As aventuras de um consumidor no Brasil

0

A história de hoje narra a aventura de Consuminho para exigir da montadora a colocação de trava na porta que cobre a entrada do tanque de gasolina, já que este não tem tampa.

Consuminho passou um bom tempo pesquisando sobre lançamento de automóveis até fazer a sua escolha. Para escolher o modelo a ser adquirido, levou em consideração a segurança e a tecnologia tão exploradas na campanha publicitária do modelo, além do preço, prazo de garantia, assistência técnica etc.

Ocorre que após o encantamento do momento da compra, Consuminho se deparou com uma situação esquisita: ao abastecer o veículo pela primeira vez, descobriu que o carro não tinha trava na porta que cobre a entrada do tanque de gasolina! Pior ainda, para abastecer, não tem tampa no tanque, é só encostar a mangueira no sistema que substitui a tampa e colocar combustível.

Consuminho descobriu que ao deixar o carro estacionado na rua expõe-se ao risco de alguém abrir a porta, já que não tem trava e colocar algum líquido ou qualquer outra coisa dentro do tanque, pois este não tem tampa. Concluiu que pagou caro por um modelo bonito que ao invés de lhe dar a sensação de segurança, tirou-lhe o sossego.

Sem entender como um carro que se diz tão seguro e moderno não possui tampa no tanque, nem trava na portinhola que fica pelo lado de fora do tanque, consultou a publicidade veiculada e esta nada informou sobre a ausência de proteção à tampa do tanque. No manual, pouquíssimas e confusas informações sobre o aspecto.

Inconformado e frustrado, Consuminho consultou o Código de Defesa do Consumidor, verificou que o produto exposto à venda no mercado de consumo não pode causar risco à segurança do consumidor e denunciou o fato ao Ministério Público e ao Procon. Consuminho também ingressou com uma ação na justiça pedindo que a montadora seja obrigada a colocar trava na porta que cobre o tanque, bem como dano moral pelos transtornos e frustração. Alegou que não foi informado de que o veículo “tão seguro e moderno” não tinha trava na porta que cobre o tanque de gasolina, nem que também não tinha tampa no tanque.

Faça você também como Consuminho e exija o seu direito. Agindo assim estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.

Comentários