André e Valmir são cartas fora do baralho

Por mais que se diga o contrário, André Moura (UB) e Valmir de Francisquinho (PL) estão fora da disputa eleitoral deste ano. Embora não admitam publicamente, os aliados deles sabem que, caso tentem, ambos terão negados os registros de candidaturas. Os dois foram condenados, respectivamente, pelos Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal Eleitoral estando, portanto, inelegíveis e ponto final. Ainda inconformado com a decisão, Valmir promete recorrer, porem os embargos a serem impetrados por ele não terão efeito suspensivo. Ademais, é praticamente impossível um dos quatro ministros do TSE mudar o voto dado contra ele. A situação de André é parecida com a de Francisquinho. No caso de Moura, porém, há um agravante: ele foi condenado a oito anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado, pela prática dos crimes de peculato, desvio e apropriação de recursos públicos e associação criminosa. Portanto, o inconformismo de André e Valmir com as condenações é perfeitamente natural, contudo, não lhes devolverá a elegibilidade a tempo de disputarem as eleições para o Senado e o governo de Sergipe. No mais, é lorota para engabelar os tolos, conversa mole pra boi dormir. Home vôte!

Reforma política

Quando será que o Congresso vai se debruçar sobre a tão prometida reforma política? Enquanto isso não ocorrer, persistirão a descrença do eleitor e os elevados índices de abstenção nas eleições. A recusa de parte considerável da população em ir às urnas é uma reação às bodegas em que se transformaram os partidos. Este é um protesto justo contra a malandragem dos políticos e os acordos espúrios entre os poderes. A maioria dos ‘donos’ de legendas enxerga o eleitor como uma simples mercadoria, vendida abertamente nas campanhas eleitorais. Crendeuspai!

Mal na fita

Vejam que lástima: O Brasil tem o maior número de casos de casamento infantil da América Latina e o quarto no mundo. No país, 36% da população feminina se casa antes dos 18 anos. Estudo do Banco Mundial mostra que se a menina estiver grávida não há limite de idade. O casamento infantil responde por 30% da evasão escolar feminina e as coloca em maior risco de sofrer violência doméstica, estupro marital e mortalidade materna e infantil. Só Jesus na causa!

No estaleiro

Desde que testou positivo para a Covid-19 o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) segue isolado em sua residência. Ele descobriu que estava infectado no último sábado, após se submeter ao teste no Centro de Síndrome Gripal de Aracaju, onde também foi medicado. Esta é a segunda vez que Mitidieri testa positivo para a doença. Nos últimos dias, vários políticos sergipanos contraíram a Covid-19, a exemplo do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e do pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB). Aff Maria!

Palanque emprestado

E quem está em Aracaju é a presidenciável Simone Tebet (MDB). Veio sentir a receptividade dos sergipanos à sua pré-candidatura. Como o manda chuva do MDB em Sergipe, Jackson Barreto, é eleitor de carteirinha do ex-presidente Lula da Silva (PT), a fidalga está sendo ciceroneada pelo pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB). Ontem, o tucano levou a colega de Senado para conhecer os festejos juninos da capital. Hoje, Simone Tebet concede entrevista, participa de reuniões políticas visita o Porto de Sergipe. Ah, bom!

Cultura de luto

A cultura sergipana está de luto pela morte do Mestre Deca do Cacumbi, 86 anos de idade. Ele morreu ontem, no Hospital de Socorro, vítima de complicações da Covid-19. Este laranjeirense começou a ser brincante do Cacumbi ainda criança com o amigo e mestre Zé Macário. O corpo do Mestre Deca foi sepultado, ontem, no Cemitério da Misericórdia, em Laranjeiras, com homenagens dos integrantes do Cacumbi. Descanse em paz!

Pisou na bola

O pastor Jony Marcos, presidente do Republicanos em Sergipe, passou uma informação incorreta ao ser entrevistado por uma rádio de Aracaju. Ao falar sobre a disputa presidencial, o político-evangélico disse que na história recente do Brasil não houve um candidato ao Palácio do Planalto que se elegeu no 1º turno. Jony foi logo corrigido por um ouvinte, que lhe lembrou da estrondosa vitória de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994. de fato, naquele pleito, FHC venceu a eleição com 54,24% dos votos, contra 27,07% obtidos por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 7,28% de Enéas Carneiro (Prona). Danôsse!

Água mole e pedra dura…

A sindicalista Vera Lúcia (PSTU) tentará, pela segunda vez, se eleger presidente da República. Em 2018, esta sergipana por adoção se candidatou ao Palácio do Planalto e obteve 0,05% dos votos válidos, insuficientes pra encher uma cuia. Ex-filiada do PT, Vera já e se candidatou a vereadora, vice e prefeita de Aracaju, vice e governadora de Sergipe, além de deputada federal. Só resta à esta eterna candidata disputar cadeiras no Senado e na Assembleia Legislativa. Com persistência, ela completará o ciclo. Misericórdia!

Bem na fita

Sergipe tem a segunda menor Dívida Consolidada Líquida entre os estados do Nordeste, ficando atrás apenas da Paraíba. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, Sergipe alcançou no 1º quadrimestre de 2022 o percentual de 23,12% quando comparada a Dívida Consolidada Líquida à Receita Corrente Líquida. Essa comparação é um importante indicador de saúde financeira das contas públicas dos estados. “Essa política fiscal responsável já trouxe diversos benefícios para toda economia sergipana ao longo dos últimos anos”, festeja o governador Belivaldo Chagas (PSD). Então, tá!

Palanque desarrumado

Após ter se abrigado no PL para disputar o Senado, o médico Eduardo Amorim perdeu o pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho, condenado por abuso do poder econômico nas eleições de 2018. Com a confirmação pelo TSE da inelegibilidade do aliado, Amorim e o PL terão que rearrumar o palanque majoritário, pois sem um postulante ao governo fica difícil se eleger senador. Ciente dessa dificuldade do PL, o pré-candidato a governador João Fontes (PTB) já começou a paquerar Eduardo Amorim, que ainda não respondeu aos galanteios políticos do petebista. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Gazeta do Povo, em 22 de novembro de 1926

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais