Apenas 9% dos eleitores aprovam os nossos parlamentares, diz pesquisa

Vamos conversar – Blog Anderson Gois

Levantamento feito pela XP/Ipespe, que foi divulgado no último dia 08.07, mostra que nós brasileiros estamos insatisfeitos com o trabalho legislativo desenvolvido no congresso nacional. A pesquisa revela que 49% dos entrevistados acham ruim ou péssimo o que é produzido – ou não produzido – pelos representantes do povo e apenas 9% creditaram bom ou ótimo à atuação parlamentar federal, deputados e senadores.

Esta é a minha primeira coluna por aqui, no Portal Infonet, e quero começar questionando você, caro leitor. Quero abrir um debate que julgo importante: Quantos de nós, eleitores, de fato, acompanhamos o trabalho dos nossos representantes, não só em Brasília, mas nas câmaras municipais, na assembleia legislativa?… Fala-se muito sobre termos uma representação de baixa qualidade, mas como chegam ao poder nossos representantes? Quem dá o aval para que ocupem a cadeira e mandem na caneta?

A pesquisa XP/Ipespe me fez pensar e quero convidar você para esta reflexão também. Você acompanha o trabalho do seu parlamentar? E por favor, não quero começar a escrever por aqui passando uma ideia de crítica ao cidadão, mas quero começar a escrever trazendo você para uma justa análise: Se de um modo geral temos políticos de baixa qualidade, segundo a pesquisa, somos nós bons eleitores?

Reeleições

Há políticos que, mesmo sem atuação de qualidade, são eleitos e reeleitos – observe que não falei que são nomeados e renomeados. SÃO ELEITOS. Nós votamos.

Tradição

Há, ainda, aqueles que chegam ao poder pelo nome e prestígio dos seus familiares e, assim, perpetuam a presença do sobrenome na seara política. Alguns poucos exercem com eficiência. Pior para o país.

Renovação

O índice de renovação na Câmara dos Deputados em 2018 foi de 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Em números proporcionais, foi a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986.

Mais do mesmo

Cabe lembrar que, no processo de renovação de 2018, muitos nomes novos chegaram com velhos sobrenomes. Isso sempre acontece.

Recondução

Não quero aqui dizer que há problema na recondução, de forma alguma. Mas cabe pesar quem é reconduzido e o que, de fato, seu mandato representou para a sociedade.

Critério

Qual o critério que você usa para escolher seus candidatos para o legislativo? Os seus representantes na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado foram escolhidos por serem amigos, por favores prestados, por bom discurso, por já atuarem e terem feito um bom papel, por pedido de um amigo ou familiar: “vote aí nesse meu candidato, ele é gente boa”…

Foto publicada no Instagram pessoal do ex-deputado Márcio Macedo
Foto publicada no Instagram pessoal do ex-deputado Márcio Macedo

Márcio

O ex-deputado federal Márcio Macedo tem feito um belo trabalho dentro da estrutura nacional do PT. Márcio, que sempre foi muito bem relacionado com o ex-governador Marcelo Déda e com o ex-senador José Eduardo Dutra, faz parte da alta cúpula petista e tem trânsito livre com o ex-presidente Lula. Esta semana, mais uma vez, esteve com Lula para a formulação da agenda petista para o nordeste. Ouvi de fonte petista aqui em Brasília que ele será forte candidato em 2022.

Briga?

Aqui em Brasília eu encontrei com o ex-deputado federal Pastor Jony Marcos e perguntei se ele, e o também ex-deputado federal Heleno Silva (ambos do Republicanos) estão brigados (li isso algumas vezes)… Resposta de Jony: “Sou o aliado político mais fiel a Heleno Silva. Heleno é meu irmão, meu amigo e seguiremos juntos, por mais que queiram nos distanciar.”.

Danielle e Emília

Dupla de arrebentar a boca do balão. Me pergunto, como seria uma dobradinha entre as duas? Danielle (Cidadania) foi ao segundo turno na disputa pela prefeitura, já Emília (Patriotas) foi a 2ª mais votada para vereadora da capital.

Casa de Farinha

Parabéns ao deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos) por toda a sua luta em defesa das Casas de Farinha, patrimônio Cultural do Estado de Sergipe! Fiquei pensando no próximo sarapatel bem molhadinho e com farinha fina, molho de pimenta e limão, tudo misturado. Você está servido?

Maria da Penha na escola

Em 2019 o deputado federal Fábio Henrique (PDT), apresentou o Projeto de Lei n. 1574 que altera a lei para incluir na grade curricular do ensino fundamental noções da Lei Maria da Penha. Me parece uma boa estratégia, espero que já esteja em execução.

Fundo Eleitoral

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) demonstrou sua irritação através das redes sociais com a aprovação de um novo aumento para o Fundo Eleitoral. “São R$ 5,7 bilhões que poderiam ser investidos em programas como o auxílio emergencial, e agora serão desperdiçados com campanhas eleitorais. Vergonha!”. Conclusão que tiro: O congresso entendeu que os políticos estão precisando mais que a população. Uma pena.

Cantando

Quem segue Maurício Pimentel no Instagram (@mpamauriciopimentel) já está saboreando um pouco da sua música. Eu, particularmente, adorei ‘A Carta’.

Merece Destaque…

A atuação do vereador de Aracaju Ricardo Marques (Cidadania). Oposição sóbria, combativa e propositiva. Ricardo anda pelos bairros da cidade, fiscaliza, cobra pelas redes sociais, leva para o plenário, vai até o executivo.

Andei lendo…

Que Valmir de Francisquinho (PL) pode disputar mandato de governador. Logo pensei comigo: “Olhe a Itabaiana grande crescendo…”

No Instagram…

… o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) escreveu que sua parceria com o ex-deputado federal André Moura (PSC), surgiu pela necessidade de unir forças por Sergipe. Fábio afirmou que é uma parceria que tem tudo para dar certo.

Pergunta

Qual é (ou quem é) a cara da oposição em Sergipe?

 

Por aqui eu vou falar de política e amenidades ligadas a política.

 

Conheça meu curso de Oratória e Técnicas de Apresentação em PúblicoOratória Extreme!

 

Para falar comigo manda um e-mail para andersonfcgois10@gmail.com

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais