Aracaju menor

Aracaju está territorialmente menor desde ontem, quando o Tribunal Regional Federal da 5ª Região decidiu que toda a zona de expansão pertence a São Cristóvão. Isso significa dizer que os cerca de 120 mil moradores daquela área não recolherão mais impostos para a prefeitura da capital e, a partir de agora, terão que cobrar benefícios à administração sancristovence. A decisão judicial fundamentou-se na falta de consulta prévia às populações envolvidas quando se decidiu transferir a zona de expansão para Aracaju. Resta saber se a prefeitura de São Cristóvão, que vai recolher impostos e ter engordado o seu FPM, terá condições de atender as enormes necessidades daquela extensa zona populacional.

Conversa mole

Será que o Ministério Público Federal (MPF) vai acreditar que a praia 13 de Julho pertence ao rio Poxim e não ao Sergipe? Pois é, para tentar impedir que MPF recorra à Justiça Federal visando evitar o criminoso aterro de parte daquele estuário, a Prefeitura jura de pés juntos que a desastrosa intervenção ocorrerá no Poxim. Aí também é achar que todo mundo é idiota, né?

Quebra de braço

Pelo visto, o vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP) vai seguir atazanando os professores da rede pública estadual. Ontem, ele criticou o fato de a categoria realizar nesta quinta à tarde uma assembléia geral: “Por que não se reúnem nos sábados e domingos? Como não têm compromisso com o ensino, fazem a assembléia no horário da aula para prejudicar os estudantes”, afirma o parlamentar.

Há vagas

As unidades do Bompreço estão recrutando para suas lojas de Aracaju pessoas com deficiência. Os interessados devem enviar currículo até o dia 10 de novembro para o e-mail diversidade@wal-mart.com. Para essas vagas a seleção será mediante entrevista presencial. Entre as lojas de Aracaju que irão receber os novos funcionários estão o Bompreço de Jardins, Saneamento, Rodoviária e Siqueira Campos.

Duas medidas

Enquanto o Banese tenta impedir que a Prefeitura de Aracaju transfira a folha de pessoal para outro banco, o prefeito de Glória, Chico do PT, renovou por R$ 800 mil o contrato para manter as receitas municipais na Caixa Econômica Federal. E ninguém do governo ou do próprio Banese criticou a atitude do administrador petista. Será que no caso de Aracaju a queixa prende-se ao fato de o prefeito João Alves ser do DEM?

Prepare o bolso

A Câmara de Vereadores deve aprovar hoje projeto da Prefeitura de Aracaju instituindo a Taxa de Iluminação Pública. Também serão votadas, em caráter de urgência, as criações da Taxa de Licenciamento Ambiental e do Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil. Em outras palavras, para engordar o caixa da Prefeitura, os vereadores vão dar mais esse presente de grego aos aracajuanos.

É contra

Em nota, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju repudia a criação da Taxa de Iluminação Pública, alegando ser injusto punir a população com mais um imposto. A entidade alega que somente com esse tributo a Prefeitura vai arrecadar anualmente cerca de R$ 14 milhões. Pior é que os vereadores vão preferir punir o povo para não desagradar o prefeito João Alves. Duvida?

Chupa de peito

“Mesmo doente, tenho direito a voto e opinião”. A afirmação é do governador licenciado Marcelo Déda (PT), que não gostou de tentarem jogá-lo contra o amigo de longas datas Zé Eduardo Dutra. Pelo twitter, Déda disse que Dutra “tem autoridade para transmitir minhas mensagens: nunca nos enfrentamos”. Por fim, o governador pede aos companheiros que compareçam ao Processo de Eleição Direta do Partido (PED). “Fortaleçam o PT, trabalhem pela sua unidade agora e em 2014”, postou Déda.

Refinaria

A descoberta de uma mega reserva petrolífera no litoral sergipano estimulou a deputada estadual Ana Lúcia (PT) a solicitar a instalação de uma refinaria de petróleo em Sergipe. Em 2007, técnicos da Petrobras fizeram uma longa exposição em Aracaju para mostrar que a falta de profundidade do porto sergipano é o grande impedimento para a implantação de uma refinaria no estado. Este foi um dos argumentos que fez Sergipe perder a refinaria para Pernambuco.

UFS lidera

O Conselho Federal da OAB divulgou o desempenho das instituições de ensino superior no exame de Ordem, realizado no primeiro semestre deste ano. A aprovação garante ao candidato o direito de exercer a profissão de advogado. Em Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe obteve o maior percentual de aprovação: 57,14%.

Do baú político

O blog publica trecho de comentário escrito pelo jornalista Luiz Eduardo Costa sobre o saudoso comunista Gervásio, o “Careca” da banca de revista. Conta Luiz que, ao ser preso no golpe de 1964, o honrado e bravo militante foi interrogado por um oficial do Exército, que queria saber se ele era mesmo quem distribuía o jornal comunista Folha Popular. Gervásio, sempre bem humorado e irônico, com ares de absoluta inocência, respondeu: “Virge Maria, seu capitão, e aquele jornal era comunista? Eles me pagavam para eu entregar e eu não sabia disso”. Em seguida, fez o sinal da cruz três vezes, recitou o credo, e ouviu, aliviado, o militar dizer: “Tá vendo, seu Gervásio, o senhor tão católico e os comunistas lhe usando para distribuir um jornal que prega o ateísmo e combate à religião”. Nem por isso Gervásio saiu da cadeia, nem se viu livre de um Inquérito Policial Militar e da perda do emprego nos Correios e Telégrafos.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais