Às favas com a ética

Diferente do que muitos pensam, o povão não liga muito para esse negócio de andar certinho, dentro da lei e coisa e tal. Pelo menos é o que revela uma pesquisa sobre ética e corrupção realizada pela Universidade de Brasília (UnB). A consulta mostrou que 78% dos entrevistados já deixaram de seguir a lei, e que 42% não tiveram medo de ser punidos ao descumprir a legislação. Entre as razões apontadas para o descumprimento da lei estão a discordância da legislação (25,7%) e o fato de os entrevistados acharem a lei confusa (19,2%). Segundo o estudo, 50,3% das pessoas disseram que contratariam parentes se fossem servidores públicos ou políticos. Outros 41% admitiram que recorreriam à propina para ter atendido um pedido feito à administração pública. O posicionamento da maioria dos entrevistados talvez explique porque quem compra votos corrompe e se locupleta ainda se dar bem neste Brasilzão de meu Deus. Lastimável!

A crise é feia
 

A crise de liquidez de crédito estimula liquidações generalizadas em vários setores da economia. Ao lado dos tradicionais eletroeletrônicos, materiais de construção e veículos, a onda de promoções chegou às construtoras e aos cruzeiros marítimos. A ordem é dar descontos, esticar prazos de pagamento e fixar valor de dólar abaixo da cotação real do mercado para manter o ritmo de vendas.

Abono salarial

A Caixa Econômica Federal inicia nesta semana o pagamento do Abono Salarial para os nascidos em abril e maio. Para quem nasceu abril, o repasse do benefício será feito a partir desta terça-feira (11). Já os trabalhadores que nasceram em maio começam a receber na quinta-feira (13). Essa é a primeira vez na história que o banco realiza dois pagamentos do benefício na mesma semana. Para facilitar o saque, o trabalhador utiliza o Cartão do Cidadão (com senha cadastrada) em terminais de auto-atendimento e casas lotéricas.


Nova loja

Nesta quinta-feira acontece no Shopping Riomar a inauguração da Eletro Shopping, uma das maiores redes de eletrodomésticos do Nordeste. Com uma forte política de preços e produtos de alta qualidade, a nova loja promete conquistar os consumidores sergipanos. A Eletro Shopping vai funcionar na área de expansão do Riomar. Legal!

Mais empresas

O governo de Sergipe aposta que pelo menos oito empresas de grande porte se instalarão em breve no Estado. Segundo Jorge Santana, secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, mais de 14 projetos de investimentos estão sendo estudados, o que significa dizer que o número de novos empreendimentos poderá ser ainda maior do que os oito previstos. Isso representa a geração de centenas de empregos diretos, sem falar nos indiretos e na injeção de recursos na economia sergipana.

Investimentos

Hoje (11) é dia do Encontro do governo de Sergipe com as Micro e Pequenas Empresas. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções, será aberto pelo governador Marcelo Déda (PT). Vão acontecer a instalação do Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e do Grupo de Trabalho Permanente pela Formalização dos Micro e Pequenos Negócios (Formalize-SE), além do anúncio de uma linha especial de crédito do Banese para o segmento associada ao aporte de R$ 1,5 milhão ao Fundo de Aval de Sergipe. Participe!

Educação reajustada

O bolso dos pais de alunos de escolas particulares vai ser afetado a partir de 2009. É que esses estabelecimentos deverão aumentar o valor das mensalidades em cerca de 10%. De 2007 para 2008, o reajuste no valor das mensalidades foi de 8%. Esse crescimento de 2% no reajuste se deve à inflação registrada em 2008 e às turbulências dos mercados econômicos. Como as escolas só podem ajustar o valor das mensalidades uma vez ao ano, é preciso prever os gastos do ano seguinte.

Notícia boa

O nível de emprego na indústria ficou praticamente estável na passagem de agosto para setembro, com variação de 0,1%. Entre os setores que aumentaram a oferta de emprego estão máquinas e equipamentos (10,2%), meios de transporte (8,2%), máquinas, aparelhos eletrônicos e de comunicações (10,2%), produtos de minerais não-metálicos (8,1%) e alimentos e bebidas (1,9%) foram os que exerceram as maiores pressões positivas. No acumulado do ano, o nível de emprego na indústria ficou em 2,7%.

O que se quer 
 

Vitrine chamativa, loja limpa e organizada, estacionamento para clientes e fachada atraente. O consumidor dá valor a tudo isso. É o que revela pesquisa publicada pelo site Infomoney. A vitrine foi apontada como importante por 35,7% dos entrevistados. Depois aparecem limpeza da loja (17,9%), arrumação (16,8%) , estacionamento (8,5%), crachá (7,2%), fachada (5,2%), uniforme dos funcionários (4%), pintura (2,7%) e iluminação (2%).

Pise no freio

Quem pretende comprar um veículo novo precisa ter cautela. É que os preços dos carros poderão se estabilizar com a queda nas vendas causada pelas maiores exigências dos bancos na concessão de crédito. No mês de outubro, os carros apresentaram uma desvalorização média de 0,66%, sendo que os importados tiveram a maior perda, de 1,02%, e os populares, a menor, de 0,18%. Com a crise, os bancos ficaram mais seletivos.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais