Aterro em Socorro. Enfim, Justiça foi feita

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A Associação dos Moradores de Tabocas – AMOTA, povoado de Nossa Senhora do Socorro conseguiu ontem, 28, liminar junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, para suspender a implantação do aterro sanitário da empresa Torre cuja licença  de instalação foi concedida pela Adema. A decisão foi do relator Desembargador Manoel de Oliveira Erhardt.

O titular deste espaço escreveu diversos assuntos abordando o crime ambiental que seria cometido no local. O MPF/SE, através do procuradores República José Rômulo Silva Almeida e Lívia Nascimento Tinôco, recomendaram a Adema e todos os órgãos responsáveis que não concedessem nenhum licenciamento para o aterro.

São diversas irregularidades apontadas. Além da clara possibilidade de afetar o aquífero próximo do local que abastece inclusive parte de Aracaju, a proximidade com a Floresta Nacional do Ibura, a localização numa das áreas de segurança aeroportuária, entre outros.

Um parecer técnico produzido pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) a pedido da Associação de Moradores de Tabocas (Amota) mostrou que a construção do aterro colocaria em risco a qualidade da água do aquífero Sapucari causando graves danos ao meio ambiente. Até o Ibama recomendou que fosse escolhida outra área para o aterro.

Este é outro assunto que apenas este espaço, os moradores do povoado Tabocas e o MPF estiveram na linha de frente para que o aterro não fosse instalado. Um crime ambiental de verdade. Que afetaria milhares de sergipanos que são abastecidos com a água do aquífero que poderia ter seu lençol freático contaminado.

Infelizmente num assunto destes – onde é preciso coragem para enfrentar os chamados “Grandes” – muitos ambientalistas preferiram o silêncio ensurdecedor. Outros chegaram a apoiar a licença de instalação dada pela Adema.

Agora a Justiça Federal fez Justiça. Diz não a omissão da Adema que emitiu uma licença de instalação sem levar em conta os danos incalculáveis ao meio ambiente. Diz não também a ambição da empresa Torre que pode muito bem procurar uma área adequada para instalar seu aterro.

Responsabilidade cidadã de verdade é essa. E os moradores de Tabocas mostram como se fazer na prática.

Ação Civil
Segundo Rafael Rezende, advogado da Associação dos Moradores da Tabocas, inicialmente a população do povoado entrou com uma Ação Civil Pública pedindo que a obra fosse supendida e a juíza negou essa liminar. "Depois da decisão da juíza Telma Maria decidimos entrar com um recurso no TRF e hoje obtivemos o resultado suspendendo a execução da obra", informou.

Irregularidades
Ainda de acordo com o advogado, a localização do aterro sanitário é inapropriada, porque está em zona urbana – e não à distância de pelo menos um quilômetro das residências, conforme determina a legislação – e um crime ambiental, pois fica próximo à Floresta Nacional do Ibura. "Além disso o aterro fica em cima de um lençol freático de onde a DESO também retira água para abastecimento da cidade de Aracaju e dentro de uma área de segurança aeroportuária", continua.

15 emendas coletivas à LOA 2014
A bancada federal de Sergipe, composta pelos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC) e Maria do Carmo (DEM); e pelos oito deputados federais Almeida Lima (PPS), André Moura (PSC), Fabio Reis (PMDB), Laércio Oliveira (PR), Mendonça Prado (DEM), Márcio Macedo (PT), Rogério Carvalho (PT) e Valadares Filho (PSB), apresentou ontem, 28, à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) 15 emendas coletivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014. O texto, resultado de entendimento entre os parlamentares da bancada, mobilizou R$ 780.040,00 milhões para importantes investimentos no estado de Sergipe.

Áreas
As emendas são voltadas para abastecimento, saneamento básico, infraestrutura urbana, regularização fundiária, saúde e reestruturação e expansão de Instituições de Ensino, na capital  Aracaju, e em municípios do Estado.

Colaboração de todos
O coordenador da bancada, senador Antonio Carlos Valadares (PSB), ficou satisfeito com o resultado das emendas coletivas propostas, de forma consensual e unânime, pela bancada federal sergipana. “Todos os parlamentares da bancada, indistintamente, colaboraram para o atendimento às necessidades mais prementes da população sergipana”, declarou.  Antes da aprovação do Congresso Nacional, as emendas passarão pelo crivo do relator geral do Orçamento, deputado Miguel Correa (PT/MG), que emitirá seu parecer final para votação.

Homenagem a Nª Sª de Loreto
O padre João Santana juntamente com a Coordenação do Grupo de Oração do Terço dos Homens, tem a honra de convidar a toda população  para participarem neste sábado, 30, da carreata e procissão dos motoristas em homenagem a Nª Sª de Loreto, padroeira do Conjunto Eduardo Gomes/São Cristovão/Se.   O cortejo sairá da entrada do conjunto ás 18h percorrendo as principais ruas deste núcleo habitacional e áreas adjacentes. A benção dos veículos dar-se-á ao término da procissão seguindo de missa campal.

Programa nacional do PP
Mesmo sendo o presidente da Unale, que congrega todos os deputados estaduais do país, o sergipano Venâncio Fonseca, não teve espaço no programa nacional do PP. Aliás, o programa do partido exaltou os avanços no país. Diferente do PP de Sergipe o PP nacional reza na cartilha do PT.

Nota de Esclarecimento do Sindicato dos Radialistas de Sergipe
O Sterts Sindicato dos Radialistas de Sergipe, esclarece que não aceitou a redação do item 'piso administrativo' apresentado pelos patrões, pois restringe o piso administrativo para o pessoal que trabalha nos escritórios das emissoras de rádio e televisão. A luta do Sterts é para que os donos da mídia em Sergipe compreendam que radialista é todo aquele que trabalha em empresa de rádio e/ou tv.

Nota de Esclarecimento do Sindicato dos Radialistas de Sergipe II
Temos três atividades I- Administração (a moça do cafezinho, pessoal da portaria, recepção, motorista, jardineiro, etc). Trabalha em rádio ou tv? Então é radialista. Simples assim. As outras atividades são II- Produção e III- Técnica. Aí sim, é necessário que o trabalhador seja habilitado em comunicação social ou tenha curso técnico nível médio e registro de radialista na SRTE (DRT).Desta forma, o Sterts não aceita excluir todos os pais e mães de família que contribuem para que rádios e TVs levem ao ar suas programações, deste benefício.

Pelo twitter, senador Amorim responde a Gualberto
O senador Eduardo Amorim usou o twitter para responder ao deputado Francisco Gualberto sobre as acusações de que está por trás dos ataques ao padre Américo de Macambira, através da Ilha FM. “Não há orientação, da minha parte, para realizar críticas a quem quer que seja. Tenho uma ligação muito boa com a Igreja Católica e não iria de encontro aos meus princípios. O deputado Gualberto fez uma afirmação inverídica envolvendo meu nome.Quero dizer ao deputado Gualberto que para cada ação há uma ação correspondente. Por isso o equivoco.”

UFS terá curso de direito em Itabaiana
Em reunião com o Ministro da Educação em exercício, Henrique Paim, que ocupa o cargo de Secretário Executivo do MEC, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores e deputado federal Rogério Carvalho requisitou junto ao ministro a instalação do curso de Direito na cidade de Itabaiana, promessa , durante entrevista a rádio Princesa FM no dia 31 de outubro deste ano.

UFS terá curso de direito em Itabaiana II
“Eu acredito que com um curso competitivo como o de Direito, e também pela sua característica, o Campus e a cidade se desenvolverão muito mais. Conversei com o ministro em exercício e ele me garantiu que no dia 14 de fevereiro uma equipe realizará uma inspeção no Campus já para a implantação do curso. Será uma grande vitória para nós”, comentou o deputado que ainda garantiu mais recursos para o IFS e o Campus de Lagarto.

Audiência
Já o senador Eduardo Amorim, enviou release informando que reivindicou  na última terça-feira em audiência no MEC os cursos de direito, música e tecnologia para o Campus de Itabaiana.  “Tivemos garantias que no próximo ano teremos vestibular para esses cursos, que de certo modo é uma reivindicação legitima dos sergipanos, principalmente, para quem vive na região agreste”, garantiu Amorim ao explicar que continuará ampliando o diálogo sobre esse direcionamento.

Inaugurações  em Maruim
Nesta sexta-feira, 29, o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, retoma a agenda de inaugurações e assinaturas de termo de serviço nos municípioss de Maruim, no Leste sergipano, (a partir das 9hs, no povoado João Gomes de Melo, antigo povoado Pau Ferro inaugura a clínica de Saúde da Família Nossa Senhora da Conceição); Muribeca, no Médio Sertão, às 10hs30, será inaugurada a Clínica de Saúde da Família Marilza Franco.

Inaugurações  em Maruim II
Jackson Barreto também promoverá a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de ruas do município. E à tarde, às 15h30,  no povoado Escurial, o Governo entrega a Clínica de Saúde da Família Tecla Conceição da Silveira. Encerrando a agenda, o governador em exercício promoverá durante solenidade realizada às 16h30, na travessa Ana Rosa, s/n, a inauguração da Quadra de Esportes da cidade, além da assinatura do termo que garante a pavimentação asfáltica de ruas da sede do município.

Emenda para IFS de Lagarto

O deputado federal Fábio Reis (PMDB-) indicou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) de Lagarto para receber R$ 40,040 milhões, provenientes de emenda de bancada. O IFS de Lagarto oferece atualmente cursos técnicos de automação industrial, sistemas de informação, desenho de construção civil, redes de computadores, edificações, eletromecânica, informática e física.

Ações
Entre as ações propostas estão a expansão e a reestruturação do campus, além da criação de uma infraestrutura capaz de fomentar a implantação dos cursos de engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia civil, arquitetura e os cursos técnicos em radiologia, segurança do trabalho e manutenção de equipamentos hospitalares.

Contribuição
O parlamentar acredita que esta contribuição será essencial para o desenvolvimento econômico e social de Lagarto. “Precisamos investir na educação dos nossos jovens e adultos, melhorando assim a qualidade de vida das famílias lagartenses e de municípios vizinhos, que irão a Lagarto estudar”, afirmou o parlamentar.

Pirambu: R$ 3,1 milhões na economia local
Em menos de 30 dias a Prefeitura Municipal de Pirambu estará injetando cerca de R$ 3,106 milhões na economia local. Isso deve-se ao pagamento das folhas de pessoal do mês de novembro, do 13º salário e da folha do mês de dezembro. Desse total mais de R$ 1,090 milhão foram injetados na última segunda-feira, dia 25, com o pagamento antecipado da folha de pessoal do mês de novembro.

Antecipação
Até do dia 16 de dezembro o prefeito Élio Martins (PSC), estará pagando o 13º salário e a folha de dezembro, que juntos serão injetados na economia local mais de R$ 2,016 milhões. “Estamos antecipando o pagamento do 13º salário e da folha de pessoal do mês de dezembro onde já autorizei que o pagamento fosse feito até o próximo dia 16”, disse o prefeito surpreendendo a todos que não esperavam não só a antecipação do pagamento do 13º como também do mês de dezembro.

Planejamento
“Se temos o dinheiro em caixa diante um planejamento que foi feito durante todo o ano, não vejo porque não antecipar o salário dos servidores, proporcionando um planejamento melhor para as festas de final de ano”, disse Elinho que autorizou ao secretário de Finanças, a antecipação do pagamento do 13º e da folha de dezembro.

Obra do mergulhão
O Complexo Viário da avenida Tancredo Neves, segue a cada dia ganhando forma e se aproximando da fase conclusiva. Orçada em mais de R$ 34,5 milhões, com recursos conveniados da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Mergulhão da Tancredo, como se popularizou, fará a ligação entre as áreas centrais com a região de praias da capital.

Ligação
A obra, que inclui além do Mergulhão, a urbanização do trecho final da avenida Iolanda Pinto Barbosa e a duplicação da avenida  Paulo VI, dinamizará o transito da região e consolidará a infraestrutura do local com a implantação da rede de drenagem, pavimentação asfáltica, ciclovia e urbanização do entorno.  Na tarde desta quinta-feira, 28, cerca de 200 profissionais, além de máquinas e equipamentos atuam em diversas frentes de trabalho.

Projeto
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, a obra foi encontrada paralisada e com problemas no projeto inicial. "Mesmo com esses problemas localizados no projeto e, por conta dos altos índices pluviométricos que incidiram esse ano na capital, a administração teve que dedicar ainda mais atenção à obra. Mas trabalhamos para entregá-la com muita brevidade", assegura o secretário.

Praças
O vereador Emmanuel Nascimento (PT) reivindicou ontem, 28, na Câmara de Aracajua construção de praças na região do bairro José Conrado de Araújo, Agamenon Magalhães e Dom Pedro I. O parlamentar pede construção de uma praça entre as ruas Paraíba e o Riacho do Cabral, para que a população possa usufruir de um espaço de convivência e divertimento.

Cauê receberá título de cidadão aracajuano
Será homenageado com o Título de Cidadania Aracajuana nesta sexta-feira, 29, o secretário de Comunicação do Estado de Sergipe, Carlos Cauê. A solenidade será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), às 11h. A iniciativa é do vereador Emmanuel Nascimento (PT).

Alagoano
Nascido no dia 15 de julho de 1961, Carlos Roberto da Silva é natural de Maceió, Alagoas, filho de Hildebrando José da Silva e Maria de Lourdes Lima da Silva. Veio para Aracaju em 1980, recém-aprovada no vestibular para Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS).Em 1997 graduou-se em Jornalismo pela Universidade Tiradentes.

Coordenação
Atuou na coordenação da campanha e diversos candidatos como Albano Franco, Valadares, Zé Eduardo, Marcelo Déda, Edvaldo Nogueira. Em 1999 publica seu primeiro livro de contos, “Contos de Vida e Morte”. No mesmo ano mudou-se para Madrid, na Espanha, onde inicia estudos de doutorado em publicidade na Universidad Complutense de Madrid. E em 2009 assumiu a Secretaria da Comunicação do Governo de Sergipe.

13ª Edição do Feirão de Artesanato
Nesta sexta-feira, 29, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) abre a 13ª edição do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. A feira será realizada até o domingo, 1º, na sede da Codevasf em Aracaju, com entrada gratuita para o público. Idealizado em 2003, o evento completa 10 anos de existência e consolida o apoio da empresa aos artesãos, que enxergam a feira como uma oportunidade especial de exibir suas criações e garantir uma renda extra no final do ano.

Exposição Adauto 2013
A Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretária Especial de Cultura (SEC/Funcaju) encerra o seu calendário de eventos de 2013 com a exposição individual de pintura "Adauto 2013".  A mostra do sergipano Adauto Machado será aberta na noite da próxima terça, 5 de dezembro, com 25 quadros inéditos que retratam as fases do artista.

Mídia Trend apoia campanha do GAAC
A Mídia Trend Publicidade está apoiando a campanha “Quanto vale a vida de uma criança para você?'', do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) em parceria com a Coopertalse. Já começaram a circular em todo o Estado de Sergipe 20 ônibus que divulgam a campanha através da mídia busdoor. A campanha pretende estimular a doação voluntária. O valor arrecadado será revertido para a manutenção da instituição. A Mídia Trend é uma agência de publicidade especializada em busdoor.

Curso “Feminismo e Organização”
A Secretaria Estadual de Mulheres do PT de Sergipe realiza o curso “Feminismo e Organização das Mulheres petistas”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e a Secretaria Nacional de Mulheres. O evento acontece neste final de semana, nos dias 29, 30 e 01, no hotel Real Classic, localizado na Orla de Atalaia, a partir das18h00.

Noções
O curso direcionado às mulheres do PT Estadual tem por objetivo expor noções do feminismo, qualificação política e defesa do Projeto Estratégico Nacional Frente aos desafios das eleições do próximo ano, além do propósito de conhecer e acompanhar como as mulheres se organizam e atuam. O encontro proporciona conhecimento, diálogo e, de forma ampla, une a militância feminina em ideais comuns.

Itabaiana: taxistas conseguem alvará na justiça
Taxistas de Itabaiana que criaram a Cooperativa COOPETTAXI conseguiram sentença judicial, determinando que o Município daquela cidade expeça alvará de funcionamento da entidade. Segundo os cooperados, desde junho do corrente ano, eles tentam, administrativamente, o alvará pra funcionamento da entidade, mas o prefeito Valmir de Francisquinho, que os recebeu algumas vezes, tem dito que não aceita a sede da cooperativa onde ela está situada. Os cooperados resolveram ajuizar ação judicial e obtiveram sentença favorável a eles no dia de ontem, 27.

Ensaios Dissonantes”, será lançado na segunda, 2
Às 19 horas do próximo dia 2 de dezembro, segunda-feira da semana que vem, será lançado o livro “Ensaios Dissonantes – Cultura e Política na República do Colarinho Vermelho”, de autoria do sociólogo, professor da Universidade Federal de Sergipe -UFS – e colaborador do Cinform, Rodorval Ramalho, 50 anos.

Colaboração
“Ensaios Dissonantes – Cultura e Política na República do Colarinho Vermelho” é uma compilação de 105 artigos produzidos por Ramalho ao longo de quase 10 anos de colaboração gratuita e espontânea com o jornal Cinform, desde a versão on-line, na década passada, até a impressa, nesta.

1ª Expo Arte Amigas Artesãs
O Espaço Mirante Praia Formosa, unidade da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) recebe até o dia 30 deste mês a 1ª Expo Arte Amigas Artesãs, composta por produtos feitos por cinco mulheres. São peças confeccionadas em madeira, biscuit, pintura, bordados, patchwork e muitos outros materiais.  O Mirante fica aberto ao público de segunda a sexta das 9h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 9 às 13h.

Escola de Artes Valdice Teles
A Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Secretaria Especial de Cultura (Funcaju/SEC), ofereceu na quarta-feira, 27, aos alunos e professores, um café da manhã recheado de nutrientes e cultura em comemoração à 4ª edição do projeto de Integração dos Alunos e Amigos da Escola de Artes Valdice Teles (Piavate).  O público pôde assistir duas apresentações, uma de dança contemporânea, com a professora Leilinha Nascimento, e a outra de Hip Hop com os alunos.

Ginástica rítimica: Cris Vital GR Club conquista belo resultado
No Campeonato sergipano de ginástica rítmica realizado no último domingo o Cris Vital GR Club conquistou um belo

Atletas do Cris Vital GR Club

resultado. O clube foi campeão individual e geral na categoria pré-infantil com a atleta Alana Araújo, a grande promessa da GR sergipana. Foi campeão Individual Juvenil com a atleta Gabriele dos Anjos e Vice-campeão geral na categoria adulto com a atleta Ana Cecília. Além do terceiro lugar geral na categoria juvenil com a atleta Victória Souza e Vice-campeão geral na categoria juvenil.Foram também medalhistas as atletas Miriam Raquel e Liliane Lima.

Comando
O Cris Vital GR Club tem no comando Cristina Vital, coordenadora técnica da seleção brasileira de GR e integrante do quadro de árbitro internacional da FIG. O Clube é o único do estado que possui estrutura adequada para a prática dessa modalidade.

Teatro de rua em Aracaju
Com o espetáculo "Chegança do Almirante Negro", a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades desembarca em Sergipe para apresentar a montagem em três cidades do Estado: Aracaju, Laranjeiras e São Cristóvão, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, respectivamente.  As apresentações do projeto, que foi selecionado pelo programa Petrobras Cultural, ocorrerão em espaços públicos das três cidades. Em Aracaju, a Praça Fausto Cardoso, Centro da Capital, receberá a primeira das três apresentações da companhia a partir das 16 horas do dia 13. São Cristóvão, a cidade mais antiga do Estado, cede a Praça São Francisco, tombada pelo Patrimônio Histórico, para a apresentação da peça no dia 14, às  20 horas. Para finalizar a série de apresentações, a Praça do Largo da Prefeitura, em Laranjeiras, recebe a montagem no dia 15 às 18 horas.

Festa dos ex-alunos do Atheneu: Baile debutante é o tema desta edição
Contagem regressiva para abalar os corações dos ex-alunos do Atheneu Sergipense. Um baile de debutantes é minuciosamente preparado pela comissão organizadora de uma das festas mais aguardadas do ano. A 15ª Confraternização dos Ex Alunos Atheneu acontece no dia 07 de dezembro, a partir das 15h, na quadra do Colégio. As bandas Los Guaranis, Styllo Próprio e Memórias vão aflorar as emoções com surpresas e lembranças, além do desfile da Banda Marcial com os componentes da época.

Festa dos ex-alunos do Atheneu: Baile debutante é o tema desta edição II
No mesmo dia, em homenagem ao centenário da professora Ofenísia Freire, comemorado em 2013, será inaugurado o busto da mestra, que teve uma vida de êxitos, seja como professora, como intelectual ou como militante política e tanto acrescentou para o desenvolvimento de Sergipe. Uma ideia do Governo do Estado juntamente com a comissão organizadora da Confraternização dos Ex-Alunos do Atheneu Sergipense. Vale lembrar que os mil primeiros ingressos dão direito a uma camisa estilizada. Garanta já o seu na secretaria do colégio. Vai perder essa festa? Nem pensar!

Agenda
29 de novembro – Dia Internacional da Solidariedade para com o Povo Palestino.
Em 1250 a.C., os hebreus deixam o Egito – onde foram escravizados – e migram para a Palestina, guiados pelo patriarca Moisés, no episódio bíblico conhecido como ÊXODO. Estamos no terceiro milênio. E até hoje os palestinos não constituem um país. Os palestinos continuam sem direito a ter sua nação. Quanto aos judeus, desde 1948 o Estado de Israel foi reconhecido por decisão da Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas. Israel, com o apoio dos Estados Unidos, tornou-se a economia mais desenvolvida do Oriente Médio. Enquanto isso, o Estado árabe-palestino, previsto pela ONU, não é proclamado, e os israelenses passam a controlar 75 por cento do território da Palestina.
No Brasil, por volta de 700 a.C., o litoral sul do Brasil encontra-se ocupado pelos povos dos sambaquis, que fazem montanhas de conchas e de carcaças de peixe. Não há certeza sobre a data em que se instalam na região, mas estão lá quando chegam os tupis, que os teriam destruído ou incorporado sua cultura.
“Primeiramente, o homem existe, se descobre, surge no mundo e só depois se define.” – Jean-Paul Sartre (1905/1980), filósofo francês. Principais obras: A náusea – O ser e o nada – O existencialismo é um humanismo – Crítica da razão dialética.
Taxa de juros prossegue em marcha ascendente e volta aos dois dígitos. Escolas públicas perdem espaço entre as melhores do ENEM. Fernanda Montenegro é destaque internacional ao vencer o “Emmy” – o Oscar da TV. Emissoras abertas de televisão querem cobrar para ter o sinal na TV paga. TV Sergipe desrespeita o público sergipano. O jogo Flamengo X Atlético do Paraná só começou a ser exibido a partir dos 22 minutos do primeiro tempo. Isso já ocorreu inúmeras vezes. Qualidade global: quem te viu, quem TV? A GOL é multada nos Estados Unidos por imprecisão de informações em seu site. Valor da multa: 250 mil dólares. Para Celso Amorim, o acordo com o Irã chegou com atraso de três anos.

Curtas
ASSEMBLEIA DE MINAS GERAIS PAGOU COMBUSTÍVEL DE HELICÓPTERO APREENDIDO COM DROGAS. /// MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, AFIRMA: “QUEREM TORNAR RÉU QUEM CUMPRE A LEI.” /// DEFESA DE GENOÍNO DIZ QUE CÂMARA OMITIU TRECHOS DE LAUDO MÉDICO. /// PROCURADOR VAI ENCAMINHAR AÇÕES PARA CASSAR DEPUTADOS INFIÉIS. /// SINDICATO AFIRMA QUE ALERTA FOI IGNORADO PELA ODEBRECHT. /// ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO RECORRE AO VATICANO PARA QUITAR DÍVIDAS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. /// PETROBRAS ARREMATA MAIORIA DOS BLOCOS DE GÁS EM LEILÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Honduras e Coreia do Sul
Agora já são duas as seleções que desejam hospedar-se em Aracaju durante sua participação na Copa do Mundo. Ontem, citamos Honduras, com base em informações da EMSETUR. Hoje, destacamos que a Coreia do Sul também manifestou seu interesse. A fonte da informação é a SEEL, através do secretário Maurício Pimentel, sem dúvida um dos mais eficientes do governo estadual. MP ressaltou, inclusive, o detalhe da existência do Parque Aquático anexo ao Batistão, onde funcionará o CT, como tendo provocado entusiasmo junto aos coreanos.  Como se vê, aumenta a responsabilidade no que diz respeito à conclusão da reforma do Estádio Lourival Batista, incluídas, é claro, as adaptações processadas no projeto original. Há, a partir de agora, uma necessidade imperiosa de que tudo esteja pronto até o final de abril. Como a eficiência/eficácia de Walmor Barbosa é reconhecida praticamente por todos, e com a absoluta prioridade agora definida, tem-se a certeza de que teremos, sim, pelo menos uma seleção passando cerca de 40 dias em nossa capital.

João Hora e Sabino Ribeiro
Mostrando que valoriza o esporte como fator importante em termos de complementação educacional e de inclusão social, além de ser um grande divertimento para a população, o governador em exercício JB vai assinar, domingo, primeiro de dezembro, as competentes autorizações (ordens de serviço) para a implementação do sistema de iluminação dos estádios acima citados, pertencentes ao Sergipe e ao Confiança. Tudo aponta, agora, para idêntica providência no que concerne à iluminação do estádio de Itabaianinha.

Escola de Esportes
Outra grande realização na área do esporte é a nova Escola destinada ao ensino de várias modalidades esportivas a ser inaugurada amanhã, 30.11, no bairro Santos Dumont, nos mesmos moldes da já existente no Santa Maria. Um exemplo digno de ser imitado em nível nacional, segundo um ministro que a conheceu. Torcemos para que esse projeto tenha continuidade, pela sua extraordinária importância.

Barbas de molho
Infelizmente, há clubes profissionais que não estão demonstrando firmeza em sua decisão de participar do campeonato sergipano da série A-1. Com o caso do Olímpico já praticamente solucionado, restam o Coritiba, de Itabaiana e o Canindé, sobre os quais não se tem certeza de sua participação no certame estadual. No caso do Canindé, como entender que um clube tenha conseguido sua classificação, passando da série A-2 para a A-1 e depois não se interesse em participar da divisão especial? – Só há uma resposta: os clubes do interior, com exceção do Itabaiana, dependem do apoio das respectivas prefeituras para disputar qualquer campeonato. É bom lembrar que as prefeituras não têm obrigação legal de dar esse apoio. Mas é claro que, de outra parte, elas não estão proibidas de fazê-lo.

400 mil reais
200 mil para o Confiança e 200 mil para o Sergipe. É o que dispõe projeto-de-lei apresentado pelo vereador Renilson Félix, da bancada governista. Grande torcedor do Confiança, o ilustre edil agiu de forma isonômica, destinando o mesmo valor para o Sergipe, o centenário clube de nossa capital. Se aprovado pela CMA, será levado ao prefeito João Alves Filho para a indispensável sanção. Sem dúvida, uma ótima notícia para os dois clubes de Aracaju.

AABB em São Luís
As equipes da AABB Aracaju participam, mais uma vez, de forma positiva, do JINFAABB (Jogos Nacionais dos Aposentados do BB). Nesta sexta-feira (29.11), o quadro de futebol, dirigido pelo ex-goleiro Rodrigues, vai disputar o título com a forte equipe de Maceió. Se vencer, tornar-se-á bicampeão do Nordeste. O atleta Morais tem sido o grande destaque da competição. No tênis de campo, o número um do Nordeste, Edgar, sagrou-se campeão, outra vez. E na natação, o destaque ficou por conta de Leônidas. Mais uma conquista, na área esportiva, poderá cristalizar-se hoje, no futebol, diante da AABB Maceió. Portanto, a AABB Aracaju, presidida por José Aluísio de Jesus, registra, na capital maranhense, uma boa performance. Vale ressaltar o trabalho desenvolvido por Valmir Oliveira, grande colaborador e motivador do esporte no referido clube.

Balanços financeiros
De acordo com o site oficial da CBF, são as seguintes as federações estaduais que têm registrado seus balanços financeiros:
1.Federação Amazonense; 2. Federação Maranhense; 3. Federação Mineira; 4. Federação Paraense; 5. Federação Bahiana; 6. Federação Alagoana; 7. Federação Brasiliense; 8. Federação Norte-Riograndense. 9. Federação Tocantinense; 10. Federação do Estado do Rio de Janeiro; 11. Federação do Mato Grosso do Sul.
Como são 27 federações (26 dos estados e uma do Distrito Federal), temos o seguinte resultado: Federações que publicam seus balanços no site da CBF – 11. Federações que não o fazem: 26 federações. Muito certamente essa publicação não é obrigatória (no site da CBF). Chama a atenção, também, o fato de a Federação Paulista não adotar esse procedimento, assim como outras federações importantes.     

Memória esportiva
29 de novembro – Em 1899, o Fútbol Club Barcelona, da Espanha, é fundado. 
Um dos nomes mais expressivos do futebol mundial, a “Enciclopédia do Futebol”, Nilton Santos, o melhor zagueiro lateral-esquerdo de todos os tempos, deixa uma enorme lacuna e uma saudade imorredoura nos corações e nas mentes dos que amam o futebol, a grande paixão do povo brasileiro. Atuou por 17 anos ininterruptos em seu único clube, o Botafogo. Participou de quatro copas do mundo (1950, 1954, 1958 e 1962). Foi o primeiro zagueiro a realizar jogadas ofensivas. Fez um gol antológico contra a Áustria, na Copa da Suécia. Aquele passo à frente, após fazer falta dentro da área, iludindo o árbitro, também merece citação. Exemplo de seriedade, de caráter, de amor à profissão. Morreu com 88 anos, portador dessa terrível doença, o “Mal de Alzheimer”. Com espetacular categoria, Nilton Santos não dava chutões grosseiros ou botinadas em campo. Em 1948, ingressou no Botafogo e já no ano seguinte foi convocado para a seleção brasileira, na qual permaneceu por muitos anos e tornou-se bicampeão mundial em 1958 e 1962. Conquistou o campeonato carioca pelo Botafogo em 1948, 1957, 1961 e 1962. Ganhou o apelido de Enciclopédia do Futebol por saber tudo de bola e pela sua técnica apurada. Sobre o campeonato carioca de 1957, uma amarga recordação para os tricolores (sou Fluminense). Tinha 12 anos, morava em Laranjeiras, terra de minha família. Acompanhei a decisão carioca entre Fluminense e Botafogo, através de um rádio movido a bateria, na casa do magistrado Mário Lobão, que era botafoguense. Nessa tarde, com Nilton Santos, Garrincha, Didi e outros craques, o Botafogo goleou o Flu por 6 a 2, com 5 gols de Paulinho Valentim. Tristeza absoluta para o visitante. Alegria total para o anfitrião. Em tempo: muitos anos depois, o Dr. Mário Lobão, Juiz de Direito, torcedor do Botafogo, viria a falecer, vítima de atropelamento, em Aracaju. Falar de Nilton Santos é falar do Botafogo. Este espaço aproveita para mandar um abraço aos botafoguenses Ezequiel (meu irmão), Zélio, Clóvis, José de Castro, Wellington Elias, Rosalvo Nogueira, Cristiano Prado, Rivaldo Sobral e, “in memoriam”, ao saudoso Manoel Corbal.
Jogo rápido
Novo ranking da FIFA: 1. Espanha – 2. Alemanha. 3 – Argentina. 4 – Colômbia. 5 – Portugal. O Brasil está na décima posição. /// CBF cria a Copa Verde, a ser disputada por clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. /// Obras da Arena Corinthians podem atrasar até fevereiro. /// Ponte Preta desiste do Brasileiro e poupa titulares para a decisão da Copa Sul-Americana. /// Grêmio protocola pedido para aumentar limite de jogadores estrangeiros. /// Diretor de cinema americano Spike Lee vestiu uma camisa do Flamengo e foi assistir à decisão da Copa do Brasil. Torceu bastante e exclamou: “Nunca vi uma torcida assim.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/rcabrinicosta  O "urubu" ta solto, aguenta.

www.twitter.com/higorfb  Não entendo esse povo que provoca e depois se acha vítima. #EuEin.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Acho que quem não entende ironia devia ser proibido de ter twitter, facebook e de viver.

www.twitter.com/VerSergioVieira  Quem tiver pensando que eu vou pagar mal por mal, se enganou! Senhor Jesus abençoa aqueles(as) que se declaram serem meus inimigos!

www.twitter.com/palmirofontes  O Ciúmes e a Inveja NÃO edificam nada de bom. Desejar algo do outro é atestado de incapacidade própria e NÃO se "possui" pessoas.

www.twitter.com/machadose  Infelizmente um dos maiores erros do cidadão brasileiro é não gostar e valorizar a História. Somos marionetes do poder.

DO LEITOR

Mais um assaltado em transito dentro de coletivos de Aracaju
E-mail recebido: “Por questão de segurança, peço que não revele o meu nome, pois o fato que relato justifica os motivos. Hoje, exatamente as 19:40 minutos, aproximadamente 15 passageiros que se encontravam dentro do coletivo da linha LUIS ALVES X ZONA OESTE, foram assaltados por dois delinquentes marginais armados – cada um com faca e revolver, que entraram no veículo no terminal do CAMPUS e fizeram a limpa geral logo após o veículo entrar na via em direção ao Tribunal Regional do Trabalho, ponto de referência da feira das trocas. Aos gritos e verbalizando xingamentos  às pessoas, eles plantaram o terror por aproximadamente 3 minutos.O que nos chama a atenção, é pela facilidade que possuem os marginais em assaltar a qualquer hora do dia e da noite. E esses mesmos marginais, minutos antes estavam fumando maconha dentro do Terminal do Campus, pois lá, dificilmente encontramos policiais ou viaturas em rondas ostensivas. E o que é pior, o motorista levou o ônibus até à porta do COE – policia especializada, e pasme, só existia um policial de plantão e nenhuma viatura que pudesse socorrer-nos. Ou seja, estamos entregues à própria sorte no mundo de meu DEUS! A pergunta que não quer calar é a seguinte: no COE não ficam alguns detentos que aguardam o término de inquéritos para ir a julgamento? Se isso for verdade, como pode apenas um policial de plantão nessa guarda? Onde está sendo usado os nossos impostos pelo senhor governador e sua equipe? Se o governador possui segurança particular paga pelos nossos bolsos, onde buscaremos recursos para nos salvaguarda deste estado de violência que assola à nossa bela Aracaju? Ou não dá mais para vivermos em média PAZ neste Estado? O que podemos fazer para minimizar esse infortúnil maléfico que solapa todas as nossas economias, bens materiais e muitas vezes as nossas vidas. Sim, as nossas tão valiosas vidas!
Chega de tanta incompetência na administração pública do nosso país! Chega de brincar com a coisa pública! OU muda-se o cenário ou pegue o seu boné e peça para sair. Continuar dessa forma e ainda sonhar em continuísmo, não dá!
Hoje, eu e muitos outros ficamos na mira de um revolver e na ponta de uma faca. Se houvesse alguma tragédia, quem pagaria por isso? O Estado está refém dessa marginália juvenil, que não possui nenhuma, digo novamente, nenhuma responsabilidade por qualquer dos seus atos. O Estado de Sergipe é frouxo com a criminalidade. Pelo menos é o que parece neste momento.
De mim retiram um celular, um bolsa contendo dinheiro, documento, etc. De outros levaram celulares, relógios e documentos. O que mais falta acontecer para os organismos públicos agirem? Marginal é para estar na cadeia e não nas ruas amedrontando o povo, que luta, batalha e ainda busca adquirir conhecimento para fazer essa nação crescer e distribuir melhor a sua renda. Pois se assim não for, e continuar essa baderna, estaremos em estado de defesa, típica do estado de exceção. E ai, só DEUS sabe o que pode ocorrer! Vide os últimos acontecimentos de linchamentos em bairros da capital sergipana. Isso é muito perigoso!
Nós, estudantes da UFS que passaram por esse problema nessa noite, estamos indignados com a falta de políticas públicas eficientes e eficazes na segurança pública do Estado de Sergipe. Essa reclamação é uma nota de  repúdio à inércia do governo neste campo em particular.A discrição ao meu nome, é motivada por eles terem levado à minha identidade funcional, e podem associá-la ao meu nome. Desculpe se não efetuei a correção do texto, pois ainda encontro-me tenso pelo ocorrido. Não é todo dia que você tem um aram apontada para a sua cabeça por um FDP que nem vi nascer!”

Nota Sindicato dos Engenheiros de Sergipe
Rosivaldo Ribeiro,Presidente do SENGE-SE: O Sindicato dos Engenheiros de Sergipe vem a público informar que o Dec. Lei 29.592 do dia 20/11/2013, do Governador Jackson Barreto, que extingue os cargos dos servidores públicos, foi uma decisão unilateral do governo. Desde fevereiro de 2010 até hoje, já tivemos várias reuniões com os governadores e com seus secretários, e nunca foi apresentada proposta para a categoria dos engenheiros estatutários. Sempre após cada reunião, acerta-se fazer estudo de impacto para apresentação de uma proposta formal e nesse caminhar já se vão quase 4 anos de enrolação.
O SENGE e a Categoria dos Engenheiros Estatutários de Sergipe cobram publicamente do Governador Jackson Barreto, autor do Decreto, que informe como se dará a prestação dos serviços de engenharia que são funções publicas.
Hoje os serviços de execução de projetos e obras são realizados por empresas privadas contratadas em licitação, e estes serviços são planejados, orçados, acompanhados, fiscalizados, medidos e aprovados por engenheiros da administração ou empresas públicas. Ao extinguir os cargos dos engenheiros estatutários, o que o governador estará propondo para garantir a qualidade das obras e a boa gestão dos recursos extraídos dos impostos pagos pela nossa sociedade.O Governador Jackson Barreto deve estas informações, para evitar especulações.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frase do Dia
“Você nunca é tão velho que não possa vencer novamente ou que não possa sonhar novamente.” Clive Staples Lewis, escritor britânico, nasceu em 29 de Novembro de  1898  e morreu em 1963.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais