Árvore de Natal ameaçada de despejo

Árvore de Natal ameaçada de “despejo”

 

A Árvore de Natal da Energisa está ameaçada de “despejo”. Ela poderá não ser mais montada na faixa de areia conhecida como Bico do Pato, localizada em frente ao bairro 13 de Julho, em Aracaju. É que as fortes marés assorearam toda a área tirando boa parte da base para a afixação da árvore, que o ano passado chegou a mais de 110 metros de altura. A assessoria de imprensa da Energisa informou que uma equipe está analisando o local e deverá se pronunciar sobre o assunto nos próximos dias. Mesmo que seja instalada no Bico do Pato, a Árvore, que entrou para o livro dos recordes o ano passado, não terá a sua altura aumentada por falta de base para sustentá-la.

 

Perdeu mais uma

 

O conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição, perdeu mais uma para o presidente do TCE, Heráclito Rollemberg. Ontem (28), o pleno do Tribunal rejeitou o pedido para que Rollemberg fosse considerado suspeito e, consequentemente, impedido de participar do julgamento dos processos contra Flávio. Conceição fez questão de comparecer à votação de seu recurso, mas não quis conversar com os jornalistas. O seu advogado Gilberto Vieira, insiste que Heráclito tem dificultado o acesso às provas, dificultando a defesa de Flávio. Ele é acusado de fazer lobby em benefício da construtora Gautama.

 

Livres do Leão

 

Uma boa notícia para quem é isento do imposto de renda: A Receita Federal estuda acabar com a declaração exigida anualmente das pessoas dispensadas de declarar o tributo, a maioria por ter salário inferior ao limite de insenção (menos de R$ R$ 15.764,28 no ano anterior). Segundo reportagem publicada hoje (29) no jornal O Globo, o fim da exigência só depende do aval final da cúpula da Receita e pode ser anunciada ainda nesta semana. Atualmente, quem não faz a declaração de isento tem o CPF suspenso ou até cancelado.

 

Mamona azeda

 

Quem foi incentivado a plantar mamona está com um abacaxi para descascar. É que o próprio governo agora descartou a possibilidade de produzir biodiesel usando apenas óleo de mamona. O produto foi considerado inadequado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pelos parâmetros, o biodiesel produzido apenas com mamona é muito viscoso e poderia danificar os motores.  

 

Cartão aluguel

 

De olho nos milhões de brasileiros que vivem de aluguel, a Caixa Econômica Federal se prepara para lançar um produto há muito aguardado pelos consumidores: o Cartão Aluguel, que deve substituir a figura do fiador nos contratos de locação. O sistema funcionará como um cartão de crédito, em que o banco assume o risco pela eventual dívida. Com o cartão em mãos, o locatário fica responsável por pagar o aluguel. Se não o fizer, o banco quita a dívida e manda a conta para o cliente, com juros estimados em 10% ao mês. A principal vantagem do produto é acabar com o constrangimento ao buscar um fiador que avalize o contrato de locação de um imóvel.

 

Candidaturas ameaçadas

 

Até agora 655 candidaturas estão ameaçadas de impugnação em Sergipe. Todas foram contestadas pelo Ministério Público Estadual de Sergipe. Na enorme relação constam nomes de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e servidores públicos que respondem processos pelos mais diversos motivos. Durante entrevista coletiva concedida ontem (28), o procurador da República, Paulo Guedes Fontes, alertou que as ações não significam que todas as impugnações gerem impedimento aos candidatos de participarem do processo. Impugnados ou não, o certo é que as ações e a divulgação delas vão causar sérios prejuízos eleitorais aos denunciados.

 

Projeto defendido

 

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, defende a sanção pelo presidente Lula (PT) do projeto de lei que garante a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, aprovado recentemente na Câmara e no Senado. Segundo ele, as críticas feitas ao projeto partem de um equívoco, isto é, de que se daria de maneira irrestrita, ainda que haja indícios de cumplicidade do advogado com o crime. “Não é verdade. A referida lei admite, sim, mandado de busca e apreensão contra os escritórios de advocacia, na hipótese de haver indícios que incriminem o advogado”, afirma Britto. 

 

Viva a macaxeira I

 

Veja que notícia legal: a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação informou que a mandioca, a nossa tradicional e gostosa macaxeira, pode ser um elemento-chave na luta contra a crise alimentar. O legume integra a dieta de 105 países.

 

Viva a macaxeira II

 

E por falar em macaxeira, técnicos da Embrapa de Aracaju e Cruz das Almas (BA) vão realizar nesta quinta-feira (31) um dia de campo para apresentação de materiais de mandioca e relançamento das variedades Caipira e Tapioqueira. Elas são adequadas para produção de raízes, farinha e fécula. O evento será no campo experimental da Embrapa, em Umbaúba (SE). As duas variedades são resultantes do programa de melhoramento de mandioca. Na ocasião, será feita a distribuição de manivas.

 

Prepare o bolso

 

Uma péssima notícia para as donas de casa: os alimentos continuarão pressionando os índices inflacionários, embora a média de preços esteja sinalizando queda no ritmo de remarcações. Segundo analistas, a cotação dos produtos agrícolas, em alta no comércio atacadista, ainda não foi repassada ao mercado varejista. Permanecem com os preços nas alturas produtos de primeira necessidade como a carne bovina e o feijão, cereal indispensável na mesa da maioria dos brasileiros. Na lista dos produtos in natura, o tomate apareceu como o item mais caro (13,55%).

 

Profissão prefeito

 

O site G1 informa que 23 prefeitos dos 75 municípios de Sergipe devem disputar a reeleição, representando um percentual de 30,6% das candidaturas registradas no TRE. Entre os 206 candidatos que disputam as prefeituras sergipanas, 23 informaram como ocupação o cargo de prefeito. A segunda ocupação mais comum é a de comerciante, declarada por 20 candidatos, seguida da profissão de empresário, ocupação de 18 concorrentes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais