Aracaju: a Capital do nem. 2ª parte: nem Praça central e nem Catedral

0

                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.



Hoje, na 2ª parte do editorial, cuja 1ª parte foi publicada no ano passado, o blog tratará sobre a Catedral Metropolitana da Capital de Sergipe del Rey, uma das mais belas obras arquitetônicas existentes em solo sergipano, que um dia já foi motivo de orgulho deste estado, porém há anos é sinal de decadência, de desprezo e da incompetência da autoridade eclesiástica arquidiocesana.

Em 2012, o então governador Marcelo Déda prometeu ao arcebispo dom Palmeira Lessa que iria fazer a obra de restauração. Porém, com a morte do professor Déda, não foi possível concretizar tal promessa. O pior governador da história de Sergipe, Jackson Barreto, nada fez para dar continuidade ao desejo do professor; e Belivaldo não está nem aí. Aliás, não está nem aí também quem deveria gastar todos os esforços possíveis para a conclusão da obra de restauração. Se não fosse o empenho de alguns parlamentares de Sergipe, senadores e deputados, a situação da Catedral estaria um caos.

A Catedral não é simplesmente um templo religioso católico para realizar as suas cerimônias. Ela é muito mais do que isto: é um patrimônio arquitetônico cultural e histórico de Sergipe. Talvez ela seja o maior, mais belo e mais importante patrimônio da cidade de Aracaju. Ela é (ou foi?), simplesmente, o mais belo cartão postal desta cidade.

Agora, é preciso o empenho das autoridades competentes para exigir do arcebispo de Aracaju, d. João Costa, que destine recursos próprios da arquidiocese para acelerar e concluir a obra da catedral, pois o fechamento da mesma é sinônimo da decadência moral que vive Sergipe del Rey e a igreja católica na arquidiocese. Que seja quebrado o sigilo bancário da arquidiocese para constatar se há ou não recursos financeiros para tal. E que se determine, urgentemente, a conclusão da restauração de tão significado patrimônio dos sergipanos.

 

Dia da inconfidência Devido ao feriado do Dia da Inconfidência, conhecido como Dia de Tiradentes, nesta quarta-feira, 21, o blog só retornar a ser atualizado na quinta-feira, 22. Que a coragem dos inconfidentes brote nas veias da maioria dos brasileiros para que o país possa sair deste momento em que todos estão perdendo amigos e parentes. Cuidem-se! Deus no comando, Sempre!

TV Sergipe: Novas denúncias de assédio sexual são atribuídas a membros de igreja evangélica de Aracaju Após um mês das primeiras denúncias de mulheres que dizem ter sofrido assédio sexual no período em que frequentavam a Igreja do Evangelho Quadrangular, em Aracaju, novos relatos, foram divulgados ontem (19). Três novas denunciantes concordaram em falar com a equipe de jornalismo da TV Sergipe. Todas disseram que já registraram denúncia à polícia. A assessoria de comunicação da igreja foi procurada, mas não houve manifestação sobre as recentes denúncias; Anteriormente a igreja já havia informado que está acompanhando o caso. Aqui: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2021/04/19/novas-denuncias-de-assedio-sexual-sao-atribuidas-a-membros-de-igreja-evangelica-de-aracaju.ghtml


Votos de melhora O blog foi comunicado por vários amigos da cidade de Nossa Senhora das Dores que o ex-Secretário de estado da Saúde José Lima está adoentado. Ele hoje ocupa inúmeras funções na arquidiocese de Aracaju, pois além de ser padre, de ter um currículo quilométrico e de causar inveja, ele é homem da extrema confiança do arcebispo d. João Costa. O blog deseja votos de melhora.                    

Votos de melhora II O bispo da diocese de Estância, d. Giovanni Crippa, também está internado vítima da COVID-19.

Bispo da diocese de Estância, d. Giovanni Crippa

Segundo pessoas da cidade de Estância, ele se encontrada internado no Hospital São Lucas, em Aracaju. O blog torce pela sua recuperação.

Padres infectados O blog foi informado que muitos padres foram infectados com a COVID-19. Entre os internados está o querido padre Félix, que trabalha no Marivan. A situação dele é delicada, devido às comorbidades, segundo narrou um leigo amigo. A pergunta é: será que a aglomeração da missa dos santos óleos provocou essa situação? Não foi falta de aviso.

Flora sergipana Em breve, o blog revelará “nomes da flora sergipana” que poderão ter os seus nomes envolvidos numa situação que poderá virar caso de polícia. O casal está abrindo a boca e revelando detalhes sórdidos. Home vôte!

                                       
Bairro Siqueira Campos: na Rua de Bahia o muro está escorado no ponto de ônibus conforme a foto enviada pelo leitor. O risco de acidente é grave, inclusive com lesões sérias ou até mesmo morte. O leitor que enviou a foto não informou se o muro é da Previdência ou da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Saúde. Porém, o problema é gravíssimo. De quebra ainda tem um buraco sinalizado com as ferragens expostas. A quem recorrer?

Nota de esclarecimento, Cícero Netto: “Venho a público, comunicar que estas informações relacionadas a minha pessoa, divulgadas em redes sociais, não procedem com a realidade dos fatos. O vídeo publicado em nossa rede social teve apenas o intuito de divulgar o trabalho e o talento do jovem que esta cantando, afinal, trata-se de um artista rosarense. O fato de uma postagem ocorrer na rede social, não significa que estamos no local, ou que o fato da publicação ocorreu por esses dias. As pessoas nos marcam nas redes sociais para ampliar a divulgação. Sabemos que nas redes sociais repostamos momentos que vivemos com o objetivo de recordar. Já temos a informação, que infelizmente estão usando de um fato não verídico para fazer politicagem, um jogo sujo politico de pessoas que não se conformam com o resultado das eleições. Inclusive já sabemos de quem partiu essa informação que não procede com a realidade. Prezamos pelas vidas e somos extremamente responsáveis no tocante ao cumprimento das medidas restritivas. É momento de desarmarem os palanques e pensar na vida, termos mais respeito e amor ao próximo. A vida é mais importante.” Rosário do Catete, 19 de abril de 2021, Cícero Netto.

Docentes da UFS aprovam indicativo de Greve Sanitária contra aula presencial durante a pandemia Expressando que a defesa da vida e da saúde deve ser a prioridade no atual momento do país, os docentes da Universidade Federal de Sergipe, em Assembleia Geral na manhã da última sexta (16), aprovaram, por unanimidade, o indicativo de Greve Sanitária caso haja alguma determinação para retorno às aulas presenciais durante o grave período de pandemia. É importante destacar que Greve Sanitária não significa a interrupção das atividades laborais, mas a continuidade da realização no formato remoto, como forma de proteção às vidas de todas as pessoas que circulam pela UFS.

Repúdio Na Assembleia, a categoria repudiou a aprovação, na terça-feira (13), do regime de urgência do Projeto de Lei 5595/2020 pela Câmara dos Deputados. Pelo PL, fica proibida a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e universidades durante a pandemia. “Não iremos colaborar com o genocídio”, frisou o professor Romero Venâncio, presidente da ADUFS, ressaltando que o PL coloca em risco a vida de docentes, estudantes, técnico-administrativos e suas famílias.

Carta Além do indicativo de Greve Sanitária, as professoras e professores da UFS aprovaram a elaboração de uma carta direcionada aos deputados federais de Sergipe, expondo os perigos de aprovação do PL 5595, e o envio de um documento ao CONEPE. Vale mencionar que a aprovação do indicativo de Greve Sanitária caso seja determinado o retorno presencial é uma ação articulada pela categoria docente em todo o país. Desde fevereiro deste ano, quando o Ministério da Educação iniciou movimentações pela volta das aulas presenciais, que professoras e professores de diferentes partes do país têm aprovado essa possibilidade, a exemplo dos docentes da UFES, UFRGS, FURG, UESPI, UFLA, UFAM.


A Academia Gloriense de Letras (AGL), fundada em 2012, iniciou 2021 com a realização de diversas atividades, honrando seu Patrono-mor, Pe. Léon Gregório, e apoiando as ações dos seus membros, movimentos que consolidam ainda mais sua atuação no cenário local, estadual e nacional. Ainda há muito a realizar. Assim, convidamos os (as) escritores (as) a publicarem seus textos (artigos, ensaios, resenhas ou textos literários) na “Revista AGL”. Nesta edição, teremos como temática “A Literatura e a Cultura em Sergipe”. Chamada aberta até 31 de agosto de 2021. As inscrições podem ser realizadas através do site https://www.academiagloriensedeletras.org/revista-da-agl/.
Não perca a oportunidade de fazer parte do volume 2021 da Revista AGL.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Aracaju: Museu da Bandeira abandonado De um morador da área indignado com o descaso da Prefeitura: “Moro próximo a Praça da Bandeira e ao antigo Museu da Bandeira que está abandonado há mais de quatro anos. Serve apenas de moradia para viciados de drogas. A prefeitura nem reforma, nem derruba. Se esse prédio ficasse perto da casa do prefeito, já tinham dado uma solução. Recuperaram a Avenida Hermes Fontes e não colocaram os pontos de ônibus. O que esta havendo? Falta de dinheiro ou de competência?”

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/ Sr. Claro Santos Silva, vendedor de frutas. Eu o conheci na beira da rodovia estadual, quando voltava de Canindé de São Francisco para Aracaju …


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

 

SUSTENTAÇÃO ORAL: Um diferencial para o resultado do processo. Hoje, 20/04, às 18h30, gratuito Palestrante: Dr. Wesley Araújo/Advogado Especialista em Direito Eleitoral e Constitucional; Palestrante; Vice-Presidente da Comissão Direito Eleitoral da OAB/SE.Link de inscrição aqui. Assista aqui: https://www.youtube.com/user/OABSE/featured






 

 

 

Palestra no Whatsapp, hoje, 20/04, das 14h às 17h Se você pensa em abrir um negócio ou se formalizar, participe da palestra “Como se tornar MEI” que será realizado no Whatsapp.⠀⠀Aproveite para conhecer os benefícios da formalização e entender como isso pode auxiliá-lo a buscar novos rumos para a sua empresa. Inscrição gratuita: bit.ly/whatsapp20abr.

 

 

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/monicabergamo Palavra de ordem, às vezes esquecida por todos nós: JORNALISTA NÃO É NOTÍCIA.

www.twitter.com/GreenpeaceBR Governo Bolsonaro adota discurso fake sobre proteção das florestas enquanto bate recordes de desmatamento e seu anti ministro @rmsalles defende madeireiros. Tudo isso para agradar o presidente dos EUA e conseguir dinheiro. Vai cair nessa, @JoeBiden? #AmazoniaOuBolsonaro


www.twitter.com/jose_simao Antes eu dava uma boiada pra não entrar numa briga, hoje eu brigo por um bife! Obrigado Paulo Guedes!


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Acostuma-te à lama que te espera! O homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera.” Augusto dos Anjos, no poema Versos íntimos, nasceu em 20/04/1884.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-missa-ordenacoes-sacerdotais-brasileiro.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais