Atendendo a pedidos. Coeficiente vereador AJU e partidos mais fortes

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O leitor que acompanha este espaço diariamente já sabe a posição clara sobre a eleição majoritária em Aracaju: todos iguais, nenhum dos candidatos mudará os problemas cruciais da cidade como PD, licitação transporte, habitação, entre outros.

Porém, como o blog criou o hábito em toda eleição de analisar os possíveis eleitos proporcionalmente com uma média do coeficiente eleitoral atenderá os apelos da meia dúzia de leitores, analisando a possibilidade de cada partido, já que não tem mais coligação.

Desta vez o blog não citará nomes. Citará números que cada partido poderá eleger atingido a legenda e a sobra também. Pelas conversas, entre os votos nominais dos candidatos e os dados unicamente das legendas se espera em torno de 280 mil votos.

Com isso, o quociente eleitoral para a eleição de forma direta dos vereadores em Aracaju será em torno de 12 mil, porque independente de coligação e sim da divisão dos votos válidos por 24.

Feito essa primeira divisão se acredita que serão eleitos cerca de 16 vereadores. Sobrando outras oito vagas para a divisão nas sobras. Pelas análises, a avaliação é que para 8,5 mil votos os partidos elegerão mais um vereador.

Como a legislação mudou desde as eleições de 2018 não é necessário atingir o quociente eleitoral e sim nas vagas remanescentes o respectivo partido se classificar até o limite dessas vagas. Como ocorreu com a eleição de Fábio Henrique para a Câmara dos Deputados.

Seguramente muitos partidos não atingirão esse número de votos e não elegerão ninguém. Certos estão o PSD, com 4; PSC, com 3; PDT, com 3; Republicanos, com 2, Solidariedade, com 1; Cidadania, com 2 e PCdoB e PT com 1 cada. E estes e os outros disputarão as outras vagas.

Essa é a avaliação neste momento numa eleição totalmente fora da ordem.

Itabaiana: solidariedade do blog e a necessidade de uma atuação firme da Procuradoria Eleitoral e da PF Ontem, 14, o candidato a prefeito de Itabaiana Adailton Sousa precisou ir com os advogados à sede da PF, em Aracaju, para formular uma denúncia  contra os disparos em massa e o roubo de dados de vários itabaianenses. Ele também postou um vídeo lamentando o jogo tão sujo e que desçam tão baixo ao debate político. “É inadmissível que joguem tão sujo, que desçam tanto o nível do debate político. Além de entregar nas mãos de Deus, levei a questão até a justiça, junto aos meus advogados Romerito e Harysson, para que a verdade apareça logo logo e todos possam enxergar claramente quem está do lado certo”. Os antigos coronéis populistas de Itabaiana não entendem e não aceitam que o povo está cansado da politicagem rasteira. O vídeo de Adailton postado nas redes sociais:

 

 

Socorro e as denúncias de compra de voto divulgadas na imprensa ontem, 14 O blog foi informado que os vídeos originais já estão no MPF e na PF. O blog foi informado também que existem outras gravações, muito mais graves, aonde um famoso ex-prefeito que apoia o Padre, oferece dinheiro a lideranças. Em breve poderá ter operações em Socorro.

Atitude reprovável A atitude do prefeito de Socorro, o que ainda se intitula de padre, sobre a compra de votos, envergonha profundamente a Igreja Católica e causa um grande arranhão numa instituição tão respeitada pela população. Porém, por falta de atitude do arcebispo de Aracaju, dom João Costa, que não pediu a demissão do estado clerical de Inaldo, a fatura do mau comportamento do prefeito ficará na conta da Igreja e do arcebispo.

                                                                                                                                                                               
Porto da Folha: candidato à reeleição Miguel de Dr. Marcos ainda não teve candidatura aprovada por conta de uma certidão negativa O prefeito de Porto da Folha, Miguel de Loureiro Feitosa Neto, conhecido como Miguel de Dr. Marcos, ainda não teve a candidatura deferida pelo TRE/SE. Ele e também o candidato a prefeito Dr. Júlio, ex-prefeito. Dos três candidatos, apenas Manoel Lima, do PTB, teve a candidatura deferida.

Situação difícil O atual prefeito, Miguel de Dr. Marcos, segundo o argumento do Ministério Público Eleitoral, não apresentou certidões criminais para fins eleitorais conforme o print ao lado. Em Porto da Folha não se fala em outra coisa e as lideranças que o apoiam começaram a debandar. O problema dele é maior porque falta uma certidão negativa, uma prestação de contas de R$ 600 mil do FNDE.

Perguntar não ofende Há quantas andam as negociações sobre a venda da Associação Atlética de Sergipe? Os sócios merecem respeito e precisam dessas informações. A quem recorrer?

Poli caçambas coletoras de entulhos Sema fiscalizou denúncia feita pela população. Já o MPE, através da Promotoria responsável, informou que sendo instaurada uma notícia de fato, na qual será solicitada toda documentação das empresas transportadoras e todos os atos vinculados serão de total transparência para a sociedade aracajuana. Leia as duas notas.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Sema

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), informa que, ao tomar conhecimento do alto volume de material depositado nas caixas coletoras de entulho, designou imediatamente uma equipe para fiscalizar as irregularidades denunciadas pela população. A equipe conferiu cada um dos locais onde as caixas estavam localizadas e solicitou que as empresas responsáveis por elas realizassem o descarte apropriado para os materiais que ali se encontravam.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – MPE/SE

O Ministério Público de Sergipe, através da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Serviços de Relevância Pública, em razão das notícias sobre abuso das caçambas de entulho de resíduos da construção civil, vem esclarecer o seguinte:

I – A questão das caçambas estacionárias preocupa o Ministério Público desde 2010, quando o então Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Renê Antônio Erba, ajuizou ação civil pública, tombada sob número 201011200149. A referida ação foi julgada procedente na primeira e segunda instância, estando em grau de recurso a instância superior, no entanto, foi reconhecido nesse momento que o presente tema está dentro da Repercursão Geral RE – 684612 RF (tema 698), estando sua tramitação suspensa.

II – Acontece que a ACP 201011200149 foi ajuizada anterior a Lei 4359/2013, que criou a Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju e a Lei 4.452/2013 que regulamenta toda fiscalização dos resíduos da construção civil e volumosos no território do Município de Aracaju.

III – A Lei 4.359/2013 estabeleceu o poder de polícia da SEMA para fiscalizar todas as atividades que gerem resíduos da construção civil e outras atividades danosas ao meio ambiente.

IV – A Lei 4.452, de 31 de outubro de 2013, regulamentou a questão dos resíduos da construção civil e volumosos dentro do território do Município de Aracaju, estabelecendo duas obrigações permanentes para a SEMA:
1. No art. 17 da Lei 4.452/2013 criar o cadastro dos transportadores.
2. No artigo 25 da Lei 4.452/2013 criar o Núcleo de Gestão Integrado da política Municipal de Resíduos.
3. O Município de Aracaju já aprovou o seu Plano de Saneamento que incluiu o os resíduos sólidos.

V – Cabe ao Ministério Público fiscalizar as ações da SEMA, no tocante ao cumprimento da legislação de resíduos sólidos e da construção civil, Lei 4.452/2013.

VI – A SEMA tem um setor de fiscalização periódica dessas empresas cadastradas, que possuem licença ambiental, com condicionantes, com o fito de comprovar o cumprimento das condicionantes e da legislação em vigor.

Posto isto, com fundamento nos princípios da publicidade e transparência, está sendo instaurada uma notícia de fato, na qual será requisitada toda documentação de fiscalização das transportadoras, relatórios de exercício de poder de polícia e todos os atos vinculados ao cumprimento da Lei 4.452/2013 para que a sociedade Aracajuana possa consultar.

EDUARDO LIMA DE MATOS
Promotor de Justiça

 


Aliança Francesa oferece cursos de francês online em outubro Você deseja começar ou retomar o estudo do francês? A Aliança Francesa iniciará, a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, cursos de francês online e ao vivo, sendo oferecidas gratuitamente aulas experimentais para que você possa conhecer a metodologia interativa oferecida pela instituição. As aulas gratuitas serão realizadas de 19 a 23 de outubro, cujas inscrições podem ser feitas no site www.afaju.com.br/matriculas. Para mais informações, ligue para os números 79 98877-7904, 98877-7905 ou 98877-7906.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Campanha Online de Adoção de Animais segue até o dia 17 de outubro Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018) apontam que o Brasil conta com 139 milhões de pets. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 22% dessa população, ou seja, 30 milhões de animais estejam em situação de vulnerabilidade. São 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros abandonados no país. Somente em uma das instituições que acolhem animais desamparados na capital sergipana, chegam em média 30 cães e gatos a cada mês. De acordo com a presidente da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), Maria Antônia Teles, o cenário da pandemia tem contribuído com o aumento do abandono. “Muitas pessoas dizem que não têm mais condições de criá-los e largam os animais na rua ou na porta de abrigos. Outros são resgatados em terrenos, pontes, vias públicas e muitos são vítimas de maus tratos. A cada dia acolhemos, pelo menos, um novo bichinho aqui”, relata. Buscando contribuir com a redução do quadro de abandono em Aracaju, o Shopping Jardins realiza a primeira Campanha Online de Adoção de Animais. Até o próximo sábado, 17 de outubro, a população sergipana tem a oportunidade de encontrar um novo amigão de quatro patas, sem precisar sair de casa. Para conhecer os cães e gatos acolhidos pela Adasfa que estão disponíveis à adoção responsável, basta acessar o perfil do Shopping Jardins no Instagram:
https://www.instagram.com/shoppingjardins/



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

Hoje, 15/10, às 19h MP Acadêmico Live abordará “O papel do CNJ no sistema jurídico brasileiro” A edição de hoje, 15/10, às 19h, do Programa “Ministério Público Acadêmico” – iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Coordenadoria de Ensino da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) – terá como palestrante a juíza do Trabalho – Titular da 4ª Vara do Trabalho de Aracaju – e conselheira Nacional de Justiça, Flávia Pessoa. A Live e abordará “O papel do CNJ no sistema jurídico brasileiro”. Doutora e pós-doutora em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Flávia Pessoa é também professora do Mestrado em Constitucionalização do Direito da Universidade Federal de Sergipe e do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes. Não haverá certificação para o público externo, portanto não é necessário fazer inscrição. Transmissão no Instagram: https://www.instagram.com/mpacademico/


Posse hoje, 15/10, às 19h, na Academia Sergipana de Educação Antônio Samarone, professor universitário e médico sanitarista toma posse hoje, 15, às 19h na Academia Sergipana de Educação Numa solenidade com posse de alguns membros efetivos, beneméritos e honorários e a entrega do Prêmio Professor João Costa – 2020, o médico sanitarista e professor de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFS, Antônio Samarone, convida os amigos para a posse dele na Academia Sergipana de Educação na qual ocupará a cadeira 27, cujo patrono é Alfredo Montes. Acompanhe online aqui a partir das 19h de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=NsJ2tFcLilA



Aspectos Relevantes Sobre o Projeto de Lei do “Simplifica Já”  Nesta quinta-feira, 15, a partir das 16h, a OAB/SE leva até você uma grande discussão através do Webnário Aspectos Relevantes Sobre o Projeto de Lei do “Simplifica Já”, que contará com as participações do nosso Presidente, Inácio Krauss; João Batista Diniz Júnior, Presidente da CEBRASSE; David Garcez, Tesoureiro da nossa Seccional; Laércio Oliveira, Deputado Federal por nosso Estado; Victor Barreto, Conselheiro da nossa Seccional; e José Alberto Oliveira Macêdo, idealizador do Projeto em discussão. A transmissão será no: www.youtube.com/oabse . Contamos com a sua audiência e participação.

 


                                                                                                                                                                               

 

Live hoje, 15/10, às 19h: Uma homenagem da Rede Primavera Saúde ao Dia do Médico Este é o tema especial do projeto Primavera Convida desta semana. A participação especial é do Dr. Wagner Oliveira, médico ginecologista e obstetra de formação e Presidente da Rede Primavera Saúde e terá como mediadora a diretora comercial da rede, Ana Pontes. Acompanhe pelo instagram da Rede Primavera: https://www.instagram.com/redeprimavera/


                                                                                                                                                                                     

Live hoje, 15/10, às 16h: Academia Dorense de Letras Nesta semana faremos uma justa homenagem à classe mais importante de uma nação: os professores. O bate papo contará com a presença do Prof. Luís Carlos (Presidente da ADL), do confrade Gilberto Luiz (Cadeira número 9) e das confreiras Maria de Lourdes (Cadeira número 1) e Maria Izabel (Cadeira número 2 de membros correspondentes). Não percam: https://www.instagram.com/adldores/


                                                                                                                                                                                 

 

Live hoje, 15/10, às 19h Com o tema “Atividades para estimular a cognição em casa”, a ABRAz Sergipe realiza mais uma live. O debate será mediado pela nossa voluntária Cristina Souza (@cristecfal) e contará com a participação da Terapeuta Ocupacional Anne Clei Amaral (@anneclei.to). Assista e compartilhe: https://www.instagram.com/abrazsergipe/


 

                                                                                                                                                                           

 

IV Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros, de 19 a 23 de Outubro. A inscrição é gratuita e aberta até hoje, 15 de outubro para magistrados, professores, estudiosos, membros do Ministério Público, defensores, advogados e cidadãos interessados no tema. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é uma das apoiadoras do evento. Inscrições aqui: https://amb.enajun2020.com.br/formulario-de-inscricao/



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

Incêndio em quiosque em frente ao Shopping Prêmio em Socorro: mesmo tendo uma sede a 500 metros CB demorou a chegar no local. Informações do Blog Espaço Militar dão conta que a viatura do grupamento estava com a bomba quebrada e não tinha água

Na terça-feira, 13, ocorreu um incêndio em um quiosque em frente ao Shopping Prêmio, no Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, a cerca de 500 metro da sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) daquele município, porém o combate ao incêndio não pode ser feito pelo grupamento próximo, devido a viatura de Socorro estar com a bomba quebrada e sem água.

Foi necessário sair uma viatura do QCG do CBMSE, situado em Aracaju, o ABT-17 (auto bomba tanque), para poder atender a ocorrência em Nossa Senhora do Socorro, fato lamentável, pois se a viatura de Socorro estivesse operante, certamente teria iniciado o combate às chamas mais cedo.

Como se não bastasse esse fato, a viatura ABT-17está cobrindo a área de Aracaju e a área de Nossa Senhora do Socorro, ou seja, além de Aracaju, mais 15 municípios, ou seja, uma única viatura que é auto bomba tanque, para cobrir diversos municípios, fato que o blog Espaço Militar teve o cuidado de apurar e confirmar.

Outro fato também que denunciamos, é a falta de uma reserva de água para grandes incêndios, sem contar ainda que os ATs (autos tanques), estão baixados (sem operar). E ainda mais, o ABS (auto busca e salvamento) do QCG e o carro da escola (DEPE), também estão baixados, sem operar.

O fato é grave, pois quando o único carro que está operando sai para qualquer tipo de ocorrência na Grande Aracaju que necessite do ABT, caso ocorra outra ocorrência de incêndio, a população estará entregue à própria sorte, até que chegue uma de um interior mais longínquo.

Necessário se faz que o Estado de Sergipe adquira urgentemente outras viaturas operacionais para combate a incêndio, pois as existentes estão por demais sucateadas e com suas vidas úteis ultrapassadas.

A assessoria jurídica da ASPRA/SE já se pronunciou relatando que levará o caso ao Ministério Público Estadual para adoção de providência no sentido de buscar compelir o Estado de Sergipe a adquirir novas viaturas para o CBMSE. Matéria do blog Espaço Militarcomo fazer um blog


OPINIÃO

História falaciosa Por Carlos Fiel*

Li o seu posicionamento contrário a homenagem feita pela Assembleia Legislativa de Sergipe ao general Hamilton Mourão (Vice-Presidente da República), com a Medalha do Ordem do Mérito Parlamentar, que em seu discurso, de agradecimento, citou o nome do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, considerado pela esquerda um grande torturador. É uma pena você estar se baseando apenas nas histórias do lado vencedor, que não conta as atrocidades cometidas contra cidadãos e partidários, por pretensos salvadores da pátria. Muitas pessoas que não vivenciaram o período do regime militar, hoje têm medo de falar e serem consideradas de direita e execradas.

Ninguém fala dos crimes cometidos pela guerrilheira Dilma Rouseff (Que matou um pobre soldado na porta do quartel, em São Paulo, além de outros crimes atribuídos a ela), José Dirceu, José Genuíno e muitos outros. Falo com base, porque tive um tio, Arnaldo Fontes de Oliveira, um sonhador, que influenciado por amigos, se tornou comunista de carteirinha e acreditava que mudando o regime democrático do Brasil, pelo comunismo, seria melhor para os brasileiros. Ouvia muito as histórias que meu tio contava e o que era tramado na banca de revista do Careca, reduto dos subversivos, para eliminar pessoas contrárias a ideologia deles. Quando a revolução estourou, fui convocado por meu ele a cavar buracos no fundo do quintal, para enterrar livros e mais livros sobre o comunismo em Cuba e na Rússia.

Não quero ser partidário de um lado, nem do outro, mas o momento de guerra vivido na época, foi sanguinário e produziu ídolos para ambos os lados. Muitas pessoas torturadas pelos ditos gorilas, hoje ainda estão vivas e contando a história, ao contrário do que não acontecia com os subversivos, que eliminavam sumariamente seus desafetos. As pessoas citadas por você, no seu artigo do dia 13/10/2020, filiadas ao partido comunistas, a exemplo de Marcélio Bonfim (Meu amigo), viviam em clima de guerra, uma história idêntica a de Lampião com as volantes policiais, proporcionando mortes dos dois lados. A nossa sorte, é que os nefastos regimes comunistas de Cuba, nem tão pouco o da Rússia, foram implantados no Brasil, senão estaríamos enfrentando problemas iguais a Venezuela.

*Jornalista e Economista


PELO TWITTER

www.twitter.com/LaerteCoutinho1


www.twitter.com/JoseRollemberg Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 14.10.20, apontamentos sobre dois processos constantes da pauta do STF, referentes ao tema da liberdade religiosa, e a um episódio da jurisprudência estadunidense do século XIX. #pazebem. Link: https://ajn1.com.br/type_blogs/o-sabado-o-bigamo-e-a-balanca/

 


www.twitter.com/braynerr Se for dar voadoras em corruptos que circulam seu Governo, Bolsonaro não vai parar em pé.

Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                                                            

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“A vida pode ser limitada, mas honra e respeito duram para sempre.” Miyamoto Musashi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários