As máscaras estão caindo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ninguém pode acusar este Blog de ser defensor do governo do ainda Presidente da República Jair Bolsonaro. Nem ousem, pois todos sabem das suas posições. Aliás, este blog nunca vendeu uma imagem que não corresponda ao que publica.

Porém, neste tempo de pandemia do COVID-19, do coronavírus, as máscaras de muita gente estão caindo e revelando, principalmente, a verdadeira face de muitos homens públicos. E em Sergipe Del Rey a coisa vai ficando pior ainda, porque o baile de máscara, que durante anos enganou a população, está revelando o caráter de alguns figurões da política sergipana.

A primeira máscara a cair é a do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, que demonstra claramente que a única preocupação é com a sua reeleição. E para isso precisa ter dinheiro em caixa para, às vésperas das eleições, vender uma imagem, ou melhor, colocar a máscara que agrada mais a grande maioria da população. Perguntas: quais as ações concretas realizadas por Edvaldo para amenizar a dificuldade econômica das pessoas? Ele suspendeu ou prorrogou o pagamento do IPTU? Quem não se lembra da famosa frase “vou revogar” no debate eleitoral? A máscara de Edvaldo caiu, como estão caindo tantas outras.

Agora, chegou a vez da grande máscara do ainda, também, governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. Pode até escapar da cassação no TSE, pois em Brasília as máscaras também funcionam, porém da justiça divina ficará em dívida.

Belivaldo, pra quem não sabe, está enviando para os municípios do interior de Sergipe uma miserável ajuda. É de fazer vergonha. Alguns poucos cartões no valor de 100 reais. Nisto Brasília foi mais generosa, pois a ajuda é de 600 a 1200 reais. Que vergonha, Belivaldo! Não adianta nem posar de “bom católico” com a imagem da padroeira de Simão Dias, Nossa Senhora Sant’Ana, e nem participar de missa com o bispo. O que tem feito Belivaldo para amenizar o sofrimento das pessoas? E o ICMS baixou ou prorrogou o seu pagamento? Ele destinou uma das duas aposentadorias que recebe, além do salário de governador, para alguma instituição de caridade?

Portanto, sergipanos, as máscaras estão caindo e mostrando a verdadeira face dos seus governantes.

E vem mais máscaras caindo por aí, pois “as máscaras caem porque o peso da verdade é sempre maior”.

 

Sepultada a senhora Maria Márcia da Costa Foi sepultada ontem, 13, às 14h, no Cemitério São João Batista em Aracaju, a senhora Maria Márcia da Costa, que faleceu na noite do último domingo. Os pêsames do blog a toda família em especial a jornalista Alexandra Brito, assessora de comunicação social da Câmara Municipal de Aracaju.

Lagarto: ex-prefeito denuncia perseguições por parte de Gustinho Ribeiro e que dará o troco nas urnas Em entrevista concedida ao semanário Cinform desta semana, ao jornalista Habacuque Villacorte, o ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, PSC, denunciou que vem sofrendo perseguições política do ex-aliado e atual deputado federal Gustinho Ribeiro. Valmir foi eleito tendo como vice Hilda Ribeiro, esposa de Gustinho, que assumiu o cargo após a cassação do prefeito. “Fui o único gestor penalizado,” desabafou Valmir. Ele lembrou que mesmo antes da cassação, quando estava afastado, Gustinho saiu demitindo as pessoas.

Família Monteiro dará o troco nas urnas e na hora certa Na entrevista, Valmir fala em demissões e ameaças constantes. “Família Monteiro dará o troco a Gustinho nas urnas”, avisa afirmando que todos em Sergipe conhecem a índole de Gustinho Ribeiro. “Só vota em Gustinho quem tem algum benefício com ele ou quem não o conhece. Se já cometi erros na política, um deles foi me aliar a este rapaz…”

“Tenha cuidado com o que assina” Ao final da entrevista, o ex-prefeito Valmir sugeriu que a prefeita Hilda Ribeiro “tenha cuidado, em especial com o que ela assina. Algumas más influências podem prejudica-la em um futuro próximo”, alertou.

Falta de escrúpulos Num momento de pandemia gerando desespero, solidariedade é a maior manifestação de humanidade. Mas, em Itabaiana, as coisas nem sempre são assim. Apesar do povo itabaianense ser solidário, algumas pessoas estão se aproveitando do momento que passamos para fazer politicagem. Foi o que aconteceu nesta segunda-feira, 13, quando um locutor da Rádio Capital do Agreste expôs de forma vexatória uma família numa casa de taipa, mas que já era atendida pela assistência social da prefeitura.

Jogando sujo Com intuito de chocar a sociedade itabaianense e sergipana, o locutor fez vídeo acusando a prefeitura de ser omissa. O que é mentira, uma vez que o cidadão, que terá sua identidade preservada para respeitar sua dignidade, afirmou que não queria deixar sua casa para morar em outra localidade, uma vez que o povoado em que morava, Lagoa do Forno, não tem casas para alugar. Isso prova que a prefeitura fez sua parte, mas havia resistência do próprio morador em sair da comunidade.

Show de horrores continuou Mas o que era ruim, piorou. É que com a repercussão do caso, o senhor, com os filhos, aceitou mudar de povoado, indo para o Rio das Pedras, em casa paga pelo aluguel social da administração enquanto aguarda a reconstrução de sua residência. E a oposição ao prefeito Valmir de Francisquinho fez festa, como se a dificuldade dos mais pobres fosse troféu. Aí entrou em ação a já famosa “Operação Marilu”, em que apoiadores da deputada Maria Mendonça, cuja família é dona da emissora em que trabalha o tal locutor, e do deputado Luciano Bispo, se unem para atacar Valmir, numa atitude que Itabaiana já conhece. Com a turma da “Marilu” junta nos ataques, o caso ganhou notoriedade. O que foi até bom, pois mostrou a solidariedade legítima do povo de Itabaiana.

Lições que ficam Desse episódio, a única coisa boa é a mobilização dos itabaianenses, que ajudou prefeitura e assistência social a resolverem um caso que se arrastava pela negativa do cidadão em deixar sua casa. Num momento em que a assistência tem que cuidar de muitos, toda ajuda é bem-vinda. Mas a lição mais importante é sobre como a politicagem não tem limites nem quando o sofrimento alheio está em jogo. Uma família acompanhada pelo poder público foi exposta, com crianças filmadas, só para tentar denegrir a gestão. Ficam as perguntas: será que a dificuldade pode ser usada politicamente? Será que quem faz isso ignora a inteligência e o discernimento do povo? E, por último, será que quem joga sujo e baixo desse jeito não tem coração? O povo de Itabaiana, que é inteligente e tem discernimento, saberá responder.

Nitinho inaugurou corte de gastos durante a pandemia O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Josenito Vitale, inaugurou, ainda no final do mês de março, a redução do custeio do parlamento municipal, com vigência a partir do dia 01 de abril. Apesar das reações contrárias, desde os primeiros dias da decretação da quarentena, que impôs a necessidade de isolamento social  horizontal – para preservar as vidas das pessoas -, o presidente vislumbrou a necessidade de ajuste financeiro  e adotou medidas de contenção de gastos na administração da Câmara Municipal de Aracaju.

Verbas Foi a preocupação com os efeitos da crise financeira, provocada pela pandemia do Novo Coronavirus, que fez Nitinho  determinar a imediata suspensão do pagamento de  100% das verbas indenizatórias destinadas à contratação eventual da prestação de serviços de assessoria de imprensa e assessoria jurídica; assim como, do contrato de locação de veículos e custeio de combustíveis a serviço dos vereadores de Aracaju.  ” Precisamos nos ajustar para preservar o pagamento da folha. O remédio é amargo, mas necessário”, reconheceu o presidente.

Economicidade. TJ também fez  O  ato de austeridade adotado pelo presidente da CMAJU atende ao requisito de economicidade previsto na legislação vigente e já  é acompanhada por outros gestores públicos, frente à iminente  redução de repasses constitucionais imposta pela queda dos Fundos de Participação do Estado e dos Municípios. Na última segunda-feira (13), foi o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe que editou portaria, prevendo a redução do custeio no Poder Judiciário.

Imposições “A redução do custeio da máquina administrativa e a reorganização  da gestão não são escolhas do gestor público,  são imposições do momento  para o enfrentamento à retração financeira decorrente da pandemia do Novo Coronavirus”, alertou o presidente. Nitinho adianta  que está formando um Comitê Gestor de Crise para estudar, junto à Mesa Diretora, a necessidade da adoção de novas deliberações para o enfrentamento da crise do Novo Coronavirus no Parlamento Municipal.

 Banese e a suspensão da cobrança de empréstimos aos aposentados Quase que diariamente este espaço vem publicando apelos de servidores e dos próprios baneseanos preocupados com o distanciamento do Banese, que se diz dos “sergipanos,” mas vem praticando uma política na contramão dos servidores ativos e aposentados.

Cobrança E alguns deputados estão encampando o apelo dos servidores. É o caso do deputado Luciano Pimentel que protocolou uma indicação solicitando que o Banese suspenda, por três meses, a cobrança de empréstimos consignados realizados por aposentados.
Medidas adotadas em outros bancos “Essa é uma ação emergencial. Uma medida que já foi adotada por instituições financeiras de abrangência nacional, a exemplo do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander, para ajudar a população durante a pandemia de Covid-19”, destaca Luciano Pimentel.

Aposentados Para Pimentel, o atual cenário exige de todos uma busca por alternativas que possam desonerar a população e garantir o fôlego financeiro que as pessoas precisam para enfrentar essa realidade. “É importante frisar que esses valores serão pagos posteriormente, da forma que o Banese entender como melhor para instituição. Mas nesse momento, diante de uma crise global, não podemos onerar os aposentados, uma classe sabidamente vulnerável”, considera.

Asese encaminha para o Banese um ofício, solicitando antecipação do décimo 13° salário 2020 para servidores públicos estaduais A associação de servidores do estado de Sergipe – Asese solicitou dia 09 de Abril através de ofício encaminhado por e-mail ao Banese, que disponilize uma operação de crédito antecipando de forma integral, o décimo terceiro salário 2020 de seus associados e demais servidores públicos que não têm direito ao auxilio emergencial do governo federal.

Motivos Em virtude do isolamento domiciliar para evitar a disseminação do COVID-19, estamos impossibilitados de exercer nossas atividades extras que completam a nossa renda familiar. O salário que recebemos dia 31 de março já acabou, ficar 24h dentro de casa duplica todos os gastos, inclusive das três refeições diária e por esse motivo solicitamos do Banese mais essa reivindicação.

Apelo aos deputados A primeira foi dia 20 de março, quando solicitamos também através de ofícios e pelas redes sociais, que o Banese suspendesse por 60 dias os descontos dos empréstimos consignados dos servidores públicos e com o apelo que fizemos aos deputados Iran Barbosa e Kitty Lima eles protocolaram indicações nesse sentido, que foram aprovadas na primeira sessão remota da Alese dia 01 de Abril. Informou o diretor presidente da Asese Iraldir Silva.

Energisa e 6 empresas de energia doam R$ 9 milhões para combater coronavírus O grupo Energisa doou R$ 1,5 milhão para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para que sejam aplicados nos testes de combate ao novo coronavírus e para realização de testagens.

Mais cinco empresas A iniciativa está sendo coordenada pelo Instituto Acende Brasil, e até o momento já recebeu doações de outras cinco empresas de todos os segmentos do setor elétrico (geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia): Enel, Engie, Isa Cteep, Light e Neoenergia. Com a doação da Energisa já foram arrecadados R$ 9 milhões. Há expectativa de que outras empresas façam contribuições nos próximos dias. O Instituto abriu um canal de doações, por meio do número (11) 96429-0559, e os valores serão repassados ao programa “Unidos Contra a Covid-19” da Fiocruz. (fonte: MSNotícias)

TJ-BA suspende pagamento de aluguel de lojistas do Salvador Norte e Shopping da Bahia Deu no Bahia Notícias: Em atendimento a um pedido do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia, o Tribunal de Justiça da Bahia decidiu pela suspensão do pagamento dos aluguéis e do fundo de promoção de propaganda pelos lojistas ao Salvador Norte Shopping e ao Shopping da Bahia enquanto perdurarem as determinações de suspensões das atividades e a circulação de pessoas em decorrência do isolamento social, utilizado como contenção da proliferação da Covid-19.

Senadora libera mais recursos para saúde básica Dez municípios sergipanos receberam, no final da semana passada, recursos para investimentos em Programa de Saúde Básica. A verba é fruto de emendas individuais da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), relativas à Lei Orçamentária deste ano. No total foram destinados R$ 2 milhões, distribuídos entre Porto da Folha (R$ 250 mil), Gararu (R$ 250 mil), Cedro de São João (R$ 300 mil), Carira (R$ 200 mil), Ilha das Flores (R$ 200 mil), Indiaroba (R$ 200 mil), Malhada dos Bois (R$ 200 mil), Propriá (R$ 200 mil), Canhoba (R$ 100 mil) e Siriri (R$ 100 mil).

Empenhados No dia anterior à liberação desse valor, outros R$ 1,5 milhão foram empenhados e deverão ser pagas com igual brevidade. “Nesse momento de pandemia, tivemos a preocupação de remanejar recursos para ações de enfrentamento ao coronavírus”, disse a senadora, ao destacar a importância da liberação do dinheiro uma vez que algumas Prefeituras, ainda, estão se preparando para os períodos de maior intensidade de contágio do vírus, segundo previsão que vem sendo feito por autoridades da área médica.

PSD fortalecido em Itaporanga D’ Ajuda O Partido Social Democrático recebeu durante a abertura da janeira partidária a filiação do Vereador Thiago Luduvice, antes MDB. A filiação ao PSD foi através de convite feito pelo Deputado Federal Fabio Mitidieri e acompanhando a Ex-Prefeita Gracinha Garcez e pré-candidata a prefeita que recebeu o convite do Governador Belivaldo Chagas. O PSD, que não tinha nenhum vereador da sigla na Câmara de Itaporanga, agora conta com três dos trezes parlamentares, sendo eles Thiago Luduvice, Ricardo Possidônio e Conceição Anchieta, além disso, conta também com um grupo de suplentes e lideranças para as eleições 2020.

Projeto “O PSD é um partido de centro, onde há figuras importantes no Senado Federal, Câmara dos Deputados, no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa. Poder fazer parte desse projeto político, só vem fortalecer a relação para o desenvolvimento da nossa cidade. Quero agradecer o espaço do partido, por acreditarem no projeto que estamos construindo de “lutar por uma Itaporanga melhor”, pontuou o vereador Thiago Luduvice.

Prefeitura de Rosário continua combatendo o Coronavírus Na manhã da segunda-feira, 13, uma equipe da Secretaria da Saúde que compõe o Grupo de Trabalho(GT) para o enfrentamento ao Coronavírus no município de Rosário do Catete desenvolveu mais uma ação na feira livre e no Mercado da Carne. Os integrantes do Grupo de Trabalho entregaram panfletos informativos com os cuidados para prevenir a contaminação, orientações de como higienizar corretamente as mãos e a distribuíram hipoclorito aos feirantes e clientes.

Máscaras Também foram distribuídas máscaras de proteção aos feirantes, com recomendações sobre a necessidade da sua utilização e o uso correto deste equipamento de proteção. A população de uma maneira geral, foi alertada sobre a importância de ficar em casa, e assim, diminuir a proliferação desta doença, a Covid-19.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018     

 Pelo Instagram. Diversos decretos foram publicados pelo Governo de Sergipe e Prefeituras do Estado visando garantir o distanciamento social da população sergipana no momento em que enfrentamos o COVID-19. Calçadões, shoppings, parques públicos e praias estão fechados neste momento. Reuniões, festas, cultos e missas presenciais estão proibidos. Muitos não sabem que ao infringirem tais decretos podem estar cometendo um crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro. Já há decisão do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, no sentido de identificar e processar criminalmente aqueles que cometem tal delito.Sua pena é de detenção, de um mês a um ano e multa. Então, neste momento é necessário cumprir as determinações do Poder Público para resguardar sua saúde, bem como, não correr o risco de ser processado criminalmente. Texto: Gustavo Costa – Advogado ER: https://www.instagram.com/eduardoribeiroadvocacia/

         

A PMA cedeu espaço para Sebrae realizar feira e destruiu o gramado do Parque da Sementeira e agora expõe funcionários para repor a grama. Cadê o MPE? Enviado pelo leitor Argolinho: Depois de uma trégua, a prefeitura volta a expor os funcionários, quando a reposição da grama do Parque da Sementeira deveria ser do SEBRAE, que usou e destruiu o gramado. Será que tem alguma coisa que não sabemos, como fazer de conta que trocou e na verdade deixou como era antes?”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DCE da UNIT expressa insatisfação com as políticas financeiras da Universidade.

PELO FACEBOOK

Vai, pombo correio Por Bertulino Menezes

Bateu hoje na minha cabeça um misto de tristeza e alegria. Tristeza, é lógico, por causa da morte de Moraes Moreira. E alegria porque vejo um filme da minha juventude, desde os bons tempos em Riachão até às divertidas viagens para TOBIAS Barreto, Aracaju, Recife, Olinda, sempre curtindo carnavais e bandas, ao som dos Novos Baianos, PAULINHO Boca de Cantor, Tom Zé, Dodô e Osmar, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, e tantos outros.

Quanta gente me vem à memória: primos Robson e Adelvan, Abraãozinho e o irmão Robério Araújo, Nadinho e o irmão Nito, compadre Ju, Tonho de Noêmia, João de Pan, Chico do Correio, Eldinho e Robério Gigante.

Caramba, que época de ouro fantástica; que turma maravilhosa! Em Aracaju, presença marcante no, Iate Clube, Associação Atlética, Petroclube… Tantos outros clubes pelo interior. Era só alegria.

Ah, meu Deus, tem gente que não pode morrer. E Moraes Moreira é uma delas. Mas ficam os discos, as músicas, os sentimentos. Lá se vai esse baiano de 72 anos e mais de 60 discos gravados. Um dos revolucionários da música brasileira.

“Vai, pombo Correio; voa ligeiro, meu mensageiro; que eu fico aqui, cantando, que é pra espantar essa tristeza”.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/bertulino.menezes.3

INSTAGRAM: @bertulinomnz

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/palmeriodoria A Guerra do Vietnã durou 9 anos e matou 58 mil norte-americanos. A Guerra à Covid-19 matou mais 22 mil cidadãos em solo norte-americano até ontem à noite.

www.twitter.com/frednavarro O bolsonarismo é uma espécie de petismo sem o verniz acadêmico. O petismo unificava a sua boiada com narrativas falsas e técnicas de intimidação. O bolsonarismo, com notícias falsas e as mesmas técnicas de intimidação.

www.twitter.com/gugachacra  OMS alerta que Covid-19 mata 10 vezes mais que H1N1 e que isolamento só deve acabar com surto controlado.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.” Albert Einstein.

Estamos passando para pedir a sua ajuda, juntos salvaremos vidas, empregos, empresas e a economia.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais