Aracaju (SE): Soltura de tartarugas marinhas é atração

Vida em nossas mãos

Quem visita o Oceanário de Aracaju no primeiro sábado do mês e datas especiais terá a oportunidade de observar um show da natureza proporcionada pelo homem: a soltura de tartarugas marinhas Oliva pelos técnicos do projeto Tamar, na praia de Atalaia (SE).

A visita é monitorada por biólogos e técnicos do projeto no início da manhã e final da tarde, que explicam todo o processo de desenvolvimento dos filhotes de tartaruga até adentrarem por completo no mar.

A soltura do final da tarde ainda tem uma observação especial da praia de Atalaia: o pôr do sol com o vai e vem de kitesurf colorindo o litoral sergipano. O Tô no Mundo conferiu uma dessas solturas, com mais de 50 filhos endereçados ao mar.

A observação de filhotes é feita em conjunto com a visita monitorada ao Oceanário, inaugurado em julho de 2002, na orla da praia de Atalaia. A infraestrutura ecológica tem formato de tartaruga gigante e chama atenção em meio a passarelas, lagos e muito verde.

A caminho do mar

Ao adentrar, o visitante passa por tanques com filhotes de tubarões e mais 18 reservatórios que replicam o fundo do mar e biomas nativos de Sergipe (cinco de água doce e 13 de água salgada), incluindo arraias, tubarões, moreias, xaréus, caranhas, vermelhos e meros.

No centro do oceanário fica um reservatório onde os visitantes podem observar uma parte submersa de uma plataforma petrolífera, estrutura existente no litoral sergipano, estado produtor de petróleo, proporcionando interação com o meio natural. Existem ainda quatro tanques: um onde os visitantes podem tocar em várias espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre com a orientação de um monitor; dois tanques com espécies de tartarugas marinhas, além de um painel composto por fotografias do projeto.

Centenas de filhotes caminham para o mar

Os filhotes de tartarugas são as estrelas em dia de soltura, haja visto que os técnicos monitora-os em um tanque e depois os colocam em recipientes prontos para serem levados a areia da praia.

A luz natural faz com que os filhotinhos se guiem em direção a água. Muitos preferem ficar quietinhos e a ajuda da mão dos técnicos e dos visitantes são bem-vindas.

As tartarugas marinhas que costumam desovar na Praia de Atalaia são as das espécies Cabeçuda, que quando adultas atingem até 1,10 metros de comprimento e a Oliva, considerada a menor das espécies encontrada no litoral sergipano, que na fase adulta chega a atingir no máximo 70 centímetros.

Com 35 anos de história protegendo e conservando os ecossistemas marinhos, principalmente as tartarugas, o Projeto Tamar realiza feitos extraordinários em prol da natureza, cuidando do ambiente em que elas vivem.

Contendo três das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, sendo a da espécie Oliva, a que mais desova do litoral sergipano, o Projeto Tamar realiza o trabalho de soltura em alta temporada de reprodução que vai de julho ao final do ano, e que pode ser acompanhada pela população.

Pôr do Sol é um aliado

Em Sergipe, há mais três bases do projeto Tamar em conjunto com o Oceanário de Aracaju: Pirambu, Ponta dos Mangues e Abaís, sendo Pirambu considerada a base-mãe do projeto por ter sido lá a primeira do estilo no país. Por muito tempo, a base do Litoral Norte foi aberta ao público, mas por falta de recursos e público, a direção resolveu fecha-la e só abrir para pesquisa, até por está instalada na Reserva Biológica de Santa Izabel.

Após a visita ao Oceanário de Aracaju, a dica é percorrer a região dos lagos da orla da praia de Atalaia e verificar o quanto a natureza foi generosa com a região e, aonde ela não foi, o homem conseguiu dar uma ajudinha, fazendo com que a orla de Aracaju seja um dos principais atrativos e cartões-postais da capital sergipana.

Dicas de viagem

  • O Oceanário de Aracaju fica na avenida Santos Dumont, 1010, orla da Atalaia. As informações podem ser adquiridas através do telefone (79) 3214-3243 / 3214-6126 ou e-mail oceamar@tamar.org.br. O funciona diariamente das 09:00 às 21:00.

  • Técnicos e turistas se encantam

    O Oceanário de Aracaju tem capacidade para receber até 300 pessoas ao mesmo tempo, alcançando a marca de aproximadamente 160 mil visitantes/ano. É o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil.

  • Passeie também entre espelhos d’água com pontes, calçadão, ciclovia e espaço para exposições, apresentações culturais e esportes aquáticos da orla da Atalaia.

  • Através de atividades regulares, como visitas orientadas, palestras e exposições, favorece a sensibilização de moradores e visitantes para a conservação do ecossistema marinho e das riquezas do rio São Francisco. Palestras, mostras de vídeo e aulas junto aos aquários, permitem aos visitantes aprenderem sobre o ecossistema do litoral sergipano e conhecerem diversas espécies de animais marinhos.

  • Kitsurf colorem o céu da Atalaia

    Os ingressos custam a Inteira R$ 20,00; meia entrada R$ 10,00 (estudantes com carteira, crianças acima de 1m e idosos acima de 60 anos). Portadores de necessidades especiais e crianças até 1 metro não pagam.

  • Final da tarde

    O Oceanário de Aracaju fica na orla de Atalaia, em frente aos Lagos. Partindo-se do Centro, deve-se seguir pela avenida Ivo do Prado e na sequência pela 13 de Julho, em direção ao Shopping Rio Mar. Daí, pela avenida Mário Jorge, chega-se então à Atalaia (avenida Santos Dumont, 1010).

*Com informações do site oficial do Projeto Tamar. O jornalista Sílvio Oliveira participou da soltura de tartarugas dentro da programação do XXIV Congresso Brasileiros de Jornalistas de Turismo no dia 17 de agosto de 2017.

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais