Álcool demais mata

0

Nunca a mistura de álcool e direção fez tantas vítimas em Sergipe como nos últimos 10 dias. As bebedeiras exageradas para comemorar a chegada do Ano Novo também foram responsáveis por dezenas de assassinatos na capital e no interior sergipano. Os números de vítimas da violência deixam clara a necessidade de o poder público retomar as campanhas de conscientização sobre o perigo de dirigir após encher a cara. Ou se faz isso rapidamente, ou teremos que lamentar outras mortes durante o carnaval que se aproxima. É claro que na maioria dos casos as vítimas são as principais responsáveis pelo ocorrido, mas se não desempenhar seu papel, o Estado não pode se eximir de parte da culpa por essa tragédia urbana que assusta a todos.

 

Apertando o cerco

 

O fisco encontrou uma nova estratégia para forçar os contribuintes a pagar impostos, segundo publica hoje o Valor Econômico. O achado está nos depósitos judiciais de ações em que se discute o pagamento de débitos fiscais. A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional tem conseguido bloquear a liberação desses valores quando a empresa ganha a ação judicial. Nesse caso, o argumento é o de que o contribuinte tem outros débitos com a União e por isso, ainda que tenha vencido a disputa, o dinheiro do depósito deve ser usado para quitar essas dívidas. Parte do Judiciário tem acolhido essa tese.

 

Prepare o bolso I

 

Já está disponível no site da Secretaria da Fazenda a tabela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para este ano. As alíquotas de cobrança variam entre 1% e 2% sobre o valor do veículo, de acordo com o tipo (1% para ônibus, microônibus, caminhões, aeronaves, 1,5% para aeronaves e 2% para motocicletas e similares, automóveis, caminhonetes, embarcações e demais). O calendário estipulado pelo Detran inicia em fevereiro e segue em datas previamente definidas conforme a terminação da placa de registro.

 

Prepare o bolso II

 

O pagamento do IPTU 2010 começa somente em março, porém o aracajuano que desejar antecipar mais esse compromisso já pode acessar o Portal do Contribuinte e imprimir o boleto. Quem optar pela antecipação e não tiver dívida com o município terá desconto de 10%. Se a pessoa tiver dívida, ainda assim, terá desconto de 5% caso antecipe o pagamento do IPTU. Em Aracaju, o IPTU foi reajustado em 4,27%, com base no IPCA-E, o menor dos índices de correção de preço ao consumidor.

 

Boa notícia

 

Neste verão, sergipanos e turistas poderão ter acesso gratuito à internet na Orla de Atalaia. É que o governo está implantando o projeto Verão Digital, cujo objetivo é permitir o acesso por meio da conexão wireless (sem fios) em vários pontos da Orla. Entre 10 de janeiro e 31 de março, período em que as novas tecnologias estarão sendo testadas na Orla, qualquer pessoa com um notebook poderá acessar a internet. Além disso, serão disponibilizados computadores com acesso à rede mundial de computadores em pontos fixos para atender grupos de estudantes e públicos específicos.

 

Viva a natureza

A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai ofertar mais seus medicamentos fitoterápicos, extraídos de plantas medicinais. No total, a rede pública terá oito remédios desse tipo. Os novos fitoterápicos serão produzidos a partir da alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona da soja e unha de gato. Eles são indicados para tratamento, respectivamente, de dores abdominais relativas ao fígado, problemas ginecológicos, prisão de ventre, dores lombares e artrose, alívio de sintomas e artrite reumatóide.

Brutalidade

Lamentavelmente, estupros e violência sexual ainda fazem parte da nossa realidade. Segundo a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, é fundamental que as vítimas sigam uma espécie de guia de emergência. Por esse guia, a vítima deve prestar queixa em uma delegacia e procurar o serviço médico. É fundamental prescrever exames contra doenças sexualmente transmissíveis e Aids, além da pílula do dia seguinte, para evitar a gravidez indesejada. Por fim, a vítima deve ter um acompanhamento psicológico porque há um trauma muito grande causado pela agressão sexual.    

Na legalidade

A profissão de agente de microcrédito passou a ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Com o reconhecimento, será possível levantar informações sobre o número de agentes de microcrédito, acompanhar a evolução do salário, além de abrir caminho para a regulamentação da categoria no Congresso Nacional. O agente de microcrédito atua com empreendedores locais normalmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional e sem familiaridade com processos bancários que requerem orientação antes da concessão do crédito.

Biquíni legal

Dúvidas para comprar um biquíni neste verão? Siga os conselhos da editora de moda Nina Garcia: “Escolha sempre os de uma cor só e cores sofisticadas (preto, cinza, azul-marinho, chocolate, marrom, branco). Os biquínis menores favorecem mais. Não devem ser grandes demais, principalmente na parte de baixo, porque é possível que formem um volume que pode ceder e ficar horrível”. Não quer o conselho? Então faça como Ana Maria, que “comprou um biquíni de bolinha amarelinha, tão pequenininho que na palma da mão se escondia”.

Nova chance

A Mega-Sena, que será sorteada amanhã, deve pagar R$ 2 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas. Não é assim uma bolada como os R$ 144,9 milhões pagos pela Mega da Virada, mas vale a pena arriscar. As apostas para concorrer ao próximo concurso devem ser feitas até as 19 horas (horário de Brasília) de amanhã.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários