Aju: Saúde e Emurb estão engessadas

 
  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ao conceder ontem, 18, entrevista ao radialista Flávio Vieira, no programa Sergipe em Evidência, na rádio Atalaia AM, o vereador de Aracaju, Renilson Félix (DEM) disse que apesar dos esforços da secretária de saúde, Goretti Reis e do presidente da Emurb, Luiz Durval, as duas pastas estão engessadas.

Cargos não foram mudados Segundo Renilson o motivo do engessamento é porque a maioria das pessoas nomeadas pelos governos nos últimos 20 anos continua nos cargos.

Questionado pelo radialista, o vereador disse que não daria nomes e vem sendo bem tratado pelo prefeito João Alves. “Agora sou aliado de primeira hora e não subserviente”, esclareceu.

Sergipe em Evidência -O programa Sergipe em Evidência vai ao ar de segunda a sexta-feira na rádio Atalaia AM, das 5h às 8h, com a apresentação de Flávio Vieira, reportagens de Márcio Rocha, Roberto Silva e Albino Fonseca, com a produção de Sandra Dantas.

Ato em Aracaju, será amanhã, 20
E o movimento que toma conta do país não só pela redução da tarifa do transporte urbano, mas também por saúde, educação e contra o uso do dinheiro público na Copa do Mundo, será realizado em Aracaju, amanhã, 16, com concentração na praça Fausto Cardoso, a partir das 16h.

PMSE apenas acompanhará ato
Hoje, 19, o governador em exercício se reúne ao meio dia com a cúpula da SSP para orientar como a PM vai se comportar durante o movimento. A ideia é que a PMSE dê segurança a todos e que os manifestantes possam reivindicar de forma pacifica.

Origem Jackson Barreto
Só para lembrar: Jackson Barreto iniciou sua vida pública no então MDB, quando só existia dois partidos (o outro era a Arena). Teve o apoio em seus primeiros mandatos dos comunistas que não podiam se organizar em partidos legalizados. Ele, Jonas Amaral, o ex-vereador Manoel Dória da Siva, o Maneca, também um dos fundadores do MDB, (irmão dos ex-vereadores José Félix da Silva e Raul Félix e tio do vereador Renilson Félix) e muitos outros. Jackson ajudou a construir a liberdade democrática que permite hoje as manifestações em todo país.

Repercussão no Senado
Em discurso no Senado, o senador Valadares (PSB) disse que a a democracia está funcionando integralmente. “A abordagem pacífica é um direito garantido por nossa Carta Magna. O povo agiu dentro das regras estabelecidas pela nossa Constituição Federal, salvo pequenas exceções de baderneiros que atentaram contra o patrimônio público, a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro”, afirmou, acrescentando que a república não será abalada e todos devem refletir sobre esses movimentos e o recado que eles trazem.

Eduardo Amorim: “Meu tratamento com André é de irmão”
O senador Eduardo Amorim (PSC) disse que a informação repassada pelo blog de que, através de pesquisa, foi detectada a necessidade de afastar a imagem dele da imagem do deputado André Moura não procede. “Quem repassou fez de maneira caluniosa”, disse, afirmando que o tratamento com André é de irmão, além do trabalho destacado dele como o maior líder que o PSC já teve na Câmara.

“Não admito divisão na equipe”
Questionado se ocorreu alguma divergência entre as equipes de comunicação dele e do deputado André Moura, o senador disse que não tem conhecimento. “Trabalho procurando ser justo, fiel e valorizando. Não obrigo ninguém a gostar de ninguém, cobro trabalho, resultado e não admito divisão na equipe”, registrou

Situação jurídica de André Moura hoje e as eleições de 2014
Alguns leitores questionaram ontem, 18, qual a veracidade dos processos envolvendo o deputado federal André Moura (PSC).  E o blog fez uma análise dos processos e sua tramitação. Apesar de o deputado André Moura argumentar que está sendo perseguido ou injustiçado por um determinado magistrado, o fato é que ele acumula diversões condenações na justiça sergipana por improbidade administrativa, isso tanto na primeira instância, como no Tribunal de Justiça.

Impedimento
A penúltima delas já o tinha tornado inelegível – decisão de agosto de 2012 do TJSE, sob acusação de fraude e direcionamento de licitações, quando era prefeito de Pirambu – de sorte que, caso não consiga um efeito suspensivo aos seus recursos, ou não consiga reverter as decisões condenatórias nos Tribunais Superiores, ficará impedido de disputar as eleições de 2014, por ser considerado ficha suja.

Recursos de André tramitam no STJ
Importante destacar que tramitam no STJ quatro recursos de André Moura contra as suas condenações, são eles: REsp 1374267, REsp 1295267, REsp 1271177 e REsp 1263089.  Quem tiver interesse em conhecer profundamente um dos processos é só entrar no site do TJSE, número: 200772210500.

Irmãos Amorim e André Moura
Sobre as possíveis divergências entre os irmãos Amorim e o deputado André Moura, em artigo publicado ontem na coluna Plenário do Correio de Sergipe, o jornalista Diogénes Brayner conversou com o empresário Edvan Amorim que explicou que “em nenhum momento o grupo discutiu indicações de  qualquer membro para composição em outra chapa majoritária, a não ser a composta pelas legendas que o integram, em caso de não conseguir ampliar o arco de alianças”.

Decisão
Ainda no texto, Edvan informou  que “o grupo decidiu, já há algum tempo, que teria  candidato a governador, deixando as vagas de vice e senador para composição com outras forças políticas, faltando apenas decidir no momento certo o nome que reuna melhores condições”.

Disputas internas
Também admitiu a coluna Plenário que “existirão sempre, dentro dos agrupamentos políticos, disputas internas de espaços no campo proporcional “e nós, como líder, temos que costurar entendimentos, sem prejudicar ninguém, pois na legislação eleitoral vigente nenhum candidato a deputado federal consegue votos suficientes para ganhar o pleito sozinho, por isso as coligações e a necessidade de atrair novos nomes, visando atingir o coeficiente eleitoral para eleger o primeiro e dai em diante os demais”.

Papa entulho. Cadê o MPE, a SMTT e a Emsurb?
O blog já divulgou a decisão do TJ, em ação do Ministério Público Estadual, proibindo que as caixas coletoras de resíduos da construção civil, conhecidas como papa entulhos ficassem nas ruas por muito tempo. Porém, o leitor Elisanio Cardoso vem denunciando há vários dias e procurando os órgãos competentes que não resolvem nada. Mais um desabafo dele: “A quem recorrer? A SMTT diz que é com a Emsurb. A Emsurb, pelo visto não fiscaliza. Não sabemos se a multa proposta pelo TJ ao dirigente da Emsurb está sendo aplicada (pelo visto não, pois hum mil reais por dia é uma soma considerável!).E os papa entulhos continuam espalhados em nossas vias públicas, continuam atrapalhando o fluxo de veículos, continuam a me provocar descrença no poder público.”

SMTT estuda implantar mão única na Rua Rafael de Aguiar
Da assessoria de comunicação da SMTT/AracajU: “Sobre a situação no cruzamento da Avenida Augusto Maynard com rua Vila Cristina e da  sugestão para a Rafael de Aguiar, a SMTT vem estudando as duas áreas em questão para  melhorar o tráfego e torná-lo mais seguro para a população. Tratando especificamente da  Rafael de Aguiar, há um projeto prevendo a implantação da sugestão de mão única levantada  pelo Blog.”

Plano integrado de segurança Forró Caju
Nesta quarta-feira,  19, representantes oficiais da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania irão anunciar o plano integrado de segurança montado especialmente para o Forró Caju 2013. O evento acontece às 8h no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42.A ação envolve a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil Municipal

Ministro do STF não concede liminar
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao despachar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4964) ajuizada pelo governador em exercício, Jackson Barreto de Lima, não concedeu a liminar contra alterações nas regras de aprovação e indicação de conselheiros do Tribunal de Contas do estado, determinadas pela Emenda Constitucional (EC) 45/2013, que modificou dispositivos da Constituição sergipana.

Prazo
Jackson Barreto ajuizou a ADIN questionando dois pontos: ele entende como inconstitucional a votação secreta e a fixação do prazo de 20 dias para ele nomear a deputada Susana Azevedo (PSC), eleita já duas vezes para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas. O ministro Celso de Mello apenas pediu informações à Assembleia Legislativa, bem como determinou ao governo do Estado, que trouxesse aos autos "o mandado de segurança a que aludiu em sua petição inicial, esclarecendo se a decisão nele proferida já teria, ou não, transitado em julgado, devendo, ainda, produzir nestes autos, cópia da petição de impetração, das informações prestadas pelo órgão apontado como coator, do parecer do Ministério Público e da decisão eventualmente proferida".

Itabaiana “Capital Nacional do Caminhão”
O município de Itabaiana, distante 51 Km de Aracaju, foi consagrado com o título de "Capital Nacional do Caminhão". O Projeto de Lei do Senado 10/13, de autoria do senador Eduardo Amorim, foi apreciado pela Comissão de Educação com relatoria pela aprovação do senador  Valadares (PSB). A proposta visa valorizar simultaneamente, o caminhoneiro, o caminhão e a cidade de Itabaiana.

Posição
Na justificativa o senador argumentou sobre a posição estratégica, no que diz respeito ao transporte de cargas para a Região do Nordeste. Segundo Amorim, Itabaiana já se consagrou popularmente como a capital nacional do caminhão, e possui o maior percentual desse transporte por pessoa do país. "São cinco mil emplacados, além de mais de quatro mil caminhões que foram registrados em outros Estados, totalizando aproximadamente 10 mil caminhões, na cidade que conta com cem mil habitantes", informou Amorim.

Rio Vaza Barris
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) fez pedido de apoio ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para a execução de projeto de aproveitamento de água do Rio Vaza Barris. O parlamentar solicita que o ministro coloque a obra, que ele considera capaz de sanar os problemas de oferta de água no Estado de Sergipe, como prioridade do ministério.

Melhoria
Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, Fábio destacou a necessidade do projeto para garantir a melhoria de vida dos cidadãos sergipanos. "A região centro-sul e agreste não pode mais esperar. O povo precisa de água para beber e precisa de água para plantar. E o rio Vaza Barris está aguardando para ser aproveitado".

Novas alternativas
"O Provabase buscará novas alternativas para o abastecimento de água destinado à região do agreste de Itabaiana e à região centro-sul de Lagarto, além de servir como manancial aos sistemas integrados de adutoras já existentes, o que resultaria no atendimento de toda a área", explicou.Esta não é a primeira vez que o parlamentar solicita apoio na execução do projeto. Fábio já protocolou solicitação no gabinete do governador Marcelo Déda.

Hospital do Câncer: esclarecimentos SES
Através de nota enviada ao blog a Secretaria de Estado da Saúde informou que desconhece qualquer veto do Ministério da Saúde quanto a obra ou quanto ao terreno disponibilizado para construção do hospital. A SES informa que ao todo, serão investidos R$ 80 milhões (somente na parte de obra – fora equipamentos) que prevê uma área total de 21.651,74 m², distribuídos em cinco pavimentos.

Leitos
O projeto contempla setores específicos com 30 leitos para internação infantil e 120 leitos para internação de adultos, além de 10 leitos de UTI para os adultos e 10 para crianças. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde vem conversando com profissionais da Saúde ligados à Oncologia para adaptar o projeto arquitetônico para a realidade local.

Projeto foi readequado
"Nossa equipe de arquitetura realizou diversas reuniões, inclusive com os cirurgiões oncológicos. O projeto foi readequado, ampliado e colocamos algumas áreas que não estavam contempladas no projeto inicial. A construção está próxima. Já demos a ordem de serviço para os projetos complementares, que envolvem a terraplanagem e demais obras necessárias para o início da construção do hospital. Nós ouvimos os profissionais da Oncologia para adaptar o projeto às reais necessidades da nossa realidade, principalmente com os cirurgiões oncológicos que, até então, não haviam participado dessa discussão", afirmou a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

Redução de custos
A elaboração do projeto do HC foi pensada de forma a reduzir os custos operacionais da unidade, com estratégias para diminuir o consumo de energia e melhoria do acesso. A unidade irá contar com 43 leitos de quimioterapia para adultos e 24 leitos de quimioterapia infantil, além de 06 salas de cirurgia. Também está prevista a construção de um laboratório de análises, ambulatório, cozinha, lavanderia, farmácia, auditório, setor de fisioterapia e uma Central de Material e Esterilização (CME).

Prioridade
Segundo o diretor de Planejamento da SES, Evandro Galdino, a compra dos equipamentos é uma prioridade para o funcionamento da unidade. Os recursos garantidos até agora não atendem sequer à construção total do Hospital. Temos R$ 47 milhões garantidos, destes R$ 15 milhões são através do Proinveste."Nós já trabalhamos nos projetos básicos e nos termos de referência dos equipamentos para o hospital. O projeto prevê a instalação de 02 aceleradores lineares, um aparelho de braquiterapia, 02 tomógrafos, dois raios-x, um eletrocardiograma, 02 ultrassons, um mamógrafo, um aparelho de cintilografia, um de ressonância magnética, pet scan entre outros. É importante ressaltar que o projeto arquitetônico nesse momento aguarda análise da Vigilância Sanitária, enquanto os projetos complementares já tiveram a licitação realizada e estão na Cehop. A previsão é de que em quatro meses possamos concluir essas obras complementares", esclareceu Evandro Galdino.

CGE entrega contas do Governo de SE ao Tribunal de Contas
Após intenso processo de exame das prestações de contas dos Órgãos e Entidade da administração pública estadual, a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), em cumprimento à sua missão institucional, entregou nesta segunda-feira, 17, as contas anuais do Governo de Sergipe, referente ao exercício de 2012, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).

Trabalho
O secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, afirma que o relatório de prestação de contas demonstra, efetivamente, um governo que trabalhou do litoral ao sertão, de norte a sul do estado, produzindo obras e serviços que, efetivamente, demonstram uma nova forma de conduzir a gestão pública do estado de Sergipe.

Importância
O presidente-conselheiro do TCE/SE, Carlos Alberto Sobral de Souza, aponta a importância dos trabalhos conduzidos pelos órgãos de controle nos processos de prestações de contas doa atos e fatos da gestão pública, a frente de uma prefeitura, de um governo do estado e de uma presidência da República.

Controle externo
“O trabalho da CGE, no âmbito do controle interno, e o trabalho dos tribunais de contas, no controle externo, é justamente estabelecer o controle da boa aplicação dos recursos públicos e a sua eficácia, oferecendo as condições para que recursos sejam convertidos em políticas públicas de forma rápida e que cheguem à satisfação do interesse social”, observa o presidente do TCE/SE.

Resíduos sólidos foi tema da Conferencia Municipal
Contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é meta da prefeitura de Pirambu, que na manhã de ontem, 18, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente.A IV Conferência Municipal tem como objetivo discutir com a população e construir juntos soluções que serão apresentadas na IV Conferencia Nacional do Meio Ambiente.

Participação
Tendo como tema central “Resíduos Sólidos”, a Conferência que teve início às 8 horas, contou com a participação da representante da Embrapa, Maria Urbana Correia Nunes, Cristina Barreto, representante da Semarh, Maria de Fátima Maynard Santana, superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Thiagony Helen, secretário de Cultura de Pirambu e Anderson Góis, secretário do Meio Ambiente de Pirambu, representante da Associação de Pescadores, da sociedade civil organizada, profissionais da Saúde, secretários.

Aterros
Abrindo a discussão, a representante da Semarh, destacou a importância dos aterros sanitários com a coleta seletiva do lixo, mas que, não deve dar o lixo e ainda pagar para que o mesmo seja levando ao aterro sanitário, porque o lixo gera dividendos. “É necessário que se faça a coleta seletiva do lixo que traz benefícios pra o município e despreze apenas o rejeito”, observou.

Catadores
Ainda de acordo com Cristina Barreto, é preciso incluir os catadores dentro desse nosso processo seletivo do lixo, seja através de cooperativas ou de indústrias seletivas.O secretário do Meio Ambiente, Anderson Góis, lembra que a PNRS prevê a participação dos catadores de materiais recicláveis na gestão de resíduos como forma de inclusão social e econômica, lembrando que até 2014 todos os lixões no Brasil deverão ser fechados.

Projeto ViraVida forma mais uma turma em SE
Acontece nesta quarta-feira,19, a partir das 18h, no Clube do Trabalhador, na Av. Simeão Sobral em Aracaju, o encerramento do curso profissionalizante do projeto ViraVida do Serviço Social da Indústria (SESI) com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli. Ao todo, são 36 jovens que estarão recebendo o diploma de conclusão do curso.  Foram 13 meses de formação sobre cidadania, qualidade de vida e capacitação profissional.

Legislação trabalista
“Atualizações e cuidados com a Legislação Trabalhista”. Este foi o tema da reunião-almoço do Fórum Empresarial de Sergipe, realizada ontem, 18, e que contou com presença do auditor fiscal do trabalho José Fontes Félix. Na tribuna das lideranças empresariais, por assim dizer, ele representou a superintendente Regional do Trabalho em Sergipe, Celuta Cruz Moraes Krauss.

Dúvidas
Durante o encontro, os integrantes do Fórum puderam tirar dúvidas e apreender algumas novidades sobre a legislação trabalhista. “Discutimos pontos importantes a respeito da legislação trabalhista e também alguns cuidados que devemos ter para não termos problemas futuros com a fiscalização dentro das nossas empresas”, informa o coordenador do Fórum, Roger Barros.

Theotônio Neto
O Ex-prefeito de Carmópolis Theotônio Neto dá depoimento para 1º Encontro de Filhos & Amigos de Carmópolis em Aracaju, evento que aliás, foi um sucesso total e exalta sua terra natal, "A história moderna de Sergipe não pode ser escrita sem a presença de Carmópolis".Clique no link e assista:http://www.youtube.com/watch?v=e3uff5BdZUE

Agenda
19 de junho – Hoje é o dia do MIGRANTE. O adjetivo migrante significa: que ou quem migra. Já emigrante é aquele que emigra. E imigrante significa: que ou quem imigra. O verbo migrar tem o sentido de mudar periodicamente, ou passar de uma região para outra, de um país para outro. O blog homenageia, em seu dia, todos os IMIGRANTES e EMIGRANTES.

Curtas
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVA PROJETO DA “CURA GAY”. /// MARCELO BRANCO, EX-CONSULTOR DE DILMA, AFIRMA: GOVERNOS TÊM ATUAÇÃO RIDÍCULA NAS REDES SOCIAIS.” /// MANIFESTANTES FAZEM NOVOS PROTESTOS EM SP E BH. /// HADDAD ADMITE REVER VALOR DA TARIFA DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO. /// ATO EM APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL REÚNE 1 MIL E 100 PESSOAS EM LONDRES. /// GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO, SÉRGIO CABRAL, NÃO COMENTA CONFRONTOS E DIZ QUE ASSUNTO É COM A POLÍCIA MILITAR. /// APÓS PROTESTOS, RENAN CALHEIROS AFIRMA QUE CONGRESSO DEVE SER ABERTO À POPULAÇÃO. /// PRESIDENTE DA ASSEFAZ PROMOVE REUNIÃO COM OS ASSOCIADOS DE SERGIPE. /// CEF PODERÁ SER PATROCINADORA DO CLUB SPORTIVO SERGIPE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

A Festa dos Melhores
Uma parceria entre a FSF, a SEEL e a ACDS garantiu a realização de mais uma festa dos melhores do campeonato sergipano, tendo como local o auditório do Sindicato dos Bancários, de cuja diretoria faz parte Milton Dantas, vice-presidente da Federação. Marcada para as 19 horas, a festa começou às 20. A abertura deu-se com a execução do hino nacional brasileiro. O apresentador foi o radialista Adel Ribeiro. Na formação da mesa, começaram as gafes. Além de um número exagerado de integrantes, as regras de cerimonial foram literalmente ignoradas. Por exemplo, a maior autoridade presente, o presidente do poder legislativo municipal, foi um dos últimos a ser chamado para compô-la. No centro, Carivaldo de Souza. Do seu lado direito, o secretário Maurício Pimentel, e do lado esquerdo, o conselheiro e membro da junta governativa do Mais Querido, Reinaldo Moura. O auditório estava completamente lotado. Havia muita gente em pé. O primeiro capítulo do programa esquentou o clima. Desfilaram as candidatas a Musa do Futebol Sergipano, com duas ausências, as representantes do Sergipe e do Itabaiana. Foi eleita a representante do Socorrense, resultado que parece ter agradado à plateia. Após a proclamação do resultado, veio, a seguir, uma maçante entrega de troféus de Honra ao Mérito. Uma hora, precisamente, para essa sessão rasga-seda, em que homenageados e homenageadores trocavam de posição, a todo momento. O auditório, que estava lotado, foi esvaziando, aos poucos. Essa parte da solenidade foi um retrato vivo do Brasil. A pergunta que se faz é: por que motivo não deram prioridade aos “melhores do campeonato”, àqueles que fazem o espetáculo? Sinceramente, a festa poderia ser bem melhor. Fica, aqui, uma sugestão aos organizadores: da próxima vez, contratem um cerimonialista, para evitar a sequência de falhas verificada. A ausência de vários homenageados foi outro ponto negativo, o que forçou, praticamente, o apresentador da festa, Adel Ribeiro, a “escalar” representantes improvisados. Foi assim que Rivaldo Sobral salvou a pátria da rádio e TV Aperipê, recebendo os dois troféus que lhes cabia. Falta registrar que ocorreu, também, a apresentação de um documentário sobre o campeonato sergipano, de qualidade razoável. É uma pena, pois a intenção dos realizadores da festa era homenagear os donos da bola. De outra vez, vale a pena: 1. Diminuir os membros da mesa; 2. Dar prioridade à entrega dos troféus aos jogadores, técnicos etc. 3. Diminuir a quantidade dos troféus de honra ao mérito. A galera, certamente, aplaudirá.

Copa das Confederações
Jogos de hoje: Brasil X México, às 16 horas, em Fortaleza. Itália X Japão, às 19 horas, no Recife. Jogos de amanhã (20.06): Espanha X Taiti, às 16 horas, no Rio de Janeiro e Nigéria X Uruguai, às 19 horas, em Salvador.

Luís Roberto
Apoiado unanimemente pelos seus pares de diretoria e pelo conselho administrativo do Confiança, o atual presidente do Dragão do Bairro Industrial deverá ser reconduzido ao cargo, no final do ano. É, sem dúvida, um dos mais competentes gestores do futebol sergipano. Mas o atual dirigente máximo proletário ainda não bateu o martelo. Ou seja, não confirmou que aceita.

Confiança/Cotinguiba
Acordo entre esses dois clubes está em andamento, visando à  colocação do elenco de juniores do Confiança à disposição do Cotinguiba, para disputar a série A-2.

Aplausos para Manoel Cruz
O presidente da Federação Sergipana de Futsal agiu rápido. Já transferiu a sede da mentora que rege a modalidade, em Sergipe, para o Parque dos Cajueiros. O eficiente dirigente informa que, por enquanto, está sem telefone (a federação). Enquanto não for instalada uma nova linha, o atendimento externo será processado pessoalmente, na parte da tarde. Ou pelo e-mail fsfs@futebolsergipano.com.br

Demais federações
Deverão providenciar novas sedes. O prazo para a desocupação das salas no Batistão é o dia 5 de julho.

Casagrande e seus demônios
Obra que focaliza a vida do ex-craque e atual comentarista esportivo global, escrito pelo próprio com a parceria do jornalista Gilvan Ribeiro, tem alcançado enorme êxito. De crítica e de público. O livro foi editado pela GLOBO Livros. Drogas, futebol, política e rock ‘n’roll. Casagrande resgata a memória e abre o seu coração.

Amistoso
O Sergipe pretende promover um amistoso na próxima semana. O clube preferido é o Vitória, a Bahia, que faz boa campanha no Brasileirão/2013. A provável data é 27 de junho.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Transito_Aju  Um ano e a "Lei dos Ciclomotores" não entra em vigor. E assim vamos a cada dia convivendo com abusos e irresponsabilidades.

www.twitter.com/eugenio_nas  Os políticos no exercício de mandato não aparecem nessas manifestações por que terão direito a vaias na hora.

www.twitter.com/betocego   Essas manifestações não representam o triste fim que muitos preconizam, pelo contrario representam um grande e belo começo.

www.twitter.com/salesneto1  Gente que se diz democrata defendendo golpe. Quer tirar Dilma? Tem a urna ano que vem. Mas na urna é difícil, né?

www.twitter.com/esmeraldoleal  É bonito ver velhas raposas da política perdidos e vulneráveis. Que sirva de lição para que nunca subjuguem o POVO.

www.twitter.com/coelhoelton  Sei não, já disse a minha filha @leilaneocoelho q não se deixe levar p/essa onda d manifestações odientas. Desconfio muito das intenções. De qualquer sorte, vale o repúdio d parte da Nação às condições atuais da economia e o uso do dinheiro público. Tem q haver prioridades!

www.twitter.com/LeilaneBarbosa Feliciano deveria se preocupar com a cura da alma dele que tá mais podre que o lago de enxofre do quinto dos inferno.

DO LEITOR

Cadeiras de rodas do Ipes Saúde presas com cadeado
Do leitor Alisson Andrade: “Gostaria nesse momento mostrar minha indignação ou tristeza nem sei como posso falar o que estou sentindo, hoje (18) pela manha fui acompanhado de minha mãe levar minha irmã  que é portadora de necessidades especiais, á uma consulta no IPES SAÚDE, chegamos lá por volta das 06:30, a minha maior surpresa e indignação  foi ao procurar uma cadeira de rodas, ver  as cadeiras presas por cadeados ser informado por umas das servidoras que  as cadeiras de rodas só são liberadas ás 08:00 quando a assistente social chegasse. Fiquei super indignado primeiro por achar uma falta de respeito enorme com as pessoas, comecei a me fazer algumas perguntas, porque essas cadeiras tem que ficar presas a cadeados? Se algum dia a tal Assistente Social não poder ir trabalhar ficamos sem as cadeiras? Porque só liberam as cadeiras  às 08:00 se o funcionando do IPES SAUDE começa mais cedo? Enfim antes das 07:00 da  manhã  o médico chegou e tivemos que tirar minha irmã do carro e levar  nos braços e na chuva ate o consultório médico..”

Do blog: um relato absurdo. Não tem sentido as cadeiras de roda ficarem num cadeado esperando que a assistente social chegue. Espera-se que essa situação desagradável e desumana não ocorra mais e que a direção tome as devidas providências.

Trânsito Aracaju: sugestão para mudança de ponto de táxi
Do leitor Luiz Brandi: “Amanheci hoje (18) com a excelente noticia de que finalmente o estacionamento na Praça Tobias Barreto em frente à SSP, será efetivamente proibido.Ainda na mesma praça, já sugeri à SMTT, a transferência do ponto de táxi hoje na frente da Igreja São José, para a lateral do S Lucas, na Stanley Silveira, o que não só melhoraria a mobilidade onde hoje tem o ponto, como também e principalmente acabaria com problema das filas duplas ao lado daquele Hospital.” Nota do blog: realmente o leitor Luiz Brandi, não só no caso do estacionamento irregular na praça Tobias Barreto, mas em diversos outros, vem dando sugestões importantes sobre o trânsito em Aracaju.

De quem é a culpa pelo abandono?
Do leitor Messias Gonçalves: “A cidade de São Cristóvão e o próprio governo do estado lutaram para conseguir que a Praça de São Francisco, fosse escolhida pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade. O acervo arquitetônico da praça é único e retrata um período de convivência entre Portugal e Espanha. Passados alguns anos, temos lido no blog “coisasdesãoCristóvão.blogspot.com”, inclusive com fotografias, como está em total abandono na parte de iluminação, no período da noite.O título outorgado não é vitalício. Podendo a cidade e o estado perderem essa condição. E um dos fatores negativos, que pode a vir ser retirada a condição, é a falta de conservação. Não sei de quem é a culpa pelo o quem está acontecendo. Mas é preciso que os verdadeiros responsáveis tomem uma decisão urgente.”

Nota Pública AMASE  – Acusações André Moura a juiz

A  Associação dos Magistrados do Estado de Sergipe (AMASE), representada pela sua Diretoria e pela Comissão de Prerrogativas, vem a público manifestar seu lamento acerca da nota de esclarecimento produzida pelo Dep. Federal André Moura intitulada “André Moura diz que sofre perseguição de juiz e vai denunciá-lo ao CNJ”, que de forma leviana e irresponsável, lança dúvidas acerca da parcialidade,  e conseqüentemente,  da conduta do magistrado Rinaldo Salvino do Nascimento, titular da comarca de Japaratuba e Pirambu.

O magistrado Rinaldo Salvino, ao sentenciar o processo impetrado para apuração de ato de improbidade contra o deputado André Moura, cumpriu o seu mister de julgar, após conferir o contraditório atinente ao procedimento, valendo-se do seu livre convencimento motivado para exarar sua decisão diante da prova documental que instruiu o feito, acolhendo-a como suficiente à formação do seu entendimento. Cabe eventual enfrentamento da decisão exarada ser efetuado na via adequada.

O magistrado atingido, apesar de todas as provocações, continuará sereno, não devendo se aguardar do mesmo qualquer revide em igual nível, senão a adoção das providências judiciais e administrativas que julgar convenientes, contando com o apoio do seu órgão de classe.

No mais, é dispensável qualquer apresentação do magistrado atingido, o qual goza de irretocável conceito na sociedade sergipana, sem qualquer arranhão, sendo lêdo engano acreditar que poderão manchar sua história, mormente através de expedientes desleais e infundados.

Gustavo Adolfo Plech Pereira
Presidente da AMASE

Moção de Apoio –  Juventude Democratas
A Juventude do Democratas em Aracaju, por meio da sua Diretoria, vem a público registrar o seu apoio às últimas manifestações populares desencadeadas Brasil a fora. Nós, jovens Democratas, entendemos que toda manifestação é livre e legítima, desde que ocorra de forma ordeira, pacífica e sempre respeitando a integridade física e patrimonial das pessoas. Entendemos, por fim, que a repressão estatal deve-se limitar ao estritamente necessário para coibir excessos que, porventura, venham a ser cometidos.

Aracaju, 18 de junho de 2013
Júnior Torres – Presidente
Leonardo Alves – Vice-presidente
Jéssica Rutherford – Vice-presidente de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana
Thiago Reis – Vice-presidente de Saúde
Flávia Lima – Secretário-geral
Giancarlo Celentano – Tesoureiro

ARTIGO

A liberdade de Expressão e as Manifestações Populares  por Anselmo Costa Santos*

O direito à liberdade de expressão está garantido na Constituição Federal e significa a garantia de qualquer indivíduo poder se manifestar, buscar e receber idéias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros.

A liberdade de expressão não é um direito totalmente absoluto, mas quando houver restrição, ela deve ser baseada em parâmetros claros, estritos e dentro de uma conjuntura definida. A restrição legítima é bem diferente de abuso de poder e ilegalidade.

A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não é absoluto, e não pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade. As democracias consolidadas geralmente requerem um alto grau de ameaça para justificar a proibição da liberdade de expressão que possa incitar à violência, a caluniar a reputação de outros, a derrubar um governo constitucional ou a promover um comportamento licencioso. A maioria das democracias também proíbe a expressão que incita ao ódio racial ou étnico.

Não é a primeira vez que as manifestações baseadas na liberdade de expressão têm a repressão do Estado. O Brasil acompanhou recentemente em maio a polêmica que envolveu a Marcha da Maconha, posteriormente chamada de Marcha pela Liberdade de Expressão. Os manifestantes foram ameaçados por policiais militares, que usaram bombas químicas e de efeito moral para reprimir o ato.

Em todo o País as manifestações contra o aumento das passagens, tomaram uma dimensão tamanha que se não tratada com parcialidade e cautela poderá trazer graves conseqüências para o País. Apesar de não concordar com as manifestações ou mesmo pela legitimidade das mesmas, entendo que se pacífica a força repressora deveria garantir a ordem e o uso da força policial deveria ocorrer em caso de ameaça à integridade física das pessoas que pacificamente ali estavam para expressar as suas idéias e pensamentos.

Liberdade de expressão não pode ser confundida com atos de vandalismo, como o que estamos vendo onde lojas são depredadas, carros queimados, aí sim o Estado tem que reprimir com rigor.

É preciso encontrar urgentemente uma solução para cessar de vez as manifestações através do diálogo, sem uso de força repressora, mesmo porque estamos frente à Copa das Confederações onde o País está sendo notícia mundo afora através dos esportes e do outro lado uma onda de manifestações que ofusca todo o brilho da festa que é vibrar pela nossa Seleção.

*Contabilista e Economista.

ARTIGO

Protestos no Brasil, polícias e vítimas                por Eduardo Marcelo S. Rocha

O Estado Democrático de Direito é, com todas as suas implicações e contradições, uma das maiores conquistas recentes  da humanidade.

Não sem alguma razão, foi posta em xeque a atuação policial na cidade de São Paulo nos últimos dias, por ocasião das manifestações do movimento passe livre. Apesar da tentativa da imprensa em rotular como  vandalismo, defendendo o recrudescimento policial, os recursos tecnológicos (internet) obrigaram-na a recuar, numa materialização daquilo defendido pela controversa 5ª geração dos direitos humanos. Enfim, ao povo brasileiro foi franqueado o acesso à uma outra versão, livrando-o da capciosa versão única.

Muitos são os registros de vandalismo por parte dos manifestantes e de truculência/violência policial. Não restam dúvidas que houve excessos de ambos. Não é o objetivo discutir o mérito  disso tudo, mas sim a oportunidade de pontuar algumas questões.

Devido às imagens que circulam na “internet”, a Polícia Militar de São Paulo sofre imenso desgaste. Por via acessória, todas as polícias militares sentem esse desgaste, afinal quem atua nesse tipo de evento são as PM´s, que existem em todos os Estados.

As recentes declarações de uma figura pública seu microblog, afirmando não gostar da polícia, corroboram tal fato e, muito provavelmente, recebem apoio de parcela da população, declaradamente ou não.

O erro venal deste tipo de assertiva é a generalização e a falta de cuidado, pois o citado Estado Democrático de Direito implica na existência de um corpo de atuação policial. Talvez se morássemos em São Saruê (http://poesiacontraaguerra.blogspot.com.br/2010/11/viagem-sao-sarue.html ) polícia fosse caso para ódio, mas como não é o caso, a polícia ainda é algo essencial, por mais falha que seja.

Não se está aqui buscando uma defesa das Polícias ou da Polícia, afinal estas são chefiadas pelo Poder executivo, que deve responder  por seus erros e acertos. Mas na prática as polícias são tratadas como se fossem entes autônomos e voluntariamente inimigas devotadas do povo,  tal qual uma confraria místico/secreta.

Esse tipo de abordagem esquece que o policial é um cidadão como outro qualquer (exceto o policial militar, que constitucionalmente foi relegado à uma posição de semi-cidadania) e não uma massa impessoal.

Mas os policiais, notadamente os militares, possuem extrema obrigação da plena aceitação de ordens, bem como às peculiaridades da vida militar, com rigidez à integral obediência de ordens e fiel cumprimento do dever. A deturpação de tais preceitos junto a alguma omissão é que desvirtua a atuação da polícia e a joga contra a sociedade. Nesse diapasão, uma matéria publicada recentemente nos dá um bom panorama disto (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/um-cabo-da-pm-fala-ao-diario-o-tiro-no-olho-com-bala-de-borracha-foi-proposital/ ).

A leitura cuidadosa nos leva a refletir:  Será que a polícia que temos não é exatamente aquela que autoridades, empresários e políticos querem? Será que, em certa medida, os policiais são também vítimas?

Uma boa charge ao lado sintetiza isso.

As polícias no Brasil repetem o modelo reativo desde o início do século XIX, quando surgiram. As maiores mudanças

observadas foram mais em decorrência das próprias mudanças na sociedade do que fruto de um processo voluntario de maturação. Ainda não existe debate dentro das polícias que ouça a base e considere seus anseios. Pelo contrário, nos últimos 20 anos foram registrados diversas manifestações “similares às que estão em andamento no país agora" e somente assim, algumas  reivindicações (não apenas salariais, mas relacionadas às jornadas de trabalho, por exemplo) foram reconhecidas e discutidas.Talvez a figura pública citada tenha imensas razões para odiar as polícias, mas ao mesmo tempo não tenha nenhuma razão para odiar os policiais, pelo contrário, em sendo progressista deve perfilar-se com eles em busca da dignidade que lhes falta. Talvez quando esta for assegurada as polícias mudem.."

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases  do Dia
“O amor é a liberdade dos seres racionais: perder é para covardes.”

“…Eu fui perseguido, mas o meu sentimento nunca foi humilhado…”

José Gervasio Artigas foi um político e militar uruguaio, sendo o herói nacional de seu país, nasceu em 19 de Junho de 1764 e morreu em 1850.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais