Amorim, convites e (des) caminhos

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“No meu descaminho diz que estou sozinho e sem saber de mim”. O verso de Chio Buarque cabe perfeitamente para o senador Amorim e seu grupo político por conta das aventuras, dos convites, caminhos e descaminhos para a disputa eleitoral em Aracaju.

Para quem acha que é algo surreal, alguns fatos (os mais recentes):

–  Recados públicos para indicar o candidato a vice de João Alves. O prefeito fez ouvido de mercador e já deixou claro que o vice, será Machado, por isso ele deve ir para outro partido nas próximas semanas. (a emenda, dando o prazo de 30 dias para os políticos será promulgada pelo Congresso na quinta,18);

–  Depois o convite e as notas plantadas na imprensa de que a competente e eficiente promotora do MPE, Euza Missano, seria candidata a prefeita pelo PSDB. Euza deixou  claro que nunca pensou nesta possibilidade;

–  Logo após uma entrevista para que o deputado federal Laércio Oliveira, do Solidariedade, afirmasse que poderia apoiar uma possível candidatura de Amorim a prefeito. Laércio deixou claro que apoiará a reeleição de João Alves;

–  Não satisfeito, chegou o convite para que Laércio Oliveira fosse o candidato do grupo a prefeito. Outro sonoro “Não”.

– E na semana passada outro convite, desta vez para a defensora pública e suplente de vereadora em Aracaju, Emilia Corrêa, para disputar a Prefeitura. Sem comentários.

– E numa reunião do grupo foi anunciado ontem, 15, para a imprensa que o grupo comandado por Amorim terá candidato a prefeito. E Amorim foi “autorizado” a articular a candidatura.

Ontem, 15, um aliado de João Alves disse que a cada semana que surge um novo caminho para o grupo Amorim o prefeito solta aquela sonora gargalhada conhecida de todos.

Sabe o motivo da gargalhada de João? Ele não deixará Amorim indicar o vice, nem assumirá compromisso para apoiá-lo à reeleição ao Senado em 2018.

João Alves sabe que todos os caminhos e labirintos levam Amorim a apoiá-lo para prefeito. Sem levar nada em troca.

PT Aracaju: nome de Eliane Aquino foi escolhido ontem, 15
E ontem, 15, a noite, os dirigentes do PT de Aracaju definiram o nome de Eliane Aquino para ser apresentado aos partidos aliados na eleição da capital deste ano. Eliane já disse que não é candidata a prefeita, mas topa ser vice.

Yunes e Mendonça Prado juntos na saída: calma, na saída da Assembleia ontem,15                                            

Foto: César de Oliveira/reprodução da foto em qualquer espaço de notícias ou redes sociais só com autorização do autor.

Mais uma foto espetacular do fotojornalista César de Oliveira. Ontem,15, no hall da Assembleia Legislativa, ao final da solenidade de abertura dos trabalhos com a presença do governador Jackson Barreto. A perspicácia  de César ao conseguir tirar uma foto do coronel Yunes e Mendonça Prado, com a placa de “Saída” no fundo. E os sorrisos dos dois não precisam de legenda também. César não pode mais disputar premiação de fotojornalismo: é hors concours. (Obs: reprodução da foto em qualquer espaço de notícias ou redes sociais só com autorização do autor)

Mendonça Prado na Seplag e João Gama na Sedetec
O governador Jackson Barreto reconhece o trabalho de Mendonça Prado e a importância que ele teve, quando em 2014, largou uma cômoda reeleição, para dizer não ao projeto do grupo de Amorim, contrariando a família Alves. Mendonça vai assumir uma pasta no primeiro escalação. Ontem o comentário era que ele poderia ir para o lugar de Gama na Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e o ex-prefeito iria para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).  Porém, a Sedetec é indicação do PRB.

João Batista na SSP. General José Elito, foi ou não sondado por Jackson Barreto?
E o governador deve anunciar hoje o nome do delegado João Batista no comando da SSP e toda nova cúpula divulgada ontem pelo blog. Um assessor de Jackson, consultado sobre o convite para o general aracajuano, José Elito, não soube informar. José Elito  até o ano passado era ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (a reforma extinguiu o cargo).

Almeida Lima não irá para o 1º escalão
Nos bastidores comenta-se que Almeida Lima, hoje na Adema, no máximo ficará onde encontra-se, mas a cotação para ele assumir um cargo no primeiro escalão despencou nos últimos dias. O governador Jackson Barreto recebeu uma espécie de dossiê com reclamações sobre a atuação nele na Adema. Quem viu garante que é nitroglicerina pura. Explodirá?

Prefeito acusa vereadores de pedirem R$ 150 mil
Em entrevista ao radialista George Magalhães (103 FM), ontem, 15, o padre Raimundo prefeito de Cristinápolis, que sofreu impeachment, negou que tenha praticado improbidade e acusou dois vereadores de terem pedido R$ 150 mil para não ser aprovado o impeachment. Ele disse que tem testemunhas e que a proposta foi feita por um assessor parlamentar e enviada pelos vereadores Zé de Alaíde e Zebrinnha.

Quadriciclos apreendidos em praia. Calma, foi em Alagoas. Aqui não tem fiscalização
E quem assistiu o telejornal Bom dia Brasil da rede Globo de ontem, 15, viu que o Detran de Alagoas em parceria com o Ibama, apreendeu diversos quadriciclos na praia do Gunga que estavam destruindo os ninhos das tartarugas e colocando em risco os banhistas. Todo o litoral pertence a União. É preciso que o MPF entre em ação com o apoio dos governo.

Falecimento do ex-governador Paulo Barreto de Menezes
O governador Jackson Barreto lamenta o falecimento do ex-governador do Estado, Paulo Barreto de Menezes, aos 91 anos, que foi sepultado ontem em Aracaju.Governador na década de 70, entre os anos de 1971 e 1975, Paulo Barreto fez uma administração voltada para o desenvolvimento urbano do estado.

Visionário e modernista
“Perdemos um dos engenheiros sergipanos mais visionários e modernistas de nosso estado. Paulo Barreto foi responsável pela integração entre as zonas Centro e Sul de Aracaju, duplicando a avenida Beira mar, ainda hoje uma das vias principais de nossa capital. Foi governador numa época difícil para o país, a ditadura militar, e deixou sua marca em Sergipe com obras estruturantes e de cunho social. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte seus familiares. Sergipe perde um homem honrado e respeitado, que deixou sua marca no Governo de Sergipe”, disse Jackson.

Ranking dos políticos: Fábio Reis na liderança
O deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, está em primeiro lugar no ranking dos políticos. O site avalia e classifica os políticos de acordo com a pontuação recebida em diversos critérios, como assiduidade, qualidade legislativa, privilégios, participação pública, entre outros.Cada político começa com 200 pontos e, de acordo com os dados que a página obtém, ele pode ganhar ou perder pontos.

Fontes
“Consideramos válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais e de veículos de mídia de primeira linha”, diz o site, acrescentando também as votações e a importância das leis. O deputado Fábio Reis tem, atualmente, 262 pontos, acumulados com grande presença nas sessões e todas as ausências justificadas, baixo uso da cota parlamentar em comparação a outros parlamentares, permanência no partido e ausência de notícias negativas cadastradas.

Motivação
“Fico muito feliz em saber que meu trabalho é bem visto pela sociedade e honrado por ocupar a primeira colocação em um ranking que avalia todos os 513 deputados”, disse. “Começo o ano com o pé direito e ainda mais motivado a continuar trabalhando de forma séria e responsável, buscando o melhor para a população brasileira”, completou.

Planejamento estratégico apresentado
O diretor de Controle Externo de Obras e Serviços (DCEOS) do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Adir Machado, apresentouontem, 15, o planejamento estratégico do Tribunal à conselheira Angélica Guimarães e aos componentes da 6ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI). Adir, que já fez a mesma exposição para a conselheira Susana Azevedo, ainda levará a apresentação aos outros conselheiros.

Pontos inovadores
Na reunião, foram tratados os pontos inovadores do planejamento estratégico desse biênio. O destaque é dado para a confecção de um calendário de auditorias, buscando mais organização e celeridade, e também para a junção de diretores e auditores que levarão mais detalhes dos processos aos conselheiros relatores para realizarem o melhor julgamento possível.

Bertulino pede que prefeito revogue do aumento do IPTU
“A população está desesperada. Aonde chegamos, somos cobrados a apresentar uma solução para o aumento exorbitante do IPTU promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Venho, com todo respeito, apelar a sensibilidade do prefeito João Alves Filho (DEM) para que envie um decreto à Câmara Municipal revogando a majoração do imposto”. A declaração é do vereador Bertulino Menezes, PSB.

Generosidade
“Peço ao prefeito, que não perca a oportunidade, que neste seu último ano de mandato,  olhe o povo com bondade. Observe que a população sempre foi generosa o fazendo três vezes governador e o elegendo à PMA em 2012”, sensibilizou o parlamentar, acrescentando que João Alves precisa  retribuir a atenção para com o cidadão aracajuano.

Negativação
Bertulino entende que o decreto de revogação do aumento do IPTU é uma demonstração de espirito público, de caráter suprapartidário, que beneficiaria unicamente o povo.  “A ameaça de negativação dos inadimplentes junto ao SPC e Serasa deixou os pais de famílias em total desespero. Eles sabem que terão suas vidas financeiras inviabilizadas, perdendo todas as condições de contrair crédito no comércio. Tudo isto poderá ser revisto com apenas um decreto do prefeito João Alves”, alertou.

Empresa sergipana que assessora investimentos apresenta portfólio para associados
Os sócios da empresa sergipana  “Prime Advisor Investments”, Felipe Libório e Maurício Machado apresentaram aos associados da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, o portfólio de produtos e serviços financeiros das empresa, que é certificada pela Ancord e pelo Programa de Qualificação Operacional – PQO, da  BM&FBOVESPA.

XP Investimentos
O sócio Felipe Libório explicou que a Prime Advisor é uma agente da XP Investimentos, que tem mais de 120 mil clientes e cerca de 30 bilhões sob custódia. “O sistema financeiro exige hoje um investidor qualificado”, explicou Felipe afirmando que é preciso a assessoria de um especialista para pesquisar e comparar quais os produtos financeiros mais viáveis no momento.

Bolsa de valores
Questionado sobre como XP Investimentos enxerga o atual momento financeiro, principalmente na bolsa de valores, Felipe Libório, explicou que analistas da empresa vem informando que mesmo em baixa neste momento, as ações da bolsa tende a subir este ano. “Nós recomendamos que na bolsa, por ser um investimento de risco, nunca passe dos 15% do capital”, concluiu.

Crea-SE x Acessibilidade
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) e o Ministério Público Estadual celebraram um Termo de Mútua Cooperação Técnica, Científica e Operacional visando estabelecer ação conjunta de fiscalização para assegurar o cumprimento das normas de ordem urbanística e ambiental. A ação também propõe um pacto pela promoção da acessibilidade nos espaços públicos e privados de uso coletivo e visa criar uma conscientização da necessidade de se cumprir a legislação, em especial nas novas obras, e na execução de adequações das já existentes.

Crea-SE x Acessibilidade II
O Termo foi assinado, na sede do MP, pelo presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende e o Procurador-Geral de Justiça, José Rony Silva Almeida. “Este evento reforça a parceria já existente entre a instituição e o CREA-SE e mostra que estamos alinhados na discussão de um tema universal como a acessibilidade”. Essa é uma luta de todos para termos cidades mais justas e mais inclusivas e dentro deste cenário, existem soluções, que passam pelo conhecimento dos profissionais das áreas tecnológicas”, disse Arício Resende ao reforçar a necessidade de buscar e melhorar as condições que visam atender o direito de todo cidadão no que diz respeito à mobilidade urbana.

Foco e estratégia
Integrar as equipes e buscar metas para o ano que se inicia. Estes são os objetivos do Hapvida Saúde que realiza a sua Convenção Comercial, na cidade de Fortaleza,nesta terça-feira (16). O evento conta com a presença do presidente e vice-presidente do Hapvida, Jorge Pinheiro e Candido Júnior, além dos superintendentes e da diretora de Marketing, Simone Varella. Na ocasião, a equipe apresentará metas para este ano, definindo planos de ação, e também serão lançadas as campanhas de Marketing e Vendas para 2016!

Palestra “Destinação da Terra,Causa das Misérias e das Aflições”, hoje, 16, com o teólogo Carlos Rocha
Nesta terça-feira, 16, a partir das 20 horas, o teólogo Carlos Rocha estará proferindo palestra na Casa de Caridade Francisco de
Assis (localizada à rua Ceicinha Vieira no Conjunto Inácio Barbosa) sobre "Destinação da Terra, Causa das Misérias e das Aflições". De acordo com Luduvice José, trata-se de um ensejo para que se elucide a relatividade de certos problemas que nos desconfortam no cotidiano.

Expressão
Com sua capacidade de expressão e de argumentação dentro de uma linha lógica, Carlos Rocha tem sido um expoente da doutrina do Cristo, desmistificando assuntos que, por falta de conhecimento, muitos líderes religiosos colocam em conta como ato de fé, além de dogmatizarem fatos sem qualquer embasamento racional. Carlos Rocha sempre assevera que, "Fé sem raciocínio é fanatismo".

Curso de Cuidador de Idoso. Início na sexta-feira, 19  
A clínica geriátrica Espaço Ativo inicia na próxima sexta-feira, 19, o curso para Cuidadores de Idosos. A capacitação tem o objetivo de desenvolver os conhecimentos teórico-práticos necessários para a qualificação nos cuidados prestados às pessoas idosas.  A clínica ainda dispõe de vagas para quem deseja fazer o curso.

Disciplinas
Durante as aulas, os profissionais irão abordar desde o conceito do ofício, a temas como patologias mais comuns no idoso, aspectos nutricionais, direito e cidadania, ambiente e segurança e uma série de outros conhecimentos que fazem a diferença no dia a dia de quem escolhe a profissão. O curso tem como público alvo profissionais de saúde (técnicos e auxiliares de enfermagem), familiares do idoso e cuidadores formais e informais.  

Professores
Com carga horária de 40h, o treinamento contará com disciplinas ministradas por geriatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeira, psicóloga, fonoaudiólogos e dentista. Os interessados em realizar a inscrição devem entrar em contato com o Espaço Ativo, através do telefone (79) 3022-2100 ou dirigir-se à clínica, que fica situada à rua Construtor João Alves, 497, Bairro Salgado Filho, Aracaju-SE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AdemarQueiroz  Quem alimenta a alma, mata o ego de fome.

www.twitter.com/ThalesBrandao  Remédio é a droga contemporânea.

www.twitter.com/oMarioSousa  A gentileza se tornou coisa tão rara que quando ocorre, as pessoas se assustam.

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Uma nova modalidade de dedo duro surgiu no mudo social. A este, seu nome foi dado de snapchat.

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  "Não tenho nenhum processo contra mim, to sofrendo um golpe" Prefeito de Cristinápolis.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Campo Grande, reincidência de delitos, 4% é a média. Brasil, 80%, o segredo está na reinserção e  no trabalho de quem sabe fazer.

DEBATE/ SEFAZ E COBRANÇA TRIBUTOS

Esclarecimento da SEFAZ sobre notas da coluna de ontem,15

Em atenção aos leitores da sua coluna e preocupada em estabelecer a correta informação sobre notícias publicadas na edição desta segunda-feira, dia 15, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) esclarece que:

1 – A concessão de benefícios fiscais a empresas no Estado de Sergipe é disciplinada pela Lei Estadual nº 3.140, de 23 de dezembro de 1991, cabendo ao Conselho do Desenvolvimento Industrial deliberar sobre a concessão de apoio financeiro, creditício, locacional e/ou fiscal a empreendimentos da iniciativa privada. Cabe à Sefaz atuar na fiscalização sobre o recolhimento dos tributos na forma devida. Diferentemente do afirmado, a Sefaz vem sistematicamente realizando operações especiais de fiscalização em diversos segmentos do comércio e indústria, a exemplo dos ramos de bebida, cimenteiro e comércio varejista, entre outros. Em uma destas operações, empresas foram mantidas sob regime especial de fiscalização para análise e auditoria em documentos, além de fiscalizar o cumprimento de obrigações tributárias, fato este acompanhado e divulgado pela imprensa.    

2 – Também diferente do que foi publicado sobre suposta influência político-partidária em cargos de gerência na Sefaz, a entrega destes cargos ocorreu em novembro do ano passado, por meio de decisão deliberada por alguns auditores em assembleia do Sindifisco durante o movimento grevista à época, fato também amplamente divulgado pela imprensa. Portanto, as solicitações de dispensa das atividades gerenciais em nada mantêm relação com as mudanças ocorridas recentemente no setor de Contencioso Fiscal. Cabe ainda esclarecer que o exercício da gerência em questão é atividade privativa de auditor técnico de tributos, ocupada atualmente por um profissional de carreira na área.

DO BLOG

Mais questionamentos do blog: empresa autuada por não recolher tributos não tem que perder benefício do PSDI?

Para a Sefaz responder de um jornalista leigo:

1 – Se uma empresa está com o benefício fiscal e é autuada por falta de recolhimento de tributos ou outras obrigações, ela tem que perder o beneficio e sair de imediato do Programa  Social de Desenvolvimento Industrial (PSDI), isso não só ocorreu com a AMBEV, como também com várias empresas;

2 – O contencioso foi sim imposição do secretário, porque foi publicado ONTEM, 15, no DOE, e o gerente anterior não foi exonerado( Márcio Santa Rosa), como ele poderia colocar a aliada de João, no lugar, tem dedo de alguém aí;

3 – Por quê a resposta não esclareceu  o motivo da Superintendente ser também a corregedora ? Será que ele tem medo de enfrentar os diversos processos administrativos?

4 – E uma sugestão ao governador Jackson: pergunte se tem algum auditor fiscalizando energia. A Energisa recolhe quanto quer.

DO LEITOR

Merenda escolar em Telha: biscoito cream crack e k-suco                                                                               

    
E-mail recebido de Cesar Dias: “Caro Promotores de Justiça, olha a merenda escolar que a PREFEITURA MUNICIPAL DE TELHA, oferece aos alunos, e este é o primeiro dia de aula, cadê o Pacto pela Educação? É isto, pois nas notas fiscais não existe biscoito cream crack com k-suco não, e sim muita carne de primeira, alcatra, e muitos quilos de peito de galinha e bebidas láctea.”

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Bebo-o porque é líquido, se fosse sólido comê-lo-ia.”Jânio Quadros, político brasileiro,morreu em 16 de Fevereiro de 1992. (n. 25 de Janeiro de 1917).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais