Albano citado na agenda de Zuleido

Parte da matéria da Veja desta semana, escrita pelo jornalista Expedito Filho, que cita o nome do deputado federal Albano Franco, como um dos que receberam dinheiro na campanha de 2006 do empreiteiro Zuleido Veras, dono da construtora Gautama, conforme anotações na agenda dele: 
 

O empreiteiro Zuleido Veras  dono da empreiteira Gautama, foi flagrado pela Operação Navalha, desencadeada pela Polícia Federal em maio de 2007, no comando de uma quadrilha de assaltantes de verbas públicas. Na ocasião, a PF apreendeu milhares de documentos na sede da empreiteira, entre eles, as agendas que listavam os compromissos de Zuleido. O material, anexado à denúncia contra os envolvidos, estava protegido por segredo de justiça. VEJA revela agora seu conteúdo com exclusividade. As agendas mostram a desenvoltura com que o empreiteiro circulava nas camadas mais altas do poder, tanto em Brasília quanto nos estados com os quais mantinha negócios.

 

Uma das novidades é a citação freqüente do nome da senadora Roseana Sarney, candidata ao governo do Maranhão pelo PMDB. A parlamentar é apontada como beneficiária de dinheiro supostamente pertencente ao empreiteiro. A senadora não aparece no rol de indiciados pela Polícia Federal e nem consta da denúncia do Ministério Público, feita no mês passado, contra 61 envolvidos no esquema de Zuleido, entre eles o ex-ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, e os governadores Teotônio Vilela Filho, do PSDB de Alagoas, e Jackson Lago, do Maranhão.

 

Em uma das anotações, datada do dia 16 de agosto de 2006, em plena campanha eleitoral, o nome de Roseana aparece associado à quantia de 200.000 reais (veja reprodução). Em outra anotação, o empreiteiro relaciona doações que seriam destinados a estados e cidades. Roseana diz que não recebeu nenhum ajuda de Zuleido na campanha de 2006. “Pelo contrário, ele ajudou muito meu adversário na campanha”, afirmou a líder do governo.

 

O raio de ação de Zuleido, segundo as anotações, era imenso. Em 14 de julho de 2006, sob a rubrica “campanha política”, o estado do Maranhão aparece como recebedor de 1 milhão de reais; Alagoas, de 500.000; e Tocantins, de 200.000. Pernambuco ficaria com 2% de uma quantia não especificada. O estado de Sergipe é citado juntamente com o nome do deputado Albano Franco (PSDB-SE). Ao lado de Rio de Janeiro, está o nome de Sérgio Cabral (PMDB), então candidato ao governo, seguido de um sinal de interrogação. O nome “Lula” também consta da agenda, na mesma data, ao lado de uma interrogação.  Mais detalhes na edição impressa de Veja. O que tiver mais de Sergipe na revista será publicado neste espaço na próxima segunda-feira, 23.

 

PSB e PSC marcham juntos em Rosário

 O ex-prefeito Dernival Rodrigues(PSC) vai apoiar  o pré-candidato Wagner Quintela (PSB). A decisão foi tomada na tarde dessa sexta-feira, durante reunião com a cúpula do partido. A vaga de vice foi oferecida a Dernival, mas ele preferiu manter a composição atual Wagner/Tadeu. O apoio será formalizado durante as convenções do PSB E PSC que acontecem neste sábado, 21, na Câmara Municipal de Rosário do Catete. Para Dernival a sua decisão foi motivada pela posição do grupo e do partido que entenderam ser o caminho certo das mudanças para o município.

 

Neópolis: prefeito não aceitou promiscuidade

Um prefeito com quase R$ 9 milhões em recursos de emendas do OGU, mas sem conseguir apoio da Câmara Municipal para realizar os convênios importantes para a comunidade. Isso é política? Não, é politicagem! Um caso como este mostra bem como é a relação de promiscuidade existentes em vários municípios de todo país. Ou o prefeito se submete aos ditames dos vereadores, ou não governa. Quem não se lembra de Erundina, em São Paulo? Não governou, porque não tinha maioria na Câmara e, recentemente, em entrevista a revista Caros Amigos revelou que preferiu não se submeter ao que desejava vários vereadores. Saiu como incompetente. Agora em Neópolis, o prefeito José Teixeira renunciou porque a Câmara não viabilizou as obras. É preciso colocar os nomes destes vereadores em um mural no município e ao lado as obras que seriam realizadas. É o momento certo de a população mandar para casa estes grandes legisladores.

 

Déda e o apoio do PSDB a Edvaldo

“O prefeito Edvaldo Nogueira já foi aprovado nos testes da administração e agora está passando com louvor nos testes da articulação política”. Esta foi a avaliação do governador Marcelo Déda ao participar do ato onde foi oficializado o apoio do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e do deputado federal Albano Franco, à candidatura do prefeito Edvaldo Nogueira à reeleição. O ato ocorreu na manhã desta sexta-feira, 20, na sede do PSDB, no bairro São José. Para o governador, este apoio é mais um contributo fundamental para a formação de um arco de alianças que garanta a força da sua proposta e o peso do seu projeto, numa eleição que promete ser muito disputada.

 

Diplomacia do ex-governador

Em seu pronunciamento, Déda fez questão de ressaltar o tratamento cortez e respeitoso recíproco entre ele e Albano Franco, além de ressaltar a postura ética e coerente de Albano quando um era governador e o outro prefeito. “Já afirmei e faço questão de testemunhar que, ainda no governo de Fernando Henrique, na Presidência da República, quando cheguei à Prefeitura de Aracaju e Albano Franco era o governador, ele teria condições de bloquear os recursos federais para a PMA e não o fez”, relatou Déda. “Ao contrário, ele me ligou diversas vezes, de Brasília, quando estava ao lado de ministros questionando se havia alguma pendência onde ele poderia interceder”, justificou. Déda também relatou a atuação destacada de Albano em defesa dos interesses de Sergipe, através das diversas emendas ao orçamento que têm promovido diversas obras e serviços essenciais para o povo de Aracaju e de Sergipe.

 

Edvaldo: consolidação para Aracaju avançar

Edvaldo Nogueira, por sua vez, também fez questão de ressaltar a atenção e o respeito que sempre teve de Albano Franco, que, segundo ele, é um dos parlamentares com atuação destacada em defesa de projetos essenciais para a modernização da infra-estrutura turística da capital e do interior, além de contribuir decisivamente em diversas outras áreas. “O apoio do PSDB é um elemento de grande importância para a consolidação da nossa frente em defesa do avanço de Aracaju no caminho da justiça social, modernização administrativa e, principalmente, qualidade de vida para a nossa população”, defendeu.

 

Acordo deprimente

De um leitor indignado: “Não precisa muito esforço para se ver que a Prefeitura de Aracaju esta em boas mãos. Que, se dependesse de mim, Edvaldo seria reeleito. E que, além disso, ficamos aliviados quando sabemos que o grupo dos sanguessugas do dinheiro público já não controla efetivamente nosso Estado. Mas, por outro lado, uma foto publicada na notícia intitulada “PSDB oficializa apoio a Edvaldo” onde aparecem Albano e Fabiano Oliveira é deprimente, lastimável e aviltante, pois vemos dois caras  os quais estavam há menos de 10 meses ao lado de João e companhia limitada posando para outras fotos. Está todo mundo vendo esse vergonhoso vai e vem. Depois eles querem a parte deles”.

 

Vaga assessor de comunicação PRSE I

A procuradora-chefe da PR/SE, Eunice Dantas Carvalho enviou os seguintes esclarecimentos sobre a nota publicada neste espaço com o título “A hora de o MPF chamar concursados”: “Primeiramente, cumpre salientar que o jornalista Cristian Góes assumiu a função de Assessor de Comunicação desta unidade, após participar de processo seletivo realizado com ampla transparência e publicidade, tendo alcançado o 1º lugar única e exclusivamente por méritos próprios. Ressalto, inclusive, que esta chefia optou por realizar o citado processo seletivo, a despeito da possibilidade de realizar a nomeação independentemente de concurso, pois a referida função é de livre nomeação e exoneração, nos termos da Constituição Federal. É inverídica a informação veiculada de que as atribuições do assessor de comunicação serão realizadas pela estagiária contratada recentemente. Enquanto a função de assessor de comunicação estiver vaga, a supervisão do estágio será realizada por jornalista da Assessoria de Comunicação da Procuradoria Geral da República, até que seja suprida a vaga. A referida estagiária em nenhuma hipótese realizará qualquer atividade que seja privativa de profissional da área”.

 

Vaga assessor de comunicação PRSE II

Prossegue os esclarecimentos da procuradora-chefe:Quanto à nomeação dos candidatos classificados no V concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro de reserva para as carreiras de Analista e de Técnico do Ministério Público da União, informo que o controle da distribuição de vagas e as respectivas nomeações de servidores em todo o Ministério Público Federal é realizado diretamente pela Secretaria Geral do MPF, localizada em Brasília-DF, não possuindo a Procuradoria da República em Sergipe nenhuma capacidade de decisão sobre a matéria. Ademais, o pequeno número de nomeações para esta unidade da federação deve-se, primordialmente, ao dever legar de realização concurso de remoção previamente às nomeações, o que faz com que os cargos sejam ocupados por servidores que pertencem ao quadro do MPU que se deslocam de outros estados. No caso específico da Assessoria de Comunicação,  o edital do concurso público não previa vaga de Analista/Área Documentação/Especialidade Comunicação Social para nenhuma unidade do MPU, previa apenas cadastro de reserva, sendo que até a presente data não foi disponibilizado nenhum cargo para a PR/SE, motivo pelo qual não foi nomeado nenhum dos candidatos aprovados para o cargo de Analista de Comunicação Social classificados para Sergipe. Por fim, informo que o referido concurso teve sua validade prorrogada por 01 (um) ano, a partir de 30 de maio de 2008, nos termos do edital SG/MPU n.º 5, de 05 de maio de 2008, publicado no DOU  de 06/05/2008, Seção 3, Pág. 87”. Eunice Dantas Carvalho, procuradora-chefe da PR/SE.

 

Obra do sistema viário do Campus

Sobre a nota publicada na coluna do último dia 16, sob o título “Asfalto  dentro do Campus da UFS”, o prefeito do Campus de São Cristovão, José Firmo enviou os seguintes esclarecimentos:  “Reconhecemos que a situação é realmente muito  ruim. Ocorre que temos em curso obra de grande importância para todo sistema  viário do Campus de São Cristovão. A obra prevê drenagem, terraplanagem e pavimentação das vias, além de  construção de vagas de estacionamento e sinalizações vertical e horizontal. Estão sendo investidos R$ 2.350.000,00 e a conclusão está prevista para os  próximos trinta dias. Com a conclusão dessa obra a UFS deverá eliminar esta situação de desconforto e até de possíveis prejuízos aos condutores de veículos. Além dessa obra aqui no Campus de São Cristóvão, obra nos mesmos moldes está  sendo realizada no Campus da Saúde (Hospital Universitário). Paralelamente temos realizado serviço de recomposição (tapa-buracos) visando  diminuir os transtornos. Queremos parabenizá-lo pela coluna exitosa e nos colocar à sua disposição  para sempre que julgar necessário”.

 

Feira Nova: PPS e PDT juntos

Foi confirmada no final de semana a coligação PPS/PDT para a sucessão do Prefeito Jonathas Oliveira de Feira Nova.  Uma reunião da qual participaram os Secretários Jorge Araujo e Nilson Lima, com o Prefeito e Vereadores aliados, ficou definido que o atual Secretário do Município José Carlos (PPS) será o candidato a Prefeito, tendo como vice o vereador Tonho do Leite (PDT).

 

Poço Redondo: indefinido vice de Frei Enoque

Em Poço Redondo continua indefinido a indicação do nome do candidato a vice de Frei Enoque (PSB). O ex-deputado Jorge Araujo (PDT), fiel companheiro de Frei Enoque, defende a indicação de um nome do PDT, partido aliado do Frei, e justifica que o partido tem potencial no município, pois além da atual vice-prefeita, conta com três vereadores na Câmara Municipal.

 

Homenagem aos trintões

De um funcionário da Deso: “A Deso promove homenagem aos trintões da empresa. Uma forma de reconhecer os empregados com mais de trinta anos de serviço prestados a Companhia, com direito a nome em placa e tudo mais. Por outro lado a Deso no mês passado homenageou um de seus empregados com mais de trinta anos de casa com a carta de demissão, sem que apresentasse qualquer motivo para justificar a medida. Outro fato curioso, que gerou algumas reclamações foi que na programação foi organizada uma festa no Clube de Engenharia. Detalhe: os homenageados que quisessem participar  tinham que contribuir com uma quantia de cem reais. Ai teve vários dos “homenageados” de se recusaram a “contribuir” para ser homenageado”.

 

Convenção PTdoB em São Cristovão

Do jornalista Abrahão Crispim Filho.“Nos próximos 15 dias acontecerá a convenção de mais um partido em São Cristóvão, o “PTdoB”. O partido ainda não definiu sua base de apoio, ou seja, com quem irá se compor  neste pleito, a única certeza é a candidatura do vice-presidente do partido Michael Almeida a câmara daquele município, diga-se de passagem com grandes chances de vitória. Sobre as composições em São Cristóvão, não só o PTdoB, mas vários outros partidos ainda não se definiram em relação as coligações proporcionais e/ou majoritárias, mesmo por que as arrumações por lá só devem ser definidas no apagar das luzes”.
 

Desrespeito a paciente no São Lucas I

Relato de uma leitora, para que todos façam a reflexão necessária sobre a situação dos hospitais em Aracaju: “Desde segunda doente por conta de uma intoxicação alimentar, tive que ir à urgência do São Lucas. Ao chegar lá, me deparo com uma situação bastante aflitiva: superlotação. Até aí tudo bem, já que a unidade de saúde é uma das mais requisitadas da capital. Com uma fila de espera somente para fazer a ficha, esperei cerca de 2h30 para que alguém me desse um posicionamento. O que não foi feito. Com raiva levantei e fui a outro Hospital, que por azar do destino não atendia ao meu convênio (Correios). Acabei parando no São José, onde fui atendida “bem”. Coloco este bem entre aspas, pois a única coisa que fizeram foi uma medicação paliativa, onde melhorei por instantes, mas no outro dia tive uma imensa recaída.Na quarta-feira, por estar pior do que o previsto, voltei ao Hospital. Pelo São Lucas ser o Hospital particular com mais recurso de exames feito em caráter de urgência, me desloquei para lá novamente. Cheguei à 1h30 da tarde e fui informada de que várias pessoas estavam na fila de espera desde as 11h da manhã! Morrendo de dor, acabei esperando, na esperança de resolver logo o meu problema, já que no São José não consegui muita coisa. Esperei até quase 5h da tarde, quando me esquentei e levantei do meu lugar para questionar a atendente sobre a demora”. 
 

Desrespeito a paciente no São Lucas II

Continua a leitora: “Fui informada com o maior desdém que o clínico geral estava “preferindo não atender” pois não havia como medicar os pacientes, já que o ambulatório estava cheio de enfermos. Inconformada, voltei para o São José, onde prontamente fui atendida por um médico que mal olhou para mim, só perguntou o que eu sentia, me passou uma medicação e só pediu um hemograma por solicitação minha. Foi quando ele descobriu – não antes que eu – que eu estava com infecção causada por alimentação estragada e me passou o medicamento correto. Aí é que eu pergunto. Como é que um hospital particular deixa os pacientes de URGÊNCIA assim, à mercê da sorte? E como é que um hospital diz ter um setor de pronto atendimento que demora 4h30 para ver a possibilidade de uma hora atender, quem sabe, um paciente? E outra: não sabia que os médicos tinham matérias relacionadas à vidência e à visão de raio-x na Universidade para nem precisar topar em um paciente para dar seu diagnóstico. Antes de terminar o meu relato, quero levantar mais um questionamento: Depois do surto de dengue, os hospitais reduziram em quanto os seus funcionários para que o atendimento ficasse travado deste jeito?” É preciso que o MP fique de olho nestes hospitais, principalmente o São Lucas. 
 

TJ aprecia Plano de Cargos e Salários

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Des.Artêmio Barreto, entregou pessoalmente a todos os desembargadores a proposta do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Poder Judiciário. Foi o início do processo legislativo que dará ao funcionalismo do TJ a segurança de uma lei que prevê sua progressão na carreira, vantagens pecuniárias, sistema remuneratório, unificação das carreiras pelo nível de escolaridade e supressão de distorções salariais atualmente existentes.O processo passará por ampla discussão em plenário com a participação das entidades de classe representativas. 
 

Histórico do anteprojeto

Segundo as informações da assessoria do TJ, em janeiro foi constituída comissão coordenada por um dos juízes auxiliares da presidência do TJ e composta de servidores das áreas de planejamento, administração e finanças do Tribunal, além de um escrivão e de representantes da antiga e da atual gestão do Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sindiserj), com o objetivo de oferecer à Presidência um anteprojeto de Plano de Cargos e Salários(PCS). No dia 31 de março os integrantes da comissão entregaram o anteprojeto do PCS ao Presidente do TJ, Artêmio Barreto. Uma semana após – no dia 7 de abril – o Sindicato resolveu rejeitar o Plano formalmente entregue à presidência do Tribunal, anunciando de imediato  uma proposta de ‘Plano pelo Sindiserj’, fixando prazo para que a administração do TJ se pronunciasse ao mesmo tempo que fixava indicativo de greve. Diante da postura do Sindiserj, o Presidente do TJ suspendeu a mesa de negociação, instalada a pedido do próprio Sindicato, decidindo enviar o anteprojeto do PCS  para apreciação do colegiado de desembargadores. A tentativa de greve foi frustrada por ação movida pelo Estado de Sergipe que obteve liminar onde se reconheceu a ilegalidade do movimento. O Sindiserg apresentou reclamação no STF o qual, entretanto, afirmou que a decisão cabe ao próprio TJ de Sergipe.
 

Cargos em Comissão do TJ

O Sindicato divulgou esta semana que existem cerca de 700 comissionados  no Tribunal de Justiça, absorvendo R$ 1,1 milhão por mês, valor que daria para pagar 80% da folha dos efetivos. Consultada, a diretoria de imprensa do TJ revelou que, segundo dados oficiais da diretoria de pessoas, existem 520 cargos em comissão, sendo 253 (48,65%) providos por servidores efetivos e 267 (51,35%) por servidores sem vínculo efetivo, que correspondem a apenas 10,76% do total de servidores (2481). Em termos financeiros, o custo total da folha de pagamento dos 2481 servidores existentes no TJ – efetivos e não efetivos – é de R$ 10.254.691,13, sendo que R$ 1.060.526,26 (10,34%) remuneram os salários dos cargos comissionados sem vínculo efetivo. Este ano o TJ já concedeu aos servidores 10% de reajuste salarial, majoração do auxílio alimentação (que pode chegar a $ 368,00), auxílio saúde (no valor máximo de R$ 260,00) e adicional de qualificação, pelo qual o servidor poderá perceber 3% a 20% a depender do seu nível acadêmico.
 

Embaixador dos Estados Unidos chega a Sergipe neste sábado

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, chega a Aracaju neste sábado, 21, às 13h, horário de seu desembarque no Aeroporto de Aracaju. O embaixador vem visitar Sergipe atendendo a um convite do governador Marcelo Déda, feito na abertura do Nordeste Invest, evento de turismo da região Nordeste, no último dia 28 de maio. Sobel veio conhecer as potencialidades e oportunidades de Sergipe e visitar pontos turísticos do Estado.Ainda na tarde de sábado, a partir das 16h, Clifford Sobel vai, junto com o governador Marcelo Déda, visitar a cidade histórica de São Cristóvão. À noite, a partir das 21h, o embaixador dos EUA vai conhecer o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, onde também receberá a imprensa para entrevistas. Logo depois, ele vai para o Forró Caju. (ASN).
 

ESPECIAL: DEBATE SOBRE ACORDO COM A MICROSOFT

 

Visão do governador sobre o acordo com a Microsoft

“Estas parcerias representam um momento extremamente importante para o desenvolvimento do Estado de Sergipe. A utilização das inovações das tecnologias da informação e a inclusão digital estão entre as nossas prioridades dentro do projeto para estimular um ambiente favorável à geração de emprego, renda, empreendedorismo e inclusão social em Sergipe”, declarou o governador. Estímulo à inovação, fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de softwares e capacitação de professores e alunos para o ensino profissional foram elencados pelo presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, como os principais pilares das diversas parcerias entre os projetos de governo e o Potencial Ilimitado, desenvolvido pela Microsoft. Iniciativas como estas, que aliam cidadania e tecnologia, criam condições para que Sergipe possa continuar atraindo empresas de capital intelectual para consolidar suas vocações econômicas, através da educação e da inovação”, avaliou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

 

Redução da desigualdade social no campo digital

Segundo o governador a preocupação é a redução da desigualdade social no campo digital e o governo continuará estimulando a produção do software livre e todas as ações não se chocam por conta do convênio com a Microsft. Déda destacou a criação do Centro de Inovação de Sergipe, fruto da parceria, como um importante instrumento de fortalecimento do Sergipe Parque Tecnológico. “Essas tecnologias de informação vão ajudar na consolidação do Sergipetec, através da inovação em biotecnologia, da cadeia de petróleo e gás, e da formação de empresas de TI, especialmente na produção de softwares que multipliquem o ecossistema digital, o empreendedorismo e a geração de renda”, afirmou o governador. A segunda grande parceria do protocolo de intenções prevê a instalação de um laboratório de Interoperabilidade com a Universidade Federal de Sergipe e o Sergipetec. O objetivo desse laboratório é desenvolver projetos focados na co-existência entre a plataforma Microsoft e soluções de código aberto.

 

Programas de formação

Entre as parcerias, o programa de formação Aluno Monitor vai beneficiar estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual, através da formação em conceitos básicos de tecnologia, da capacitação para o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e da multiplicação dos conhecimentos de TI. Nas escolas em que o programa for implantado, os professores serão capacitados para atuar na formação dos alunos monitores que serão os futuros professores locais do Programa.  Os alunos das escolas estaduais poderão ter acesso, gratuitamente, a um e-mail com domínio a ser definido pelo Estado por meio da implementação da solução Windows Live@edu, que oferece serviços de comunicação baseados no Windows Live Hotmail gratuitamente para alunos, ex-alunos, professores e funcionários. A Microsoft também se compromete a apoiar a capacitação de professores de Tecnologia da Informação de Escolas Técnicas e Universidades públicas e privadas por meio dos seus programas acadêmicos. Também para o público jovem, a empresa vai realizar uma seletiva estadual da Imagine Cup, tida como a Copa do Mundo da Computação entre os alunos das escolas públicas e privadas do Estado. Por meio dessa competição, a Microsoft trabalha em parceria com a comunidade acadêmica mundial para encorajar a inovação na indústria de tecnologia.

 

Doação de softwares

O protocolo também incluiu a doação de softwares Microsoft para Organizações Não Governamentais parceiras do Estado, a fim de que sejam utilizados em projetos de inclusão digital, e de software para laboratórios, professores e alunos dos cursos de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design de acordo com os termos do MSDN Academic Alliance, programa voltado para a área acadêmica que inclui a plataforma Microsoft, servidores e ferramentas de desenvolvimento.  Todo o conjunto de software pode ser instalado em todas as máquinas do laboratório de computação do departamento participante, sem limite de quantidade, desde que usado exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa. (ASN).

 

Microsoft vicia usuário no Windows e no Office?

Sobre o protocolo de  intenções com a Microsoft, assinado ontem, 20, pelo Governo do Estado, alguns técnicos da área levantaram questionamentos, que, mesmo sendo leigo no assunto, este jornalista avalia que é preciso uma discussão profunda. O professor e doutor da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Hugo Ribeiro, escreveu que está profundamente decepcionado com o governo. Ele alerta que a  Microsoft é uma empresa privada de softwares e não faz nada de graça. Se doa softwares agora, é para cobrar as licenças de uso depois. Se não cobra as licenças de uso em determinadas empresas, principalmente em centro de inclusão digital, é para poder “viciar” os usuários em determinados softwares pagos. Uma vez que o usuário aprende a usar o computador e fica “viciado” no Windows e Microsoft Office (Word, Excel, etc…), só vai querer usar esse tipo de software em sua residência ou em sua estação de trabalho. Se usar em casa, significa que irá usar um software pirata, pois o preço é um absurdo, e a cada dois anos, no mínimo, há uma nova versão, o que exige a atualização, e conseqüentemente, pagamento de nova licença de uso.

 

Migração dos computadores para sistemas livres

Acrescenta Hugo: “O governo brasileiro está em vias de migração para o uso de software livre (leia-se, Linux), que pode ser tão fácil e amigável quanto Windows (em alguns casos até mais  simples, como o caso da instalação de programas no Ubuntu, por exemplo). Existem diversas experiências em relação ao uso de sistemas com software livre em instituições de educação governamentais”. Para o professor Hugo Ribeiro é ridículo pagar por algo que se tem gratuito. “Tente imaginar quantos computadores existem nas repartições públicas somente do município de Aracaju. Agora tente imaginar em todo o Estado. Agora lembre-se que, cada computador tem que pagar uma licença anual para usar o  Windows e o Microsoft Office. Se não pagar, é pirataria, conseqüentemente, prática ilegal. Agora imagine o quanto não economizaríamos se todos esses computadores migrassem para sistemas livres?”. Hugo Ribeiro repassou para este jornalista uma entrevista publicada na revista de informática, sobre o assunto, com Sérgio Amadeu da Silveira, atual presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e um dos maiores defensores do Software Livre no governo. É um assunto que muitos não dão a atenção merecida, mas está presente no dia-a-dia de todos, mesmo aqueles que ainda não utilizam o computador, mas suas ações dependem dele.

 

Questionamentos sobre acordo com a Microsoft

Do professor de geografia da SEED, Antônio Carlos: “Analisando o referido assunto sobre citada parceria fiquei indignando: “a Microsoft vai doar Softwares para formação de Aluno Monitor, capacitação para o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e a multiplicação dos conhecimentos do TI”. Comecei a refletir e formular algumas perguntas:1. Quando estamos multiplicando esses conhecimentos dos produtos (programas) da referida empresas nós não estamos aumentos o mercado consumidor de tais produtos? É bom lembrar que o usuário irá comprar sempre produtos da Microsoft já que ele foi instruído e treinado para usar estes produtos. 2. Quando tais produtos estiverem ultrapassados, as atualizações também serão doadas ou o estado e demais entidades terão que comprar as atualizações destes programas (softwares)? 3. Existe um movimento a nível nacional priorizando o uso de programas de código aberto e de uso gratuito (principalmente os da plataforma Linux), como é o caso do BR-Office. Por que de repente aparece essa mudança de rumo? O interessante é que o Governo Federal é um dos que estimulam o uso destes programas. Nos  dois primeiros casos, estamos criando um mercado consumidor para a gigantesca Microsoft.  O que é pior: será utilizada mão de obra paga pelo estado para se criar este mercado consumidor. Aí vem a pergunta que não quer calar: a Microsoft não deveria pagar por estarmos  mercado e criando os futuros consumidores da referida empresa?”.

 

Acordo é considerado retrocesso

Do leitor Joaquim Espinhara da Silva Neto: “Governo do Estado de Sergipe assina acordo de colaboração com a Microsoft. Bem por me sentir impotente diante desse fato decidir, mesmo que discretamente demonstrar minha indignação com este fato. O atual governo totalmente desprovido de “Inteligência tecnológica” acaba de assinar um acordo de intenções com a Microsoft, pelo que todos sabem a intenção de qualquer empresa privada é a obtenção de lucros, ou seja, nada vai sair de graça, mesmo sabendo que ninguém faz nada de graça o governo do estado assina um acordo que além de violar leis e decretos federais é totalmente contrário as tendências nacionais de inclusão digital, aonde a adoção de ferramentas livres, algumas delas desenvolvidas pelo próprio governo federal, reduz de forma considerável os custos com licenças de softwares proprietários, podendo aplicar esse dinheiro em um alcance do próprio projeto. O que posso falar é que estamos vivendo em um estado repleto de lobistas das grandes empresas de tecnologia. Não acuso ninguém, mas é fato que alguém esta levando alguns dólares nesse acordo. Fico triste porque Sergipe vinha se destacando no cenário nacional quando o quesito era a redução de custos com software proprietário.Bem essa é a opinião de uma de um Sergipano indignado com um acordo que não irá trazer nenhum beneficio para o estado. Dar-nos-ão o Windows e nos cobraram pelo Office , vai valer a pena?”. Quem desejar interagir com Joaquim Espinhara é só acessar: http://blog.espinhara.net

 

Frase do Dia

“Não levante a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão”. Machado de Assis.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais