunal de Contas de Sergipe , concedida no domingo durante uma entrevista para o jornal alternativo Folha da Praia – e publicada neste espaço (http://bit.ly/eJki7L)  – foi um dos principais assuntos ontem, 28, nas rodas políticas.

 

Em tudo que se fala do Tribunal de Contas muita coisa se iguala ao poder Judiciário. É certo que lá no TCE quem julga é “conselheiro” e não juiz. A partir desse nome conselheiro, alguns poderiam até dizer que eles devem se limitar a dar conselhos não é? Tais conselhos seriam dirigidos aos gestores ou então ao legislativo. Mas não é assim. Em termos. Pois quando se trata de vantagens as mais diversas, lá estão os conselheiros buscando isonomia com o Judiciário. Até para aposentar compulsoriamente um dos seus membros tem-se que se seguir todo um ritual bem parecido com o do Judiciário.

 

E Flávio Conceição está aí, vivinho da silva para não deixar ninguém mentir. Quando pensaram que ele tinha ido embora, oi ele de volta outra vez e novamente. E a coisa é tão difícil que, contrariando a Constituição Federal, Sergipe sustenta oito conselheiros e não apenas sete como reza a lei maior.Agora mesmo fala-se que os conselheiros, assim como membros do Judiciário, estão recebendo gordas diferenças salariais depois que o STF ou STJ reconheceu que os coitados tinham sofrido perdas em um determinado período.

 

Mas se os  conselheiros em quase tudo se iguala aos julgadores do poder judiciário, porque eles teimam em ser diferentes quanto a se posicionar de forma antecipada em questões que ainda vão ser julgadas? Pode um conselheiro montar acampamento nos meios de comunicação para ficar informando que tal e tal contrato tem indícios de irregularidade se nem mesmo ele encerrou o seu relatório pessoal e o colegiado nem mesmo tomou conhecimento do que ele pensa ou escreveu? Mas aqui pode. Aqui eles podem tudo. Ou quase tudo.

 

Você já pensou a gritaria se um juiz dissesse que Floro Calheiros é culpado de algum crime sem ter sido julgado? O blog usa o exemplo de Floro pois parece que em Sergipe, salvo uns poucos interessados, a figura é considerada culpada de um bocado de coisa. Mas não se ouviu até agora um juiz decretar a sua culpa sem julgamento. E olhe que ele é acusado de ser parte no atentado a um desembargador. Se o Floro caísse nas mãos de alguns conselheiros do TCE ele já teria sido condenado á morte, pelo menos nas emissoras de rádio, mesmo sem essa pena existir no Brasil e ainda sem julgamento.

 

Mais um caso estranho

Na repercussão das opiniões sobre a velocidade do TCE, mais um caso estranho: a notável ausência de qualquer referência da corte ao famoso caso das fitas compradas por um milhão e duzentos mil. Já foi investigado e virou inquérito, aberto após a intervenção do Ministério Público, do qual se espera responsabilização dos culpados. Mas se depender do TCE….

 

Enfraquecimento

E tem gente vestindo a carapuça com relação ao “esquema” para enfraquecer Marcelo Déda para 2014, passando pelo desgaste da administração municipal. Quem veste a carapuça chega ao cumulo de dizer que “Edvaldo não é candidato em 2012”. É verdade, assim como o mentor de toda orquestração também. Ganha um picolé de graviola – como diz o grande Wellington Elias  – quem achar que o blog está errado.

 

Comissão de Ética para Nitinho I

O vereador Nitinho, do DEM, ao defender ontem a instalação de uma CPI para apurar o contrato da fiscalização eletrônica, colocou sob suspeição quase todos os colegas de parlamento. Nitinho: “Povo suspeita que vereadores recebem benefícios pessoais de Edvaldo” disse o vereador.Ele disse ainda que a população sente vergonha do alto nível de subserviência que alguns vereadores apresentam em relação ao prefeito.

 

Comissão de Ética para Nitinho II

O blog conversou ontem com dois vereadores que não aceitam as declarações de Nitinho e entendem que ele faltou com o decoro parlamentar, jogando no ar uma acusação séria para quase todos os colegas. E agora, os vereadores pretendem levar o colega para a Comissão de Ética que pode acabar com a cassação do mandato dele por decoro parlamentar.

 

Funasa: caminhonete fazendo mudança

E parece que retornou a farra do uso de veículos públicos para serviços particulares. Ontem, 28, por volta das 10h40, no condomínio Aquarela, na Farolândia, próximo a UNIT, um colega de imprensa flagrou a caminhonete Mitsubishi, branca do Ministério da Saúde, Funasa, fazendo a mudança em um dos apartamentos.

 

BRT-101: coletiva de prefeitos hoje, 29

Os prefeitos de Cristinápolis, Raimundo da Silva Leal, e de Umbaúba, Anderson Fontes Farias, convocam os profissionais da imprensa de Sergipe para uma coletiva a ser realizada hoje, 29, às 7h30, na Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, localizada na rua Campo do Brito, 181, próximo à DESO.

 

Dados contrários

Os prefeitos falarão sobre o encaminhamento, por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura, das obras de duplicação da BR-101 no trecho que compreende os dois municípios. Ambos irão mostrar dados técnicos que contrariam as recentes informações do Governo Estadual, além de apresentar o calendário de mobilização contra o desvio da BR nas duas cidades. 

 

Entidades representativas de olho em diretor

E dentro da briga institucional (nos bastidores) que vem ocorrendo em Sergipe entre dois órgãos, alguns novos lances: um grupo de advogados está levantando informações sobre um diretor que foi nomeado recentemente para um importante setor de fiscalização, mas que já teve problemas com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM). O blog vai acompanhar de camarote o desenrolar da disputa.

 

100 anos de Paulo Figueiredo Barreto

Um homem de personalidade forte e marcante, e muito admirado pela garra e responsabilidade nas decisões tomadas. Assim era Paulo Figueiredo Barreto, um cidadão ímpar, que teve papel fundamental no desenvolvimento da indústria sergipana. Se estivesse entre os sergipanos, hoje, 29 de março de 2011 completaria 100 anos. Filho de Nossa Senhora das Dores, ele ficou órfão aos 15 anos, quando mudou-se para Aracaju, onde trabalhou em lojas de confecções.

 

Experiência em SP

Foi morar em São Paulo e adquiriu muita experiência no ramo. Retornou a Aracaju, onde fundou na Rua Laranjeiras a Casa Vermelha, depois para a Rua João Pessoa com o nome de Irmãos Figueiredo Tecidos e Confecções. Pai exemplar, foi casado com Cleonice Franco Barreto, com quem teve 4 filhos (Adilson, Luciano, Marcelo e Francisco), 14 netos e 17 bisnetos.

 

Atividades sindical

Paulo Barreto iniciou sua atividade sindical como Presidente do Sindicato da Indústria de Confecções de Roupas de Homem de Aracaju. Em março de 1955 tomou posse como Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), onde ficou por 11 anos construindo uma forte base de proteção ao trabalhador. No governo de João Goulart, foi interventor e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicação feita por Francisco Franco Montoro, então Ministro do Trabalho.

 

Lions Clube de Aracaju

Em 1968, iniciou suas atividades no setor agropecuário e foi o primeiro presidente do Lions Clube de Aracaju. Paulo Barreto faleceu em 1993, aos 83 anos, deixando um legado através de seus filhos que, a exemplo dele, tornaram-se homens bem sucedidos, colaboradores do desenvolvimento econômico de Sergipe.

 

Veiculo da Prefeitura de Carmópolis

E ontem, 28, por volta das 17hs, o veiculo gol da Prefeitura de Carmópolis, placa HZM – 1041, trafegava próximo a praça Camerino, pela rua Pacatuba, passando pela Avenida Barão de Maruim, com o motorista ao celular, devagar (mais bem devagar mesmo) atrapalhando o trânsito sem o menor respeito aos outros motoristas. Imagine o que este “cidadão” não faz em sua terra…

 

Comenda

Na próxima segunda-feira,04, o conselheiro federal da OAB, Henri Clay, receberá na Assembléia Legislativa, a partir das 17h, a Comenda da Ordem do Mérito Parlamentar. A iniciativa partiu da deputada Ana Lúcia pelos relevantes serviços prestados por Henri Clay não só na área jurídica, mas também nas campanhas sociais que participa ativamente.

 

Governo retomará rádios e TVs em nome de laranjas

FSP de hoje, 29: O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou ontem que o governo cassará as concessões de rádio e TV que foram adquiridas em licitações públicas por empresas registradas em nome de laranjas.A decisão foi tomada um dia depois de a Folha revelar que entre os vencedores de concessões milionárias estão funcionários públicos, donas de casa, cabeleireira, entre outros trabalhadores com renda incompatível com o valor dos negócios.Alguns admitiram ter emprestado os nomes para que os reais proprietários não aparecessem. De 91 empresas analisadas pela reportagem, 44 não funcionam nos endereços oficiais.Segundo Paulo Bernardo, o ministério já tinha conhecimento de parte das “ocorrências”, embora desconhecesse detalhes sobre o uso em larga escala de laranjas.O ministro disse que pedirá ao Ministério Público Federal que investigue também a revenda de concessões pela internet, revelada pela Folha na edição de ontem.

 

Físico nuclear faz palestra no auditório do IFS

Com o objetivo de fomentar a discussão qualificada sobre a implantação de usinas nucleares entre alunos, professores e profissionais, será realizado um debate na próxima quinta, 31, às 17h, no auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Estarão presentes o físico nuclear Gunter Angelkorte, funcionário da Eletronuclear, e o engenheiro eletricista Carlos Aguiar, funcionário da Chesf, que irão falar sobre o tema ‘Energia Nuclear no Brasil e no Mundo’.

 

Limpa e segura

De acordo com Gustavo Braz, diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesi) e um dos organizadores do evento, será discutida a implantação de usinas nucleares, principalmente do tipo PWR (Pressured Water Reactor ou reator a água pressurizada), considerada altamente limpa e segura. A palestra, que tem o patrocínio do projeto Pensar o Brasil – Construir o Futuro da Nação, é gratuita. O evento também acontece às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, e às 19h30, no auditório da Faculdade Pio Décimo, localizada na avenida Tancredo Neves, 5655.

 

Imposto de Renda

A correção da tabela do imposto de renda em quatro e meio por cento tem provocado reações por parte de partidos de oposição e de centrais sindicais. O PPS, através de seu presidente nacional, deputado Roberto Freire, declarou que apresentará uma emenda, nos próximos dias, propondo que a tabela seja corrigida, em 2012, aplicando-se a alíquota de 10 por cento. Enquanto isso, a UGT – União Geral dos Trabalhadores, já manifestou sua revolta face à MP editada pelo governo federal.

 

IOF, cervejas e refrigerantes

Para compensar as perdas com a correção de 4,5 por cento, estimadas em 2 bilhões de reais, o governo vai cobrar mais impostos sobre cervejas e refrigerantes, além de aumentar, consideravelmente, o Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, sobre as compras efetuadas no exterior por brasileiros.

 

Mega operação

Operação conjunta realizada pelas polícias militar e civil de São Paulo e mais a Polícia Federal na região da rua 25 de março, na capital paulista, foi a maior já levada a efeito. Foram apreendidas mercadorias – 10 milhões de itens – com um valor aproximado de 400 milhões de reais. A criação de um gabinete especial para tratar desse problema é um importante passo para o combate ao contrabando. A deportação de envolvidos com situação irregular no país é uma das medidas que estão sendo adotadas. A pirataria em São Paulo, somente na rua 25 de março é responsável por uma sonegação de impostos da ordem de 30 bilhões de reais por ano.

 

Manifestações

Várias manifestações de protesto contra o aumento das passagens de ônibus têm sido realizadas em São Paulo. O valor foi reajustado, no começo do ano, para 3 reais. Em outras capitais também há insatisfação da população ligada ao reajuste das passagens dos coletivos.

 

Ampliação

O Sindicato dos Bancários voltou a intensificar uma campanha que visa à ampliação do horário de funcionamento dos bancos em nossa capital. O presidente José Souza destaca a participação da Câmara Municipal de Aracaju em apoio a esse movimento dos bancários, que objetiva oferecer melhor atendimento à população pelas agências bancárias.

 

Primeiro de maio unificado

A CTB – Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil trabalha pela construção do Primeiro de Maio Unificado juntamente com todas as centrais sindicais. Sua estratégia será discutida em reunião marcada para o dia 4 de abril. Em Sergipe, prevê-se o fortalecimento do movimento sindical em conseqüência do entendimento que comanda as ações em busca da unidade. CTB, CGTB, Força Sindical, Nova Central e UGT participaram, em 22 de março, do lançamento da campanha supracitada, em São Paulo.

 

Adriano e Luiz Fabiano

Novas contratações do Corinthians e do São Paulo devem ser apresentadas hoje às suas torcidas.

 

Decisão

A decisão da Taça Cidade de Aracaju começa nesta quarta-feira, com o jogo River Plate X São Domingos, na cidade de Carmópolis. O segundo jogo será realizado no próximo domingo.

 

CPI

números deputados federais estão retirando suas assinaturas de apoio à CPI que pretende investigar a Copa 2014. São necessárias 171. Já haviam sido conseguidas 140. Mas o número caiu, por pressão do governo, para 120.

 

Primeiro voo

O primeiro vôo de São Paulo para Cingapura feito pela Singapore Airlines parte, hoje, com 90 por cento dos 276 assentos ocupados. A companhia passa a oferecer três voos semanais para o país.

 

Elevação do teto

Já está praticamente formatado o projeto que tramita na Câmara dos Deputados que visa a aumentar o teto da receita bruta para ingresso no sistema Simples Nacional, destinado às micro e pequenas empresas.

 

Défict maior

Para o presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria – Robson de Andrade, o déficit comercial do Brasil com os Estados Unidos, que foi de 7,7 bilhões de dólares em 2010, vai aprofundar-se, e bem, neste ano. A expectativa desse dirigente da entidade que comanda a indústria brasileira é que chegue a 15 bilhões de dólares.

 

MPE escolhe Membros que concorrerão às vagas do CNMP e CNJ

Durante Eleição presidida pela Corregedora Geral do MP, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, realizada na manhã de ontem, 28, 106 Membros do Ministério Público de Sergipe votaram para escolher os nomes que concorrerão às vagas para o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e para o Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O nome de Dr. Celso Leó será enviado ao Procurador Geral da República, que escolherá um nome, entre os representantes estaduais, para integrar o CNJ.

 

Vaga do CNJ: Celso Luís Dória Leó

Para a vaga do CNJ foi eleito o Procurador de Justiça Dr. Celso Luís Dória Leó, com o total de 92 votos. “Essa etapa vencida é de sonhos e realizações. A realidade fática muda. A estrutura a nível nacional, apesar de ser diferente, não nos tira o estímulo, porque acredito que é na novidade que surge uma nova realidade”, confessou Dr. Celso Léo.

 

CNMP: Eduardo Lima Matos

O Promotor de Justiça Dr. Eduardo Lima de Matos foi eleito com 91 votos, para a vaga no CNMP. O Promotor disse que agora começa um novo trabalho. “Vamos contatar todos os Procuradores, pedir voto, na tentativa de representar o Estado de Sergipe dentro do CNMP. É uma eleição difícil, onde participam Membros do MP de todo Brasil”, salientou.Dr. Eduardo Matos estará concorrendo a uma das três vagas para o CNMP, que serão escolhidas pelos Membros daquela Casa.Dos 106 votos válidos, houve três nulos para o CNJ e três nulos para o CNMP, bem como onze votos em branco para o CNJ e doze para o CNMP. (MPE).

 

Governo e parceiros entregam doações do Sergipe Solidário

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) inicia nesta terça-feira a entrega das 2.604 cestas de alimentos arrecadadas durante a campanha Sergipe Solidário, que envolveu diversos segmentos da sociedade sergipana. De acordo com o cronograma, que envolveu o Ministério Público de Sergipe, movimentos religiosos e os parceiros que apoiaram a iniciativa, Porto da Folha recebe os donativos nesta terça, 29, Gararu na quarta, 30, e Poço Redondo na quinta, 31. Cerca de 1,8 mil famílias serão beneficiadas nesses três municípios, que foram priorizadas escolhidas por estarem em situação mais difícil, de acordo com os dados da Defesa Civil.

 

Transparência

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, frisou que todos os envolvidos na campanha receberão a prestação de contas detalhada de toda a arrecadação e entrega. Quando estiver concluído, o documento com informações e fotografias também será disponibilizado para consulta pública no site da Seides – http://www.inclusao.se.gov.br

 

CTB quer unir centrais sindicais no Dia do Trabalhador

Lutar por um 1º de Maio unificado. Esta é a meta da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – CTB/Se. A direção da entidade já iniciou uma série de reuniões com dirigentes de entidades sindicais e organizações do movimento social que atuam no Estado para que possam elaborar uma programação conjunta em comemoração ao Dia do Trabalhador. A CTB pretende ainda convidar outras centrais sindicais a se juntarem à ideia de uma comemoração única. De acordo com Edival Góis, presidente da CTB em Sergipe, a unificação fortalece o trabalho realizado pelas entidades e a luta dos trabalhadores sergipanos por melhores salários e condições de trabalho.

 

Papel relevante

Para o dirigente da CTB, as centrais e entidades sindicais, e demais organizações têm um papel relevante na defesa dos direitos dos trabalhadores, por uma melhor distribuição de renda e por justiça social. O trabalho desenvolvido por estas entidades ao longo do ano contribuem significativamente para avançar ainda mais em busca da valorização do trabalhador. “Então, nada mais justo que elas se unam para comemorar o 1º de Maio”, argumenta Edival Góis. Os primeiros contatos foram mantidos com o Movimento dos Sem-Terra (MST), União Brasileira de Mulheres (UBM), Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetase) e a União da Juventude Socialista (UJS).

 

Encontro Abrasel

O Encontro Abrasel Aracaju, que começa nesta terça, 29, e segue até quinta-feira, 31, no Hotel Parque dos Coqueiros, abrirá o calendário nacional de eventos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel – devendo ser um marco para o segmento de alimentação fora do lar no Estado de Sergipe. Visando realizar atividades para aprimorar, discutir e encontrar soluções para os problemas locais e nacionais do setor o encontro reunirá na capital brasileira da qualidade de vida mais de 500 empresários e profissionais do ramo de bares e restaurantes.

 

João Daniel registra falecimento do padre José Comblin

Da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado João Daniel (PT) registrou na sessão de ontem, 28, o falecimento do padre José Comblin, um dos maiores teólogos da teologia da libertação. Ele faleceu na manhã de domingo, na cidade de Salvador (BA). O corpo será sepultado amanhã, no município de Serra Redonda, na Paraíba. Segundo o deputado, o teólogo era conhecido e reconhecido internacionalmente. Com uma atuação voltada no Brasil principalmente na região Nordeste, ele teve passagens por Sergipe, em especial no alto sertão. A última visita ao Estado aconteceu há cerca de dois anos.

 

Deputada destaca consórcio para lixões

Em discurso ontem,28 na Assembleia Legislativa,  a deputada Maria Mendonça (PSB) falou sobre a instalação do consórcio público que vai cuidar dos lixões de municípos do agreste central do Estado. Ela informou que a reunião de instalação aconteceu na última sexta-feira, dia 25, na cidade de Macambira, no centro comunitário. “Dezessete prefeitos do alto sertão aderiram ao consórcio público que vai cuidar dos lixões da região. Isso é muito importante e a gente louva a atitude do governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, disse.

 

Prefeita presidirá consórcio

Segundo a deputada, na solenidade foi escolhida a diretoria do consórcio e a presidência ficou com a prefeita do município de Ribeirópolis, Uita Barreto. Maria Mendonça disse que espera que a partir de agora a situação dos lixões nas cidades do agreste central, a exemplo da lixeira da Terra Dura, no município de Itabaiana, seja de pronto resolvida e todos possam trabalhar na implantação desse projeto que é tão imprescindível para a saúde da população e o meio ambiente. “Fico muito feliz e aproveito para saudar os prefeitos participantes, desejar sucesso e que de fato com esse aterro sanitário os problemas das lixeiras existentes na região possam ser resolvidos a partir desse consórcio”, acrescentou.

 

Itinerante

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PV) participou, no último sábado, 26, do programa “Prefeitura Itinerante”, realizado pela prefeitura de Lagarto. O mutirão de serviços ocorreu no povoado Pindoba, um dos mais afastados do município. Gustinho aproveitou a ocasião para parabenizar o prefeito Valmir Monteiro pela iniciativa. “É bastante notória a maneira moderna de administrar da atual gestão de Lagarto. A prefeitura está preocupada com os mais humildes, quer ouvi-los, e pra isso trouxe toda a estrutura administrativa para mais perto do povo. Estão todos de parabéns”, disse Gustinho Ribeiro, durante reunião com os moradores.

 

II módulo de formação do Programa Escola Ativa

Professores multiplicadores que atuam no Programa Escola Ativa estão participando do II módulo de formação, que teve início nesta segunda-feira, 28, no Hotel Real Classic, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 1º. O módulo, que tem como tema “Introdução à Educação no Campo”, começou com uma mesa-redonda com a participação da professora da UFS, Sônia Meire, da secretária adjunta de Boquim, Lídia Andrade, do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Esmeraldo Leal, e da coordenadora do Núcleo de Educação no Campo, Acácia Daniel. O curso de formação está sendo ministrado para 72 professores multiplicadores de todo o Estado.

 

Suspensa licença especial de diretor do HPM

Da Controladoria Geral do Estado:Em face da notícia veiculada em seu conceituado Blog, no último dia 25/03, quanto ao gozo de licença especial por parte do Diretor-Geral do Hospital da Polícia Militar (HPM), a Controladoria-Geral do Estado adotou as providências cabíveis, junto ao HPM e ao Comando-Geral da PM/SE, para obter os devidos esclarecimentos. Em resposta ao Ofício n. 235/2011/CGE, o HPM informou pelo Ofício n. 080/2011 que já adotou providências perante o Comando da PM, em 04/03, para tornar sem efeito o ato de concessão da referida licença. Por sua vez, o Comando da PM através do Ofício n. 00399/2011/GCG esclareceu que tão-logo fora cientificado do fato em questão, determinou a revogação da publicação da licença concedida ao Diretor do HPM, que poderá ser usufruída em data posterior, conforme restou comprovado na documentação apresentada nesta Casa de Controle Interno, nesta data, cujo teor está à sua disposição”.

 

3ª edição do curso de preparação para postulantes à adoção

Mais uma edição do curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção será realizada pela 16ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e Escola de Administração Judiciária (ESAJ).A preparação psicossocial e jurídica é obrigatória para todos os pretendentes à adoção, conforme a Lei 12.010/2009. O curso objetiva esclarecer possíveis dúvidas sobre adoção, ampliar as concepções a respeito do perfil da criança desejada e estabelecer uma relação de proximidade com a equipe técnica responsável pelo acompanhamento do processo.O evento acontecerá no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, no Auditório do Anexo Administrativo Des. José Artêmio Barreto, 8º andar, localizado na Rua Pacatuba, 55, Centro, Aracaju/SE, nos dias 28 e 29 de março de 2011, das 18h30min às 22h.Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo Núcleo Técnico da 16ª Vara Cível, por meio dos telefones (79) 3211-1563/1564/1565.

 

DEBATE MOBILIDADE URBANA

 

Corredores exclusivos para ônibus – Entre as soluções que as cidades de grande e médio porte estão utilizando para resolver o problema da mobilidade urbana está a criação dos corredores exclusivos para os ônibus. Algumas chegam ao absurdo de utilizar o nome em inglês (Bus Rapid Service), mas espera-se que em Aracaju (se criado) fique mesmo no bom português.

 

Este sistema tem uma série de requisitos além das faixas exclusivas para os ônibus, como terminais de embarque e desembarque com cobrança de tarifa antecipada e o sistema integrado que já existe na chamada Grande Aracaju. Só para ter uma ideia, em São Paulo, quase dobrou o número de usuários nas avenidas que criaram os corredores exclusivos. A média nas cidades que têm os corredores de ônibus é de 90% de aumento do número de usuários.

 

A SMTT pode pegar avenidas como a Desembargador Maynard, Barão de Maruim, entre outras e transformar um lado de cada via em um corredor exclusivo para os ônibus. O órgão já deve ter estudos sobre este tema especifico. Em Aracaju o único corredor exclusivo para ônibus existente é o trecho da chamada rua da Frente do antigo terminal hidroviário até a praça.

 

Ciclovias – Quando o assunto é ciclovia Aracaju está bem, vai criar mais, porém é preciso uma campanha de conscientização tanto para o ciclista (que anda na contramão) como também para o motorista que não respeita os ciclistas.  A topografia de Aracaju é excelente para as ciclovias e nos últimos anos já foi comprovado o sucesso deste meio de transporte.

 

Pedágio no centro comercial – Não tem outro jeito, sei que algum leitor pode criticar este espaço, mas a tendência mundial é a criação de um pedágio para os motoristas quando entram em um circulo imaginário que é criado no centro comercial. É uma intervenção urbana que gera discordância de muitos motoristas, mas é uma alternativa usada hoje em várias cidades.

 

Sobre fiscalização eletrônica – O blog tem ouvido muita gente que a quantidade de pardais e sensores e grande. E tem quem diga que estão nos locais errados. Mas tudo de forma subjetiva como convém a quem não tem informações técnicas e faz parte do jogo político. Mas não se vê nada de forma objetiva tipo qual pardal ou sensor está em lugar errado. E assim por diante.

 

Perigo nas ruas – Estados pobres têm trânsito mais violento do país

Deu no Globo Digital  – Um levantamento do Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito (Nest) da USP de São Carlos, em São Paulo, mostra que o risco de morrer no trânsito está diretamente relacionado à situação econômica de uma região. No Brasil, a chance de perder a vida é de sete a 13 vezes maior do que em países desenvolvidos, como Japão, Suécia, Alemanha, França, Estados Unidos e Reino Unido. E, nos estados brasileiros mais pobres, o trânsito mata mais do que nos ricos, mostra a reportagem de Sérgio Roxo, publicada na edição do Globo desta segunda-feira.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores levaram em consideração a quantidade de quilômetros rodados em cada estado, com base no consumo de combustível divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o número de mortos contabilizado pelo Ministério da Saúde. Piauí e Maranhão estão na frente no ranking.

Dois problemas são citados para explicar o maior risco de mortalidade no trânsito dos estados pobres: o pequeno investimento do poder público em segurança e a intensa circulação de motos nessas áreas.

De acordo com a pesquisado Nest, no Piauí, a chance de morrer no trânsito é de 147,38 por bilhão de quilômetro rodado – ou quatro vezes maior do que em São Paulo, o estado mais seguro, com índice de 37,6 mortes. No Maranhão, a chance de perder a vida é de 123,23 por bilhão de quilômetro rodado, enquanto no Rio, o quinto estado mais seguro, o índice fica em 50,35 mortes.

Para o professor Coca Ferraz, coordenador do Nest e orientador da tese de mestrado que levantou o risco de morte no trânsito, a mesma lógica que explica a diferença no índice de países ricos e em desenvolvimento se aplica aos estados brasileiros: as regiões mais pobres buscam suprir as necessidades mais urgentes da população, como alimentação e moradia; as mais ricas podem se voltar para outras prioridades.

– O estado mais desenvolvido investe mais em segurança no trânsito, melhorando a condição das vias, por exemplo. Já nos estados mais pobres a prioridade é investir em coisas mais prementes para a população – avalia.

 

DO LEITOR

 

Exército de Amorim começou a guerra !! !!!

Do leitor José Cruz: “Em tempos de guerras, que a fervem a África e o Oriente Médio, nada mais oportuno do que abordar a guerra existente em Sergipe atualmente. Mas não se trata de uma guerra bélica, e sim de uma guerra pelo poder, que ataca a tudo e a todos que estiverem no caminho. O grupo de Amorim já começa a dar sinais de que a aliança construída com o governador Deda nas últimas eleições foi meramente ocasional e interesseira (para ambos). Diversas táticas, estratégias e formas de combate já estão sendo colocadas em prática com vistas ao triunfo da guerra, ou seja, a conquista do poder estadual em 2014. Para isso, integrantes do exército Amorinense atacam, implacavelmente, o prefeito Edvaldo Nogueira e aliados diariamente (Edvaldo é aliado de Deda). Utilizam armas diversas, que vão desde a uma rede de comunicação pré-determinada a usar o sensacionalismo demagógico e a crítica pela crítica, fazendo uso de jornalistas e radialistas que mais parecem capatazes de fazenda, até a utilização de forma escancarada de órgãos públicos, a exemplo do TCE/SE. O que será que pensa o governador Deda agora? Simples: que ele e o seu governo serão os próximos a entrarem na alça de mira das armas não convencionais do exército “aliado.

 

Viatura da PM em condomínio

E-mail recebido: “Com as devidas reservas necessárias a minha identidade, informo que no condomínio Terra do Sol na Santa Lúcia estava estacionado ontem o dia todo (27/03 domingo) a viatura PM Frontier 1804, Placa PM342  da 4ª Cia do 8º Batalhão. Estive duas vezes (uma de manhã e outra no fim da tarde) e o veículo encontra-se no estacionamento de visitantes. E ainda dizem que não tem veículos para o patrulhamento da cidade…”

 

Poluição sonora no Conjunto Leite Neto

E-mail de Márlio Damasceno (advogado): no dia de ontem (domingo), 27, nos encontrávamos em nossa residência situada na Praça da Igreja Católica do Conjunto Leite Neto (Praça Clodoaldo Alencar), Bairro Grageru, neste Capital, quando por volta das 18:00 horas, o trailer que fica localizado em frente à nossa residência, começou a realizar um bingo, colocando também música ao vivo, com um cantor e tecladista, fazendo uso inclusive de caixa amplificada, em plena área residencial.Como tal poluição sonora continuava, por volta das 19:30 horas ligamos para o CIOSP, solicitando a presença de uma viatura policial para sessar o abuso do som, tendo a atendente informado que a ocorrência seria atendida no menor espaço de tempo possível.Por volta das 20:10 horas, meus filhos menores de 09 e 07 anos, estavam sem conseguir dormir devido ao alto volume do som, quando ligamos novamente para o CIOSP, onde fomos informados de que a ocorrência estava em andamento.Ocorre que, em momento nenhum visualizamos a presença da Polícia Militar no local, bem como, o som continuou em toda altura, quando mais uma vez, retornamos a ligação para o CIOSP, por volta das 21:45 horas, quando fomos informados pela atendente de que a ocorrência seria resolvida.Como não obtivemos êxito junto ao CIOSP e como tínhamos o telefone do Capitão George, Comandante da Radiopatrulha, ligamos para o mesmo por volta das 21:50, o qual enviou uma viatura ao local para resolver a situação.  Somente às 21:57 horas, este advogado visualizou a viatura enviada pelo CIOSP, que passou pelo local e não parou, visto que a viatura da Radiopatrulha já tinha ido ao local. Esperamos que providências sejam tomadas por parte do Comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe, no sentido de apurar os fatos aqui relatados, visto que é inadmissível que o CIOSP leve mais de 02 (duas) horas e 20 (vinte) minutos para atender uma ocorrência.  Ressaltamos ainda que dispomos de fotos e vídeos da festa organizada no trailer para provar o que estamos a alegar. Lamentavelmente nesta segunda-feira, dia 28, meus filhos hoje foram para o colégio se queixando que estavam com sono, pois estão acostumados a dormir por volta das 20:00 horas, mas devido ao som alto e o não atendimento da ocorrência por parte do CIOSP, somente puderam dormir após as 22:00 horas.Infelizmente, a poluição sonora no Conjunto Leite Neto não está sendo coibida, apesar de termos uma polícia comunitária no núcleo habitacional que infelizmente nada faz para combater tais abusos, bem como, a comunidade já acionou o Ministério Público, através da Curadoria do Meio Ambiente, mas infelizmente a poluição sonora continua campeando”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“O pensamento do dia:

As finanças públicas devem ser sãs,

o orçamento deve ser equilibrado,

a dívida pública deve ser reduzida,

a arrogância da administração deve ser combatida e controlada,

e a ajuda aos países estrangeiros deve ser diminuída para que Roma não caia na falência.

A população deve ainda aprender a trabalhar ao invés de viver as custas da ajuda pública.” Cícero – 55 antes de Jesus Cristo

Moral: La crise existe há 2065 anos!  Isso é tranquilizante! 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais