Aprendendo com o padrão Fifa

0

Eugênio Bucci no site Época/Globo em 16 de Junho:

Nos protestos de rua em 2014, havia cartazes mordazes: “Queremos hospitais padrão Fifa”. Agora, quando cartolas globais vão para a cadeia acusados de embolsar ilegalmente uma dinheirama do tamanho do mundo, a piada volta às ruas. O hospital padrão Fifa virou corrupção “padrão Fifa”.

Seria mais cômico se não fosse tão trágico, especialmente para nós, brasileiros. Dada a nacionalidade de alguns dos envolvidíssimos, presos ou não, e considerada a liderança histórica dos cartolas auriverdes na condução da entidade, o tal padrão Fifa de bandalheira parece genuinamente made in Brazil – e só mesmo uma polícia made in USA pode desbaratá-lo. Isso também é uma piada pronta (e sem graça), mas, agora, piada é o que menos ajuda.

A derrocada dos donos do ludopédio, mais que uma palhaçada, é um inventário geral das condutas pelas quais os personagens acusados de corrupção tentam escapar de suas responsabilidades. Observando esse caso, vemos como todo corrupto(r), nacional ou internacional, segue um rígido protocolo de conduta na hora de se explicar (ou de se esquivar). Mais que o “padrão Fifa”, o que existe aí é um padrão universal da gatunagem. Nós, que somos um povo pós-graduado em futebol e corrupção, devemos examinar mais de perto esse padrão. Se não queremos seguir sendo tapeados, devemos aprender com ele.

No espírito de contribuir com esse serviço de utilidade pública, esta coluna apresenta quatro dos mandamentos do padrão maligno. Vamos lá.

1. Antes de tudo, ponha a culpa na imprensa. “Você não pode imaginar o que é ser acusado por parte da mídia tendenciosa que diz que sou um homem mau”, declarou Joseph Blatter, poucas horas antes de se reeleger pela quinta vez para presidir a Fifa. Aí, na terça-feira, dia 2, ele renunciou, surpreendendo os analistas mais afiados. Ninguém previa que o suíço que começou sua ascensão como pupilo de João Havelange largaria o osso tão depressa. Ninguém esperava que, mesmo tendo ido tão tarde, ele se fosse tão cedo. Mas a culpa é da imprensa, claro.

2. Negar com indignação sempre funciona para desacreditar as evidências. A opinião pública, especialmente na indústria do entretenimento, da qual faz parte esse ramo de negócios chamado futebol, é volúvel como o desejo sem objeto. A plateia acredita mais na raiva encenada do que em prova material. Portanto, negue. Negue com exasperação. Há coisa de dez anos, estava no ar um humorístico de TV, o Casseta & planeta, da Globo, em que um certo Wanderney, frequentador sudorento de uma sauna gay, adorava negar. Quando algum conhecido o encontrava de torso nu e toalhinha branca na cintura, sentado bem junto a outros corpos que transpiravam na sauna seca, ele brandia o indicador ereto: “Eu não sou gay! Estou aqui, mas eu não sou gay!”. O discurso de Wanderney é o modelo do corrupto(r).

3. Lembre-se: a sua entidade é sempre uma vítima. Culpados são os outros. Admitamos, apenas para efeitos de argumentação, que Wanderney não fosse gay. De verdade, na boa, a possibilidade existe. O Casseta & planeta jamais exibiu registros carnais da homossexualidade de seu eloquente personagem. Só o que havia eram indícios (muito quentes, mas só indícios). Na mesma linha de raciocínio crédulo, admitamos que os cartolas presos sejam inocentes, todos eles. E admitamos, por fim, que Blatter não saiba de nada e nunca tenha sabido de coisa alguma. Pode ser. O interessante é que ele tenha se apressado em declarar que a Fifa não está sob acusação. Quem está sendo acusado, diz ele, são indivíduos. Observe que toda empresa (pública ou privada), partido ou governo em que surgem sinais exteriores de podridão interior, a mesma desculpa vem a público. Wanderney também poderia alegar que a sauna não é gay. Gays são apenas os frequentadores.

4. Para esvaziar uma denúncia de corrupção, nada melhor que outra denúncia de corrupção. A melhor coisa que poderia ter acontecido para esse pessoal que está aí acusado de corrupção em escândalos domésticos é o desmoronamento da Fifa. Eles sabem muito bem que a sanha justiceira da massa é um gramado exíguo, que não tem lugar para muita gente. Entrando os cartolas, a tendência é que os políticos, os altos dirigentes de estatais e seus corruptores saiam de cena. Como a Fifa e a CBF são a bola da vez, os malfeitos da Petrobras, do cartel do metrô e outros vão correr para o vestiário, na esperança de ser esquecidos. Melhor ainda: se der, alguns dos implicados até vão achar um jeito de voltar a campo no papel de moralizador do futebol. Vai ser outra piada, claro, mas não a menospreze.

Missa 7º Dia – Eugênio Alfaiate, neste domingo
A família, agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas, comunica que a missa de sétimo dia de Eugênio Santos Filho (Eugênio Alfaiate), será celebrada  neste domingo, 21, às 19h30, na Paróquia Sagrada Família – Conjunto Sol Nascente em Aracaju.

Esclarecimentos Francisco Gualberto
D assessoria de imprensa de Francisco Gualberto: “Em respeito ao seu trabalho jornalístico no blog da Infonet, o deputado estadual Francisco Gualberto informa e assegura que nada tem a ver com a polêmica nomeação do enteado do ex-secretário de Segurança do Estado, João Eloy. Em momento algum o deputado procurou o governo para fazer tal pedido, sendo que sequer conhece o referido Ítalo Bruno Araújo Fonseca. Ademais, garante que existem setores da imprensa interessados no desgaste e na fomentação à intriga entre o parlamentar e o governo. Mas certamente essa não é a maneira de fazer política do deputado Francisco Gualberto. “

Blog reafirma indicação. E sabe quem passou o nome para Gualberto
O blog publica a nota de Gualberto, mas reafirma tudo que escreveu e vai contar história, deixando de lado apenas o nome: Uma pessoa intima de Gualberto e da família de Eloy (trabalha diariamente com familiares deles), procurou o deputado e disse que o ex-secretário precisa de ajuda. Amigo pessoal e sabendo da intimidade do autor do pedido com a família, Gualberto pediu um nome. E o autor do pedido – justiça seja feita João Eloy não pediu, nem aceitaria o nome do enteado após aquele episódio desastroso – com trânsito livre na família pegou a documentação do enteado.  E assim, através de Gualberto ele foi nomeado.

João Eloy não foi consultado
O ex-secretário João Eloy falou a Verdade quando disse que não foi consultado. O autor do pedido – queria fazer uma média com ele e com o deputado – e derrapou feito. Gualberto pensou que era pedido de Eloy e não foi. Sobrou para Gualberto e Eloy. Então é isso: pelo menos este espaço não quer fazer intriga com ninguém. Quer apenas a verdade. E não passará como mentiroso e muito menos como um cordeirinho.

Orlinha do bairro industrial às escuras
De quem é a responsabilidade pela iluminação da Orlinha do bairro Industrial? Está totalmente às escuras servindo para usuários de drogas todas as noites. A comunidade local não sabe a quem apelar.

Nona edição revista Cumbuca
A revista Cumbuca publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe – Edise chega a sua nona edição promovendo e valorizando a atividade cultural, unindo o pensamento daqueles que sempre fizeram cultura, divulgando a produção artística e acadêmica e incentivando a difusão de ideias. Nesta edição a publicação tem crônica de Petrônio Gomes que reaviva a memória dos sergipanos com o Cinema Guarany. Ler o texto é ser transportado para um passado não muito distante.

OAB/SE avaliará projeto de lei que visa aumentar caixa do Estado
Na última quinta-feira, 18, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, representada pelo presidente Carlos Augusto Monteiro Nascimento, recebeu o deputado Estadual Georgeo Passos (PTC). Durante o encontro, foi apresentado pelo Deputado a documentação do projeto de lei que propõe o aumento do caixa do Estado para garantir o pagamento dos servidores públicos, através da utilização do fundo administrado pelo Poder Judiciário.

Preocupação
Segundo Georgeo Passos, essa matéria é muito preocupante por que o governo de Sergipe quer uma autorização da Assembléia para utilizar os depósitos referentes a processos judiciais ou administrativos, tributários ou não-tributários vinculados a Justiça Estadual. “Isso nos preocupa por que não temos uma garantia de que esse recurso posteriormente vai retornar e, o vencedor do processo quando for retirar seu dinheiro também não terá essa garantia”, afirmou.

Discussão
O presidente Carlos Augusto disse que toda a documentação recebida será encaminhada para os conselheiros com o objetivo de iniciar uma discussão no âmbito interno da Ordem. “Esse projeto, além de ser deflagrado de forma irregular, viciado, transmitirá insegurança para os jurisdicionados, os advogados e a sociedade de maneira geral. Por isso, diante da urgência que o caso requer e da proximidade da reunião ordinária do conselho, que será na próxima segunda-feira, 22, iremos enfrentar a matéria já nomeando relator para levar seu parecer de voto”, disse.

São Cristovão: hospital pronto para internamentos
Na manhã da sexta feira, 19, a equipe diretiva do Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos tendo a frente o Diretor Presidente Marcos Antônio Santana, recebeu a visita do Secretário de Estado da Saúde, Zezinho Sobral. O secretário que estava acompanhado por sua equipe de assessores veio para fazer a última vistoria no Hospital e se acercar de como estão os preparativos para o início da operação de internamento que está previsto para acontecer na primeira quinzena de julho.

Serviços

O Hospital já vinha operando desde julho do ano passado, mas apenas com o serviço de urgência e emergência e o laboratório de análises clínicas. Os casos que necessitavam de acompanhamento mais prolongados eram encaminhados para o HUSE, contribuindo para a superlotação daquela unidade de saúde.

Leitos
O Hospital Senhor dos Passos dispõe de 35 leitos e, destes, 20 leitos serão disponibilizados para a regulação do HUSE, procedimento que visa aumentar a quantidade de leitos na rede hospitalar do Estado, ajudando, dessa forma, a desafogar o maior Hospital do Estado. Os outros 15 leitos serão disponibilizados exclusivamente para a comunidade da nossa querida São Cristóvão que, depois de seis anos, voltará a ter a sua disposição leitos para internação.

Capacidade
Com o início do internamento o Hospital passa a operar com 80% da sua capacidade, restando apenas entrar em operação o Centro Cirúrgico.Segundo Marcos Santana, para que se iniciasse esta operação, o Hospital, que é uma Entidade Filantrópica, investiu R$ 250.000,00 na construção de uma Casa de Força para ampliar a carga elétrica disponível.

Câmara de Aracaju implanta Rede Legislativa de Rádio
A Câmara de Vereadores de Aracaju está finalizando os últimos acertos para implantar a Rede Legislativa de Rádio. A iniciativa tem como uma das metas ampliar a transparência das atividades parlamentares no âmbito federal e municipal.  Em parceria com a Câmara dos Deputados, a emissora vai oferecer aos ouvintes a transmissão ao vivo das votações em Plenário, a cobertura jornalística dos trabalhos legislativos, programas voltados à formação de cidadania, campanhas de utilidade pública, radionovelas, além de uma programação cultural e musical comprometida com a diversidade do país.

Convênio
Para consolidar a conquista desta benfeitoria para o município de Aracaju, o presidente da CMA, Vinícius Porto (DEM) vai à Brasília/DF, para protocolar e assinar o convênio que assegura a concessão pública da Rádio. “Sabemos da importância de ter a população bem informada e o rádio é o veículo mais democrático que existe. Ele leva informação rápida para todos os lugares e para todo tipo de ouvinte. Com esta nova ferramenta a população vai ter a oportunidade de acompanhar às discussões e votações do Plenário e das comissões da Casa. O povo vai conhecer melhor o trabalho de cada parlamentar", declarou Vinícius Porto.

Parceria
A parceria com a Câmara dos Deputados foi intermediada pelo deputado federal, Jony Marcos (PRB) que em contato e conversações com o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Sérgio Chacon solicitou a inclusão da Câmara de Vereadores de Aracaju no projeto de expansão da Rede Legislativa de Rádio. “Minha base parlamentar foi a Câmara de Vereadores onde atuei por três mandatos. Neste período percebi a necessidade de buscar novos meios de divulgar os trabalhos da Casa. Agora como deputado federal tive a oportunidade de contribuir com o legislativo municipal neste sentido,” disse ele.

Equipamentos
O deputado também solicitou a Câmara Federal os equipamentos de transmissão para viabilizar a instalação da Rádio na CMA. “Este pedido também foi atendido”, garante o parlamentar ao acrescentar que a iniciativa representa ampliação de serviços ao cidadão com economia para os cofres públicos.

TRF5: Carlos Rebêlo Júnior aprovado para vaga de Desembargador
O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 aprovou, por unanimidade, a indicação do juiz federal Carlos Rebêlo Júnior para promoção à vaga aberta com a aposentadoria, no dia 20/04, do desembargador federal Francisco Barros Dias.

Titular em Sergipe
Rebêlo está atuando no TRF5 como desembargador federal convocado. O nome do magistrado será encaminhado à Presidência da República. Titular da 5ª Vara Federal de Sergipe, Carlos Rebêlo Júnior é o segundo juiz federal mais antigo da 5ª Região. Porém, como o juiz federal mais antigo, Agapito Machado, titular da 21ª Vara Federal de Fortaleza, renunciou à vaga, a antiguidade passou para Carlos Rebêlo Júnior.

Banese destaca a cultura do repente e do cordel no Arraiá do Povo
Duas das atrações interativas mais acessadas do Museu da Gente Sergipana, através das quais as pessoas podem improvisar seu próprio repente ou cordel, foram instaladas na cidade cenográfica do Arraiá do Povo 2015, montada na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju. A ideia de levar essas duas atrações para o Arraiá do Povo, evento que acontece dentro das comemorações dos festejos juninos realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura em Sergipe, foi do Instituto Banese, do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Responsabilidade social
Criado para desenvolver as ações de responsabilidade social do Banco do Estado, o Instituto tem como projeto âncora o Museu da Gente Sergipana, fundado em novembro de 2011, em Aracaju, pelo Banese e pelo Governo do Estado, e que recebe uma média mensal de 7 mil visitantes, oriundos de Sergipe, do Brasil e de todo o mundo. Segundo o superintendente do Instituto, Ézio Déda, a ideia de utilizar o Arraiá do Povo para divulgar as ações de cultura que o banco tem promovido surgiu do fato de que as festas juninas em Sergipe atraem um grande fluxo de turistas, do estado e de fora do estado.

Instalações
De acordo com o superintendente, as duas instalações interativas do Museu da Gente Sergipana levadas para o Arraiá do Povo, conhecidas como “Seu Cordel” e “Seu Repente”, ficaram desativadas temporariamente no museu. “Lá no museu comunicamos que elas estão aqui, que as pessoas saiam de lá e venham até aqui visitar. Ao mesmo tempo, aqui no Arraiá do Povo estamos distribuindo folhetos com informações sobre o Museu, chamando as pessoas que visitam esse espaço para irem conhecer o museu”, informou Ézio, acrescentando que com esta ação o Banese mostra que investe em cultura e comemora o sucesso do Museu da Gente Sergipana.

Alteração horário shopping Prêmio
Por conta dos festejos juninos o horário do Shopping Prêmio será alterado. Na terça-feira, dia 23, o centro comercial estará aberto das 09h às 16h30. Já no dia 24, todas as lojas estarão fechadas. Apenas o cinema funcionará normalmente.

Final do campeonato maruinense de futebol acontece neste domingo
A final do campeonato maruinense de futebol de campo, categoria veteranos, acontece neste domingo, 20, às 10h, no Estádio Municipal Gonçalo Prado, em Maruim (SE). Além deste jogo, às 8h, acontece a disputa de terceiro lugar.Na disputa pelo terceiro lugar, Beira Mar, do povoado Pau Ferro, enfrenta a equipe do Botijão, do bairro São José. Na grande final, a Associação Desportiva Maruinense (ADM) enfrenta a equipe do Palmeiras, também do bairro São José. A ADM vem de uma vitória apertada nas semifinais, pelo placar mínimo, frente a equipe do Botijão. O Palmeiras, último a se classificar na primeira fase, surpreendeu o Beira Mar ao vencer por um gol a zero. O time do povoado Pau Ferro foi o primeiro colocado na fase anterior.

Ex-jogadores profissionais
Seis equipes (ADM, Beira Mar, Real do Oiteiros, Guiomardense, Botijão e Palmeiras) estiveram na disputa com até 25 jogadores a partir dos 35 anos de idade. Algumas equipes contaram com ex-jogadores profissionais como Almir (ADM) e Lico (ADM), que jogaram pelo Centro Sportivo Maruinense (CSM); Paulinho (Palmeiras) e Wellington (Beira Mar), que atuaram pela Associação Desportiva Confiança, entre outros.

Entretenimento e movimentando a economia
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Mário Sérgio, destacou a importância do campeonato para a comunidade em geral. “Além de propor uma opção de entretenimento, o campeonato movimenta a economia local. Em dias de jogos parece uma festa”, afirmou.“O futebol não pode parar em nosso município. No mês de agosto será iniciado o campeonato maruinense de futebol de campo, categoria livre, que teve a equipe do Atlético do bairro Boa Hora coo campeã”, garantiu o secretário.

Premiação
Além de troféus e medalhas, a equipe campeã receberá R$ 2 mil, a vice-campeã, R$ 1 mil e o terceiro ganhará R$ 500,00. A equipe que ficar na quarta colocação ganhará apenas R$ 300,00. Além disso, haverá premiação para o melhor goleiro e o artilheiro do campeonato.

DO LEITOR

Retorno a terra querida
Do leitor Messias Gonçalves: “E Depois de três anos jogando distante da sua cidade natal, o Grêmio Olímpico Sancristovense, popularmente conhecido como POP'S, volta hoje a jogar na sua querida São Cristóvão. O Grêmio enfrentará a equipe do Cantareira de Estância. A partida faz parte do campeonato sergipano dos quarentões. Liga está que tem como presidente, Epson Papai. De parabéns Vadinho Thalu, Mário Sérgio, todos os jogadores, a torcida. Bom jogo e que as pessoas responsáveis pelo esporte da nossa cidade, dê o devido valor a essa família.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun     

Frase do Dia
“Nós não somos senão uma coleção de almas, que nos vêm do infinito do tempo.” Oliveira Viana, historiador e jurista brasileiro, nasceu em 20 de Junho de 1883 e morreu em 1951.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários