Atitude e convencimento

0

A repercussão da matéria apresentada pelo “Fantástico” sobre os esquemas de propina, patrocinado por empresas que direcionavam editais, para conquistarem contratos milionários relacionados ao monitoramento de radares e fotosensores, criou um clima de desconfiança e provocou suspensões e cancelamentos em diversos municípios, visto que o “Fantástico” é um programa apresentado no domingo à noite, transmitido pela Rede Globo de Televisão o que assegura para qualquer matéria, uma considerável audiência em nível nacional.

 

O conteúdo da matéria apresentou imagens e declarações que antes mesmo de qualquer investigação mais apurada, permite, ao mais leigo telespectador, atestar o comprometimento da idoneidade das empresas citadas.

 

Porém mesmo diante de farta evidência, os representantes da Prefeitura de Aracaju – do ex e do atual superintendentes da SMTT, passando pelo líder do prefeito e chegando ao recém empossado adjunto de comunicação da PMA –  todos ocuparam importantes espaços da imprensa sergipana para afirmarem com frases diferentes,  que em Aracaju, a coisa era diferente do restante do país. Deixavam a impressão de que tudo aqui está às mil maravilhas. E só faltavam implorar aos jornalistas, radialistas e a população, para pararem com essa mania besta de querer apurar denúncias de corrupção que envolvam recursos públicos.

 

Os representantes do governo municipal, entenderam e repassaram, que a matéria não era suficiente para desencadear em Aracaju, uma tomada de decisão que levasse o prefeito a suspender o contrato com as empresas sob suspeição. Mas por outro lado, todos se antecipavam e eram categóricos em afirmar que o contrato da SMTT/AJU era uma exceção em termos de negociação.

 

Certo fez o governador Marcelo Deda, que sem se expor, e sem expor ao ridículo seus auxiliares, somente se pronunciou com uma decisão coerente. Deda informado de que o Estado de Sergipe mantinha contratos com uma das empresas citadas, se pronunciou anunciando a suspensão do contrato, para que a CGE promova uma auditoria, e ofereça um relatório conclusivo. Deda não cometeu o erro de mandar Cauê, secretário de comunicação do Estado de Sergipe, anunciar que os contratos estavam imunes às investidas dos empresários gananciosos, e que vez por outra encontram em cargos públicos, agentes dispostos a engordar a conta bancária da noite pro dia.

 

A atitude de Deda foi corretíssima, e o prefeito veio na mesma direção, porém da forma como seus assessores tentaram defender inicialmente a manutenção do contrato, vai parecer que adotou apenas um posicionamento político, ou seja, o ato de suspender é muito inferior à vontade de prosseguir.

 

Já dizia meu avô, “A atitude, tem que andar de braços dados com o convencimento”. Edvaldo e Deda suspenderam os contratos, mas será preciso convencer à sociedade de que a decisão foi pra valer.

 

Pardais

Segundo informações a suspensão temporária dos contratos entre a SMTT e as empresas vencedoras da licitação dos controladores de velocidade foi tomada bem antes do dia anunciado, sexta-feira. Na verdade, Edvaldo Nogueira já havia tomado a decisão na quarta, por volta do meio dia.

 

Alegação

O prefeito alegou que a concorrência, apesar de correta e sem qualquer irregularidade, foi vencida por duas empresas que estão sob suspeição com outros contratos em prefeituras do Brasil, razão pela qual decidiu suspender os serviços, que serão agora executados pela SMTT.

 

Multas de 1º a 17 foram canceladas

Com a decisão, a gestão dos equipamentos eletrônicos de fiscalização ficará temporariamente sob a responsabilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e as multas geradas entre os dias 1° e 17 de março, período em que a administração dos radares, lombadas e fotossensores esteve a cargo das empresas em questão, ficam canceladas.

 

Sistema continua

Atenção: o sistema continua funcionando, mas sob a administração da SMTT.

 

Protocolo I

O superintendente da SMTT, Antonio Samarone, já protocolou junto ao Tribunal de Contas do Estado, toda a documentação objeto da concorrência pública que deu ganho de causa as empresas Splice e Koop para explorar os controladores de velocidade em Aracaju. Segunda-feira, 21, o superintendente entregará pessoalmente cópias dos documentos ao Conselheiro Reinaldo Moura, responsável pela fiscalização da PMA.

 

Protocolo II

Bem antes da denuncia do Fantástico, o ex-deputado José Carlos Machado (DEM) havia recebido farta documentação da SMTT sobre a incidência e valores arrecadados com a ocorrência de multas em Aracaju. Ontem, Reinaldo Moura recebeu uma ligação de Edvaldo, que foi parabenizado pelo conselheiro pela atitude em suspender temporariamente os contratos com as empresas sob suspeição.

 

Viagem

O prefeito Edvaldo Nogueira viaja nesse final de semana para São Paulo. Vai conhecer como a prefeitura paulista fez para  adotar os mecanismos que culminaram na implantação da Nota Fiscal Eletrônica e também participará de reunião do diretório nacional do PCdoB, do qual faz parte.

 

Racha

Edvaldo Nogueira deve ser um dos membros conciliadores na reunião nacional do PCdoB em função da divisão existente. O partido conta atualmente com 15 deputados federais e dois senadores, mas uma minoria começa a se afastar do governo de Dilma Rouseff devido a falta de atenção do PT para com o partido. Edvaldo é da linha de que deve haver entendimentos, apesar da postura petista em nível nacional.

 

Governador em Brasília

E o governador Marcelo Déda antecipou sua ida a Brasília para na noite da sexta-feira, para atender o convite da presidente Dilma, na recepção ao presidente dos EUA, Obama.

 

Subserviência

Detalhe: as autoridades tiveram que antecipar a viagem a Brasília, pasme caro leitor, porque o espaço aéreo da capital federal estará fechado neste sábado. Subserviência total. Se Osama Bin Laden sabe…

 

Agenda

Déda no domingo estará em Aracaju onde participará da  caminhada e uma edição do “Domingo do Parque” em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A concentração será a partir das 14h do Mirante da 13 de Julho. Na segunda-feira, inaugura a reforma da escola estadual Djenal Queiroz.

 

Rogério, Romário e Jean apresentam projeto

Os deputados Federais Rogério Carvalho (PT-SE), Romário (PSB-RJ) e Jean Wyllys (PSOL-RJ) devem protocolar nesta próxima terça-feira, 22, na Câmara Federal, um projeto de lei destinado a ampliar e defender os direitos dos portadores de deficiência intelectual no país. O projeto foi elaborado pelos parlamentares em parceria e sintetiza em quatro eixos as mudanças e acréscimos necessários nas Leis já existentes que dispõem sobre a pessoa com deficiência.

 

Deficientes

Segundo Rogério Carvalho, o objetivo do Projeto de Lei é assegurar aos portadores de deficiência intelectual e transtornos psíquicos algumas medidas compensatórias que possam oferecê-los uma vida de dignidade e emancipação, além de possibilidades de desenvolvimento de suas capacidades, em coerência com a política da Inclusão Social.

 

Parceria

“Desde a diplomação, tanto o deputado Jean Wyllys, quanto o ex-jogador de futebol Romário, já anunciavam que pretendiam colocar em prática projetos que beneficiem pessoas com necessidades especiais. Uma das filhas de Romário tem Síndrome de Down, daí a motivação de quem conhece de perto as necessidades e dificuldades enfrentadas”, disse Rogério da parceria com os demais parlamentares.

 

Quatro pontos básicos

O projeto incide em quatro pontos básicos: o primeiro é a  garantia de pensão às pessoas com deficiência intelectual por morte dos seus genitores; o segundo garante vagas no mercado de trabalho; o terceiro garante ainda que o benefício recebido por pessoas com deficiência intelectual fique apenas suspenso e não encerrado quando a mesma passa a trabalhar. “Cessado o trabalho, o benefício retorna para a pessoa automaticamente e o quarto garante regras especiais para a formação escolar.

 

Unidade da Escola Técnica Federal

O deputado federal André Moura (PSC) apresentou uma indicação na Câmara dos Deputados no sentido de garantir uma unidade da Escola Técnica Federal, no município de Japaratuba. O parlamentar fez a propositura baseado na expansão da Educação Profissional do País e escolheu o município sergipano por entender que ele se encontra uma posição estratégica, na região do Vale do Japaratuba, litoral Norte do Estado.

 

A Melhor do País

Durante aula inaugural da Esmese/Escola Superior da Magistratura,  em Aracaju, na última sexta-feira, 18, a Ministra Eliana Calmon, do STJ e Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, confimou os elogios que tem feito ao Judiciário Sergipano. Segundo ela, a justiça  de Sergipe, na avaliação do CNJ, foi a que melhor cumpriu as metas nacionais para os anos de 2009 e 2010. “O CNJ avaliou a Justiça sergipana como a melhor do país e isso não aconteceu por acaso, é produto de um trabalho de base, informatizado e com uma escola para magistrados estruturada”.

 

Super Lua Cheia

Neste sábado, 19, teremos Lua Cheia, ou melhor: uma Super Lua Cheia! Será maior dos últimos 18 anos. É que a última vez que este fenômeno aconteceu nesta magnitude foi em março de 1993. Olho no céu, então.

 

ACESE realiza primeira reunião-almoço do ano quinta, 24

Na próxima quinta-feira, 24, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) realiza a primeira edição de 2011 da reunião-almoço, tendo convidado o secretário de Finanças, Jeferson Passos, que falará sobre a implantação da nota fiscal eletrônica no município.  A reunião-almoço tem início às 12h30, no Mercure Hotel, orla de Atalaia. 

 

Dirigentes criticam retirada de policiais da folha de pagamento

Os dirigentes do Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat) apelaram ao governador Marcelo Déda (PT) que determine à secretaria estadual de Administração que revogue a decisão que resultou na suspensão do salário de policiais civis sergipanos. “Essa revisão de medida é necessária, uma vez que O processo judicial ainda não transitou em julgado. O fato é que a Procuradoria do Estado recomendou tal atitude afrontosa ao direito e à Constituição, no particular, porque segundo entende, os policiais foram investidos ilegalmente no cargo, dez anos atrás”, observou o auditor Marcos Corrêa Lima, ressaltando que Déda tem “uma gênese democrática e não pode permitir determinados gestos da administração pública, autoritários e que afrontam o ordenamento jurídico brasileiro”.

 

Sobrevivência

Corrêa Lima destacou que os policiais tiveram decisão favorável, inclusive, no Tribunal de Justiça de Sergipe, tendo a Procuradoria do Estado recorrido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). “O salário é sobrevivência da família e é bem jurídico super protegido pela Constituição, ao lado do bem jurídico vida e a liberdade de ir e vir,observou o auditor.Para Marcos Corrêa Lima, a auto tutela administrativa tem muitos limites e “os gestores públicos necessitam entender que estamos num Estado democrático de direito e que o ordenamento jurídico tem que ser respeitado, levando-se em conta uma série de princípios axiomáticos, como a razoabilidade, a proporcionalidade e a oportunidade de se praticar certos atos administrativos, entre eles estão também a moralidade e a probidade que tem mão dupla”.

 

Estância

Ao participar do quadro “Fala Prefeito”, ontem, 18, no telejornal Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe, o prefeito de Estância, Ivan Leite (PSDB) disse que a Prefeitura vem realizando diversas campanhas de combate a violência contra as mulheres. “Estamos dando prioridade no combate a este problema, que é grave com uma atuação firme e pioneira”, disse.

 

IFS e campus da UFS

Entre os assuntos destacados pelo prefeito Ivan Leite ele falou da área educacional onde o transporte escolar atende mais de quatro mil estudantes, além da merenda escolar e um relacionamento respeitoso com o magistério que teve diversas melhorias. Ivan disse que está em andamento a obra do Instituto Federal de Sergipe cuja aula inaugural do curso de edificações já foi realizada. Ivan luta para que a UFS monte um campus presencial na área de engenharia.

 

Turismo

Outro ponto destacado pelo prefeito foi a área turística onde Ivan Leite disse que nos últimos anos, a Prefeitura vem realizando ações para aumentar o fluxo de turistas no município, não só nas praias do Saco e Abais, roteiros mais conhecidos, mas também resgatando com a divulgação nacional do São João e até do tradicional carnaval com cinco escolas de samba. Ivan lembrou também de outra atração, pouco conhecida, a lagoa do Abais onde o turista pode alimentar grandes peixes tambaquis na mão.

 

Sergipe Solidário arrecada 65 toneladas de donativos

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou nesta sexta-feira, 18, uma reunião com Ministério Público de Sergipe, movimentos religiosos e os parceiros que apoiaram a campanha Sergipe Solidário, para discutir a elaboração do cronograma de entrega das mais de 65 toneladas de donativos arrecados na ação solidária.

 

Prioridade

Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria, ficou decidido que os donativos serão enviados prioritariamente aos municípios de Gararu, Poço Redondo e Porto da Folha por estarem em situação mais alarmante. Na próxima sexta-feira, 25, acontece mais uma reunião com todos os parceiros, inclusive o MP, para finalizar o planejamento de entrega dos donativos.

 

Arrecadações

Durante o encontro o coordenador estadual da Defesa Civil, major Erivaldo Mendes, relatou que a iniciativa solidária conseguiu arrecadar 65 toneladas de donativos, incluindo água mineral, fraldas descartáveis, kit de material de limpeza e alimentos que serão utilizados para montar cestas básicas. Deste total, cerca de 33 toneladas foram arrecadas na ação solidária promovida pela deputada estadual Maria Mendonça na cidade de Itabaiana na última quarta-feira, dia 16.

 

Liderança

Na inauguração da Clinica da Família, na sexta-feira, 18, em Malhador, ao discursar o governador Marcelo Déda aproveitou a presença da deputada Maria Mendonça para parabenizar pela campanha de solidariedade realizada com sucesso. “O sucesso desta campanha não deve-se apenas ao espírito solidário do povo itabaianense, mas também a liderança da deputada Maria Mendonça”, disse.

 

Inauguração em Riachuelo

E o governador Marcelo Déda inaugurou na sexta-feira a praça José Carlos Silva Souza em Riachuelo. A obra foi realizada através do projeto Sergipe Cidades, onde o governo estadual investiu cerca de R$ 1,168 milhão. A praça conta com rampas para deficientes físicos, piso de alerta, brinquedos, 27 bancos de concreto, 4 mesas com tabuleiro, 05 postes circulares de aço com 04 pétalas e 38 luminárias decorativas duplas.

 

Homenagem I

A Academia Sergipana de Medicina realizou mais uma sessão histórica em 16 de março de 2011, com o auditório da Somese completamente tomado, para a homenagem a quatro grandes cirurgiões sergipanos: Fernando Felizola, Francisco Bragança, Moacyr Freitas e Djenal Gonçalves. Eles receberam o BISTURI DE PRATA pela contribuição que trouxeram para as ciências médicas do Estado de Sergipe.

 

Homenagem II

Eles foram saudados pelo acadêmico e vice-mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo de Sergipe, Marcos Prado Dias. Na sua locução, Prado falou da sua satisfação em saudar seus professores, traçando uma singela biografia de cada um, relatando sua experiência pessoal na convivência com cada um dos homenageados.

 

Homenagem III

Em seguida, o presidente da Academia, Fedro Portugal, procedeu à entrega do Diploma  e do Bisturi de Prata aos cirurgiões. O Dr. Djenal recebeu seu prêmio pelas mãos do diretor do CCBS/UFS Antonio Paixão. Em seguida, o médico e vereador de Aracaju Emerson Costa entregou o Bisturi de Prata ao Dr. Moacyr Freitas. Depois, um a um, os doutores Bragança e Felizola receberam a distinção pela mãos do Dr.Ricardo Bragança e José Anderson Nascimento, este presidente da Academia Sergipana de Letras, respectivamente.

Semarh abre a Semana da Água nesta segunda-feira

O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água e para sensibilizar, mobilizar e informar os vários segmentos da sociedade sobre a importância da água como fator determinante do desenvolvimento, qualidade de vida e da manutenção do ecossistema associados, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realizará a Semana da Água, que este ano tem como tem “Água para a Vida”. A solenidade de abertura será na próxima segunda-feira, 21, às 9h, no auditório da Codise. Detalhes em: http://www.adema.se.gov.br/

 

Almoço na ABL

A convite do presidente Marcos Villaça, da Academia Brasileira de Letras, o ex-governador Albano Franco participou, nesta sexta-feira, de almoço solene na “Casa de Machado de Assis”. Na oportunidade, os imortais brasileiros prestaram homenagem a consagrada atriz Fernanda Montenegro. Além de Albano, outro sergipano presente foi o jornalista Ancelmo Góis, colunista do Jornal O Globo.

 

Boquim festeja seus 141 anos

A terra da laranja comemora seus 141 anos. Foi em 21 de março de 1870, que a população da antiga vila de “Lagoa Vermelha”, às margens do rio Piauí, onde vivia sob a constante ameaça das cheias no inverno, deixou o local para se instalar nas proximidades da Fonte da Mata. Com o padre Manoel Nogueira Cravo liderando tão significativa mudança, a nova vila, batizada de Boquim, nasce movida pela fé de seu povo.

 

Desenvolvimento

Confortavelmente instalada, com água abundante e de boa qualidade, clima ameno e nas proximidades de uma mata exuberante, Boquim constrói sua rica história movida pelo sonho do desenvolvimento sustentável e justiça social. É pensando nos valores que nutrem seu povo que o poder público municipal planeja e executa os seus serviços. “A transparência e o tratamento igualitário que damos a todos vai nos levar a uma cidade mais justa, mais desenvolvida e mais humana. Procuramos levar benefícios a todos os cantos da cidade e aos povoados. Pensamos no potencial turístico de Boquim, na valorização da nossa cultura, da nossa história, do nosso povo”, afirma o prefeito Pedro Barbosa.

 

Praça da Estação

Parte da história de Boquim, a Praça da Estação ganhou um colorido especial com a revitalização da Estação Ferroviária de Boquim, onde funciona o departamento de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura. O prédio está aberto a exposições de artes e outros eventos. A Caixa D´Água, construída em 1939 e também restaurada, faz parte do complexo arquitetônico da Estação Ferroviária de Boquim. No passado, destinava-se ao abastecimento das marias-fumaças que por ali passavam constantemente, transportando pessoas e riquezas produzidas na região para o comércio de Aracaju e Salvador e de outras cidades. A sede da Estação Ferroviária foi restaurada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Confira a programação de aniversário em: http://www.prefeituraboquim.com.br/

 

Plano Diretor: Fórum e Igreja se reúnem neste sábado.

Integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, que vem estudando o Plano Diretor da capital, serão recebidos pelo Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, neste sábado, às 9h para tratar da mobilização e da participação dos movimentos e de integrantes da igreja católica no debate sobre o Plano Diretor que tramita na Câmara.A reunião foi solicitada pelo Vereador Moritos Matos, que também faz parte do Fórum em Defesa da Grande Aracaju e entende que a participação popular na discussão do Plano Diretor será de grande valia.

 

Campanha da Fraternidade

Outra razão para a integração entre o Fórum e a Igreja é o tema da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e a Vida do Planeta”, já que as questões ambientais estão diretamente ligadas ao Plano Diretor que será revisado pelos vereadores aracajuanos.Durante a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável – PDDUS, vários temas de grande relevância para a cidade e que guardam relação com a vida e com o meio ambiente, serão discutidos, entre eles saneamento básico, áreas de preservação, áreas de conservação, manguezais, dunas, rios, lagoas, destruição da flora e da fauna.

 

Outras ações

Além da análise minuciosa dos dispositivos do PDDUS que vem sendo feita pelo Fórum, a fim de identificar possíveis mudanças que possam ser ruim para a sustentabilidade de Aracaju, outras ações vêm sendo desenvolvidas.Terça-feira, 16, membros do Fórum participaram do “Cinform Convida”, debatendo sobre transporte e trânsito.Na manhã da última quarta-feira, membros do Fórum, estiveram na sessão Ca Câmara Municipal a fim de acompanhar o pronunciamento do Vereador Matos sobre a tramitação do projeto do Plano Diretor.  Na oportunidade os vereadores demonstraram que estão preocupados com o início dos trabalhos relativos ao Plano Diretor.Integrantes do Fórum participaram ainda da 8ª edição da barqueata “Aracaju de tó-tó-tó”, nesta quarta-feira, 17.

 

DO LEITOR

Outdoor do Itaú: Aracaju com acento no U

Do leitor Gilson Pinheiro:É incrível prezado Cláudio Nunes, como estas empresas tratam Aracaju com acento no U final, o outdoor do banco Itaú felicitando a cidade pelo aniversário escreveram ARACAJÚ, realmente nós somos apenas um número para eles AG NR. Isto sem contar plaquetas de Elevador, etc. A regra é clara como diz Arnaldo, o “I” e o “U” das oxítonas não são acentuados, caso não sejam precedidos de uma outra vogal. Está ai o porquê ITAÚ é acentuado”.

 

Péssimo estado da sede da CPRV

Do blog da ABSMSE: “A CPRv (Companhia de Polícia Rodoviária Estadual) que mereceu elogios e reconhecimento da imprensa e da sociedade pelo excelente trabalho desenvolvido durante o feriadão do carnaval, onde não foi registrada nenhuma morte no período, infelizmente não tem o devido reconhecimento por parte da Segurança Pública do nosso Estado.Conforme e-mail recebido por este blog, onde foram anexadas fotos da sede da CPRv, o que se vê é um verdadeiro descaso das autoridades com a estrutura física da Unidade, onde podem ser comprovadas diversas infiltrações nas paredes, casas de cupins também nas paredes, fiações expostas nos telhados, peças de madeiras escoradas para não desabarem, ferragens de construção inacabadas e expostas, forro de gesso esconde um telhado velho e cheio de cupim, cadeiras com os forros rasgados pelo desgaste natural do uso, uma verdadeira VERGONHA! Será que os bravos e competentes policiais militares rodoviários que trabalham na CPRv não merecem trabalhar num local digno? Esperamos que providências sejam adotadas urgentemente para solucionar tais problemas, pois estaremos de olho para denunciar novamente neste espaço, se o descaso não for solucionado.Confiram nas fotos abaixo o descaso com a sede da CPRv: http://absmse.blogspot.com/

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de colheita com injustiça”. Livro dos provérbios/Bíblia. Em homenagem ao Dia de São José.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários