As Guerras e o Século XX

Leilane Araujo Silva

Graduada em História, na Universidade Federal de Sergipe – (UFS). E-mail: Leila_rapunzel@hotmail.com

O século XX é visto como o século do encantamento e ao mesmo tempo, o século da decepção. Nele ocorreram grandes transformações, que foram fundamentais para a sociedade nesse período. Contudo, essa época foi permeada por muitas guerras, a exemplo, a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

A sociedade nesse período aspira um tempo bom e acredita que com o avanço da tecnologia, como a invenção do telégrafo e do avião, traria a paz. Entretanto as novas invenções passaram a ser usas nas guerras.

A Primeira e Segunda Guerra Mundial marcaram o século XX. A Primeira Guerra Mundial acaba com a ilusão de que esse século seria de paz, mas inaugura um tempo de massacre, a partir da “tecnologia do terror” com a criação de gases, tanques, metralhadoras, ou seja, a tecnologia a serviço da morte. Entretanto, nela algumas ilusões ainda persistiam, a exemplo, da confraternização de natal.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, houve a tentativa de minimizar os efeitos deste conflito, com a criação de máscaras e próteses faciais para aqueles que foram mutilados. Contudo, as cicatrizes estão nas paisagens, nas pessoas que participaram da guerra, nas lembranças das que foram afetas por ela ao perderam entes queridos e até os que durante a guerra não sabiam se estariam vivos no outro dia.

Já a Segunda Guerra Mundial, acaba por vez com a possibilidade de paz, pois é durante ela que a bomba atômica é usada pela primeira vez, “com o objetivo mostrar ao mundo a capacidade de destruição da nova arma” e que num instante acabou com o sonho e a e esperança de vários seres humanos, tanto dos que “morreram incinerados por se achar nas proximidades” como dos que foram afetados de forma permanente ao se encontrarem deformados ou mutilados.

No filme Nós que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo Masagão, podemos ver que o “progresso” nem sempre quer dizer o avanço em beneficio da população. A partir das imagens de pessoas comuns e que já morreram, mas que estiveram ou foram afetadas pela guerra, podemos observar os traumas causados a sociedade e como essas pessoas atravessaram o século XX.

Enfim, as guerras causadas pela luta de poder e as suas conseqüências fazem parte dos horrores que esse século produziu e que a sociedade desse período viveu, assim como os conflitos que se acreditavam estar enterrados e que provocaram outros conflitos que ressuscitaram problemas do passado e criaram novos problemas, a exemplo, a Guerra Fria, que é um conflito que veio a reboque da Segunda Guerra Mundial, mas que seus “protagonistas” souberam contornar para não virar uma Terceira Guerra mundial.

REFERÊNCIAS:
GONÇALVES, Williams da Silva. A segunda Guerra Mundial. In: J., REIS FILHO, D. A., ZENHA, C. (Orgs.). O século XX: o tempo das crises – revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.p.167-193.
MOTTA, Márcia Maria M. A Primeira Guerra Mundial. In: FERREIRA, J., REIS FILHO, D. A., ZENHA, C. (Orgs.). O século XX: o tempo das certezas – da formação do capitalismo à Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.p. 231-252.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. O Século XX: entre luzes e sombras. In: O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.p.1-25.
AUDIOVISUAIS
“Nós que aqui estamos por vós esperamos”, filme dirigido por Marcelo Masagão, 73 min, 1998.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais