Aju: aumentando o número de indecisos?

A cada dia que passa este espaço fica com uma “pulga atrás da orelha” com as pesquisas que são divulgadas. O Ibope divulgou mais uma ontem, 18, de Aracaju e um percentual chamou a atenção: o dos indecisos.


Pela pesquisa anterior Aracaju tinha 13% de indecisos e agora passou para 16%. Quando o mais lógico seria a redução do percentual já que a campanha está chegando à reta final. Os percentuais dos candidatos mostram Edvaldo Nogueira na frente, com o dobro dos votos de Almeida Lima e mais do que o triplo de Mendonça. Pelos números Edvaldo não ganhará no primeiro turno, passou de 48% da última pesquisa do Ibope, para 41%. Já Almeida Lima, desceu dos 19% da pesquisa anterior para 18% e Mendonça Prado subiu de 8% para 12%. Os outros dois candidatos subiram um percentual apenas. Pela margem de erro da pesquisa, que é de 4%, mais o número de indecisos, 16%, pode-se dizer que ficam soltos no ar 20%.

 

Não precisa fazer pesquisa para comprovar alguns pontos: que Edvaldo Nogueira está na frente com sobra; que Almeida Lima não consegue subir mais e que, na última semana a campanha de Mendonça Prado ganhou volume e, se continuar assim, pode superar Almeida Lima na reta final. Chamou a atenção esta semana um carro de som de Edvaldo no centro da cidade com um locutor com baixarias contra outro locutor num carro de som de Almeida Lima. Não é essa a imagem que Edvaldo passa na televisão, sem falar na reedição da música aperreado que foi sucesso em 2006 num momento totalmente diferente do atual.

 

O blog consultou Alexandre Wendel, sócio do Instituto Única (o que acertou todas as pesquisas em 2006) e ele também estranhou. Para ele o número de indecisos é muito alto, principalmente porque o jogo está no segundo tempo e está acabando. Wendel lembra que o eleitor de Aracaju sempre foi esclarecido, sabe muito bem o que é esquerda e direita. Ele chama a atenção também que quanto mais aumenta o volume de informação das campanhas eleitorais reduz o número de indecisos.

 

A verdade é que boa parte do eleitorado sergipano está escaldada com as pesquisas eleitorais. É preciso muito cuidado, para depois não se desmoralizarem. Este jornalista, por conta da campanha de 2006, ainda tem processos judiciais (criminais), mas não deixará de comentar tudo que está ocorrendo. O bom é que a população hoje

não engole as pesquisas de goela abaixo…

 

Tiro no pé em Itabaiana

O leitor deste espaço já conhece a posição deste jornalista sobre pesquisas. Por isso não é novidade a celeuma causada nos últimos dias com denúncias contra institutos de pesquisas. Por exemplo, Luciano Bispo, candidato a prefeito de Itabaiana, divulgou uma pesquisa com percentuais absurdos para a cidade, como se estivesse à frente da sua adversária, a atual prefeita, Maria Mendonça. Todos sabem que em Itabaiana a disputa é sempre acirrada, percentuais desmedidos, duvidem. Por isso foi que o tiro saiu pela culatra, pois seu aliado na Assembléia Legislativa, o deputado Augusto Bezerra, denunciou o Instituto SOMA, a empresa que fez a pesquisa para Luciano, alegando que tal instituto costuma pedir dinheiro para aumentar a percentagem do candidato. Uma denúncia grave que deve ser apurada. Ontem, 18, este espaço publicou a nota de esclarecimento da direção da empresa.

 

Disputa sobre pesquisas

Este espaço recebeu alguns e-mails de leitores lembrando que o  Instituto SOMA pertence ao Jornal da Cidade, que pertence ao grupo de Albano Franco, que por acaso é aliado de Luciano Bispo em Itabaiana. É preciso alertar em todos os locais citados têm pessoas sérias e corretas e que, com certeza, não compartilham com qualquer tipo de manipulação.  Ainda nos e-mails recebidos, os leitores disseram que, após divulgar a pesquisa, o grupo de Luciano colocou carros de som nas ruas para anunciá-la, mas logo em seguida o grupo de Maria fez o mesmo denunciando a incredibilidade do que estava sendo anunciado. Isso  lembra a eleição passada, quando Luciano Bispo usou da mesma estratégia e acabou perdendo a eleição para Maria Mendonça.

 

Regras rigorosas para divulgação de pesquisas

Por isso que este espaço, há muito tempo, defende a necessidade urgente de se criar regras rigorosas para pesquisas eleitorais, fiscalizar os institutos que não servem (ou não deveriam servir) para fazer campanha e sim apenas informar, a quem encomendou, os dados da mesma. A Justiça Eleitoral poderia estudar e utilizar uma metodologia única para realização de pesquisas por todos os institutos no país. Será bom para todo mundo: para os candidatos, os eleitores e até mesmo os institutos que trabalham com seriedade e correção.

 

Dataform é alvo de sabotagem de Lila em Lagarto

Deu no Cinform Online de ontem:Na manhã de hoje (18) chegou à redação do Cinform um panfleto com uma sabotagem grotesca de dados de pesquisa eleitoral do Dataform favorecendo ao candidato a prefeito de Lagarto pelo PSDB, Lila Fraga, e colocando o candidato do PSC, Valmir Monteiro, em situação vexatória.Mentiroso e desleal com os dados, o panfleto circula com uma vinheta ‘Os números da pesquisa nas eleições em Lagarto’, a palavra ‘Dataform’ no alto, como se os dados saíssem deste instituto de pesquisa, e a chamada dizendo que ‘Lila liderada com 54% da preferência do eleitorado’.Abaixo de tudo isso, estão as fotos de Lila, de Valmir e de Luíza Ribeiro. Ao lado, um gráfico que complementa a farsa, com Lila sendo apontado com 54,3%, Valmir Monteiro com 34,8% e Luíza, com, 8,8%. Toda tipologia de letra tem semelhança com a tipologia que é usada no Cinform em suas manchetes. O interesse em associar o nome do Dataform e do Cinform à questão salta aos olhos. “Isto é um crime eleitoral em dose dupla. Tanto usam a palavra Dataform, quanto um tipo de letra que se parece com a que usamos, e ainda o formato de gráfico que praticamos semanalmente no nosso noticiário. É preciso que o povo de Lagarto fique atento para este tipo de sabotagem, que não faz bem à democracia e nem à ética”, diz o empresário Antônio Bonfim, superintendente do Cinform.

 

Gilmar reavalia posição em Umbaúba

O deputado Gilmar Carvalho (PSB) está reavaliando a posição política em Umbaúba onde subiu no palanque do candidato Jorge Rico (PSC). A reavaliação é por conta de uma especulação criada no município por conta do discurso dele, colocando que o deputado fez criticas a administração do governador Déda. “Tenho uma posição clara de engajamento nos projetos político e administrativo de Marcelo Déda e por isso vou repensar minha posição”, avisou.

 

Depósito da Prefeitura em conta de petista

O candidato a vereador pelo PT em Estância, Paulo André, denunciou o prefeito de Estância Ivan Leite,a promotora da 6ª Vara Eleitoral por conta de um depósito de um cheque da Prefeitura, no valor de R$ 700,00 na sua conta de campanha. Ao efetuar despesas de campanha ele foi ao Banese saber quem tinha depositado o dinheiro e foi informado que o cheque era da Prefeitura de Estância. Ele pede a impugnação da candidatura de Ivan Leite e que o dinheiro seja estornado para os cofres da Prefeitura. “Espero que a Justiça Eleitoral puna exemplarmente quem não respeita a lei”, arremata o petista Paulo André.

 

Abuso de máquina Enxedeira da Torre

Ontem, 18, por volta das 9hs um motorista da Torre conduzindo um veiculo enxedeira deu um show de irregularidades no trânsito. O veículo estava parado em frente à  agência na Caixa e de repente entrou na rua de Itabaiana de vez e quase bate num veículo. Para completar fez ultrapassagens que carros comuns não faria. Seguiu direto e não respeitou o sinal entre Itabaiana e rua Estância. O veiculo enxedeira não tinha placa, apenas a identificação da empresa Torre.

 

Segurança nas eleições I

O governador Marcelo Déda se reuniu ontem, 18, com o secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, o comandante da Polícia Militar, Magno Silvestre, o superintendente da Polícia Civil, José Gilberto Guimarães, e o chefe do Gabinete Militar, coronel Carlos Augusto, para fortalecer o entrosamento entre as polícias após a recente mudança de comando da Polícia Militar. Além de discutir ações e investimentos, e avaliar o controle sobre a segurança pública, o encontro serviu para que Déda alertasse sua equipe para necessidade de preparar ações especiais que garantam a tranqüilidade das eleições em Sergipe no próximo dia 5 de outubro.

 

Segurança nas eleições II

Nas regiões em que já são registrados casos de violência por causa do período eleitoral, o governador quer ampliar ainda mais o efetivo de policiais nas ruas e realizar ações ostensivas e preventivas. “Sergipe oferecerá a sua contribuição à democracia brasileira. Toda nossa estrutura vai estar voltada pra essa missão, sem partidarismos. Espero que ao final do trabalho, possamos aplaudir os homens e mulheres que trabalharão com profissionalismo e amor para a segurança pública do nosso Estado”, disse Déda.

 

Delegados e escrivães

Ainda na reunião o governador Marcelo Déda confirmou a autorização para convocar mais 50 escrivães e oito delegados a fim de incrementar os trabalhos da Polícia Civil no interior do Estado. Uma iniciativa louvável, mas é preciso um alerta: de nada adiantará se não investir no policiamento ostensivo.

 

Deputados explicam situação da bancada

Dois deputados da bancada de situação ligaram ontem, 18, para este jornalista discordando do artigo que citou que a Assembléia está limitada hoje a Gualberto, Augusto e Venâncio. Os dois deputados pediram sigilo e este espaço respeitará, mas alertaram que não são informados tecnicamente de todas as propostas que são enviadas a AL e que o governador não recebe a bancada há muito tempo. Aliás, disseram que nunca ocorreu uma reunião da bancada para discutir projetos enviados a AL. E deram como exemplo uma frase do deputado Luiz Mitidieri no plenário: “Já faço um grande favor em não atacar”

 

Painéis: decisão transitou em julgado

A decisão proferida pela juíza Patrícia de Almeida Menezes, que determinou a retirada dos painéis do candidato Almeida Lima dos seus comitês, transitou em julgado e, portanto, não pode mais ser modificada. A liminar concedida pelo Juiz Federal Edmilson Pimenta, que determinou a recolocação dos referidos painéis, perdeu seu efeito em decorrência da decisão do TRE que, por unanimidade,  não conheceu do recurso interposto pelo candidato Almeida Lima. Assim, fica valendo a decisão da juíza Patrícia de Almeida Menezes: caso tenham sido recolocados, os painéis, fora da dimensão autorizada, terão que ser retirados; caso não tenham sido recolocados, a Coligação não poderá fazê-lo.

 

Corte de ponto no Murilo Braga

Um professor de Itabaiana, enviou e-mail, elogiando a decisão do diretor da Escola Estadual Murilo Braga (não citou o nome do mesmo), que após um ano e meio comunicando os professores das mudanças que ocorreriam resolveu cortar o ponto de quem falta. Atingiu, até o momento, cerca de 60 professores. Foi um “Deus nos acuda”, até porque muitos deles, dão aula na rede particular, e lá cumprem seus horários rigorosamente. Já na escola pública o compromisso com a educação é outro. Essa medida do diretor (quem souber o nome mande um e-mail) deve ser copiada para todo o Estado. E que os professores façam a devida reposição das aulas.

 

Sintese deve apoiar esta medida

Com certeza, o Sintese deve receber alguma reclamação de professores que não aceitaram o corte do ponto. Mas, o sindicato tem um compromisso com a qualidade da educação e o professor precisa acabar com o vicio antigo do “jeitinho” de faltar às aulas. No caso da Escola Murilo Braga, não foi um corte de surpresa, foi algo que vinha sendo comunicado há muito tempo, mas até no magistério tem gente que não acredita em mudança para melhor. Esse exemplo do diretor do Murilo Braga deve ser seguido em todas as escolas estaduais, principalmente neste momento da luta justa do Sintese pela implantação do piso nacional do magistério em SE.

 

Gestão social

O deputado federal Laércio Oliveira (PSDB) tem sido um ativo defensor da terceirização como instrumento para aprimorar a gestão pública ou privada, lembrando a importância da atividade como geradora de empregos formais e como porta de entrada no mercado de trabalho para homens e mulheres com baixa escolaridade. “Hoje, são sete milhões de trabalhadores no setor, todos contratados formalmente, com plena garantia de seus direitos trabalhistas”, diz Laércio, para quem os investimentos em qualificação que os Sindicatos têm feito em quase todos os Estados não só aumentam a auto-estima dos empregados do segmento, como os auxiliam a conquistar postos cada vez mais graduados.

 

Menor preço nos pregões

Segundo ele, as “empresas” terceirizadoras que causam problemas ao mercado – ou seja, que não cumprem com seus compromissos – são justamente as selecionadas pelo critério de menor preço nos pregões, nos contratos públicos. “Defendo que um serviço onde o principal insumo é gente não pode ter sua qualidade mensurada dessa forma”, coloca o deputado.

 

Campus em Lagarto I

“A UFS está em um processo bastante intenso de expansão e passa a incorporar mais um campus, que está em grande harmonia com os investimentos na área da saúde feitos pelo Governo do Estado”. A declaração é do Secretário de Educação do MEC, Ronaldo Mota, que se reuniu nesta quinta-feira, 18, com o governador Marcelo Déda para anunciar a construção de um campus de saúde da UFS em Lagarto. No documento que Marcelo Déda apresentou em Brasília ao presidente Lula, o Governo assumiu a responsabilidade pela desapropriação do terreno e pela construção dos prédios didáticos, num investimento superior a R$ 10 milhões. “Este é um dos dias mais felizes da nossa administração. A construção de um campus universitário em Lagarto foi uma das bandeiras da nossa campanha.

 

Campus em Lagarto II

A expansão e a qualificação da Saúde pública é um dos objetivos prioritários deste Governo”, garantiu o governador, que deve receber na próxima semana o ministro da Educação, Fernando Haddad, para a assinatura da desapropriação do terreno e do protocolo de intenções onde será construído o campus.A abertura do novo campus está em consonância com a política de Saúde que vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado  Com o novo modelo gerencial do Sistema Único de Saúde que está sendo implantado em Sergipe, cada território terá um hospital regional, Clínicas de Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Especialidades Odontológicas, Centros de Reabilitação, hospital local e bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Isso abre oportunidades para juventude da região e aumenta a oferta de médicos e outros profissionais da saúde no interior”, declarou Déda.

 

Acordo coletivo da Segrase I

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, do dia 11 de setembro, o Acordo Coletivo firmado entre a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, Jornais e Similares do Estado de Sergipe – SINDIGRÁFICO, representado pela Comissão dos Empregados da Segrase. A formalização do Acordo foi através de uma negociação realizada de maneira equilibrada, responsável e  que praticamente acompanha sua integralidade gerando, assim, ganhos significativos, dentre eles, a mudança da data-base, que antes era o mês de julho e agora passa a ser anualmente em maio com efeitos retroativos, que por meio de gestões junto a Secretaria de Estado da Administração, foi providenciada folha suplementar para que todos os empregados recebam ainda neste mês o retroativo, cujo valores já estão sendo depositados em suas contas bancárias.

 

Acordo coletivo da Segrase II

Para celebrar este ato, na manhã de 18 de setembro, foram distribuídos aos funcionários da empresa um livreto com informações sobre o Acordo Coletivo. “ Estamos buscando melhorias das condições de trabalho. Ao firmarmos este acordo é  preciso que todos os funcionários saibam o seu teor, por isso, confeccionamos o livreto que servirá como fonte de consulta sobre os seus direitos”, ressaltou Luiz Eduardo Oliva, Diretor-presidente da Segrase.

 

Quem aposenta o TCE?

Do jornalista Adiberto Souza: “A aposentadoria do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição, como forma de puni-lo por ter sido denunciado como articular de um forte lobby econômico, é ridícula e até desrespeitosa. E olha que mandar o acusado para casa com um gordo salário é a punição mais severa que o TCE pode aplicar a um conselheiro. Isso soa como deboche aos contribuintes, como afronta aos princípios jurídicos. Onde já se viu premiar para punir? Espera-se que a sociedade sergipana reaja contra tamanho despropósito, argüindo na Justiça a ilegalidade dessa decisão absurda. Ademais, seria ótimo se fosse possível aposentar todo o TCE, naturalmente, sem a gorda remuneração que o “condenado” Flávio Conceição terá direito”.

 

DO LEITOR

 

38ª Festa do Vaqueiro de Porto da Folha

De Marcos Vinicius, dirigente da JPT/Aracaju:  “O ex-prefeito Julio Santana DEM (Antigo PFL), junto com os deputados Ulices Andrade(PDT) e Augusto Bezerra(DEM) querem interromper a realização da 38ª Festa do Vaqueiro de Porto da Folha. Entraram com uma representação para não realização do evento que há mais de 38 anos é tradição no Norte/Nordeste. O que me admira  é o apoio que o deputado Ulices dá para não realização da festa, porque o próprio deputado pretende ter o apoio do PT para ser vice-governador em 2010, onde no mesmo instante é contrario na maioria das candidaturas petista  no alto Sertão e Baixo São Francisco sempre enfrentando o partido que ele alvejar ser vice em 2010. O mesmo Ulices que indicou a maioria dos cargos da DRE-8(Gararu) não se conforma com o modelo petista de governa de Porto da Folha, esse modelo que acabou com os vícios de aliados do Deputado Ulices no município e só para lembrar o mesmo deputado estará do lado do velhos-amigos-aliados (José Carlos Machado, João Alves, Augusto Bezerra,Venâncio Fonseca e dentre outros) nos próximos dias no palanque em Porto da Folha, só não está elogiando o PT, é claro”.

 

“Punição de Flávio é rigorosa”?

De um leitor: “um noticiário diz que o Tribunal (ou faz) de Contas diz que  a forma mais rigorosa que os conselheiros encontraram para “punir” Flávio Conceição,acusada, entre outras coisas de desvio de dinheiro público, é o da aposentadoria proporcional, o que lhe assegurará para o resto da vida, mais de 24 mil cruzeiros, a preço de hoje! Um cara punido por desvio de dinheiro público ainda terá o “direito ” de ficar sendo mantido com dinheiro dessa mesma fonte que ele lesou! Já pensou um trabalhador demitido por justa causa, e se for por desvio ainda pior(vai se parar na cadeia), o que tem de direito? Ah! esse regime estúpido onde a impunidade para os ricos e poderosos são como “coisas sagradas”

 

Não abra mão dos seus sonhos I

Comentário de Josefa de Carvalho, cidadã itabaianense: Todos nós sonhamos em ter uma vida melhor a cada dia. O homem vive sonhando em estudar, fazer uma faculdade, fazer um curso técnico, ter um emprego, moradia, salário em dia, saúde, alimentação, sua família protegida.  Sonha em ser um cidadão feliz com escolas, saneamento básico, postos de saúde, segurança e lazer em sua cidade. Sonhamos hoje com o amanhã. Mas o amanhã não é hoje?  Não venda o seu voto, não venda seus sonhos, não abra mão deles. Quem compra votos não está interessado em seus sonhos e sim nos deles. Seja sonhador, lute para que os seus sonhos se realizem. Expulse os maus sonhos. Elimine a vaidade, ilusão, ganância, mentira e o egoísmo. Pense também em quem está ao seu lado nos seus sonhos”.

 

Não abra mão dos seus sonhos II

Continua a leitora: “Você tem tudo para ser vitorioso e ser bem sucedido em seus sonhos. Não fique fora do movimento da vida digna para todos. O seu futuro e do nosso município acabará sendo ótimo como o nosso presente. Vote em quem tem competência, honestidade e compromisso social com a vida de todos os itabaianenses. Pense e reflita quem é que têm projetos para melhorar a sua vida e tornar realidade os seus sonhos. Vote certo, siga na direção da vitória de sua família, dos seus amigos e vizinhos, e de toda a população. Em toda situação o Senhor da vida deixou-nos os meios de progredir. Escolha os meios que nesse momento, são melhores para você e todos os itabaianenses, e o voto é um deles. Com o seu voto consciente, os itabaianenses poderão continuar sonhando com uma Itabaiana melhor para todos”. “Sonho que se sonha só, é somente um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade”. Raul Seixas.

 

Que País é esse

Outro e-mail recebido: “Prezado Jornalista e leitores deste conceituado blog, nos últimos dias assistimos a condenação de um indivíduo, acusado de praticar vários crimes contra toda sociedade  e ser contemplado com uma aposentadoria de simplesmente R$ 22.000.00, isso não é justo, esse cidadão se é assim que podemos chamá-lo, deveria devolver cada centavo que foi desviado da nossa sociedade e ter seus bens confiscados pela União como fizeram com o traficante Abadia que até as suas cuecas foram leiloadas, aquele procedimento deveria ser adotado com todo homem público que se “beneficiasse” através de influência do cargo que ocupa. São pessoas como essas que promovem o atraso de toda uma nação. Precisamos banir pessoas como essas da vida pública mais não recompensando com uma aposentadoria de rei. Com a palavra o trabalhador. (o INSS nos aguarda ).       

 

Frase do Dia

“Cada vez que você é honesto e conduz a si próprio com honestidade, uma força de prosperidade impulsionará você em direção a um grande sucesso. Cada vez que você mente, mesmo uma pequena mentira inofensiva, existem fortes forças empurrando você em direção ao fracasso.” Joseph Sugarman.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais