As vicissitudes da política

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os mais antigos costumam afirmar que a “política é a arte do diabo”, ou ainda, segundo outros, o ofício em que “os inimigos sorriem juntos” talvez por conta de ações inimagináveis que os seus grandes protagonistas ou antagonistas são capazes de realizar.

Na política, alianças, acordos, traições, reconciliações são comuns. Os aliados de hoje, não raramente, são os adversários de amanhã, e vice-versa.

A história é cheia de exemplos de alianças políticas insonháveis, a exemplo da firmada pelo Profeta Josué e o povo de Israel com os seus inimigos Gibeonitas para combaterem um adversário comum. A aliança quase inconcebível de Winston Churchill com Joseph Stalin para, juntos, derrotarem Adolf Hitler, Aliás, sobre essa aliança, é célebre a frase atribuída ao estadista inglês que diz: “se Hitler invadir o inferno, eu me alio ao diabo.” Também merece citação a aliança de Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek contra o regime militar, antes inimigos figadais.

Aqui em Sergipe a ciranda política futura poderá desconstruir alianças do presente, mudando completamente as cores partidárias e os rumos políticos do nosso Estado. O tempo dirá!

Pré-candidatura de Amorim é confirmada pela direção do PSC
Em ato realizado ontem,11, em Brasília a direção nacional do PSC anunciou o senador Eduardo Amorim como o primeiro pré-candidato a governador do partido. O coordenador da campanha será André Moura. O ato contou com a presença de diversos prefeitos e lideranças de sergipe.

Presença de Marcos Feliciano
Na reunião do PSC, estava presente o deputado Marcos Feliciano. O polêmico deputado que é contra tudo e contra todos. É bom que o senador Eduardo Amorim fique distante dele. Marcos não é um bom cabo eleitoral, pelo contrário tira votos. Ele encarnou o fascista Plínio Salgado com a história de família, nacionalidade e coisa e tal. Na verdade…deixa prá lá…

PEC que determina cassação automática de parlamentar
O Plenário do Senado Federal aprovou na noite de ontem, 11,em primeiro e segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição nº 18 de 2013, que determina a perda imediata do mandato de parlamentar condenado, em sentença definitiva, por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

Desejo
Para  o senador Valadares, com a aprovação da PEC o Senado Federal age na direção do desejo da sociedade brasileira. “Com a PEC não haverá mais remédio. O Poder Judiciário apenas comunica e o Poder Legislativo automaticamente decreta a cassação. Isso representa a síntese do desejo dessa Casa. Parabenizo o autor e o relator pela matéria”, declarou Valadares.

Frei Paulo: Audiência para Instrução e Julgamento
Hoje,12 às 09:00 no Fórum Flávio da Rosa Melo, Frei Paulo,haverá Audiência para Instrução e Julgamento em desfavor do prefeito José Arinaldo de Oliveira Filho,DEM, referente ao processo 201268000502 TJ SE, processo de Improbidade Administrativa. Está audiência foi marcada pela quarta vez, e a população de Frei Paulo, espera que não seja adiada mais uma vez.

Apelação
A população de Frei Paulo, também aguarda o resultado da apelação impetrada pelo prefeito, referente ao processo 201168000811 que julgo-o improbo, pois está próximo de completar três meses que a apelação encontrasse com o desembargador relator e não foi julgado até o momento.

Número de Homicídios
O site da SSP trás no dia de ontem uma informação a respeito de uma pesquisa feita por um professor da UFS sobre

homicídios. Ele apresenta números absolutos, classificando Sergipe no segundo lugar entre os estados que menos cometeram homicídios no período de 2006 a 2011, mas quando agregamos a estes dados a população dos estados do nordeste, calculando o número de homicídios por 100 mil habitantes, cai para o 5º lugar, ou seja, Sergipe ainda comete mais homicídios que Piuaí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará.Os números populacionais são do site do IBGE (http://www.ibge.gov.br   ) com projeção para o ano de 2013.

MP que limita mandato e reeleição de dirigentes esportivos
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Valadares Filho (PSB) apoiou Medida Provisória que limita em no máximo quatro anos o mandato de dirigentes de entidades esportivas, permitindo uma única reeleição. A regra também proíbe eleição de cônjuges e parentes até segundo grau.

Prazo seis meses
A MP foi aprovada na última terça-feira pelos deputados.A MP segue para apreciação dos senadores e, se aprovada, as entidades esportivas terão prazo seis meses, a partir da sanção presidencial, para cumprir as novas normas.

Regras de transparência
Valadares Filho destacou que a medida é positiva, pois “prevê maior rigidez e transparência na gestão das entidades esportivas”.  A proposta recebeu emenda do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) que determina que somente poderão receber recursos públicos da administração federal direta e indireta entidades que cumprirem  determinadas regras de transparência como o limite de reeleição.

Gestão democrática
Valadares Filho destacou que a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) tem trabalhado para promover a gestão democrática e transparente na aplicação de recursos públicos em projetos de incentivo à prática esportiva. “Na CTD, estamos atentos para encontrar mecanismos que venham contribuir para que as entidades esportivas tenham gestão transparente e democrática”, disse o presidente da Comissão.

Em Brasília
Dentre os vários prefeitos sergipanos que estiveram em Brasília esta semana, o destaque ficou para o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR). Ele esteve pessoalmente no gabinete do deputado federal Almeida Lima (PTB), em quem deu um abraço e levou um agradecimento. Mas engana-se quem achou que a visita teve um quê de política, já que Valmir é aliado de primeira hora de Eduardo Amorim (PSC) e Almeida está calado, na dele, depois do tsunami que levou o PTB de volta para o grupo de Amorim.

Agradeceu
Na verdade, a visita foi mesmo de agradecimento, já que o parlamentar garantiu os recursos necessários para o retorno da radioterapia do Hospital de Cirurgia, em Aracaju. Como Itabaiana tem muitos casos de pacientes com câncer, o tratamento vinha sendo realizado em Salvador. “Sofrem as pessoas, com a viagem, com o deslocamento. E sofrem as contas do município, com o aumento de gastos”, disse o prefeito, reforçando a gratidão pela atitude do deputado. “Não tem essa de lado político. Quando o benefício é em favor do povo, eu agradeço com a maior satisfação”, garantiu Valmir de Francisquinho.

CMA: fim da taxa por turno em estacionamento
Infonet – Os vereadores de Aracaju aprovaram o fim da cobrança de taxa por turno nos estacionamentos privados da capital sergipana. Sendo sancionada pelo prefeito João Alves Filho (DEM), as taxas de estacionamento deverão ser cobradas de forma proporcional de acordo com o tempo em que o veículo permanecer estacionado na vaga. O projeto, de autoria do vereador Jailton Santana (PSC), foi aprovado por unanimidade, subscrito por outros dez parlamentares, segundo informou o autor da proposta. O projeto será encaminhado para sanção do prefeito João Alves Filho.

Licitação folha de pagamento
Infonet – Os secretários de Finanças e de Planejamento de Aracaju anunciaram na tarde de ontem, 11, a abertura de edital de licitação para a operacionalização da folha de pagamento dos servidores do município. Através da medida, um novo banco será escolhido para centralizar o pagamento e a coleta da Prefeitura. A estimativa é de que sejam arrecadados R$ 40 milhões através do edital.

Nenhuma mudança
Atualmente, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) é responsável por centralizar as operações. Os pagamentos dos servidores e o repasse da arrecadação também são executados via Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que por sua vez fazem a remessa ou a captação através do Banese. De acordo com o representante da Secretaria de Planejamento e Orçamento de Aracaju, Luciano Paz, a medida não irá representar nenhuma mudança prática ao servidor.

Servidor continua escolhendo banco
“Na vida diária não muda nada, por que o servidor continua tendo a possibilidade de escolher o banco através do qual receberá seu salário ou pelo qual fará seus pagamentos. E para a prefeitura, não significa que deixamos de ser clientes do Banese. Apenas vamos escolher uma nova instituição para centralizar as operações. Temos um produto que é valorizado no mercado financeiro, por que isso traz visibilidades às empresas. Portanto, esperamos um valor inicial de R$ 40 milhões”, explica o secretário.

Orçamento
Segundo Luciano Paes, da Secretaria de Finanças, a abertura da licitação traz benefícios ao município em um período de má fase do orçamento. “Diante do agravamento da situação fiscal e a existência de diversos credores da Prefeitura, a operacionalização é bem vinda aos cofres públicos”, explica.Luciano acrescenta que o valor arrecadado será dividido entre o pagamento das dívidas do município e o investimento em áreas-base. “

Boxe: Sergipano representa Brasil na Ucrânia e já venceu duas lutas
O atleta sergipano de boxer, Cássio Santos, apoiado pelo Governo de Sergipe, através do projeto “Punhos de Ouro”, já conquistou duas vitórias no Campeonato Mundial Cadete que acontece em Kiev, Ucrânia. Nesta quinta-feira, 12, Cássio lutará contra um atleta indiano.

Escola de Esportes em Malhador
Amanhã, 13, o município de Malhador ganhará a primeira Escola de Esportes do interior sergipano. Serão beneficiados centenas de jovens do município com o projeto que tornou-se referência nacional após a inauguração no bairro Santa Maria, em Aracaju, da Escola professor Kardec.  A de Malhador é fruto de uma parceria com a prefeitura local, que tem à frente a prefeita Elaine Araújo.

Inclusão social pelo esporte
O blog já teve oportunidade de escrever sobre a Escola de Esportes. Esteve no local, no bairro Santa Maria, de surpresa e comprovou não só a eficiência do projeto, mas o envolvimento também da família. Em Aracaju, em breve será inaugurada uma escola de esportes no bairro Santos Dumont.

Zé Franco pede a construção de estrada
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zé Franco (PDT), encaminhou indicação ao governo do Estado solicitando a construção de uma estrada ligando os povoados Fé, em Santo Amaro das Brotas, a Touro, na Barra dos Coqueiros. “Durante o período chuvoso a estrada de piçarra fica bastante comprometida. Muita lama no inverno, e a poeira no verão, comprometem a mobilidade da população dos municípios circunvizinhos, já que, além de Santo Amaro e Barra dos Coqueiros, a rota também beneficia Carmópolis e Pirambu”, justificou o deputado.

Aracaju Acessível
Promovido pelo vereador Lucas Aribé, o projeto Aracaju Acessível, que tem como tema 'O direito de ir e vir', terá quatro ações de maior destaque nesta próxima semana. No domingo, 15, o passeio ciclístico que sai do Mirante da 13 de Julho às 8 horas em destino à Orla de Atalaia e com volta ao ponto de partida. Na segunda-feira, dia 16, será realizado na Sociedade Semear o seminário 'Aracaju Acessível: o direito de ir r vir', com a participação do jornalista Marcos de Souza, do portal sobre mobilidade urbana e acessibilidade, o Mobilize-se, e com o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Nelson Felipe da Silva.

Caminhada
No dia 17, teremos uma caminhada na Universidade Federal de Sergipe para checar a acessibilidade no local. Na sexta-feira, 20 de setembro, véspera do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, será realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju. Onde pessoas com deficiência irão relatar a realidade, as lutas diárias e os desafios enfrentados. Outras ações envolvendo as escolas particulares e públicas e universidades sergipanas, além de panfletagem também estão programadas.

Troféu Prêmio de Música no Shopping Prêmio
O Shopping Prêmio abriu na última quinta-feira (05), inscrições para o Troféu Prêmio de Música. O concurso realizado pelo shopping irá eleger o melhor compositor e o melhor intérprete, e podem concorrer músicas de todos os estilos.  A proposta é para incentivar e promover a criatividade musical, além de valorizar novos talentos.

Stand
Para participar, o candidato precisa comparecer ao stand de inscrições localizado na Praça de Eventos do Shopping das 13h às 22h, preencher a ficha de inscrição e entregar o material até o dia 30 de setembro.

Pré-seleção
As músicas inscritas serão pré-selecionadas por uma comissão julgadora, convidada pelo Shopping Prêmio, e as aprovadas estarão imediatamente classificadas para se apresentarem nas eliminatórias, que acontecerão nos dias 05, 12 e 19 de outubro. A grande final será no dia 26 de outubro.O regulamento completo está disponível no site http://www.shoppingpremio.com.br

3º Salão de Fotografia
A Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) abriga até o próximo sábado, 14, o 3º Salão de Fotografia. Com o tema “Sergipe, sua cultura, seu folclore”, a exposição reúne 58 fotografias. Entre elas, a foto vencedora do salão, do fotógrafo Alejandro Zambrana, “Peleja Lambe-Sujo”. A galeria está localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.  A direção da unidade prepara agora uma exposição especial em comemoração aos 47 anos da galeria.

Banese realiza promoção no Salão Imobiliário
O Banese com vistas a atrair novos clientes, está oferecendo crédito diferenciado para a compra da casa própria para servidores públicos federais, estaduais ou municipais que não recebem seus salários pelo Banco. A promoção é válida somente no período de duração do 7º Salão Imobiliário de Sergipe, que teve início ontem,11, e vai até o próximo domingo, 15 no Centro de Convenções (CIC), em Aracaju.

Acesso
Nesse período, os servidores públicos federais, estaduais ou municipais que fizerem a portabilidade dos seus salários para o Banese terão acesso a empréstimos com uma taxa de juros de 7,2 % a.a + TR (a menor do mercado, sem contar com a do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal) e com um prazo para pagamento de até 420 meses.

Nassal leva 850 imóveis para o Salão Imobiliário
Em plena forma nos seus 30 anos de história, a Nassal leva o maior número de imóveis de sua trajetória para a sétima edição do Salão Imobiliário de Sergipe (SIMSE). Considerado o principal evento deste setor, a expectativa é que doze mil pessoas circulem no pavilhão do Centro de Convenções entre os dias 11 a 15 de setembro, das 16h às 22h. A Nassal é uma das 22 empresas que aportarão com estande no local e promete levar um portfólio completo para escolha dos clientes. “Estamos com um volume recorde de imóveis para este Salão. Estamos levando mais de 850 unidades habitacionais, sendo 700 destas, em condição especial de lançamento”, adianta Igor Nascimento, diretor Comercial da Nassal.

Para os clientes
Com um confortável estande de 80m², o estande da Nassal leva assinatura da arquiteta Catarina Andrade. Serão 18 pontos de atendimento, cujos corretores das imobiliárias parceiras Cohab Premium e Decide, estarão de prontidão para atender os clientes. Além disso, pelo 3º ano consecutivo a empresa ofertará em seu estande o ponto de encontro e negócios, o Café Gourmet Nassal, onde os visitantes poderão degustar de opções variadas de cafés, como os gelados e os de sabores inusitados. “Convidamos o público a conhecer as nossas opções de moradia. O cardápio da Nassal está completo para o Salão Imobiliário e temos certeza que um dos nossos empreendimentos irá atender aos requisitos dos mais diversos perfis de famílias”, enfatiza Igor.

Curta-SE 13 terá como tema "Cidades Criativas"
A 13ª edição do Festival Iberomaricano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Contemplado pela seleção pública do Petrobras Cultural, o Festival ocorrerá entre os dias 16 a 21 de setembro em Aracaju e terá como tema "Cidades Criativas". A abertura oficial será realizada no Teatro Tobias Barreto com o início das mostras competitivas e com programação cultural. Além das mostras competitivas, o Curta-SE traz também as mostras informativas, exibidas em espaços alternativos, como o Cinema Vitória, e em cidades do interior sergipano: Estância, Laranjeiras e São Cristóvão. O festival promove também seminários, oficinas e cursos gratuitos e abertos ao público. As exibições das mostras competitivas da 13ª edição do Curta-SE acontecerão de 16 a 21 de setembro, e as mostras informativas começarão nesta sexta-feira, dia 13.

Último dia
A Casa Curta-SE seleciona instituições filantrópicas para receber alimentos arrecadados durante o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Para participar, a entidade interessada precisa mandar um e-mail para http://atendimento.casacurtase@gmail.com, informando o nome da instituição, nome completo e CPF do dirigente, além de documentos comprovatórios, como estatutos e atas de eleição até esta quinta-feira, dia 12.

Agenda
12 DE SETEMBRO – Hoje é o dia das NAÇÕES UNIDAS PARA A COOPERAÇÃO SUL/SUL. Prossegue o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil. /// 208.217 crianças de 10 a 14 anos trabalham. Operários do Batistão fazem reivindicações. Governo intervém e chama construtora responsável para explicações. Com a declaração de ilegalidade, greve do DETRAN está perto do fim. A UNICAMP – Universidade de Campinas (SP), reclama de critérios do RUF (Ranking Universitário Folha). Pintura de Van Gogh é descoberta na Holanda. Em São Paulo, os seguidos protestos de taxistas prejudicam o trânsito. Em Aracaju, taxistas também estão insatisfeitos com mudanças que afetam a categoria. Na Coreia do Norte, mulheres participaram de desfile comemorativo dos 65 anos de criação do país. Banqueiros e bancários ainda estão longe de um acordo. Mesmo com lucros amazônicos, os banqueiros não atendem as reivindicações dos trabalhadores do ramo financeiro. Rock in Rio vai começar com grande show, amanhã. Há um ano, os EUA sofriam ataque na Líbia. O alvo foi o consulado americano em Benghazi. E no Brasil, era lançado um programa especial que visa a estimular a redução de consumo do SAL. A presidente Dilma afirma que a espionagem americana tinha interesses de natureza econômica e que a expectativa é baixa sobre resposta dos EUA ao protesto levado a efeito na reunião do G-20. Aprovação de Dilma Rousseff volta a subir nas pesquisas de opinião pública. Carlos Brito foi convidado para ser vice de Marina, mas recusou a proposta da ex-senadora e ex-ministra.

Curtas
ESTADOS UNIDOS VEEM COMO LEGÍTIMA A PREOCUPAÇÃO DO BRASIL SOBRE ESPIONAGEM. /// EM SÃO PAULO, POLÍCIA CONFIRMA A MORTE DE QUARTO SUSPEITO DE MATAR O MENINO BOLIVIANO. /// SENADO APROVA PERDA DE MANDATO DE PARLAMENTAR CONDENADO PELO STF. /// CORTE SUPREMA SUSPENDE SESSÃO COM QUATRO VOTOS A FAVOR DO NOVO JULGAMENTO DO MENSALÃO. /// 4 A 2 É O PLACAR DE MOMENTO. /// CINCO MINISTROS AINDA NÃO VOTARAM: LEWANDOVSKI, GILMAR MENDES, MARCO AURÉLIO, CARMEN LÚCIA E CELSO DE MELO. /// O PRÓXIMO VOTO SERÁ DA MINISTRA CARMEN LÚCIA. /// EUA DIZEM QUE VÃO TENTAR RESOLVER A TENSÃO RESULTANTE DO MONITORAMENTO DA PRESIDENTE DILMA E DE OUTRAS AUTORIDADES BRASILEIRAS. /// EDUARDO CAMPOS CONFIRMA A CID GOMES QUE É CANDIDATO A PRESIDENTE. /// FELIPE MASSA SAI DA FERRARI E BRASIL CORRE RISCO DE FICAR SEM PILOTO NA FÓRMULA 1. /// PARA REAVER MERCADO, APPLE LANÇA IPHONE MAIS BARATO NOS ESTADOS UNIDOS. /// ÍNDIA CONDENA ACUSADOS DE ESTUPRO COLETIVO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Divisor de Águas adiado
Mais uma vez o futebol sergipano foi reprovado no exame que se realiza anualmente para propiciar às equipes participantes das competições de âmbito nacional a oportunidade de, numa ponta ser promovido de série, e, na outra, ser rebaixado de categoria. Claro que há, também, a hipótese de permanecer na mesma situação, ou seja, nem alcançar o acesso nem ser condenado ao descenso. Infelizmente, é nessa que permanece o nosso futebol, ainda porque não existe série abaixo da D.  Há alguns anos na Série D, o futebol  de nosso Estado continua na mesma, ou seja, na Série D, que corresponde à quarta divisão. Como se sabe, são 100 equipes filiadas à CBF que disputam os campeonatos por ela patrocinados: 20 na A, 20 na B, 20 na C e 40 na D. O Sergipe, nosso representante neste ano, começou muito bem. Na fase primeira, de classificação, chegou a figurar no bloco das equipes que alcançaram o melhor resultado técnico. Classificada para as oitavas-de-final do certame, não conseguiu passar pelo Tiradentes, de Fortaleza e, assim, viu-se eliminado. Não vamos, aqui, remoer assuntos que já pertencem ao passado. Mas é verdade, sim, que o Mais Querido enfrentou um cenário bastante difícil, sendo levado, até, a jogar uma partida de enorme importância na cidade de Arapiraca, embora fosse o mandante. Uma autonomia excessiva dada ao técnico também contribuiu de forma negativa para o desfecho da campanha rubra. E a falta de um planejamento mais objetivo e realista acabou por agravar a situação do centenário clube do Bairro Siqueira Campos. Um exemplo flagrante disso foi a necessidade de contratar dois jogadores às vésperas da partida que viria ser a última da competição. Não se pode negar, em absoluto, o grande esforço dispendido pelos dirigentes, com Reinaldo Moura à frente, ao lado de Lailson Melo, Ari Resende (o mais experiente de todos) e contando, ainda, com Beto Hora, Ramon Barbosa e os novos Sílvio Santos, Clóvis Barbosa e outros. Eles fizeram o possível. E a verdade é que a desclassificação na Série D não anula os méritos dos atuais dirigentes rubros. Afinal, o time foi campeão estadual de ponta a ponta, recuperando a hegemonia do nosso futebol. Em 40 partidas, o Sergipe só perdeu 5 em 2013. Os números atestam que o ano foi vitorioso, para o Mais Querido. A equipe vai disputar duas competições muito importantes, em 2014. A Copa do Brasil e a Copa do Nordeste. O clube vai ganhar um novo presidente da executiva, o desportista Reinaldo Moura. Muitas tarefas virão, como por exemplo a reforma do Estatuto, a vitalização do projeto dos sócios-torcedores, a valorização das divisões de base, a ativação de um departamento de marketting, a profissionalização do departamento médico – enfim, há muita coisa por fazer. Com o patrimônio material que possui – as dependências do João Hora – e sua maior riqueza, sua fiel e numerosa torcida, o Derrubador de Campeões haverá de prosseguir, em 2014, trilhando o caminho do desenvolvimento. Como uma das locomotivas do nosso futebol, (a outra é o Confiança), de sua vitalidade depende, em grande parte, a recuperação do futebol de nosso Estado. Em tempo: o fechamento do Batistão para reforma também teve uma influência decisiva no desempenho do Sergipe  no campeonato da Série D.

Quartas-de-final
Botafogo da Paraíba e Tiradentes do Ceará estarão se defrontando, nas quartas-de-final do certame da série D.

Ernando Nega
O presidente do River Plate, Ernando Rodrigues, declarou à imprensa que tem ouvido falar muita coisa sobre o afastamento do River Plate, em caráter temporário, da FSF e também a respeito de um acordo entre o River e o Confiança. Contudo, na qualidade de presidente, afirma que até o momento tudo não passa de boatos, embora reconheça que os recursos da municipalidade de Carmópolis tenham diminuído bastante, por força de corte nos royalties do petróleo.

Torneio Quadrangular
Se os boatos forem confirmados, é pensamento da FSF realizar um torneio para apontar o segundo representante sergipano na Copa do Brasil. O Lagarto pleiteia para si esse direito.

Happy Birthday
Para a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, a professora Luciene Resende, que ontem esteve aniversariando.

Série A-2
A tabela marca os dois jogos inaugurais para o próximo domingo. Movimento de registro de contratos acentua-se nos últimos dias. A história repete-se.

Reunião
É provável que os dirigentes rubros reúnam-se hoje para dar um balanço na presença do clube na Série D.

Sérgio Tadeu
Filho do saudoso Tadeu Cruz, desportista, radialista e militar já falecido, Sérgio Tadeu assumiu um compromisso, quando da morte de seu pai. A continuação de um trabalho voltado para a preservação do chorinho, esse ritmo genuinamente brasileiro. Ainda bastante jovem, Sérgio Tadeu substituiu o papel desempenhado por seu pai, encarregando-se da apresentação de um programa dominical levado ao ar pela Rádio Aperipê. Decorridos vários anos, o programa prossegue vivo e agora, como esclarece o próprio Sérgio, ele está inteiramente voltado para um projeto especial, desenvolvido de forma coletiva, cujo objetivo principal é a preservação e a divulgação desse importante movimento musical. O “Domingo no Clube” é transmitido pela Aperipê, 630 khz, das 7 às 9 horas de todos os domingos. A coluna recomenda, pelo extraordinário gosto musical do apresentador. Música brasileira autêntica, aliada à descontração do filho de Tadeu Cruz. Só para lembrar: Tadeu Cruz foi cronista esportivo e dirigente do Confiança, seu clube de coração. Como integrante da Polícia Militar de Sergipe, chegou ao posto de Coronel.

Literatura esportiva
Focalizamos, hoje, outra jóia rara. “TIM – O Estrategista”, de autoria de Pedro Zamora. Editora: GOL. Publicado originalmente em 1969. Conta a história da vida de TIM, Elba Pádua Lima, um dos maiores craques de todos os tempos, verdadeiramente idolatrado pelos argentinos e uruguaios. Depois TIM passou a treinador, tendo, também, alcançado grande êxito em sua carreira. Pedro Zamora aborda os seguintes aspectos: O homem – o fazedor de amigos e mestre cuca; o craque – “El Peon”, o exímio driblador e finalmente o treinador – a raposa, mestre da estratégia, construtor de vitórias.

Jogos Escolares da Juventude
Aracaju poderá sediar a olimpíada estudantil de âmbito nacional que terá lugar em 2014. O secretário municipal do esporte e da juventude foi até Natal (RN), para pleitear que nossa capital venha a ser a sede dos jogos escolares no próximo ano. Em outubro, representantes do COB – Comitê Olímpico Brasileiro visitarão Aracaju para analisar as possibilidades de a capital sergipana vir a sediar a edição de 2014 dos Jogos Escolares da Juventude. Uma comissão especial, integrada por Carlos Eloy, Carlos Batalha e Walker Carvalho, além de Antonio Hora, presidente da CBDE, Confederação Brasileira de Desporto Escolar, tem realizado reuniões sobre o assunto. O prefeito João Alves Filho endossou a iniciativa do jovem secretário municipal responsável pelo setor dos esportes na municipalidade aracajuana.

Jogo rápido
Campeonato brasileiro da Série A. Resultados de ontem: Botafogo 1 X 0 Corinthians – Cruzeiro 2 X 1 Goiás – Grêmio 2 X 0 Náutico – Portuguesa 2 X 0 Vasco – Atlético PR 1 X 1 Fluminense – Bahia 2 X 2 Criciúma. /// Classificação: G-4 – Cruzeiro – 43 – Botafogo – 39 – Grêmio – 37 – Atlético do PR – 35. Zona de rebaixamento: Atlético Mineiro – 22 – São Paulo – 18 – Ponte Preta – 15 e Náutico – 9. /// Jogos de hoje: Internacional X Vitória –  Flamengo X Santos – Atlético Mineiro X Coritiba e São Paulo X Ponte Preta. /// Muricy Ramalho comandará o tricolor paulista diante da Ponte Preta.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  A lucidez é para poucos.

www.twitter.com/TheoMoreno1  Existe um tempo para ousadia e um tempo para cautela, e o homem sábio sabe o momento de cada um deles.Sociedade dos Poetas Mortos.

www.twitter.com/ThalesBrandao  Ando desconfiado até da minha sombra. As pessoas assustam a nossa alma.

www.twitter.com/zeehsoares  Gente que não fala com você e vem pedir favor…  Pedir ajuda pra divulgar algo é trabalho de assessoria. Jornalista não é voluntário não…

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Lógica médica na palavra de um Graduado em medicina:- "Irei para uma cidade carente quando elas deixar de ser carente" .

www.twitter.com/Genildo_Farias "É melhor uma verdade que doa, do que uma mentira que  iluda."  khaled Hosseini

ARTIGO

Os canais encarcerados   por Ailton Francisco da Rocha*

Recentemente, o Banco Mundial em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe desenvolveu um estudo sobre a gestão integrada de águas urbanas de Aracaju e sua Região Metropolitana, com o objetivo de estabelecer procedimentos para preparar uma estratégia integrada de ação, para dar solução aos principais problemas relacionados com os serviços de saneamento nas áreas urbanas. Este projeto tratou de consolidar a metodologia de preparação desta estratégia e o desenvolvimento de três projetos pilotos na América Latina para as cidades de Aracaju, Tegucigalpa e Assunção.

Entre os quatro elementos que compõem o saneamento ambiental: água, resíduo sólido, esgoto e drenagem; é este último, o patinho feio da gestão pública.
A macrodrenagem em Aracaju é composta por mais de 70 canais, que deságuam em diversos corpos hídricos presentes na região da capital. Este sistema de canais encontra-se parcialmente cadastrado, com destaque para àqueles canais presentes na chamada Zona de Expansão de Aracaju, cujos estudos recentes exigiram levantamentos detalhados na região. A Empresa Municipal de Urbanismo desenvolveu em 2007 um mapeamento de pontos críticos de alagamentos em Aracaju, sendo contabilizados 64 pontos de recorrência frequente de acumulo de água durante os eventos de precipitação.

Os principais problemas relacionados às inundações urbanas se dão na Zona de Expansão de Aracaju, onde a implantação do sistema de macrodrenagem não acompanhou a rápida ocupação do solo na região, ocasionando sérios danos às residências ali instaladas. A drenagem natural ocorre paralela à costa, em direção aos rios principais, na forma de pequenos lagos. [A ocupação urbana interrompeu a ligação desses pequenos lagos, eliminando a drenagem, e, no período chuvoso, a água pluvial não tem saída, inundando as residências, sem contar com o aumento das áreas impermeáveis e a contaminação das águas pluviais com esgoto devido a falta da rede coletora separadora, entre outros problemas.

Mas, um fato lamentável e preocupante é a total cobertura desses canais em determinados trechos. Chamadas de obras de urbanização, com a desculpa de que é melhor para a população cobrir os canais degradados com placas de concreto, que ter esgoto a céu aberto. Na verdade, o que ocorre é o sepultamento do corpo hídrico, pois acaba com a troca de oxigênio entre este e a atmosfera, além do aumento da impermeabilização.

Infelizmente, grande parte da população aprova este tipo de intervenção, por desconhecer as consequências ambientais ruins que a galeria fechada criada com a cobertura dos canais provoca, tais como: dificuldade e custos mais altos de manutenção e limpeza, transferência dos alagamentos para outros locais, criação de um ambiente não ventilado, quente, úmido e sem presença de luz, propiciando o desenvolvimento de comunidades de animais e insetos indesejáveis, aprisionamento de gases e aumento da temperatura dos bairros por onde passa.
Há quem diga que, em matéria de drenagem urbana sustentável, nós estamos cerca de 30 anos atrasados. Em São Bernardo do Campo (São Paulo) e em Seul (Coréia do Sul), só para mostrar esses dois exemplos, urbanistas estão seguindo o caminho inverso, ou seja, estão desobstruindo os córregos e canais, tornando o espaço ao seu redor um parque urbano para a população, ao mesmo tempo em que amplia as áreas de amortecimento das chuvas.

A região Metropolitana de Aracaju apresenta vários problemas relacionados com as águas urbanas que necessitam serem abordados e solucionados visando a melhorar a qualidade de vida e a sua conservação ambiental.

  Engenheiro Agrônomo, Advogado e Superintendente de Recursos Hídricos da SEMARH.

DO LEITOR

Que venham os cubanos e outras medidas
Do leitor Joseilton Nery Rocha: Sei que precisamos muito mais que trazer médicos. Só trazê-los não resolve in totum a questão da desassistência. Porém, para quem necessita, em geral o povo mais carente, desde os locais mais longínquos até em grandes centros bem localizados, um grande passo se realiza. Para mim, é fundamental a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E, para alguns, o que se deve fazer é matá-lo de vez. Todos sabem o motivo. O que se precisa é a correta aplicação dos recursos destinados. A desprivatização do modelo hj vigente. A punidade para os responsáveis por desvios. O cumprimento de um certo Juramento. Aqui quem escreve possui um plano de saúde custeado por parte da sua remuneração e outra parcela como benefício do Governo Federal. Talvez não necessitasse defender o SUS, o seu robustecimento. Porém, conheço a sua concepção. Colaborei com o meu humilde trabalho na sua implantação. E foi no movimento sindical que me aprofundei na visão do SUS e na sua defesa.

Esse tema me faz recordar alguns médicos que tive o prazer de conhecer, trabalhar ou ser paciente, que honraram e honram o Juramento de Hipócrates. E, sempre que posso, menciono: Antônio Bittencourt, Francisco Costa, Marconi Ramos, Marcos Ramos. Da minha infância, em Propriá, me recordo até hj da dedicação de Ciro Tavares, Geraldo Lobo e Heraldo Barros. Do Hospital Regional São Vicente de Paula. Da Fundação SESP. Os mais velhos comentavam sobre um médico chamado Carlos Mello que chegou a ser prefeito da minha cidade, na década de 50. Nem sempre tiveram a sua disposição o melhor em condições de trabalho (equipamentos, instalações, salários e qualificação). Todavia atuavam onde havia um paciente. Que os críticos digam tratar-se de uma era romântica.
Que venham os médicos cubanos, venezuelanos e até norte-americanos. Dia 14, domingo, 14h, todos lá no Aeroporto Santa Maria. Estarei lá.Sejam bem vindos, manos cubanos”

Para o prefeito de Aracaju, João Alves Filho. Projeto Serenata na rua
Do professor Ludwig Oliveira: “A priori seria um projeto para cidades do interior de nosso estado, mas entendi que diversos bairros de nossa capital conceberiam de muito bom grado este projeto, pois gostaria que o prefeito de nossa capital tomasse conhecimento desse projeto através desse conceituado blog sem que haja intermediário e/ou atravessador pois não tenho tempo à perder com "procure fulano ou beltrano em tal órgão", o Sr. lembra meu caro prefeito João Alves da até hoje tão propalada Seresta de São Cristóvão (onde fui um dos coordenadores) que tinha um custo relativamente alto em relação a este que ora apresento, alias meu caro prefeito este nosso projeto tem um custo baixíssimo.
Projeto Serenata na rua – O resgate das antigas Serenatas também é cultura e para tanto é preciso que organismos públicos fomentem, incentivem, participem com total apoio para que coloquemos o projeto em prática. A contratação do referido projeto caberá a Secretaria de Cultura/Turismo do município para que levemos o projeto aos seus munícipes, no caso da capital, aos bairros.
Destarte, disseco aqui detalhes pertinentes ao projeto da "Serenata na Rua".
Teremos 04 seresteiros renomados com violões e mais algumas pessoas que nos acompanharão, para tanto, os músicos precisam de um "pro labore" (cachê) do contratante, pois há custos e necessário se faz arcar também com despesas de transportes e lanches. O cortejo com os seresteiros e pessoas convidadas (de cada bairro onde atuaremos) sairá de um determinado local definido pelo contratante a partir de meia-noite. Percorreremos as principais ruas e praças que serão definidas pelo contratante. Seresteiros e saudosistas dos bairros devem ser convidados também pelo contratante para engrossarem o cortejo e conseqüentemente participarem cantando e tocando.Obs. É necessária a liberação por parte da guarda municipal com viatura para nos acompanhar inibindo assim possíveis gritos, algazarras e/ou desrespeito… Em linhas gerais, este é o projeto "Serenata na Rua".
A divulgação é necessária para que os prefeitos João Alves e demais cidades interioranas tomem conhecimento da existência do projeto. Contatos – (79) 9977-3304.”

Está escrita na história
E-mail de um servidor estadual: Negar a incompetência administrativa do Partido dos Trabalhadores na administração estadual é querer negar a própria existência humana e as maravilhas criadas pelo nosso Pai celestial, quando o assunto é valorização salarial dos funcionários públicos.
As categorias de servidores são frutos de um conjunto, cujas finalidades são o bem servir ao seu povo. A sua população. Junto a elas, governantes completam a máquina administrativa com milhares de comissionados. A maioria trabalha, bate no batente. Mas boa parte, nem os departamentos pessoais dos órgãos lotados conhecem.
O PT como administrador e patrão do governo de Sergipe desde 2007 rasgou toda a sua história de luta em favor do trabalhador. Servidor também é um trabalhador, embora poucos insistam em rotular ao contrario. A classe trabalhadora esperava ao menos resgatar o que perderam ao longo dos anos em administrações passadas, quando governaram João e Albano.
Surge a esperança, Déda chega ao governo como oposição ao sistema, alimentando essas esperanças e aspirações. Cria uma mesa de negociações dando mais esperanças aos servidores e, no final, graças ao então secretário Nilson Lima, e só contemplaram as policias e os professores isoladamente. O restante dos barnabés, até hoje nada.
Há dois anos que estão aguardando o envio de um PCS à assembléia e as desculpas são constantes de que o estado extrapolou o limite prudencial da LRF. Por isso ainda não enviaram o projeto. Enquanto isso são diversas manifestações e algumas greves já anunciadas. 
Com essa herança recebida pelo governador em exercício, Jackson Barreto, o mesmo acaba de anunciar a criação de comissão intersecretarial, para buscar reduzir gastos. Acontece que das cabeças desses “notáveis”, não haverá de sair soluções concretas sem prejudicar a maioria dos funcionários, como já anuncia nos arredores, como devolução de servidores e até extinguir alguns órgãos de suma importância para o atendimento da camada da população mais carente.
Para não perderem tempo, dinheiro, combustível, cafezinho e outras coisas mais, basta o governador em exercício ter coragem e determinar que a partir de outubro, o tesouro do estado não mais bancará as folhas dos aposentados dos poderes que não os do executivo. Somente isso. Já que é esse o fator maior que está atrapalhando a valorização dos verdadeiros colaboradores da maquina administrativa.
É só ter coragem e sensatez. Já que não é o momento para mexer em servidor, muito menos reduzir salários e vantagens hoje recebidas. Cabe agora a Jackson Barreto escolher que história quer que ele seja inserido. Na que praticou o bem do estado, dos servidores ou que comungou com essa aberração e subserviência aos demais poderes.

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
"O otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando."

“Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro.”

Juscelino Kubitschek, político brasileiro, nasceu em 12 de Setembro de 1902 e morreu em 1976.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários