André pode não ser candidato, mas é um candidato radioativo

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O deputado federal André Moura, PSC,  pode ou não ser candidato ao Governo do Estado, mas certamente é um candidato radioativo. Isso por que

(Foto:Fábio Rodrigues Pozzebom/Abr)

ele também está imbrincado na Operação Lava Jato acusado de ser membro de uma organização criminosa, que cometeu crimes de corrupcao, lavagem de dinheiro, peculato etc.

Como se vê, mesmo com toda mídia, por conta de ser o líder do governo Temer no Congresso e conseguir recursos com facilidade, André Moura, deve analisar com cuidado se será candidato ao governo.

Com o desgaste do governo Temer, e os processos que responde, fica bem mais fácil ser candidato à reeleição e manter a imunidade parlamentar.

É um candidato radioativo e que pode contaminar qualquer chapa majoritária, seja do governo ou da oposição.

Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando. E neste caso a imunidade é questão não só de sobrevivência política, mas também pessoal.

Para quem acha que o blog está exagerando: Algumas matérias publicadas na Imprensa para o leitor analisar por ordem cronológica.

André Moura: réu no STF e acusado de tentativa de homicídio (Maio de 2016): https://oglobo.globo.com/brasil/andre-moura-reu-no-stf-acusado-de-tentativa-de-homicidio-19334407

André Moura é alvo de mais um inquérito na Lava Jato (Outubro 2016):http://blogdomax.net/noticias/andre-moura-e-alvo-de-mais-um-inquerito-na-lava-jato

Justiça de Sergipe condena líder do governo Temer por improbidade administrativa. A pena imposta a André Moura, do PSC, inclui perda de direitos políticos por três anos e pagamento de multa (Junho 2017):http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/06/justica-de-sergipe-condena-lider-do-governo-temer-por-improbidade-administrativa.html

André Moura é citado em denúncia de Rodrigo Janot (Junho 2017): https://.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=201679

PMDB/SE: descartada intervenção. Gama não quer mais presidência Ontem, 13, a tarde, foi realizada uma reunião da Executiva Nacional do PMDB à tarde em Brasília. Um dos itens da pauta foi Sergipe, onde foi descartada completamente a possibilidade de intervenção no diretório estadual do partido. Como o atual presidente, João Gama, já avisou que não quer mais presidir o partido o representante no Congresso, Fábio Reis, surge como nome forte para presidir o PMDB. 

"Nem nas igrejas há mais tranquilidade." A frase é de um fiel católico após o susto ontem,13, quando um homem tentou assaltar a igreja. A verdade é que já são três casos este ano, um em Dores |(suspeita de ritual pagão, algo grave), um no Bairro Aruana e este agora. E o arcebispo Dom João Costa? Que silencio é este? Que  fez com que ele ficasse mudo por conta do alinhamento com o governo? O blog não acredita. 

Blog errou! Deso não quer devolver o que cobrou a mais. Justifica e reafirma que cobrará o “rateio do consumo” nas contas individuais Ao

O comunicado da Deso…. 

contrário da nota publicada pelo Blog ontem (13-09), a Deso não pretende devolver o que cobrou a mais nas faturas de água e esgoto, pelo contrário, tenta justificar a sua "comodidade" e reafirma a disposição de continuar a cobrar o "rateio de consumo" nas contas individuais de cada condômino, como se fosse medida moral e legalmente justificável…

Ir para à Justiça Tem jeito não! Só resta a união das pessoas atingidas pelas cobranças da Deso, para que o Judiciário resolva a questão à luz do que dispõe o Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/1990.Com a palavra, os órgãos de defesa do consumidor, lá do Ministério Público Estadual. Com certeza a promotora Euza Missano vai ingressar com uma ação!

A Deso tenta enganar a quem? De acordo com o Parágrafo único do Art 69 do Decreto Estadual 27.575/2010 (regulamento dos serviços públicos de água e esgoto: /wp-infonet/img/colunistas/203563/rspae-dec27565.pdf), todo condomínio deve ter um hidrômetro geral instalado na estrada do prédio.Além do hidrômetro geral do condomínio poderá ser instalado hidrômetros indiciduais para medir o consumo de cada casa ou apartamento.

A Deso tenta enganar a quem? II Então, caberia à Diretoria da Deso se dignar a fazer a conta entre a medição do hidrômetro geral e a soma do consumo de todos os hidrômetros individuais, cuja diferença seria a conta a ser cobrada do condomínio, por meio de conta específica.  Se a Deso, comodamente, cobra a diferença de consumo d'água e esgoto de cada condômino, qual o sentido da instalação de hidrômetros individuais?

SOS! Se candidato, e reeleito, Belivaldo manterá Almeida Lima. O blog pede desculpas aos leitores. Na semana passada analisou que Belivaldo, quando assumir o governo em abril, poderia querer mostrar sua marca de gestão. Enganou-se feio! Ontem, 13, ele elogiou tanto Almeida Lima, na Jovem Pan FM, ao conceder entrevista a Paulo Souza e Rosalvo Nogueira, que até um assessor mais próximo dele, disse ao blog que não entendeu. É, pelo jeito Sergipe todo não entende “o poder” de Almeida junto a Jackson e Belivaldo.

Gastos em prédio privado chegarão a  alguns milhões O blog não acredita, mas dois engenheiros consultados e um mestre de obras que esteve no prédio do antigo Mistão e viu o que estão fazendo, disse que toda estrutura montada pelo governo será em torno de alguns milhões. Ou seja, num prédio particular. Até ar condicionado central está sendo implantado. Acabou o governo Jackson…                                                                       

Presidente da Câmara, Luciano dos Santos sofre duas derrotas seguidas na justiça por não colocar projeto em votação da prefeitura de Laranjeiras.

                                                                    

Laranjeiras: TJSE nega agravo de instrumento pedido por presidente da Câmara para não votar projeto  O desembargador do TJSE, José dos Anjos negou ontem, 13, pedido de agravo de instrumento do presidente da Câmara de Laranjeiras, Luciano dos Santos contra a decisão do juiz da comarca que determinou colocar em votação o projeto de lei de referente a abertura de créditos suplementares no valor de R$ 14.700.000,00, correspondente a 14% da despesa fixada para o corrente exercício.

Competência do plenário “Qual o dano para o Municipio de Laranjeiras, ou para o próprio recorrente, determinar a tramitação do projeto de Lei, frise-se, tratando-se apenas de um Projeto ainda, cuja competência é do Plenário, que irá analisar seja a regularidade formal, como a material do Projeto? Logo, não vejo risco de lesão ao Municipio a tramitação pretendida”, argumenta o desembargador em parte da decisão.  Agora, o presidente da Câmara, Luciano dos Santos, terá que colocar o projeto em votação sob pena de pagar do próprio  bolso R$ 30 mil.

Atraso SSP O blog foi informado que a SSP está atrasando o pagamento de vários imóveis alugados. São vários meses, o prédio do Instituto de Identificação já tem sete meses sem pagamento.

Entrave obras Ao conceder entrevista ontem, 13, ao radialista George Magalhães, da FAN FM Aracaju, o presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP), Luciano Barreto falou também dos entraves na realização de obras públicas.

Processo Segundo Luciano Barreto, os órgãos de fiscalização e controle, entre eles o Tribunal de Contas da União, interferem bastante em todo o processo e cronograma do empreendimento. Ele citou como exemplo o Hospital do Câncer de Sergipe que, mesmo tendo as exigências técnicas apresentadas pela Seinfra aprovadas pela Caixa Econômica Federal, as mesmas não foram aceitas pelos órgãos de fiscalização.

Preços sem realidade local Quanto aos preços, o empresário disse que os estabelecidos nos editais e pelos órgãos de controle são construídos em Brasília e sem nenhuma consonância com a realidade local. “O Brasil está vivendo de ilusões de que pode fazer obras pelos preços que são calculados a partir de tabelas feitas em Brasília”, afirmou.

Lançamento de livro de Pascoal Nabuco é sucesso O Museu da Gente Sergipana foi palco ontem, 13, de uma imensa fila para autografar o livro “Visão da Política de Sergipe (1946 A 2016) do desembargador aposentado Pascoal Nabuco. O titular deste espaço esteve no local comprou o livro, mas pela enormidade da fila não conseguiu o autógrafo. Pascoal foi prestigiado pelos verdadeiros amigos, de todas as idades e, principalmente, por diversos políticos.

“Tudo como dantes…” O leitor em breve terá uma análise dos pontos que o titular deste espaço entender como mais interessantes. De cara o livro tem as orelhas escritas pelo jornalista Raymundo Luiz da Silva e o prefácio por Dual, Luíz Eduardo Costa.

Dória em Aracaju Após o último encontro do senador Eduardo Amorim (PSDB) com o governador tucano Geraldo Alckmin (PSDB-SP), em Brasília, o parlamentar sergipano agendou compromisso em estar em São Paulo nessa quinta-feira, 14, às 17h, no Palácio dos Bandeirantes para discutir também sobre administração pública. Já na sexta-feira, 15, Eduardo terá audiência na sede da Prefeitura da Cidade para tratar da vinda do prefeito João Dória a Sergipe, no dia 27 de outubro.

BB recebe pleitos de prefeitos de SE Em reunião com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Caffarelli, o líder no Congresso Nacional, André Moura (PSC) apresentou pleitos de prefeitos sergipanos na manutenção das agências nos municípios, e tratou da renegociação da dívida dos agricultores.

Agências Os prefeitos dos municípios de Salgado, Duílio Siqueira (PSB), e de Poço Verde, Iggor Oliveira (PSC) solicitaram ao presidente Caffarelli o não fechamento das agências bancárias municipais. Os dois estão melhorando a segurança no entorno das agências, a exemplo da instalação de câmeras de monitoramento e em alguns casos o isolamento da via pública.

Ajustes técnicos Com o pedido do líder André, serão feitos os ajustes técnicos, em parceria com as localidades no não fechamento dessas agências. "Em 30 dias entraremos em contato com o líder do Congresso informando se falta algum item do funcionamento pleno das agências. Entendemos a importância da instituição bancária nessas cidades e a segurança deve ser prioridade", assegurou.

Adoção de energia renovável    Encontrar formas para aumentar os índices de utilização de energia renovável e solar fotovoltaica no Brasil. Esse é o propósito do deputado Valadares Filho do PSB de Sergipe. Requerimento de autoria do parlamentar, que propõe a realização de audiência pública para discutir esse tema, foi   aprovado ontem,13, em reunião da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA).

Energia limpa  Valadares Filho destacou que a energia solar é uma fonte limpa, renovável e de baixo custo e que o território brasileiro oferece as melhores condições do planeta por te uma das maiores taxas de irradiação solar do mundo, porém, a exploração dessa alternativa energética ainda é inferior a 1% da matriz energética.

Empregos “Estamos propondo ampliar o debate para melhorar os índices de uso desse tipo de energia no Brasil”, disse Valadares Filho. Para o parlamentar, a utilização da energia solar além de proporcionar economia também é uma fonte de geração de empregos.

STF suspende ato do TCU que paralisou reforma agrária O deputado federal João Daniel (PT) classificou como um ato de justiça a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que suspendeu o acórdão 775/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU), que desde abril do ano passado suspendeu todas as políticas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), prejudicando milhares de famílias assentadas e acampadas em todo país.

Acesso a política pública agrária A partir da publicação desse ato do TCU, os assentados ficaram sem poder acessar qualquer política pública agrária e foi impedida a seleção de novos beneficiários para o PNRA. Depois de muita luta dos parlamentares que integram o Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores, que estiveram reunidos com ministros do STF e com a Procuradoria Geral da República, a PGR entrou com essa ação que resultou nessa decisão do Supremo.

Abastecimento de água O deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, garantiu a liberação financeira de R$ 3.1 milhões para a obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento das cidades de Umbaúba, Itabaianinha e Tomar do Geru, em reunião com o governador Jackson Barreto, o presidente da Deso, Carlos Melo, e o secretário de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua.

Habitantes A população desses municípios sofre, há mais de vinte anos, com a falta de água. Esta obra, orçada em R$ 64 milhões, e fruto de parceira com o Governo Federal, vai realizar o sonho de cerca de 80 mil habitantes, que não precisarão mais recorrer a carros-pipa para obter água. Fábio Reis ressalta que a obra já está 90% concluída, mas a liberação do montante final era fundamental para a conclusão da obra.

45 mulheres assassinadas este ano em SE A deputada Maria Mendonça (PP) manifestou repúdio ao descontrole da violência contra a mulher em Sergipe e apresentou ontem,13, dados que classificou como estarrecedores. “De janeiro até o momento já foram registrados 45 homicídios de mulheres, seis delas vítimas de latrocínio (roubo com morte)”, disse.

Morte de professora “Os marginais chegaram a um ponto inaceitável”, lastimou Maria, ao fazer referência à morte da professora Ivânia Santana Souza Oliveira, 45 anos, assassinada, ontem à noite, dentro de seu carro no estacionamento da Escola Guilherme Campos, localizada no município de Campo do Brito, no agreste sergipano, onde trabalhava.

Mapa da Violência Maria Mendonça destacou os dados do Mapa da Violência que apontam um aumento de 77,7% no número de homicídios dolosos em Sergipe entre 2005 e 2015. Na ótica da deputada, embora os índices de mortes violentas também cresçam em outros Estados, Sergipe “se destaca porque falta estrutura, contingente policial e, acima de tudo, vontade política para resolver os problemas da segurança pública”.

Vereador destaca empenho de Valadares para recursos AJU “Ano passado, o senador Valadares circulou por diversos bairros da periferia de Aracaju, inclusive em toda aquela região da Soledade, Monte Belo, Porto do Gringo, Izabel Martins, Santa Catarina, Jardim Bahia e circunvizinhança e, sensibilizado com a situação, disse-me que iria colocar uma emenda impositiva de bancada para obras em Aracaju”. A declaração é do vereador Fábio Meireles (PPS) ao destacar o empenho do parlamentar nessa empreitada em busca de ajudar os aracajuanos.

Valores da emenda Fábio lembrou que inicialmente a emenda seria de R$ 124 milhões, mas por conta do contingenciamento da própria equipe do governo federal, ficaram R$ 63 milhões para serem investidos na capital aracajuana. “Tenho a clara compreensão de que tudo o que vier para Aracaju, em termos de benefícios, é bom para o povo, especialmente, da periferia que sempre foi esquecida pelo poder público”, disse Fábio, ressaltando a sua luta por todas as comunidades, sobretudo, da Zona Norte.

Melhorias “Temos feito diversos movimentos em busca de melhorias para essa população que é carente e por muitos anos foi esquecida pelo poder público. Essas nossas ações têm resultado em obras que são importantes. Claro que muito ainda precisa ser feito, mas temos trabalhado nesse sentido”, afirmou Fábio, acrescentando que são medidas de pequeno porte, mas que fazem diferença no cotidiano do cidadão.

Cidade mais acessível Considerando a aproximação do Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado todos os anos no dia 21 de setembro, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA),  ontem, 13, indicações que visam impulsionar a acessibilidade nos bairros da capital.

Toda sociedade  “Muitas pessoas acham que a questão da acessibilidade é algo somente voltado para idosos e deficientes, mas, tratar sobre acessibilidade é um assunto que deve ser encarado para a cidade e a sociedade como um todo. Para se construir de fato uma cidade acessível é preciso que algumas barreiras sejam quebradas, principalmente, barreiras arquitetônicas, as de informação, do transporte, sem contar as atitudinais. Precisamos combater a questão do preconceito e da discriminação e fortalecer o quanto antes à luta pela igualdade em todos os sentidos”, destacou Juvêncio Oliveira.

Calçadas centro Neste contexto, o parlamentar fez solicitações ao secretário Municipal de Infraestrutura, Antônio Sérgio Ferrari, para que haja uma maior fiscalização nas calçadas do centro de Aracaju, bem como, no bairro São José, pois, após ouvir reclamações da população que circulam nestas regiões, sobre as péssimas condições que as localidades se encontram, o vereador comentou que muitas ruas estão “desniveladas, com buracos e obstáculos dificultando a livre passagem de idosos e das pessoas com dificuldade de locomoção”.

Pagamento de servidores públicos está atrasado em seis governos estaduais(Valor, Raphael Di Cunto) Seis Estados estão atrasando salários de servidores públicos, disse ontem o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcantara, no lançamento de uma frente parlamentar "em defesa do equilíbrio do federalismo". O grupo cobra maior compartilhamento de tributos federais com Estados.
Sergipe entre eles De acordo com o levantamento da entidade, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas estão com os salários dos funcionários atrasados de alguma forma atualmente. "Há casos absurdos, com mais de um mês de atraso nos pagamentos", criticou Alcantara.

Concentração de recursos na União Para ele, os atrasos são consequência da concentração de recursos na União. A entidade defende projeto para compartilhar 17,5% das contribuições sociais recolhidas com os Estados. O presidente da frente parlamentar será o deputado Júlio César (PSD-PI).

Gestão de conflitos na administração pública Os professores-doutores Gabriel Seijo e Mauro Gaglietti estarão em Aracaju hoje,14, para discutir a gestão de conflitos no âmbito da administração pública. O debate ocorrerá durante o II Café Filosófico promovido pela Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem (Media), que acontece a partir das 18h, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe (Aease).

Renomados profissionais “Os participantes são, de fato, renomados profissionais do direito que nos trazem um olhar diferenciado sobre essa temática que é tão importante para a sociedade, de forma  geral”, destacou a advogada Ana Sarmento, que é uma das organizadoras do evento. Segundo ela, o Café Filosófico tem o intuito de difundir o conhecimento das práticas alternativas de solução de conflitos, utilizando o instrumento da arbitragem e mediação, como já ocorre nos grandes centros.

Qualificação “O nosso objetivo é qualificar a comunidade sergipana para a prática e difusão da arbitragem, mostrando as vantagens da escolha e uso desses elementos na resolução de conflitos”, argumentou Sarmento, acrescentando a sua percepção de que há clara necessidade de tratar com a sociedade sobre a solução de conflitos por conciliação, mediação e arbitragem, mostrando a relevância do uso dessas ferramentas de pacificação social.

Celeridade “Esses são instrumentos que, em termos práticos, relacionais e pessoais, garantem celeridade para o cidadão e para o Estado”, justificou Sarmento, que é coordenadora do Núcleo de Resolução de Conflitos da Escola Superior da Advocacia de Sergipe, ao destacar o empenho do Conselho Nacional de Justiça para implementar a “celeridade processual”, fato que tem esbarrado no desconhecimento da comunidade jurídica sobre as vantagens desses instrumentos.

PELO ZAP 99890 2018

NOTA Emurb sobre a Zona de Expansão Sobre a nota publicada em seu prestigiado blog nesta quarta-feira, dia 13, em referência à Zona de Expansão de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) presta os seguintes esclarecimentos:
1. Desde que a decisão liminar de 04.06.2010 – Proc. nº 2637-41.2009.4.05.8500 (2009.85.00.002637-9) foi proferida pela Juíza Telma Maria Santos, titular da 1ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, a Emurb submete à Justiça Federal, para análise, todo pedido de licenciamento para construções na área da Zona de Expansão de Aracaju. A Emurb só libera a autorização de obra após a anuência da Justiça, em conformidade com a legislação vigente.
2. Quanto à área referida ao shopping, informamos que todo o terreno continua intacto, sem nenhuma movimentação de terra, aguardando os licenciamentos dos órgãos competentes.
3. Ressaltamos que, na atual administração do Prefeito Edvaldo Nogueira, não houve expedição de licenciamento de empreendimentos de grande porte, na Zona de Expansão, que necessitassem ser submetidos à Justiça Federal.
4. Diante do exposto, a Emurb está segura de que tem conduzido com ética, transparência e responsabilidade todos os processos de licenciamento de obras no município e faz esses esclarecimentos em defesa do patrimônio moral desta administração e dos legítimos interesses da sociedade.

Empreendimento na Zona de Expansão Da liderança do COMBAZE, Karina Drummund  Chocada com a propaganda do empreendimento Morada do Lago.Fala que o empreendimento possui projeto macro drenagem da Zona de expansão.Como? Se nem a Prefeitura possui projeto de macro drenagem para a zona de expansão de Aracaju definido. Outra questão,nas imagens mostra a grande lagoa de contribuição que para pelo empreendimento onde ele secciona a lagoa.Na propoganda ele fala que o empreendimento possui plano interno para evitar alagamentos.  Achei essas fotos na olx.Veja que até uma grande lagoa tem dentro. Do empreendimento. A lagoa é uma das principais pela macro drenagem na região.”

Do blog: parte da decisão da juíza federal Telma Maria que fará a inspeção em várias áreas na Zona de Expansão dia 22 Na decisão a juíza diz que algumas das áreas que serão inspecionadas são dos problemas indicados pelo MPF e que faz diversos questionamentos a Emurb, Petrobras, Adema e Prefeitura de Aracaju. Por exemplo, a Emurb, dá um prazo de 10 dias para apresentar cópias ou autorizações eventualmente expedidas para alguns empreendimentos. Cobra da Emurb também a lista dos logradouros e sistemas de drenagem do Plano de Ação Emergencial e paliativo de drenagem que ficou a cargo não só da Emurb, mas também da Petrobras, com multa diária de R$ 200,00, caso não atenda integralmente a ordem de juízo.                                                                                                                                                                                           

Machado e Georgeo na FM Itabaiana. 

Do ex-deputado José Carlos Machado Nesta quarta, acompanhei o deputado estadual Georgeo Passos numa entrevista concedida a Francis de Andrade, na FM Itabaiana, onde ele falou sobre o trabalho como líder da oposição e fez um reconhecimento da minha importância como homem público, principalmente para a região do Agreste, citando projetos de irrigação e a instalação do primeiro campus avançado da UFS em Itabaiana. Depois da entrevista, almoçamos juntos e pude agradecer as palavras do deputado!

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Servidores do Incra/SE em pânico. Ex-prefeito condenado por improbidade assumirá superintendência Com a confirmação do nome do ex-prefeito da Barra dos Coqueiros, GIlson dos Anjos, para ocupar o cargo de Superintendente do Incra em Sergipe, os servidores efetivos e terceirizados estão em pânico com o futuro do órgão.Gilson, que já foi CONDENADO por improbidade administrativa, e responde a diversos outros processos, foi indicado pelo também CONDENADO, deputado André Moura, assim, existe um temor que o INCRA vire uma nova Barra dos Coqueiros ou Pirambu, com práticas já conhecidas e comprovadas pelos processos que levaram a condenação de ambos!Nós servidores, não aceitaremos tais práticas na nossa casa! Se necessário, entraremos em greve! Só para lembrar:https://.nenoticias.com.br/63745_primeira-mao-justica-federal-condena-prefeito-da-barra-a-perda-da-funcao-publica.html

O Instituto Dona Sula promove o V Festival Nacional de Coros “Canto na Ilha”  A Barra dos Coqueiros mais uma vez, se tornará a capital do Canto Coral do nosso Estado. De 14 a 16 de setembro, a cidade recebe Corais de Sergipe e de outros Estados para a realização da quinta edição do Festival Nacional de Coros – Canto na Ilha. Ao longo de três dias, a população de Barra dos Coqueiros e de todo o Estado poderá conferir, gratuitamente, as apresentações, que se concentrarão dias 14(quinta) e 15(sexta) a partir das 19 hs no Hotel Prodigy, sábado dia 16 a partir das 19 hs na igreja de Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros. A realização da organização não governamental Instituto Dona Sula e JM Produções.     

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                   

Marina Silva hoje em Aracaju.

www.twitter.com/Jabbnascimento  Classe política desmoralizada. Alianças espúrias e por conviniencia.

www.twitter.com/JornaldaFan "Não existem regras claras para punição de empresas que abandonam obras no Brasil", afirma o empresário Luciano Barreto. @Georg_Magalhaes

www.twitter.com/WilliamFonseca   Seja dono do seu destino e gestor do seu sucesso. Mais adiante suas glórias serão realmente suas. Não dever nada a ninguém é independência.

www.twitter.com/depfabiosousa   Repudiar pedofilia, zoofilia, pornografia infantil e preconceito racial não é de esquerda ou direita. Tem a ver com sensatez e dignidade.

www.twitter.com/Gdoweber Que os erros sejam reconhecidos e sirvam de aprendizado; pois, como sempre é bom lembrar "o mal do esperto é pensar que todo mundo é besta"…

NOTA SEINFRA – Rodovias estaduais

Em relação à nota Rodovias destruídas e promessas não cumpridas, publicada no referido blog, no dia 13/09/2017, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) esclarece que entre os anos de 2007 à 2015, o Estado contava com verbas especificas para manutenção das estradas sergipanas, realizando grandes obras, tendo a Rota do Sertão como símbolo maior delas. A manutenção sempre foi realizada de forma intensa com 10 ou mais equipes de recuperação asfáltica e tapa buracos. Mesmo no período do inverno, não se percebia o grande número de reclamações por parte da população.

Com a crise econômica que atingiu o país e também afeta Sergipe, ocorreu à frustração de receitas, levando a Secretaria de Estado da Fazenda a ter dificuldades nos repasses de verbas específicas para a recuperação asfáltica da malha viária.

O governador é ciente da situação e está viabilizando recursos no sentido de resolver essa problemática no mais curto espaço de tempo. O Estado não está parado, pois, o DER vem mantendo várias equipes realizando serviços de tapa buracos nos oito territórios, a exemplo das rodovias: BR 101/Arauá, Itaporanga/Lagarto, Monte Alegre/Porto da Folha, Carmópolis/General Maynard, Serra do Machado/Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Dores/ Siriri/BR 101,   Nossa Senhora das Dores/Capela, Tobias Barreto/Poço Verde. Após a conclusão destes trabalhos, outras rodovias passarão pelo mesmo processo, até que novos recursos estejam disponíveis para a realização de ações ampliadas e contemplem os serviços de recuperação da malha viária de acordo com as  necessidades.

NOTA Fundação Estadual de Saúde – FUNESA

Em face à veiculação no blog de Cláudio Nunes sobre a locação do imóvel para sediar o almoxarifado central da Fundação Estadual de Saúde – FUNESA, que, ao contrário do que o blogueiro tenta sempre insinuar, tem autonomia gerencial e financeira em relação à Secretaria de Estado da Saúde (SES) – ou seja, são órgãos diferentes -, a Fundação vem esclarecer que o prédio, situado à Rua São Cristóvão, 1524, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, comporta, além de todos os materiais de escritório da FUNESA, equipamentos, aparelhos e móveis das sete unidades estaduais dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), materiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da Brigada Estadual Itinerante de combate ao Aedes aegypti, materiais de expediente e didáticos da Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS-SE), materiais de Educação Permanente do SUS em Sergipe e o arquivo do órgão, muito importante por conter documentos oficiais do estado e documentos relacionados à Secretaria Escolar.

O esforço da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está tendo resultado, e a FUNESA se soma ao Governo do Estado e à SES na ação. Dos quatro prédios em Aracaju que abrigavam a sede, a escola da saúde e os demais setores da Fundação, hoje o órgão ocupa apenas dois. Ou seja, o contingenciamento aplicado pela pasta da Saúde surte efeito e também está sendo executado pela FUNESA, que distribui em sua sede gerencial os setores administrativos e os setores operacionais, além da secretaria escolar, biblioteca e salas de aula da ETSUS-SE, o Núcleo de Telessaúde em Sergipe e as coordenações de Educação Permanente e Pós-Graduação em Saúde.

Assessoria de Comunicação
Fundação Estadual de Saúde

NOTA Corpo de Bombeiros – Incêndio na Vale

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 16h para atuar em um incêndio na fábrica da Vale, na Unidade Taquari Vassouras, localizada no município de Rosário do Catete (SE). Foi enviado um Auto Bomba Tanque (ABT) do quartel de Nossa Senhora do Socorro, que chegou ao local em 14 minutos.

Ao chegar ao local, a equipe de brigadista já estava fazendo o combate inicial e todos os funcionários já haviam evacuado a área. O chefe da guarnição do bombeiro, avaliando a proporção do incêndio, pediu reforço para o quartel central, localizado na capital.

Foram enviados mais um ABT, um caminhão bitrem Auto Tanque (AT), a Auto Plataforma Aérea (APA/Escada Magirus) e uma ambulância.

Por volta das 18h, o incêndio já estava controlado e as guarnições do Corpo de Bombeiros permanecem no local para fazer o rescaldo, operação necessária para impedir a reiginição das chamas e deixar o local totalmente seguro.

Aracaju, 13 de setembro de 2017

Assessoria de Comunicação do CBMSE

NOTA – Secretaria Municipal de Saúde Aracaju

A SMS de Aracaju informa que , nas últimas   24hs,   fez um crédito  financeiro para o Hospital de Cirurgia  no valor  total de  R  $  4.070.000,00 (Quatro milhões e setenta mil reais). R$ 2.570.000,00 (Dois Milhões, quinhentos e setenta mil reais) referente ao repasse do  Ministério da saúde, e   R $ 1.500.000,00 (Hum Milhão e  Quinhentos Mil Reais) referente repasse  estadual.  Sobre o repasse municipal, informamos que de uma dívida passada de  R $ 2.160.00,00  ( Dois Milhões, cento e sessenta mil reais), a SMS já pagou  R $ 1.620.00 (Hum Milhão Seiscentos e vinte mil reais). A previsão é que, até o final deste mês, a  parcela     de  R $  540.000,00 (Quinhentos e Quarenta Mil Reais), vencidas em 31 de  agosto  , esteja  liquidada.     

Assessoria de Comunicação.

MAJOR JOÃO TELES DE MENEZES, histórias do povo sergipano. Por Antônio Samarone

Em 1952, o Governo Vargas iniciou uma caçada nacional aos militares considerados subversivos, a pedido da CIA, onde foram realizadas mais de 

mil prisões pelo no Brasil. A caçada chegou a Sergipe entre os dias 16 e 17 agosto de 1952. A polícia política do exército prendeu alguns militares considerados subversivos em Aracaju, entre eles os Majores João Teles de Menezes e Humberto de Andrade; e os sargentos Manuel Messias dos Santos, João Alves Santana, Antônio Rodrigues da Silva, presidente da Casa do Sargentos. Os presos foram levados para a sede da Capitania dos Portos, onde foram submetidos a torturas cruéis.  Poucos dias depois, nove presos (entre eles o Major João Teles) foram colocados num avião, com o destino ignorado. Na mesma operação, a polícia política estabeleceu o cerco aos civis, entre eles o destacado jornalista Fragmon Carlos Borges, sergipano de Frei Paulo.

O Major João Teles de Menezes passou um tempo sem que a família soubesse o seu paradeiro, não se sabia nem se ele estava vivo. A esposa, dona Horonita (foto), não teve descanso enquanto não localizou o marido, preso a 15 meses no Regimento de Cavalaria e Guarda da Base Naval de Natal, RN, por envolvimento num inquérito policial militar instaurado em Aracaju. O Coronel Amaury Kruel, comandante do RCG, manteve o Major João Teles incomunicável, sem direito ao uso do telefone, nem ao banho de sol, durante todo o período da prisão. Dona Honorita procurou o famoso advogado Evandro Cartaxo de Sá, defensor de presos políticos, e finalmente, em novembro de 1953, o Superior Tribunal Militar libertou o Major João Teles de Menezes, preso injustamente.

Mais textos Samarone:http://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia

“Quem sofre com serenidade sofre pela metade; quem muito se desespera multiplica a dor.” Austregésilo de Athayde, escritor e jornalista brasileiro, morreu em 14 de Setembro de 1993 (n. 1898).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários