Assembleia Legislativa: Casa de ferreiro, espeto de pau

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O presidente da Alese, Deputado Luciano Bispo, MDB, anunciou que irá chamar até o mês de março 40% dos aprovados no primeiro concurso público daquela Casa Legislativa. Ocorre que no início deste mês ele havia informado que chamaria todos os aprovados no limite de vagas.

O que justifica a Alese receber servidores cedidos de outros órgãos enquanto que haverá o fracionamento de nomeações dos concursados? Se há cessões então há a clara necessidade de que haja mais do que 40% de nomeações dos concursados de uma só vez.

E tem promotores do MPE de olho nele. Nos bastidores falam em até uma operação no gabinete do presidente. O que dizer de uma casa que tem mais de 1700 cargos em comissão – segundo levantamento do próprio MPE – e alega que não tem dinheiro para chamar todos os aprovados no concurso no momento?

Como os deputados estaduais podem cobrar economia e moralidade do Executivo com relação à nomeação de cargos em comissão se eles próprios não dão exemplo? Não é incoerência cobrar do governo estadual e não fazer o dever de casa?

É aquela velha história, casa de ferreiro, espeto de pau.

 

Um tapa na cara do MP Estadual A ALESE implantou nas funções do Poder Legislativo a “proteção das mulheres” vítimas de violência! Aliás, onde estão as funções do MP e da Delegacia de Polícia? Arrepare, Osmário!  A tal da Procuradoria da Alese faz o quê, mesmo? Com qual competência legal, para realizar funções típicas do Executivo e do Judiciário?

Ex-gestor derrotado eleitoralmente está magoado: 40 solicitações, só 2 atendidas Irmão, primos, sobrinhos e parentes de todos os tipos e gostos fazem parte de uma lista que se encontra na mão de um gestor para atender os anseios insaciáveis de um ex-gestor derrotado eleitoralmente. Não teve sogra (porque o ex-gestor não tem), o papagaio e o cachorro. Agora vive magoado nos cantos dizendo que “ganhou uma indicação, mas não levou” porque as principais ações da pasta estão com uma pessoa indicado pelo gestor chefe, inclusive o DAF. E das 40 “solicitações” até o momento apenas duas foram atendidas. Mas como a lista foi tornada pública o blog está de olho no Diário Oficial…

Nova sede da pasta da Justiça é exemplo de contenção de despesas? E a Secretaria da Justiça, depois de muitos anos num espaço alugado em frente ao Iate Clube, mudou-se para um prédio com a fachada espelhada no Bairro Coroa do Meio. Com certeza as mudanças estão de acordo com a decisão do governador de cortar gastos. Deve ser um prédio público ou então com um aluguel bem mais baixo do que o anterior. Ou não?

Pisolar aluga espaço Emes: contratos serão honrados até julho E o Emes, tradicional espaço de shows e eventos localizado na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju, foi alugada pela Pisolar. O aluguel começa em julho, porém até lá todos os contratos de eventos serão honrados.

Carnaval: excelente ação do TCE para evitar que prefeitos com pendências gastem recursos E boa medida do presidente do TCE, Ulices Andrade, em chamar a atenção ontem,21, dos prefeitos para o conteúdo dos dispositivos legais da Corte que disciplinam os gastos com festividades nos municípios sergipanos.
Servidores públicos O presidente do TCE destacou, sobretudo, a Resolução nº280/2013, que veda a realização de eventos festivos, “quando da decretação de calamidade pública ou em caso de inadimplência com os servidores públicos”.

Vedações e obrigações “É sempre importante relembrarmos aos gestores que temos na Casa uma norma onde são estabelecidas vedações e obrigações que devem ser observadas caso sejam efetuadas despesas com festividades”, comentou o conselheiro.

5º dia útil A Resolução diz que a hipótese de inadimplência é configurada sempre que, a partir do quinto dia útil após o vencimento, estiver pendente o pagamento de quaisquer direitos ou benefícios remuneratórios de servidores públicos do quadro ativo ou inativo, tais como salário e décimo terceiro. Também é considerado inadimplente “o ente que deixar de repassar à previdência social, no prazo e na forma legal, as contribuições devidas em razão de seus servidores”.

Estado de emergência Já no caso dos municípios em estado de emergência, o Executivo deve atentar aos princípios da moralidade, razoabilidade, legalidade e economicidade, “em virtude de fatores agravantes e preponderantes, que podem causar impacto sob a ótica da coletividade”.

CDE recebe representantes do Movimento É de Sergipe O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, Marco Pinheiro, recebeu a visita dos empresários Lincolin Melo e Maurício Menezes, coordenadores do Movimento ‘É de Sergipe’.

Iniciativa Durante o encontro os empreendedores apresentaram à iniciativa, que busca conscientizar os sergipanos sobre a importância de valorizar e consumir produtos e serviços locais, estimulando a geração de empregos e o surgimento de novos negócios.

Pequenos negócios Segundo Marco Pinheiro, a realização da campanha é essencial para o fortalecimento dos pequenos negócios no estado. Ainda de acordo com o presidente, o tema deverá ser debatido na próxima reunião do Conselho e a ideia é viabilizar a apresentação do Movimento às entidades que compõem o órgão em um novo encontro.

Iniciativa É de Sergipe, uma iniciativa dos empresários Maurício Menezes e Lincolin Amazonas, não tem fins lucrativos e tem como foco estimular a economia do Estado, gerando mais empregos e renda. “Se cada pessoa adquirir um a dois bens ou serviços produzidos aqui, estaremos contribuindo para a impulsionar o mercado local”, destaca o empresário Maurício Menezes.

Campanhas O Movimento será implementado por meio de campanhas de conscientização junto aos consumidores e de adesão dos empresários. A proposta inclui a criação de um site e a elaboração de um selo, certificando que o produto/serviço é sergipano.

Mais visitas Quem também esteve visitando o Sebrae foi o empresário Alberto Almeida, atual presidente do Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e da Federação das Empresas de Transporte dos Estados de Alagoas e Sergipe. Ele foi recepcionado pelo presidente Marco Pinheiro e pelo superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado.

VI Congresso Anatomia Aplicada Nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2019 a Somese promoverá em Aracaju o VI Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia Aplicada, o V Encontro de Ligas Acadêmicas e a I Jornada Sergipana de Ciências Morfológicas, a ser realizado na Universidade Tiradentes concentrando, num evento multidisciplinar, várias áreas do saber. As inscrições podem ser realizadas através do www.congressoanatomia.com.br/

ABIH-SE traz Renata Alves para Sergipe Com a iniciativa da ABIH- SE a jornalista e apresentadora Renata Alves estará nesta sexta e sábado gravando um vídeo especial sobre os atrativos do destino turístico Sergipe. O vídeo a ser produzido mostrará todas as belezas e atrativos turísticos do nosso estado e servirá para divulgação nas redes sociais e nas capacitações que a ABIH- SE fará esse ano em vários estados do Brasil.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Em relação à matéria “Giro Político pelo interior” Do leitor Roosevelt Ferreira de Oliveira: “Itaporanga D’ Ajuda depois de longos anos, algo em torno de 70 anos, surge uma candidatura para Prefeito fora do Binômio Garcez/Sobral x Mandarino. O atual Vice-Prefeito Francinaldo Alves ensaia uma candidatura.”                           

Sergipe no fundo do poço! Do ex-deputado João Fontes pelas redes sociais: “A ALESE deveria convidar o ex-governador Albano Franco para falar sobre a possível hibernação da SABE! Agora temos duas demandas de interesse do Estado de Sergipe: lutar contra a hibernação da Fafen e da SABE. Querem transformar Sergipe no Polo Norte! Sergipe no fundo do poço!”

Dois meses sem salário no Hospital regional de Estância De um estanciano:
“Em Estância, os funcionários do centenário hospital regional Amparo de Maria estão há dois meses sem salário (dezembro/2018 e janeiro/2019) e sem o 13º salário/2018, sem perspectiva de receberem fevereiro. Ou seja, estão, indiretamente, amargando a vida de desempregados. Em Estância também, com o fechamento do matadouro e do mercado do Bairro Cidade Nova, mais desemprego. Mais ainda em Estância, com ação civil pública em desfavor da manutenção das casas da Praia do Saco, desemprego também, pois, em regra, os caseiros que cuidam dos imóveis de veraneio são nativos da região (que também poderão perder suas casas) e muitos são empregados registrados, além de mulheres diaristas, sem falar nas doceiras que tiram seu sustento da venda de cocadas, bolos e o tradicional doce de Araçá. Some-se ainda, os que trabalham no viés turístico, bulgueiros, garçons, cozinheiras dos restaurantes locais. Nossa Estância!”                                                              

Bairro Luzia. Falta de atenção total. Nada de não única Pelo zap: “Nós moradores e motoristas que transitam pela Rua Ministro Nelson Hungria esquina com o supermercado G. Barbosa, no Bairro Luzia voltamos a pedir a SMTT que fiscalize, sinalize e tome as devidas providências. Muitos motoristas fazem o que bem querem e entendem e o caos continua. Não desistiremos.”

Classe médica De um cidadão aracajuano “Por que o prefeito Edvaldo Nogueira tem raiva da classe médica e do Sindimed?”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Enfim, um elogio ao governo Do jornalista e advogado Paulo Brandão pelo Facebook

Não votei em Bolsonaro (quem leu o que escrevo já sabe disso), também não votei no PT (quem me lê, sabe). Não tinha muitas esperanças no governo atual. Acho o presidente primário, um tosco. Que se cercou de uma troupe circense (o termo é emprestado de Reinaldo Azevedo) formada principalmente por Damaras, Ernesto Araujo e Velez Rodrigues. Troupe que é de doer. Um presidente e seu entorno que tem protagonizado tantos disparates que fez do General Mourão um moderado, com opiniões sensatas (logo ele que quando estava na ativa era considerado um tanto avoado (procurei um termo melhor e não achei).

Há alguns poréns: desde o início achei a equipe econômica bem razoável. Não concordo com o ultraliberalismo que eles trazem da escola de Chicago, mas se mostra até necessário, vis a vis os anos de desvarios petistas. Era de onde poderia sair algo de positivo. E, após algumas dúvidas, dou a mão à palmatória: gostei da reforma da previdência. É necessária, e foi muito além do que pensei que esses caras seriam capazes. Enfim, algo a elogiar. O projeto da reforma da previdência pode não ser perfeito, mas entendo que é o possível. Espero que o Congresso Nacional não o desfigure, a ponto de descaracterizá-lo, e torna-lo inócuo.

PELO TWITTER                                                                                                                                                                        

www.twitter.com/AntonioSamarone
Alardear que Sergipe está falido, a beira do caos, é burrice.
Espanta os investidores!
O papel do Governo é gerar esperança!

www.twitter.com/Jabbnascimento Sergipe um Estado de todos para o ônus e de poucos para os benefícios e manutenção do poder.

www.twitter.com/Antonio_Doria As entidades Municipalistas, Governo Estadual, Gov Federal, Senadores, Deputado Estaduais e Federais , Vereadores Todos Unidos para buscar meio de Regularizar os problemas Sanitários do Abatedouro Municipais e Feiras livres A luta e de Todos.

www.twitter.com/elberbatalha  Crianças do Bairro Santa Maria estão sem poder ir às aulas simplesmente porque o Estado não disponibilizou o transporte para isso. Já faz 1 mês que as aulas começaram e não se tem ainda previsão para que essa situação seja regularizada!

www.twitter.com/georgeopassos “Não adianta o governador só cortar de um lado e aumentar despesas de outro. Diminui os comissionados e aumenta os terceirizados. Não muda nada com isso”

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia

“A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem.” Textos Judaicos.

Um alerta do ex-deputado João Fontes pelas redes sociais: “A rodovia Airton Senna, que dá acesso ao povoado da Praia do Saco (Estância), precisa de atenção urgente do DER. A areia da duna invadiu metade da pista e o risco de acidentes aumentou substancialmente. Moradores e turistas correm perigo. Fica aqui o alerta às autoridades competentes.”
Comentários