Ataque a jornalistas, ataque à democracia

                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
          “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Uma excelente reflexão do jornal O Estado de São Paulo:

A intimidação de jornalistas e veículos de comunicação, nas suas formas mais variadas, atende à estratégia de grupos políticos autoritários que querem se perpetuar no poder. Por atos e palavras, direta ou indiretamente, seus líderes estimulam esse tipo de comportamento, cuja finalidade é mais do que evidente: silenciar vozes e impedir que a sociedade tenha acesso a informações e opiniões contrárias aos interesses dos poderosos de plantão.

Não raro, a violência de discursos e gestos transborda do universo simbólico da política e se materializa na forma de agressões verbais e físicas. Ou, como ocorreu no último dia 10 de maio, na capital paulista, na tentativa de atropelamento, talvez assassinato, de duas profissionais da Globonews em pleno momento de trabalho.

A repórter Paula Araújo e a repórter cinematográfica Patrícia Santos faziam uma transmissão ao vivo na Avenida Cupecê, na zona sul da capital paulista, quando um motorista parou seu carro ao lado delas e começou ameaçá-las e ofendê-las, criticando também a emissora. Não satisfeito, o homem jogou o veículo contra as profissionais, que estavam na calçada e conseguiram se safar ilesas. Por sorte, testemunhas chamaram a polícia, mas o criminoso conseguiu deixar o local.

Inaceitável sob qualquer ângulo, a tentativa de violência é reveladora da visão de mundo que a inspira. Tampouco pode passar despercebido que as duas profissionais atacadas eram mulheres – a misogonia parece ser um traço característico desses vândalos da democracia.

A mera presença de um jornalista por perto parece incitar a selvageria. Em maio de 2020, por exemplo, o repórter-fotográfico Dida Sampaio, do Estadão, foi atacado por enfurecidos militantes bolsonaristas em manifestação pró-governo diante do Palácio do Planalto. O que fazia Dida no momento? Apenas fotografava o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Por isso foi tratado como inimigo a ser abatido.

Em tempos de extremismos e polarizações, faz-se necessário lembrar que ataques contra a liberdade de imprensa não são novidade na cena política brasileira nem estão restritos a um campo ideológico. Jornalistas que têm como missão cobrir eventos do PT frequentemente são hostilizados, quando não agredidos. Em seu governo, o líder petista Lula da Silva defendeu o “controle social da mídia”, nome fantasia de seu projeto para manietar a imprensa. Continua adepto dessa tese, o que é motivo de preocupação para quem preza a liberdade de imprensa. Considerando que Bolsonaro, o segundo colocado nas pesquisas, pessoalmente já ameaçou “encher” um jornalista de “porrada”, motivos de preocupação não faltam.

O autoritarismo não tolera críticas nem sabe conviver com vozes dissidentes. À falta de argumentos, age para calar seus adversários, que encara como inimigos. Por isso mesmo, opõe-se à democracia. Não surpreende, então, que um de seus alvos constantes seja a imprensa, pilar das sociedades democráticas. No Brasil e em outras partes do mundo, não é de hoje, essa história se repete e deve ser permanentemente denunciada e combatida. Com a força da lei.



TV Atalaia faz 47 anos Nesta terça-feira, 17, a TV Atalaia completa 47 anos de história. A emissora constrói sua trajetória lado a lado com o povo sergipano. Comprometimento, inovação e qualidade fazem parte da TV Atalaia, que tem foco no conteúdo local. A emissora participa de grandes evoluções no cenário televisivo de Sergipe e do Nordeste. Contando com aproximadamente 700 mil inscritos em seu canal do YouTube, a TV dos Sergipanos está sempre um passo à frente e reafirma seu propósito: conectar-se cada vez mais com seu público. O empresário Walter Franco é o principal responsável pela trajetória vitoriosa da TV Atalaia fundada por Augusto Franco em 17 de maio de 1975.

 




Macambira: um dos menores municípios sergipanos é destaque no Ideb Chamou a atenção, na semana passada, dos gestores e autoridades presentes ao encontro Pacto pela Educação, realizado no plenário do TCE/SE, a apresentação do “Panorama Educacional dos municípios sergipanos”, elaborado pelo gabinete da senadora Maria do Carmo, apresentando indicadores e recomendações para a educação básica em Sergipe. Nos diagnóstico sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, com destaque para os municípios de Macambira, Itabaianinha e Amparo do São Francisco.

Com o indicador de 5,5 o Ideb de Macambira é um dos melhores de Sergipe O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). “Fico feliz em saber que estamos no caminho certo na educação que é a base de tudo. Desde o início desta nova gestão priorizamos o fortalecimento da educação. Esse indicador nos alegra e dará força para que toda equipe continue com mais ações para a educação dos nossos jovens”, registou o prefeito Carivaldo Souza.

André Moura cumpre extensa agenda de visitas no final de semana O ex-deputado federal André Moura cumpriu uma extensa agenda em Sergipe no último final de semana. Ele foi convidado para participar de eventos em várias regiões de Sergipe, dentre elas, encontros com amigos, homenagens ao Dia das Mães, missas religiosas e Cavalgada.

Pirambu e Aracaju Na sexta-feira (13), André esteve em Pirambu para uma confraternização entre amigos, que ocorreu na residência do ex-prefeito Elinho Martins. Relembrando o pai, Reinaldo Moura, André deixou claro o desejo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores. “Em Pirambu conseguimos avançar muito. Tínhamos na Assembleia Legislativa um cara chamado Reinaldo Moura, apaixonado por esta terra. Trabalhamos para manter seu legado”, finalizou. No sábado (14), André participou de uma grande comemoração alusiva ao Dia das Mães no bairro Soledade, Zona Norte de Aracaju. Uma justa homenagem do Projeto Olhar Carinhoso, que lembrou a importância das mães e o amor sem limites exercido por elas.

Siriri e Aracaju Dando continuidade à agenda de compromissos, André seguiu para Siriri, onde também acontecia uma festa em homenagem ao Dia das Mães evento realizado pela prefeitura do município no ginásio esportivo e que homenageou e premiou diversas mães da cidade. Na noite do sábado, Moura retornou a Aracaju e foi até o bairro Siqueira Campos para abraçar os moradores da Rua Amazonas, no Siqueira Campos. “Como apreciador de um bom e autêntico ritmo nordestino, não poderia deixar de marcar presença, uma boa oportunidade de conversar com os aracajuanos”. André começou o dia do domingo (15) assistindo à Santa Missa celebrada pelo Frei Paulo na Paróquia São Cosme e São Damião, no Olaria, em Aracaju. “Gosto sempre de iniciar o domingo agradecendo por todas as bênçãos e pedindo proteção para a semana que se inicia”, disse André.

Salgado, Lagarto e São Cristóvão Depois da missa, André Moura seguiu para o município de Salgado onde participou de um tradicional café da manhã regional, a convite do vice-prefeito do município, Miúdo. André conversou com amigos sobre questões envolvendo o município e relembrou o carinho que o pai, Reinaldo Moura, tinha para com a região. André visitou também o ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, que está passando por um problema de saúde. “Fiz questão de ir lá abraçá-lo e desejar um excelente tratamento. Acredito em Deus que dará tudo certo e em breve meu amigo estará recuperado” Finalizando a agenda do domingo, André prestigiou a 5ª Cavalgada da Equipe “Os Kaceteiros”. A concentração aconteceu na localidade conhecida como “Renatão”, no conjunto Eduardo Gomes, reunindo vaqueiros e admiradores desse tipo de evento, tendo como destino o Parque São Lázaro, no povoado Cabrita.

Itabaiana: iniciada pavimentação asfáltica na Avenida Padre Airton Gonçalves, no Bairro São Cristóvão O Governo de Itabaiana deu início na última quinta-feira (12) à pavimentação asfáltica da Avenida Padre Airton Gonçalves Lima, no Bairro São Cristóvão. A obra está sendo realizada com recursos próprios do município. Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores do Bairro São Cristóvão e demais povoados, a pavimentação asfáltica vai contribuir com as pessoas que frequentam as instituições naquela região, como o IFS e o Lar Cidade de Deus.

Desenvolvimento Para o mototaxista Roberto, morador da região, a obra é mais uma prova que o desenvolvimento está acontecendo, “moro aqui há mais de 23 anos, só a poucos anos recebemos o calçamento e agora chegou a pavimentação asfáltica. Além de morar aqui, sei o quanto será importante no meu trabalho de mototaxista no dia-a-dia. Só tenho que agradecer e parabenizar o trabalho desta gestão”, parabenizou.

Alegria Segundo a moradora Dona Maria José, acompanhar a chegada da pavimentação asfáltica é motivo de alegria, “moro aqui há mais de 40 anos e ninguém se preocupava com a nossa situação. Tô muito feliz e vai ser bom pra todo mundo. É só alegria”, comemorou a moradora. De acordo com o prefeito Adailton Sousa, a obra é uma mensagem de missão cumprida, “estou feliz que conseguimos levar a pavimentação asfáltica para aquela região. Quando iniciamos o trabalho no centro da cidade, prometi que levaríamos para diversas partes do município. Agora, estamos cumprindo o que prometemos e cumprindo com a nossa missão de trazer qualidade de vida para todos os itabaianenses”, destacou. O município segue a todo vapor no trabalho de revitalização de ruas e avenidas. Somente neste ano, o Governo de Itabaiana já pavimentou mais de 40 ruas e avenidas por toda a cidade.

Estância investe R$ 10 milhões em obras e incentiva geração de empregos diretos e indiretos E ainda repercute na região Centro-Sul o volume de investimentos no município de Estância. O prefeito Gilson Andrade fez um balanço no último dia 04, aniversário da cidade mostrando que os investimentos superam R$ 10 milhões contemplam diversos bairros da cidade.

Ordem de serviços Somente no aniversário da cidade foram assinadas as seguintes ordens de serviços: Pavimentação e drenagem do Lot. Humberto Ralim, R$389.393,90 (convênio); Reforma do centro dos idosos, R$304.660,64 (convênio); Reforma da Praça Marocas Monteiro, R$ 160.952,16; Pavimentação e drenagem de ruas do B. Alecrim, 793.368,81 (convênio); Construção de praça e pórtico do Valadares, R$390.185,33; Reforma do complexo de praças Barão do Rio Branco, R$2.755,000, 79 (convênio) e pavimentação asfáltica da rota da Astele, R$3.250.694,79.

Obras concluídas O prefeito ainda enumerou uma série de obras concluídas no atual mandato. “Neste mês realizamos uma série de inaugurações, demos ordens de serviços, entregamos veículos, ônibus escolares; a grande maioria dessas ações é na área da construção civil, com investimentos na ordem de R$10 milhões, recursos próprios e conveniados, gerando empregos diretos e indiretamente para trabalhadores de Estância. As empresas contratadas alugam casas, compram no comércio local, consomem alimentos, compram combustíveis, fazem uso dos serviços oferecidos pelo comércio, fortalecem muito a economia local com a compra de insumos”, salientou.

Autoestima Segundo Gilson, a Prefeitura, na gestão atual, tem atuado de forma sensível às demandas da população mais carente. Ações que elevam a autoestima de comunidades antes preteridas.“Estamos devolvendo os tributos públicos na forma de obras que elevam a qualidade de vida da população. Estamos há 64 meses pagando a folha dentro do mês, pagando em dia aos fornecedores e prestadores de serviços. Ressaltou ainda que está com os recursos reservados para a antecipação dos salários de maio; disse da programação da salva junina no dia 31 de maio, marca da abertura dos festejos juninos que dura 30 dias do mês de junho. Hotéis, pousadas e salões de beleza estão com grande procura de olho na programação da salva com animação de Xand Aviões e Mastruz com Leite que se apresentarão no Forródromo Rogério Cardoso. Estância vive hoje nesta expectativa dos festejos juninos e isto movimenta toda a economia local. Após dois anos de pandemia Estância retoma o crescimento da sua economia com a participação efetiva do Município”, lembrou Gilson.

Parceria AJU/Socorro: convênio para cessão de terreno por onde passará avenida Perimetral Oeste Os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, assinaram ontem, 16, um termo de cessão entre os municípios. No documento, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro transfere à capital sergipana um terreno por onde passará a

nova avenida Perimetral Oeste. Orçado em mais de R$ 100 milhões, o projeto será executado pela Prefeitura de Aracaju com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), dentro do programa “Construindo para o Futuro”, e resultará em uma grande via, de 7,5 km de extensão.

Trajeto “Hoje damos mais um importante passo para a realização desta obra, tão importante para as duas cidades. A avenida começa na região do Lamarão e a sua parte final margeia Socorro, então são mais ou menos três quilômetros de via que vai passar pelo município da Grande Aracaju. O BID solicitou que houvesse essa concordância entre as cidades para que a obra pudesse ser executada e foi exatamente o que fizemos hoje. Aracaju e Nossa Senhora do Socorro são cidades-irmãs e todas as parcerias que forem firmadas em benefício dos seus cidadãos serão, sempre, muito positivas”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Relevância O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, frisou a relevância da obra para os dois municípios. “Fico muito feliz e satisfeito por firmar este convênio com Aracaju, cidade administrada pelo amigo prefeito Edvaldo. Com esta obra ganha Aracaju e ganha Socorro”, expressou. Pelo termo de cessão, o município de Senhora Senhora do Socorro cederá à capital sergipana uma área de 21.495 metros quadrados para a realização da obra. Além de usufruir do terreno, caberá a Prefeitura de Aracaju administrar o espaço, prezando pela manutenção e conservação da área. O documento possui validade de 10 anos, podendo ser alterado ou rescindido, de comum acordo.

A avenida A avenida Perimetral Oeste é um dos principais projetos dentro do programa “Construindo para o Futuro”. Planejada para interligar os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, a via medirá mais de 7,5 km de extensão e será dotada de toda a infraestrutura necessária para melhorar, de maneira sensível, o trânsito na região, desafogando a avenida Euclides Figueiredo. O projeto inclui, ainda, a construção de ciclovias e uma ponte. Acompanharam a assinatura do convênio os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), e Augusto Fábio Oliveira (Planejamento, Orçamento e Gestão).

Rede Primavera apoia Maratona da Track&Field No último sábado (14), a Orla da Atalaia foi palco da realização da Maratona Santander Track&Field Run Series Celi e a Rede Primavera esteve presente com uma equipe preparada de médicos (cardiologista, ortopedista, clínicos e cirurgião), enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Foi dado todo o suporte necessário para os participantes e público em geral, na maior de corrida de rua da América Latina. “Ficamos felizes em participar do evento de grande porte, com atendimento qualificado e de segurança a todos que estiveram presentes”, ressaltou o cardiologista da Rede Primavera, Dr. Fabrício Anjos.

Estrutura montada Bastante feliz com o resultado, a coordenadora da equipe de Enfermagem, Larissa Almeida, disse que objetivo da instituição foi alcançado, com a presença de uma equipe comprometida e engajada em oferecer um atendimento de qualidade a todos os participantes. Segundo o coordenador da Unidade de Emergência da Rede Primavera, Dr. Rodrigo Cabral, foi montada uma estrutura além do que é exigida pela resolução do Conselho Federal de Medicina, no que diz respeito a realização de eventos de grande porte. “Montamos uma unidade de saúde avançada com dois leitos de estabilização, poltronas para atendimento médico, respiradores, ventiladores e desfibrilador. O nosso trabalho foi reconhecido pelos organizadores por termos montado uma estrutura nunca vista em outras corridas”, comemorou Dr. Rodrigo.

Equipe multidisciplinar Organizada pela TF Sports, a prova marcou o retorno do evento ao solo sergipano após dois anos de pandemia provocada pela Covid-19. Para melhor atender aos competidores, quatro tipos de percurso foram disponibilizados: 42km, 21km, 10km e 5km. O objetivo foi proporcionar aos cerca de 3 mil atletas a experiência única de participar do evento, com direito à assistência médica, atividades voltadas ao bem-estar e recuperação física dos maratonistas, além de shows com artistas locais. A enfermeira, Verônica Taynã de Oliveira Passos, pratica a corrida de rua há 5 meses. “A Track & Field foi a minha primeira prova e a estrutura e segurança ofertada foi primordial para que o evento fosse um sucesso. Sem contar com a assistência prestada pela equipe do Hospital Primavera, com uma equipe multidisciplinar extremamente capacitada para oferecer o melhor aos corredores de rua. Estão todos de parabéns”, finalizou Verônica.

Estrutura nota dez “A corrida foi muito bem organizada. Todos os envolvidos estão de parabéns. A participação da Rede Primavera nos deixou mais seguros para corrida, uma equipe de excelentes profissionais e uma estrutura nota dez”, comemorou o administrador, Luiz Carlos Soares dos Santos Júnior, após correr 5 km. O superintendente médico, da Rede Primavera, Dr. Guilherme do Espírito Santo, também participou da corrida e ficou satisfeito com o resultado de um trabalho que envolveu centenas de pessoas. “Nossa missão é cuidar de todos, incentivar as práticas esportivas, e mostrar a nossa marca de ser referência em zelar pela saúde e bem-estar da população sergipana”, concluiu.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Aracaju: a SMTT de Aracaju fecha os olhos para esta irregularidade na Rua Teófilo Otoni. Bairro 134 de Julho. Os moradores da região comentam que não fará nada porque no edifício que é fundo da rua mora o prefeito de Aracaju. Será? A SMTT precisa cumprir a lei independente dos gestores de plantão.

 

 

 

 



Sindijor-SE firma parceria com Salesiano e filhos de jornalistas terão desconto de até 20% na mensalidade escolar Depois de uma visita no mês passado ao colégio Salesiano, representantes do Sindijor-SE assinaram em definitivo o contrato de parceria com a tradicional instituição de ensino de Aracaju. O convênio é para oferecer descontos no pagamento da mensalidade escolar para os filhos dos jornalistas sergipanos. A parceria prevê um desconto 10% para Educação Infantil e 20% para os Ensinos Fundamental e Médio. O presidente Milton Alves Júnior e o diretor jurídico, Guilherme Fraga, participaram do ato de assinatura do contrato. Mais informações pelo telefone do Sindijor, 3085-1613.



 

 

 

 

 

 

 

 




PELO TWITTER

www.twitter.com/vaticannews_pt “Não somos apenas hóspedes e peregrinos no caminho sobre esta terra, somos também hóspedes e peregrinos no mistério da Trindade. Se realmente podemos invocar Deus chamando-o “Abbá-Pai”, é porque o Espírito Santo habita em nós” #PapaFrancisco

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/rittner_daniel Ontem reencontrei um amigo querido que perdeu o pai por covid, aos 82 anos, no início de 2021. Só três semanas antes da vacina dele. É preciso lembrar: em agosto de 2020, a Pfizer ofereceu 70 milhões de doses ao Brasil. Foram 53 emails não respondidos. A dor não passa.

www.twitter.com/profanselmo 70% dos brasileiros foram xingados ontem de “imbecis” e “psicopatas” pelo chefe da nação. Chamem o alienista pelo amor de Deus!

www.twitter.com/MPF_SE Atenção, estudantes de graduação dos cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Informática, Jornalismo e Secretariado e os estudantes de pós-graduação em Direito! Chegou a hora de colocar em prática todo aprendizado da sala de aula. Saiba mais: https://bit.ly/3lctV82

 

 

 

 



www.twitter.com/ayres_britto

Maturidade para
não ter pressa nas coisas boas,
Não confundir cabeça erguida com nariz empinado,
Saber quando ficar à-toa e passar o leme à própria canoa.

www.twitter.com/diegodacosta “Aprenda com os outros e agradeça a qualquer um que lhe dê feedback!” – Hitendra Patel, Ph.D.


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Twitter



Frase do Dia
“Não há passado, nem futuro, tudo flui em um eterno presente.” James Joyce.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais