Aracaju: Fecha-se um ciclo político

Desde que as eleições diretas foram retomadas Aracaju era uma das poucas capitais do Brasil que sempre elegeu candidatos dos chamados partidos de esquerda. Começou com Jackson Barreto, em 1985, passando por Wellington Paixão (1988), Jackson (1992), Gama (1996), Déda (2000 e 2004) e Edvaldo Nogueira em 2008.

A vitória incontestável do ex-prefeito e ex-governador João Alves no primeiro turno, com 52,72% dos votos não apenas encerra, a partir de 2013, um ciclo político na capital sergipana de 27 anos, mas também deixa claro que os partidos que estão no bloco comandado pelo governador Marcelo Déda ou mudam não só a estratégia, mas a forma de governar, ou terão mais uma derrota significativa em 2014.

A derrota em Aracaju no primeiro turno, não foi apenas do candidato Valadares Filho e do PSB, mas de todo o bloco político. Perdeu Déda, perdeu Jackson Barreto, perdeu o senador Valadares, o prefeito Edvaldo Nogueira e por aí vai.

E só para lembrar: o recado das urnas em Aracaju foi dado as lideranças do bloco da situação na última eleição estadual em 2010, quando o governador Marcelo Déda perdeu para João Alves.

Parece que as lideranças não entenderam ou não se preocuparam em analisar e absolver que o duro recado deixava claro que a maioria do eleitorado não acreditava mais nas promessas do grupo da situação.

Agora terão que juntar os cacos e sem Aracaju terão que refletir muito para encontrar um caminho que não leve a outra derrota eleitoral em 2014.

Aracaju: Dos atuais 19 vereadores foram reeleitos 9
Os reeleitos pela ordem de votação: Robson Viana (PMDB), Nitinho (DEM), Valdir Santos (PTdoB),pastor Jony (PSD), Dr. Gonzaga (PMDB), Emmanuel Nascimento (PT), Dr. Emerson (PT) Ivaldo José (PSD) e Jailton Santana (PSC).

Dos 24 eleitos, retornam a Câmara de Aracaju 4 ex-vereadores
Retornam a Câmara de Aracaju pela ordem de votação os ex-vereadores: Iran Barbosa (PT), Dr. Manuel Marcos (DEM), Renilson Felix (DEM) e Vinicius Porto (DEM).

Os 11 novos vereadores que vão para o primeiro mandato
Os 11 novos pela ordem de votação: Dr. Agnaldo (PR), Adelson Filho (PSL), Daniela Fortes (PR), Lucas Aribé (PSB), pastor Roberto Morais (PR), Max prejuizo (PSB), Lucimara (PCdoB), Augusto do Japãozinho (PRTB), Anderson de Tuca (PRTB), Adriano Taxista (PSDB) e Agamenon Sobral (PP).

Dos atuais ficaram 10 de fora
Os que não foram reeleitos em Aracaju: Evando Franca, Juvêncio Oliveira, Fábio Mitidieri, Danilo Segundo, Bertulino Menezes, Karla Trindade, Miriam  Ribeiro, professora Rosangela, Matos e Simone Goes.

Vereadores Aracaju Eleitos e a previsão do blog
Dos 24 eleitos em Aracaju, analisando a previsão do blog o percentual de erro foi maior do que nas ultimas eleições. Mesmo assim o índice de acerto chegou a 70%. O link com a previsão feita para quem desejar checar: https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=133516&titulo=claudionunes

Previsão/Coligação DEM/PTB/PTN
O blog avaliou que poderia eleger cinco. Elegeu quatro pela ordem: Nitinho, Dr. Manuel Marcos, Renilson Felix e Vinicius Porto (todos DEM). O blog previu a vitória de Nitinho, mas errou nos nomes de Evando Franca e Juvêncio Oliveira que ficaram na suplência. Da coligação o primeiro suplente é a defensora pública Emilia Correa.

Previsão/Coligação PSC/PSDB/PRP
O blog acertou quando previu a reeleição de Jailton Santana (PSC). Errou quando analisou que elegeria apenas um. Foi eleito também Adriano Taxista (PSDB) que o blog previu como possível surpresa.  Acácio é o primeiro suplente.

Previsão/Coligação PSL/PR/PTC/PPL
O blog analisou que poderia eleger no máximo três vereadores. Fez quatro: Dr. Agnaldo (PR, blog previu como possível surpresa), Adelson Filho (PSL), Daniela Fortes (PR) e pastor Roberto Morais (PR). Nesta coligação errou no candidato sargento Vieira, que não foi eleito e ficou como primeiro suplente.

Previsão/PRTB
Dois vereadores eleitos. O blog errou quando previu que Pimentel estava eleito na primeira vaga. Foram eleitos Augusto do Japãozinho (surpresa prevista) e Anderson de Tuca. Flávia Brasileiro ficou como primeira suplente.

Previsão/PT/PMDB/PSDC/PHS
O blog acertou que a coligação elegeria cinco. Acertou também que três estavam eleitos: Iran, Robson e Emanuel. Os outros dois foram Dr. Gonzaga e Dr. Emerson. O primeiro suplente é Bigode, do Santa Maria, uma surpresa.

Previsão/PSB/PSD/PRB
O blog acertou quando analisou que a coligação elegeria quatro candidatos. Errou quando colocou Fábio Mitidieri (PSD), que ficou como primeiro suplente, entre os eleitos. Foram eleitos pela ordem: pastor Jony (PRB). Lucas Aribé (PSB), Max Prejuizo (PSB) e Ivaldo José (PSD).

Previsão/PCdoB
O blog previu que poderia eleger dois vereadores. Elegeu apenas Lucimara. Ficou como primeiro suplente Samarone.

Previsão/PDT/PTdoB
O blog acertou que faria apenas um vereador. Estavam na disputa Valdir Santos (PTdoB), que foi reeleito e ficou como primeiro suplente Matos, do PDT.

Previsão/PP/PMN – Legenda atingida
O blog previu dificuldades para atingir a legenda, mas se conseguisse o eleito seria Agamenon  Sobral com apenas 1.616 (55º colocado na votação geral). Foi o que aconteceu, ficando como primeiro suplente o palhaço Soneca, com 1.526 votos.

Previsão/PPS, PV e coligação comandada pelo PSTU
O blog analisou que todos estes não teriam legenda suficientes para eleger um vereador. E acertou.

PSD elege 12 prefeitos
Boquim, Jean; Carira, Diogo Machado; Cumbe, Marcelo Moraes; General Maynard, Miraldo; Itabi, Dr. Rubens; Japoatã, Dr. Gilmarcos; Macambira, Ricardo Souza; Nossa S. De Lourdes, Fábio; Pedrinhas, Zé de Bá; Porto da Folha, Dr. Albino; Riachão do Dantas, Ivan Macedo; Rosário, Laércio Passos.

PSC elege 11 prefeitos
Aquidabã, Euriquinho; Areia Branca, Agripino; Ilha das Flores, Cristiano Beltrão; Monte Alegre, Tonhão; Neópolis, Amintas Diniz; Pacatuba, Alexandre Martins; Pirambu, Elinho; Propriá, José Américo; Santana do São Francisco, Dona Preta; Simão Dias, Marival Santana; Telha, Domingos.

PSB elege 10 prefeitos
Amparo do São Francisco, Atevaldo; Brejo Grande, Anderson; Campo do Brito, Léo; Graccho Cardoso, Cassinho de Quixabeira; Malhador, Elayne de Dede; Pinhão, Eduardo Marques; Poço Verde, Thiago Doria; Ribeiropolis, João de Nega; Salgado, Duilio; São Cristovão, Rivanda Batalha.

PMDB elege 7 prefeitos
Arauá, Dona Ana; Barra dos Coqueiros, Airton Martins; Laranjeiras, Juca Bala; Maruim, Jeferson Santana; Moita Bonita, Marcos Costa; Nossa S. Aparecida, Vera; Riachuelo, Candida Leite.

PT elege 7 prefeitos
Carmópolis, Esmeralda; indiaroba, Zé Leal; Malhada dos Bois, Dr. Walter; Nossa S. Da Glória, Chico do Correio; Poço Redondo, Roberto Araujo; São Domingos, Pedrinho; Tobias Barreto, Dilson de Agripino.

DEM elege 6 prefeitos
Aracaju, João Alves; Cedro de São João, Claudionor (Nô); Estância, Carlos Magno (DEM); Frei Paulo, José Arinaldo Filho; Pedra Mole, Neto de Milton; Siriri, Dal.

PR elege 6 prefeitos
Canhoba, Naldinho da Farmácia; Capela, Ezequiel; Divina Pastora, Dr. Sylvio; Itabaiana, Valmir de Francisquinho; Japaratuba, Lara Moura; São Francisco, Celson do Peixe.

PDT elege  5 prefeitos
Muribeca, Fernandinho Franco; Nossa S. Das Dores, Fernando Lima; Nossa S. Do Socorro, Fábio Henrique; São Miguel do Aleixo, Selma de Mauro de Rocha; Umbaúba, Zé de Francisquinho.

PSDB elege 4 prefeitos
PSDB: Itabaianinha, Robson da Laranja; Itaporanga, Gracinha; Lagarto, Lila; Santa Luzia do Itanhy, Paulo Cesar.

PRB elege 2 prefeitos
Canindé, pastor Heleno Silva; Feira Nova, Jonas.

Um prefeito: PCdoB, PTdoB, PSL, PPS e PPL
PCdoB: Cristinápolis, padre Raimundo. PTdoB: Gararu, Toinho de Rolemberg.PSL: Santo Amaro, Chileno.PPS: Santa Rosa de Lima, Valdir.PPL: Tomar do Geru, Augustinho da Padaria.

SSP e os nomes dos policiais
Na última coluna este espaço publicou uma nota de esclarecimento da SSP sobre o envolvimento de policiais da reserva que fazem segurança do empresário Edvan Amorim. Estranhamente eles foram encaminhados para a delegacia de roubo de veículos e os nomes não foram divulgados. Pelo que se informa nos bastidores da SSP é que as armas não eram registradas. Essa história ainda terá vários desdobramentos é só aguardar.

Missa de 1º Ano – Fernando França, hoje 08
A família do empresário Fernando França convida a todos para participarem da missa de um ano pela passagem do empresário. O ato religioso acontecerá na paróquia Nossa Senhora do Carmo, às 19h, em Carmópolis, onde a viúva, Esmeralda Cruz é prefeita.

Mérito da prefeita I
Coordenador da campanha da prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz (PT), Saulo Aragão afirma que o grande trunfo para alcançar o resultado de 74,07% (o maior de Sergipe) foi o trabalho iniciado no atual mandato, responsável pela transformação da vida dos carmopolitanos. “Nessa eleição não houve mágica. O marketing principal da campanha à reeleição da prefeita Esmeralda foi o reconhecimento de todo esse trabalho, que culminou na aprovação que chega a 96%, a maior de Sergipe”, destaca Saulo Aragão.

Mérito da prefeita II
Entre as ações executadas que culminaram nesse excelente resultado, o coordenador destaca a transferência de renda através dos programas sociais, os investimentos em obras de infraestrutura, que chegaram a mais de R$ 27 milhões em recursos próprios, além das melhorias implementadas na educação e na saúde, não se limitando ao repasse obrigatório por lei. “Além disso, temos o apoio importante dos governos de Marcelo Déda e de Dilma Rousseff, dos mandatos do deputado federal Márcio Macedo e do estadual Luiz Mitidieri, além do Partido dos Trabalhadores e aliados”, frisa o coordenador.

Nem partido, nem popular, nem socialista I
O PPS foi, sem dúvida, responsável por um papel deplorável nas eleições municipais de Aracaju. Não pode ser chamada de partido uma agremiação cujo presidente, desde o início da campanha, dedicou-se à tarefa de desqualificar o seu candidato a prefeito da capital. Este, por sua vez, caíra de paraquedas ejetado pelos dirigentes nacionais do grupamento político. O presidente, egresso do PT, trabalhou, nos bastidores, a favor de uma candidatura concorrente.

Nem partido, nem popular, nem socialista II
Já o candidato oficial do “partido”, depois de bater em todo mundo, especialmente no candidato preferido de seu presidente, renuncia à candidatura, de maneira insólita, beneficiando, justamente, aquele que mais combatera. Não se tem notícia, de outra parte, de qualquer manifestação em defesa dos ideais socialistas, por parte do candidato ou de qualquer outro dirigente partidário.

Atitude digna de Rivando Góis
Uma atitude, porém, é digna de registro: a assumida pelo jornalista Rivando Góis, que se dispôs a ocupar o lugar do titular. O candidato a vice-prefeito, contudo, viu sua pretensão derrubada pelos “dirigentes” de sua agremiação, em nova investida para beneficiar um seu concorrente, no caso o eleito, ex-governador João Alves Filho. Mas o Rivando, mostrando muita personalidade, anunciou o seu apoio à candidata da Frente de Esquerda, Vera Lúcia. Foi, realmente, uma sucessão de equívocos cometidos de forma premeditada. E o interessante é que o presidente da sigla, Nilson Lima, ainda não se acanhou em declarar que o seu partido saía fortalecido desses episódios, e, para completar, ainda deu uma sonora gargalhada em programa de rádio de grande audiência. É por isso que pouca gente acredita na seriedade de nossos partidos políticos que, em sua quase totalidade, carecem de consistência ideológica e programática.

Sabor de Notícia I
A UNIT – Universidade Tiradentes – fez realizar, na última quinta-feira (04.10), às 20 horas, em seu Centro Gastronômico, a primeira edição de um encontro que será repetido outras vezes, no sentido de apresentar à imprensa sergipana o trabalho que vem sendo desenvolvido por alunos do curso de Gastronomia da referida Universidade.

Sabor de Notícia II
A coordenadora Kátia Viana apresentou todos os membros de sua equipe, que foi responsável pelo “menu” servido aos jornalistas e radialistas que participaram do evento. Destaque especial para o profissional Álvaro Müller, jornalista que compõe a Assessoria de Comunicação Social da Universidade Tiradentes, que declarou ter ficado bastante satisfeito com essa primeira edição do programa.

Mais milho do que cevada
Pesquisa realizada pela USP – Universidade de São Paulo – comprova que a cerveja consumida no Brasil tem muito mais milho do que cevada. Como se sabe, a cevada é o principal ingrediente na fabricação de cerveja. Os fabricantes negam, mas a USP tem muita credibilidade. Cabe ao governo tomar uma atitude para coibir esse abuso.

Flagrantes esportivos 
Em mais uma edição do grande clássico Barcelona X Real Madrid, dessa feita pelo campeonato espanhol, verificou-se, ao final dos 90 minutos, empate em dois tentos. A partida foi realizada no Estádio Camp Nou, em Barcelona. Os grandes ídolos Messi e Cristiano Ronaldo foram os artilheiros de mais um encontro reunindo os dois grandes rivais do futebol espanhol. Além do excelente nível técnico apresentado, principalmente no segundo tempo, houve várias manifestações em apoio ao movimento separatista da Catalunha. O “Barça” agora lidera o campeonato, sofrendo a concorrência direta do Atlético Madrid. O técnico Mourinho, do Real Madrid, afirmou, em entrevista coletiva após o jogo, que vai permanecer à frente da equipe que é considerada uma das melhores de todo o mundo. /// O Corinthians recusou oferta de patrocínio após Libertadores e agora enfrenta dificuldades para ter parceiro no Mundial de Clubes. /// Empolgado com a conquista da Libertadores, o comando corinthiano esperava faturar 50 milhões por temporada. /// Empresa japonesa está interessada, mas só deseja pagar 8 milhões de reais. O Mundial será realizado em dezembro. /// Ganso só deverá estrear no São Paulo em 2013. É o que afirma o departamento médico do tricolor paulista. /// Campeonato sergipano da série A-2 teve uma pausa, por causa das eleições. /// PSG (Paris Saint-Germain) confirma interesse em contratar o técnico português Mourinho. /// O ex-craque e atual presidente da UEFA Michel Platini deverá disputar a presidência da FIFA, em 2015. /// Ao vencer o Botafogo, por 1 X 0, gol marcado pelo artilheiro Fred, o Fluminense confirmou a liderança isolada que ostenta no Brasileirão 2012. /// A ADIDAS quer colocar uma bola da Copa, a Brazuca, em dimensões gigantes, aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e em outros pontos turísticos das sedes do mundial.

Curtas
Joaquim Barbosa declara que votou em Lula e em Dilma. /// Transformado em ídolo nacional, o ministro do STF é destaque em diversas publicações nacionais e internacionais. /// Para ele, o poder no país está concentrado na mão de brancos e conservadores. /// Joaquim Barbosa assumirá a presidência da Corte Suprema no próximo mês de novembro. /// Carlos Brito completa 70 anos e cai na aposentadoria compulsória. /// Presidente do STF nega que pretenda retornar às atividades político-partidárias. /// Como era de se esperar, um novo cenário político surge das eleições municipais. /// Interferência da Igreja Católica foi decisiva na eleição em São Paulo. /// Vaticano condena mordomo do papa a 18 meses de prisão. /// Blogueira cubana relata que tentaram despi-la na prisão. /// Yoani Sanchez foi detida por 30 horas. /// “Modern Family” é a série de maior audiência na TV americana. /// Campanha nos Estados Unidos ignora aborto, gays e armas. /// Democratas e republicanos debatem temas econômicos e de segurança nacional. /// Obama e Romney continuam empatados nas pesquisas, embora com ligeira vantagem do candidato republicano.

DO LEITOR
Absurdo com o número de eleitores em Carmópolis

Do leitor Wilson: “Falo como uma pessoa indignada como as coisas no Brasil parece que sempre tem uma ato de banditismo, moro em Carmópolis e fico abismado como é que a justiça não se atenta para algumas coisas. Por exemplo como é que segundo o censo do IBGE minha cidade possui 13.503 habitantes e segundo o TRE tem 12.423 eleitores, será que na minha cidade só possui 1.080 crianças, claro que existem pessoas que votam aqui e não moram aqui e seria necessário fazer um levantamento minucioso, pois tenho certeza que pessoas que a 04 anos atrás não votavam aqui a partir desta eleição deve ter tido transferido seu titulo para cá iludido por alguma promessa que fizeram para eles. Veja se meu raciocínio tem lógica e me responde por e-mail por favor”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A gratidão é o único tesouro dos humildes”.
William Shakespeare.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais