Análise: Por trás da boa sequência do Confiança na Série B

Apesar da rotina pesada, Dragão tem crescido na competição e já sonha com briga pelo G4 (Foto: Mikael Machado/ADC)

A lógica sempre aponta que o jogador destaque de uma partida é aquele que marca o gol que dá a vitória ao time. Quem, por exemplo, discordaria que o atacante Renan Gorne, autor dos três gols do Confiança contra o Oeste no último sábado, 12, não foi o grande nome do jogo? Mas há muito mais a se destacar dentro desse Confiança que se desenhou na competição nacional nas últimas cinco partidas – período em que o time conquistou três vitórias e dois empates, a melhor sequência até então.

Reforço de ouro: Castilho

Formado nas categorias de base do Mirassol, Guilherme Castilho foi contratado pelo Atlético-MG mas não teve chances de mostrar seu futebol nas terras mineiras. Sorte do Confiança que conseguiu seduzir o atleta e trazê-lo por empréstimo. Sem criar muitas expectativas em sua chegada ainda no início de setembro, Castilho só veio estrear contra o Náutico, quase um mês após sua chegada. Já naquela partida o atleta se destacou e virou uma arma perigosa do Confiança, principalmente nas batidas de escanteio.

E se a bola parada é um dos atributos do camisa 8, com a pelota rolando ele também tem se destacado. Desde a vitória contra o Náutico, ele não sai mais da equipe titular. Ambidestro, Castilho tem sido um segundo volante com saída para o jogo e forte caída pela esquerda. Na vitória do Dragão contra o CRB/AL, ele quase marca gol olímpico e ainda deixou Reis na cara do gol, mas o atacante desperdiçou. Contra o Oeste, recentemente, Castilho deu duas assistências para os gols de Renan Gorne. A primeira com o pé direito, na cobrança de escanteio, e a segunda com o pé esquerdo, em jogada de profundidade pela ponta esquerda.

E se o retrospecto conta, Castilho está invicto pelo Confiança: são três vitórias e um empate.

Laterais em boa fase

Silva (LE) e Caíque Sá (LD) também são pilares dessa equipe. Os laterais vivem boa fase e têm marcado presença ofensiva nas partidas. Sá, que retornou ao Confiança em agosto deste ano, após quatro anos longe do Sabino Ribeiro, ganhou a disputa com Thiago Ennes e colocou um destaques do acesso para a Série B no banco.

E não foi à toa. Nas partidas contra o CRB/AL e Operário, o atleta teve grande desempenho e ainda marcou um golaço contra o Fantasma da Vila, em jogada individual.

Reis

Contratado no início do ano para ser uma referência no ataque da equipe, Reis oscilou durante a temporada, mas cresceu junto com a boa fase do Confiança nas últimas cinco partidas. O baixinho tem explorado chutes de fora da área com as duas pernas e tem levado perigo aos adversários. Marcou o golaço de falta que deu a vitória ao Dragão contra o Náutico, em pleno Estádio dos Aflitos.

Daniel Paulista

A demissão de Matheus Costa do comando técnico do Confiança abriu as portas para o retorno de Daniel Paulista, que conduziu o clube ao acesso da Série B no ano passado. E a chegada do antigo técnico fez muito bem ao clube. Com um elenco já bastante conhecido, Paulista conseguiu fazer a equipe render e, apesar da derrota para a Ponte Preta na reestreia, o treinador engatou a sequência de cinco jogos sem perder com margem para mais crescimento da equipe.

Boa fase à prova?

Se o treinador azulina costuma dizer que não há jogo fácil na Série B, agora então é que essa realidade se torna ainda mais dura. O Confiança entra na próxima quarta-feira, 21, em uma jornada dura de quatro partidas com equipes em boa fase. A primeira é o Sampaio Corrêa, que está há sete rodadas sem perder e, nesse período, engatou quatro vitórias seguidas, saindo da zona de rebaixamento para 11ª colocação. Além da equipe maranhense, o Confiança pega na sequência o América/MG e Chapecoense (ambas no G4) e o Paraná.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais