Amorim: “não sou amante do poder”

Ao ser questionado sobre a declaração do vice-governador Jackson Barreto (PMDB) no semanário Cinform desta semana pedindo “paciência” a Amorim que é “novo” e pode esperar para ser candidato a governador não em 2014, mas em 2018, o senador Eduardo Amorim lembrou que ninguém ouviu da boca dele, nem mesmo sua esposa, filhos e amigos mais próximos de que é candidato a governador. “Não sou amante do poder e encaro a política como um instrumento de transformação social”, avisou.

O senador Eduardo Amorim disse que respeita a declaração de Jackson Barreto, mas que “cada um faz o juízo que quer e fala o que quer”. Ele disse que não pode avaliar uma eleição que está distante. “No momento certo vamos discutir, mas é muito cedo. Cada coisa em seu tempo certo, maturidade é sinônimo de equilíbrio”, disse acrescentando que ninguém ouvirá dele neste momento que será candidato ao governo em 2014.

Questionado pelo blog que durante o governo interino da deputada Angélica Guimarães, lideranças nacionais do partido, que estiverem em Sergipe, lançaram o nome dele como candidato a governador, o senador explicou que escuta não só dos aliados, mas de várias pessoas por onde passa. “Respeito a declaração de Jackson e dos outros aliados. Mas como médico lembro que o remédio tem que se dado para a necessidade do paciente nem antes, nem depois do diagnóstico”.

Eleições em Aracaju
Sobre as eleições em Aracaju o senador revelou que a conversa com o vice-prefeito Silvio Santos na semana passada foi boa e que o irmão dele, o empresário Edvan Amorim, há pouco dias conversou com o senador Valadares. “Defendo que o PSC tenha candidato, mas não depende da minha vontade. É preciso discutir com todo o grupo”, explicou.

Infelicidade de André Moura I
Veja, caro leitor, como dois políticos do mesmo partido podem ter posturas bem diferentes no mesmo assunto. Enquanto o principal interessado nas declarações de Jackson, o senador Amorim fez a reflexão acima, sem agressão e revide, o deputado André Moura, do PSC, saiu com essa: “Idoso tem preferência em fila de banco não para ser candidato”.

Infelicidade de André Moura II
Além de uma declaração política infeliz, André demonstrou preconceito. Devia ter ficado calado ou ao menos consultado o principal interessado, o senador Eduardo Amorim. Fazer uma comparação com o Estatuto do Idoso, na entrevista que concedeu ao radialista George Magalhaes, na FM Liberdade, foi infeliz.

Valadares conta a verdade sobre o que aconteceu na reunião do Conselho Político

O senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB, disse hoje que quem contou ao jornalista Cláudio Humberto alguns bastidores da reunião do Conselho Político do governo, mentiu. “Na reunião do Conselho Político com a presidenta Dilma fui elogiado por ela por pedir urgência na votação da regulamentação da emenda 29. Nunca propus a volta da CPMF”, esclarece o senador. “A presidenta Dilma disse que só regulamentar a Emenda 29 não basta. É preciso encontrar uma nova fonte de recursos para a saúde. A presidenta Dilma pediu "encarecidamente" que os parlamentares encontrem uma nova fonte de recursos para uma saúde universal, gratuita e de boa qualidade”, acrescentou. O senador Valadares disse, ainda, que, na reunião, também foi elogiado pela presidenta Dilma por lembrar que os ricos dos EUA e da França estão pedindo para pagarem mais impostos. “Agora eu pergunto: há quem interessa essa mentira deslavada? Aos invejosos de plantão…”, concluiu.

Aterro Sanitário da Estre Ambiental: audiência hoje, 30
Uma boa pauta para a imprensa hoje, 30, pela manhã a partir das 9h30 (no 7º andar, do Edf.Walter Franco). Na pauta da reunião do Ministério Público Estadual Será julgada o recurso do  Instituto Sócio-Ambiental Acauã e do SINDIJOR contra a decisão do promotor de núcleo, que não aceitou a reclamação das duas entidades contra o aterro sanitário da Estre Ambiental, em Rosário.As entidades entraram com o recurso porque a reclamação só poderia ser rejeitada pelo promotor da Comarca, neste caso de Carmópolis.

Aterro  privado para lixo doméstico não existe na legislação
Se o recurso for aprovado a reclamação das entidades será enviada para a comarca de Carmópolis. A alegação é que a legislação brasileira não prevê aterro sanitário privado para lixo doméstico, apenas para lixo comercial e industrial. Em Sergipe, o próprio MP já tem decisão sobre o assunto quando rejeitou o aterro sanitário que estava sendo viabilizado pela empresa Torre na área do Ibura.

Suspeição contra o MPF e o MPE
E o blog foi informado que os membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual não gostaram do que leram no último final de semana no jornal da família do ex-governador João Alves. Por coincidência, por pura coincidência, quatro colunistas na mesma edição do jornal levantaram suspeição sobre as ações do MPF e MPE de improbidade contra o ex-governador, dizendo, entre outras coisas que só ocorrem perto das eleições. Uma total falta de respeito aos procuradores e promotores. Pela “coincidência” levantaram os quatro pela manhã do mesmo dia e pensaram a mesma “coisa”. Algo do além…

Fabiano não retornará a vida pública
Convidado por alguns partidos, entre eles, o PSB, comandado pelo senador Valadares, o ex-deputado Fabiano Oliveira disse que não retornará a vida pública e continuará na vida empresarial, a pedido dos familiares.  Há quase um ano, Fabiano saiu do PSDB.

MP apura denúncia em Lagarto
A pedido de moradores e professores do Colégio Polivalente (onde funciona provisoriamente a UFS) em Lagarto, o dirigente do PT no município, José Carvalho de Menezes, conhecido como Juquinha, ingressou com um pedido no Ministério Público Estadual, para que apure uma obra que a prefeitura está fazendo ao lado da escola, as margens da rodovia Lourival Batista, sentido Lagarto/Simão Dias. Segundo a denúncia de Juquinha ao MP, a Prefeitura está construindo nove salas para lojas no terreno na lateral da escola que pertence ao DER.  O promotor Antônio Vila Nova está verificando a denúncia.

Mendonça Prado: votar no PSDB é perder tempo
Ontem, 29, pelo twitter, o deputado federal Mendonça Prado demonstrou sua insatisfação com o PSDB em Sergipe. “As decisões do PSDB nacional relacionadas ao PSDB de Sergipe são decepcionantes. Eu não quero mais saber dessa turma. Tô fora”, escreveu. Em outra tuitada ele foi mais direto:“O PSDB de Sergipe é uma espécie de quintal do PSC e do PT. Só não é oposição. Votar no PSDB é perder tempo”.

Relação harmoniosa
O empresário Adierson Monteiro frisou à imprensa que embora esteja posicionado na oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), já que está prestes a assumir o PSDB de Sergipe, sua relação com o prefeito continua "harmoniosa de maneira institucional".

Ética e seriedade
Adierson acredita que não há coincidência em Edvaldo ter anunciado a licitação do transporte urbano justamente no período em que ficou definido que ele assumiria o ninho tucano. "O prefeito é um homem ético e sério, que eu tenho certeza que não vai misturar política com o serviço público do transporte de Aracaju", disse Adierson, que reafirmou o compromisso com DEM para as eleições de 2012 na capital, mas acentuando que os demais municípios estarão abertos a outros entendimentos.

Contribuição
"Se eu pensasse só em mim não entraria na política. Mas todo homem de bem, pessoas de Deus, e de família, tem que se envolver com a política, para contribuir com a cidadania. Como cidadão seria mais cômodo ficar só como empresário, mas eu não poderia ser covarde de não aceitar esse convite do ex-governador Albano Franco (PSDB)", afirmou Adierson, em entrevista a Rádio Ilha FM, nesta segunda-feira.

Tucanos sairão da PMA
Segundo ele, todos os vínculos de tucanos com a prefeitura de Aracaju serão cortados. Com exceção da vereadora Miriam Ribeiro (PSDB), que receberá carta branca para deixar a legenda sem que o partido reivindique seu mandato. "Palavra e honra têm que ser assumidas. Mas no caso da vereadora Miriam, que sempre foi situação, não tem como agora passar por cima da ética e ser oposição", comentou ele.

Acordo com DEM só para Aracaju
Adierson também acentuou que o acordo do partido com o DEM é exclusivo para Aracaju, e que "nos municípios em que o partido estiver coligado com outros partidos, isso continuará". Na capital, o tucano pretende emplacar um nome do partido para disputar como vice do ex-governador João Alves Filho (DEM). Por conta disso é que surgem as especulações de que o ex-deputado federal José Carlos Machado aceite migrar para o PSDB para ser esse tal nome.

Tem que se impor
Ninguém entendeu porque o presidente da Câmara de Aracaju, Emanuel Nascimento, não atendeu o telefone para rebater as criticas do ex-vereador Sérgio Góes, durante o programa de Gilmar Carvalho ontem,29. Sérgio disse que Emanuel precisa se impor enquanto presidente da Câmara, se referindo ao episódio com o superintendente da SMTT, Antônio Samarone. Parece que Emanuel resolveu falar apenas na Câmara, mas aí a repercussão é bem menor.

Juvêncio cobra medicamentos
Em pronunciamento ontem, 29, na Câmara de Aracaju, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) pediu à direção do Instituto de Previdência de Sergipe (IPES) a reposição de medicamentos no posto localizado na praça da Bandeira, no Centro de Aracaju."Constantemente tenho recebido reclamações de pessoas que precisam de medicamentos que recebiam no posto da praça da Bandeira, como por exemplo insulina, e há mais de 60 dias não tem no estoque. Esse é o pedido de alerta para que o Governo do Estado e o presidente do Ipes, Dr. Vinícius, possam tomar as devidas providências o mais rápido possível", declarou Juvêncio.

Rapidez
Segundo o vereador, quando um paciente chega ao ponto de receber insulina é porque ele não tem condições de ficar sem o devido medicamento. "Então peço aqui a nossas autoridades competentes para que providenciem o mais rápido possível a aquisição desses medicamentos, afinal são pacientes. na sua grande maioria, carentes e sem condições financeiras de adquiri-los", finalizou Juvêncio.

Caminhonete transportando geladeira era da Defesa Civil de Aju
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju Nicanor Moura Neto informou que a denuncía formulada pelo blog ontem, 29, de uma caminhonete transportando uma geladeira no sábado, foi com uma caminhonete da Defesa Civil de Aracaju e não do Estado. Ele informou que vai tomar as devidas providencias e o motorista será chamado  para informar  porque estava transportando uma geladeira com várias pessoas na cabine, já que não tinha nenhuma autorização da coordenação.

Nota da Defesa Civil Estadual
Da assessoria de Comunicação Social: Sobre a nota veiculada em sua coluna na Infonet nesta segunda-feira, 19 de agosto, informamos que a Defesa Civil do Estado de Sergipe, coordenadoria vinculada à Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (SEIDES), não possui veículo com a placa NVI-0284. Existem Coordenadorias Municipais que possuem veículos do tipo pick-up servindo a suas atividades que possuem o símbolo de Defesa Civil, que é uma padronização nacional, mudando apenas o nome da cidade/estado. Desta forma, informamos que o veículo com a placa NVI-0284 pertence à Defesa Civil de Aracaju e não ao Estado.

Retiradas dos integrantes do MOTU
Aproveitamos a oportunidade para informar que a SEIDES está desenvolvendo a ação de retirada dos integrantes do MOTU alojados nos galpões das ruas Amapá e Espírito Santo, conforme acordo celebrado no MPE. Até o último sábado, 71 moradores já haviam se mudado para casas alugadas com recursos do auxílio-moradia custeado pelo Governo de Sergipe.

Veículos e caminhões
A ação está sendo coordenada pela Defesa Civil do Estado e conta com a utilização não só de seus veículos, como também os da SEIDES (caminhões) para dar o suporte necessário às famílias. Entretanto, até o momento as pick-ups da Defesa Civil Estadual ainda não foram utilizadas para essa finalidade de mudança de móveis por nãso ter havido necessidade. A utilização da pick-up de placa NVI-0284 citada na nota é de única e exclusiva responsabilidade da Defesa Civil de Aracaju, que não está envolvida neste processo de mudança das famílias no Motu.

Agentes de Saúde
O deputado federal André Moura (PSC), acompanhado do também deputado Domingos Dutra (PT/MA), pediu o apoio do governador Marcelo Déda (PT), na tarde de ontem, 29, para o pagamento do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às Endemias, em uma audiência no Palácio de Veraneio. O governador se sensibilizou com a causa, se comprometeu em fazer o pleito a presidente Dilma Rousseff (PT) e pediu um tempo para analisar o impacto na folha do Estado.

Comissão especial
André Moura e Domingos Dutra (relator) são membros da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 7.495/96, que regulamenta as atividades dos agentes, define o piso nacional da categoria e que cria 5.365 empregos públicos de Agente, no âmbito do Quadro Suplementar de Combate às Endemias da Funasa.

Psicólogos
Vários profissionais da Psicologia em Sergipe acompanharam na Assembleia Legislativa o pronunciamento feito pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT), em homenagem ao Dia do Psicólogo, comemorado no sábado passado, 27 de agosto. Na ocasião, o líder do governo anunciou que apresentará no parlamento sergipano uma Moção de Apoio à bandeira de luta dos psicólogos.

Carga horária
“Eles reivindicam a definição de uma carga horária de trabalho em 30 horas semanais, além do piso salarial de R$ 2,8 mil. Como nós não podemos definir essas questões via Assembleia Legislativa, levaremos a Moção aos parlamentares de Brasília”, explicou Gualberto. Para ele, a atividade do psicólogo é essencial para obtenção de uma vida saudável. “Eles cuidam das agonias vinculadas à mente. Portanto, é um trabalho que merece o nosso respeito e deve ser levado em consideração por todos”, disse.

Wanderlê é cidadão itaporanguense
Na noite desta terça-feira, 30, às 19 horas, o ex-deputado estadual Wanderlê Correia será homenageado pela Câmara de Vereadores do município de Itaporanga D'Ajuda, recebendo o título de cidadão itaporanguense. A honraria é fruto de uma iniciativa do vereador César de Bebé (PMDB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo ex-parlamentar à população do município. Filho de São Cristóvão, Wanderlê viabilizou importantes benefícios para Itaporanga D'Ajuda, a exemplo da implantação do ensino público de nível médio. A solenidade deve ser bastante concorrida.

Celi Decorações comemora 65 anos da Saccaro
A Saccaro Aracaju, recebeu mais uma vez profissionais sergipanos em noite de festa, do lançamento da revista que comemora os 65 anos da marca. A grande surpresa da noite foi ver projetos sergipanos em lugar de destaque nesta edição, como as duplas Alane Medeiros e Vera Miranda, que apresentam um belíssimo projeto residencial, e, Aline Farias e Taiana Pithon, que contemplam as páginas da revista com o projeto de um dos apartamentos decorados da FFB Construções. A noite foi inesquecível e de muito reconhecimento ao talento sergipano.

Fisioterapia e qualidade no Hospital Primavera
A fisioterapia é um importantíssimo aliado na recuperação de pacientes com as mais diversas patologias. Na rede hospitalar, é essencial a presença de um profissional da área. No Hospital Primavera é assim. A equipe de fisioterapeutas do Capacitá (grupo atuante no Primavera desde 2009) é composta por 19 profissionais focados totalmente na reabilitação do paciente. Os fisioterapeutas são especializados nas mais diversas áreas como UTI, terapia intensiva, cardiologia, neurologia, ortopedia e respiratória.

Serviços de qualidade
“Nosso objetivo é prestar serviços de qualidade no âmbito hospitalar e expandir nossa atividade para aprimoramento técnico-científico e atendimento domiciliar de Fisioterapia. Atuamos especialmente na UTI e no internamento, e quando acionados também prestamos atendimento na Urgência”, afirma Érika Ramos, coordenadora do Grupo.O grupo Capacitá atende a todos pacientes que possuem algum déficit funcional, desde a perda da função respiratória ou motora, até mesmo cardiovascular. Ainda de acordo com Érika, a equipe possui diferenciais.

Equipe qualificada
“Valorizamos bastante a capacitação profissional. O grupo é composto por professores e ex-professores da UNIT, especializados, alguns mestres ou mestrandos. Nossos profissionais possuem especialidades diversas pois compreendemos que a assistência hospitalar deve ser completa. A receptividade dos pacientes frente ao nosso trabalho está superando as expectativas. Nosso comprometimento é com a qualidade do atendimento e bem-estar do paciente”, complementa a coordenadora.

Projeto “Música de Câmara”, hoje no PMOC
O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) recebe nesta terça-feira, 30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) em mais uma edição do projeto ‘Música de Câmara’. A apresentação acontece no hall de entrada do PMOC a partir das 17h.  No repertório, a ORSSE apresentará músicas de compositores como Mozart e Rossini regidas pelo também integrante da orquestra, Daniel Nery. O Palácio-Museu Olímpio Campos fica na praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju. A entrada é franca.

Construtoras se somam a Fundat
Com o objetivo de incrementar o programa de empregabilidade na área da Construção Civil, a presidenta da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Rios Pimentel, iniciou uma série de visitas junto aos empresários do ramo.  A absorção no mercado de trabalho da mão de obra que está sendo treinada pela fundação para desenvolver as atividades de pedreiro polivalente e assentador de revestimento está se confirmando. As construtoras estão abraçando a ideia e se tornando parceiras diante da escassez de pessoal qualificado.

Qualificação da mão de obra
“Tenho interesse nessa mão de obra qualificada”. A expressão é do diretor presidente da Botelho Engenharia Ltda (Engeb), engenheiro Eduardo Botelho, ao tomar conhecimento que duas turmas estão sendo capacitadas na área da construção civil. Receptivo, lembrou que está com uma grande obra e que, portanto, boa parte dessa mão de obra será contratada. “Temos a segurança de que são trabalhadores capacitados por um órgão de credibilidade, como a Fundat”, declara.

Empregabilidade
Os empresários concordam que a ação da Prefeitura de Aracaju por meio da Fundat é louvável diante da necessidade de mão de obra capacitada para o setor. A área da construção civil está em ascensão e, portanto, gerando mais emprego e renda. Telma Rios Pimentel disse que as visitas terão continuidade. “Vamos concentrar o maior número possível de construtoras. Dessa forma, a empregabilidade na área também será maior, oportunizando, portanto a inclusão social de muitos trabalhadores”, disse.

Codevasf e governo entregam sementes
Com a chegada dos primeiros caminhões carregados de sementes de arroz nos Perímetros Irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, se concretiza a parceria formada entre a Codevasf – 4ª Superintendência Regional de Aracaju e o Governo do Estado de Sergipe.Foram disponibilizadas para os irrigantes, 290 toneladas de sementes, sendo, 170 para o perímetro de Betume, 64 para o perímetro de Cotinguiba/Pindoba e 56 para o perímetro de Propriá.

Ganhos substanciais
Para o Superintendente da Codevasf, Paula Carvalho Viana, a parceria existente entre a Companhia e o Governo do Estado de Sergipe, tem proporcionado aos irrigantes do Baixo São Francisco sergipano ganhos substanciais em todo processo produtivo, não só com a doação de sementes de qualidade, mais também com a sinalização concreta da compra de parte da produção via chamadas públicas e CONAB. Além disso, a Codevasf tem colocado para os rizicultores a necessidade de melhoria de suas organizações, para possibilitar de inserção do arroz produzido nos perímetros irrigados, nos mercados atacadistas e varejistas da região, diminuído assim a ação dos atravessadores, diz Paulo Viana.

PELO TWITTER

Esquecer jamais
www.twitter.com/cezar_britto Os que cometem crime contra a humanidade precisam saber que seus crimes jamais serão anistiados. É a nossa garantia de sobrevivência.

Cegueira global
www.twitter.com/joaozinho_se Os "Princípios Editorais das Organizações Globo" podem me explicar a ausência de comentários sobre os protestos a R. Teixeira nos estádios?

Máfia telefônica
www.twitter.com/PedraoPrata Muita raiva mesmo! Essa @Vivoemrede trata os consumidores como se fossem palhaços. Bando de "profissionais" despreparados.!

Apenas por alguns minutos
www.twitter.com/jsantana61 Jorge Ôpa! A Rádio @gbarbosa mudou da água pro vinho: saíram aviões e calcinhas e entrou MPB.

Destino de Viana
www.twitter.com/coelhoelton #VOUADIANTAR a situação de #Robson Viana. Ele já namora os #AMORINS e não irá nem pro PSC, nem PSD. Caminho DELE: #PDT. Anotem!

Tudo farinha do mesmo saco
www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju Hoje em dia essa proliferação de partidos políticos deixa o eleitor descaracterizado,sem direcionamento político e ideológico.

DO LEITOR

Desrespeito a faixa de pedestre – Colégio Módulo                                                                                        

Uma das fotos enviadas pelo leitor.

Do leitor Artur: “Seguem em anexo fotos de veículos que diariamente desrespeitam a faixa de pedestres, que fica localizada na entrada da educação infantil do colégio módulo. Pais que deveriam dar o "bom exemplo" a seus filhos, fazem exatamente o contrário.Pior foi o proprietário do Fiesta Branco que estacionou na calçada, quase me atropelou, e quando fui reclamar ele achou ruim e disse que estava certo em estacionar daquela forma”. Do blog: a SMTT deveria passar, literalmente, a caneta nestes motoristas que insistem em estacionar na faixa de pedestre e nas calçadas. Outra situação corriqueira, principalmente no centro da cidade, são veículos estacionados nas esquinas, empatando as rampas para os deficientes físicos. Aí não tem como educar. Tem que multar mesmo é falta de cidadania e respeito!

Quando foi construído o programa de segurança?
De um policial militar: “Ontem 29, a Polícia Militar promoveu vários PM`s. Ação meritória de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição. A promoção, segundo o estatuto da PMSE é um direito do Policial Militar. Parabéns! Na matéria publicada pelo governo do estado sobre o evento, a sociedade sergipana tomou conhecimento sobre um programa de segurança que o governo diz que já está implementado no estado.  Se existe tal programa, os membros da instituição Polícia Militar não o conhece. diz que o programa é integrado e construído de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Judiciário e Ministério Público, baseado no diálogo com a sociedade civil. Quando foi construido esse programa?  É integrado entre que instituições? Quando a sociedade civil foi chamada para esse diálogo? que sociedade civil? Você, Cláudio já escreveu sobre o tema, parece até que a equipe de jornalismo do governo andou lendo o nosso blog.Precisamos sair rapidamente da retórica e passar para a prática e efetivamente elaborar um plano ou programa de segurança para o estado, sob pena de comprometer o nome do governador Marcelo Déda e elevá-lo a categoria de ter passado 8 anos consecutivos no governo sem elaborar um plano de segurança.

Partidos novatos não devem participar das eleições 2012
Do Estado de Minas: Se um eleitor de boa-fé ou mesmo um político calejado tentasse listar os partidos políticos do Brasil passaria aperto: são 27. Saber de cabeça o nome das legendas existentes e ainda das 20 que tentam a regularização é tarefa quase impossível. São cristãos, ecológicos, funcionários públicos, mulheres, humanistas, defensores da pátria livre, da educação e cidadania, além de outros temas para todos os credos e tendências. Entretanto, a maior parte dos novatos não participará das eleições do ano que vem, pois não conseguirá completar uma série de etapas exigidas para isso, que inclui em montagem de diretórios em pelo menos nove estados e coleta de 482.894 assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos dados para deputados federais na última eleição.

O mais famoso é o Partido Social Democrata (PSD), capitaneado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM), que já coletou as assinaturas, criou os diretórios e pediu o registro. Porém, nem todos contam com a mesma estrutura e agilidade. O Partido Mulher Brasileira (PMB), por exemplo, não deverá conseguir o registro, pois, segundo a presidente Suede Haidar, tem apenas 380 mil assinaturas certificadas. “Se não der para essa eleição dará para as próximas”, vislumbra Suede.

Questionada sobre a ideologia do partido, Suede explica se tratar de “inserir a mulher na política partidária com mais respeito”. Entretanto, das assinaturas coletadas até agora, segundo cálcudos dela, mais de 90% são de homens. “O homem quando casa não muda de nome. Já a mulher muda o nome e não tem o hábito de trocar no cartório eleitoral o nome de solteira para casada”, justifica a presidente. Isso explicaria o fato de 70% das assinaturas de mulheres não terem sido validadas. As assinaturas não implicam filiação, mas sem elas a legenda não pode existir.

O Partido da Transformação Social (PTS) também não participará do pleito do ano que vem. O presidente da legenda, Ronaldo Gualberto, reclama da quantidade de assinaturas exigida, o que na visão dele é uma forma de manter o poder nas mãos das mesmas pessoas. Gualberto é diretor da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e presidente do Sindicato dos Comerciários de Contagem. Mas a grande maioria do partido, segundo ele, é oriunda do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR8), organização que empreendeu a luta armada contra o regime militar.

“Somos oriundos da esquerda, mas não somos doentes”, relativiza Gualberto. Ele explica que já coletou 200 mil assinaturas. Para definir melhor os rumos do partido, ele quer agregar intelectuais que estão desanimados e construir um programa de fato. “Não adianta pensar no Brasil somente para a Copa do Mundo”, critica o presidente do PTS. Gualberto também ataca a maioria dos partidos, que, na análise dele, são legendas de aluguel e “distantes das bases”.

O Partido Cristão (PC) conseguiu cerca de 300 mil assinaturas e, de acordo com o presidente, Ronaldo Moreno, não é possível saber se haverá tempo de cumprir todos os preceitos até o prazo. Moreno destaca que apesar de ser um partido cristão, a legenda defende o estado laico. “Não fazemos a defesa de nenhuma instituição religiosa”, ressalta. De acordo com Moreno, o PC vai exigir a ficha limpa antes de a pessoa se filiar. “Não temos nenhum malandro dentro do partido”, garantiu o presidente.

Verdes

Já o Partido Ecológico Nacional (PEN) acerta os últimos detalhes para pedir o registro a tempo das próximas eleições. De acordo com o presidente Adilson Barroso, o processo está em fase final e faltam apenas 30 mil assinaturas certificadas, já que as articulações começaram em 2007. A causa do PEN, de acordo com Barroso, é defender o crescimento sustentável. Ele destaca que é muito difícil montar um partido e entende que todos as legendas, até as que já são oficiais, deveriam passar pelo mesmo processo de criação, com a coleta de assinaturas. “Sobrariam só alguns”, avalia Barroso.

Outra legenda que também usa a defesa ecológica como mote, o Partido do Meio Ambiente (PMA) não participará das próximas eleições. “Temos 282 mil assinaturas e não vai dar tempo”, admite seu presidente, Jurandir Silvério. A ideologia principal é a defesa do meio ambiente, explica Silvério. Tem algo diferente dos outros? “Nada. Vamos trabalhar a política da maneira que ela deve ser trabalhada”, resume Silvério.

Salada partidária

OS PRETENDENTES

Partido Social Democrata (PSD)
Partido da Pátria Livre (PPL)
Partido Novo (PN)
Partido Ecológico Nacional (PEN)
Partido da Educação e Cidadania (PEC)
Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP)
Partido Geral do Trabalho (PGT)
Partido Federalista (PF)
Partido Humanista do Brasil (PMH)
Partido Liberal Democrata (PLD)
Partido Cristão Nacional (PCN)
Partido da Transformação Social (PTS)
Partido do Meio Ambiente (PMA)
Partido Cristão (PC)
Partido Social (PS)
Partido dos Servidores Públicos e da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB)
Partido Mulher Brasileira (PMB)
Partido da Justiça Social (PSJ)
Partido Republicano da Ordem Social (PRSB)
Partido Carismático Social (PCS)

OS ATUAIS

Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) 1981
Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) 1981
Partido Democrático Trabalhista (PDT) 1981
Partido dos Trabalhadores (PT) 1982
Democratas (DEM) 1986
Partido Comunista do Brasil (PCdoB) 1988
Partido Socialista Brasileiro (PSB) 1988
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) 1989
Partido Trabalhista Cristão (PTC) 1990
Partido Social Cristão (PSC) 1990
Partido da Mobilização Nacional (PMN ) 1990
Partido Republicano Progressista (PRP) 1991
Partido Popular Socialista (PPS) 1992
Partido Verde (PV) 1993
Partido Trabalhista do Brasil (PTB) 1994
Partido Progressista (PP) 1995
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) 1995
Partido Comunista Brasileiro (PCB) 1996
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) 1995
Partido Humanista da Solidariedade (PHS) 1997
Partido Social Democrata Cristão (PSDC) 1997
Partido da Causa Operária (PCO) 1997
Partido Trabalhista Nacional (PTN) 1997
Partido Social Liberal (PSL) 1998
Partido da República (PR) 2006
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) 2005
Partido Republicano Brasileiro (PRB) 2005

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”. Fernando Pessoa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais