Arrumando as casas

Os partidos começam a se preparar para as negociações em torno das eleições deste ano. Hoje será a vez de a executiva estadual do PT se reunir para colocar as conversas em dia e analisar os últimos acontecimentos políticos. Amanhã, o PSB sergipano reúne os filiados para traçar o caminho a seguir. Na pauta a pré-candidatura a presidente da República de Eduardo Campos, que pode afastar o PSB da coligação liderada em Sergipe pelo governador e candidato à reeleição Jackson Barreto (PMDB). Até abril próximo, todos os partidos estarão discutindo a mesma coisa com o objetivo de fecharem as melhores alianças e apresentarem candidatos em condições de vencer as eleições de outubro. Portanto, até lá muita água vai rolar por debaixo da ponte.

Apoio do PSD

O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), se reuniu ontem com os presidentes estadual e municipal do PSD, respectivamente, Jéferson Andrade e Fábio Mitidieri. O comunista foi pedir o apoio do partido para seu projeto de disputar o Senado nas eleições deste ano. Nogueira ouviu de Mitidieri que o PSD está liberado pela executiva nacional para apoiar em Sergipe os melhores candidatos e que o partido tomaria uma decisão daqui a dois meses.

Tá fora

E Sérgio de Oliveira, ex-prefeito de Nossa Senhora da Glória, desistiu de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. O projeto dele é concorrer em 2016 ao comando político daquele município, isso se o atual prefeito Chico dos Correios desistir de tentar a reeleição. Serginho promete apoiar agora em 2014 o deputado federal André Moura e o senador Eduardo Amorim – ambos do PSC.

Fique ligado

A legislação eleitoral estabelece a data limite de 7 de maio deste ano para o cidadão realizar alistamento, transferência de domicílio e revisão de dados no cadastro eleitoral. Segundo o TRE, o eleitorado sergipano teve um crescimento percentual de 2,32% nos últimos 12 meses. Levantamento feito em dezembro passado atesta que Sergipe conta com 1.416.809 eleitores.

Fazendo justiça

A Câmara Municipal de Aracaju vai realizar uma sessão solene para devolver simbolicamente o mandato de vereador ao petebista já falecido Manoel Vicente do Nascimento, cassado em 1964 pelo golpe militar. Na mesma sessão, o Legislativo fará a entrega póstuma dos títulos de cidadania aracajuana ao ex-presidente João Goulart e ao ex-deputado federal Leonel Brizola. Concedidas na década de 60, as duas homenagens foram cassadas a mando dos militares golpistas.

Braços dados

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), e o senador Eduardo Amorim (PSC) circularam ontem pelo Senado Federal. Juntamente com o deputado federal Laércio Oliveira (SDD), os dois trataram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), sobre a realização de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle para discutir o embróglio do projeto carnalita. Será em Aracaju no próximo dia 19.

Nem aí

Enquanto a classe política briga sobre a localização da usina de beneficiamento da carnalita, a Vale faz ouvido de mercador e tira o bracinho da seringa. Na verdade, a mineradora só queria um pezinho para investir em outros projetos os mais de R$ 4 bilhões previstos para a exploração do minério em solo sergipano.

Cadê a grana?

Os sindicatos dos servidores estaduais ligados à saúde promovem daqui a pouco uma manifestação para cobrar o reajuste salarial referente a 2012 e 2013, assim como a implantação do plano de cargos e salários. Será em frente ao Ipesaúde, de onde sairá uma comissão para tratar sobre as reivindicações com o secretário João Gama, de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Fórum novo

A Justiça Eleitoral inaugura daqui a pouco em Socorro o Fórum da 34ª Zona Eleitoral. O novo prédio recebe o nome de “Dr. Gilberto Vila Nova de Carvalho”, uma homenagem à memória do procurador de justiça falecido no ano 2000. A solenidade de inauguração será prestigiada pelo presidente do TRE, desembargador Cezário Siqueira Neto, representantes do Poder Judiciário e familiares do homenageado.

Ressarcimento

Os consumidores que tiveram prejuízos com a falha no fornecimento de energia elétrica podem buscar ressarcimentos para problemas como queima de aparelhos eletrônicos. O primeiro passo é procurar a concessionária de energia elétrica em um prazo de 90 dias. Após este contato, a distribuidora terá 10 dias para a inspeção e vistoria do aparelho que foi danificado e outros 15 dias para informar se o pedido será aceito.

Impasse

Sergipe e Confiança não conseguiram saber qual dos dois é o pior. Jogando ontem à noite para cumprir tabela na Copa do Nordeste, os times sergipanos empataram em dois gols. O Sergipe fez campanha menos pior que o time proletário, que não venceu uma única partida na competição. Ruim assim nem o Íbis de Pernambuco!

Do baú político

O blog recorre às reminiscências do experiente jornalista Luiz Eduardo Costa para alimentar o baú político. Ele conta que, certa vez, um senador disse a Lourival Baptista (Arena) que não se sentia bem ser chamado por ele de colega. “Eu fui eleito pelo voto popular e o senhor é senador biônico”, disse o queixoso parlamentar. Lourival, tarimbado em eleições diretas, tendo conquistado o primeiro mandato de senador num disputado pleito em 1970, sendo o mais votado de Sergipe, apenas sorriu e, sem acusar a indelicadeza sofrida, respondeu: “Quem de nós aqui não gostaria de ser senador vitalício?”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais