Ausência de espírito público

0

 

 

Os episódios da semana passada, envolvendo a bancada governista na Assembleia Legislativa, precisam ser analisados não apenas no campo da disputa partidária, mas de um ângulo bem maior, que infelizmente não chega ao eleitor mais carente, mas o eleitor consciente tem como discernir e ajudar nesta conscientização.

 

É fato que muitos deputados da bancada governista estão “desesperados” com as eleições deste ano. Principalmente alguns que estão no poder, governo após governo, se sustentando na desculpa da chamada governabilidade, mas na verdade é puro apego ao “poder pelo poder”, onde o objetivo maior são os interesses pessoais e muitas vezes empresariais.

 

O que o eleitor consciente precisa entender e repassar para a população é a necessidade de separar o joio do trigo. Na semana passada, por exemplo, deixaram de votar um projeto importante, de REFIS, para ajudar os empresários, por conta de “picuinhas” políticas. Mais uma vez boa parte dos deputados mostra que seus interesses pessoais e eleitoreiros estão acima de tudo e de todos.

 

O que falta a estes parlamentares é o espírito público, é deixar de lado divergências pessoais e partidárias para trabalharem em prol da população. Falta coragem e desprendimento para que estes deputados deixem de lado seus “desejos” eleitorais e o apego pelo poder. O simples fato de pensar em perder uma eleição deixa alguns deputados sem dormir e a base de lexotan.

 

Cabe ao eleitor consciente analisar que estes deputados querem apenas continuar na base do “toma lá da cá” com a completa ausência do espírito público. O bem comum não existe e muitos deles sendo católicos e evangélicos não estão preocupados em políticas públicas de qualidade para a população. Querem apenas o poder pelo poder e nada mais. Até quando?

 

Não acaba 2

Deu na coluna Painel da FSP de hoje, 26:  O PMDB também cobra apoio à reeleição do senador Almeida Lima, membro estridente da tropa de choque governista em CPIs. O PT prefere Antonio Carlos Valadares (PSB) e/ou Eduardo Amorim (PSC).

 

Posição de Edvaldo

O prefeito Edvaldo Nogueira está agindo como cavalheiro ao não rebater as criticas de neo-aliados do governo estadual que procuram arranjar uma intriga entre ele e Déda por conta de Albano Franco. Edvaldo já disse que vai acompanhar a coligação e votará nos candidatos a Senado do grupo. Mas tem gente que vive numa ilha criando intrigas para desestabilizar o grupo.

 

Rei da Sopa e a inversão de valores

Somente em Aracaju é que uma prefeitura, ao cumprir a legislação, é criticada por alguns poucos. O caso do bar “Rei da Sopa” localizado no conjunto Sol Nascente já foi objeto de criticas deste espaço, por diversos moradores do local que chegaram a fazer abaixo assinado por conta da invasão das ruas e calçadas e do som alto. O incomodo e o desrespeito aos moradores é uma constante.

 

Emsurb cumpriu a lei

A Emsurb cumpriu a lei na última quinta-feira e recolheu cadeiras e mesas do local, já que o dono do estabelecimento já tinha sido notificado por várias vezes, mas insistia em afrontar a lei.  O Ministério Público já tinha pedido para tomar as devidas providências e já pediu até mesmo a interdição do local. Seria a medida mais correta já que não se respeita os moradores e a invasão das ruas (são duas) e calçadas é uma constante. Está de parabéns a presidente da Emsurb, Lucimara Passos e o MP, por cumprirem a lei. E que as calçadas em toda Aracaju fiquem livres para os pedestres.

 

Alugar um espaço particular

Se o “Rei da Sopa” tem tanto clientes assim o mais lógico é alugar um espaço maior onde possa receber todos os clientes sem prejudicar o “ir e vir” das outras pessoas. Aliás, ontem um amigo deste espaço disse que tem uma autoridade que freqüenta o local e vai tentar resolver o caso para que tudo continue na mesma bagunça. O espaço vai aguardar para não cometer injustiça, mas se nada mudar a autoridade terá o nome revelado.

 

Micarana

Na noite desta sábado, 24, o governador Marcelo Déda prestigiou a tradicional micareta da cidade de Itabaiana, a 57 km da capital. A Micarana, que é um evento que integra o calendário festivo do estado, reúne anualmente foliões de diversos municípios sergipanos e de estados vizinhos que são animados por atrações locais e renomados artistas nacionais. O governador estava acompanhado do senador Antônio Carlos Valadares, do deputado federal Valadares Filho e do deputado federal Eduardo Amorim, da prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto, da ex-prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, do ex-deputado federal José Teles de Mendonça, do vereador Olivier do secretário de Estado da Articulação política e Relações Institucionais, Chico Buchinho, dentre outras lideranças e correligionários

 

Carinho

Ao lado de lideranças e correligionários, o governador Marcelo Déda assistiu à festa com o desfile de blocos e trios elétricos na avenida Luís de Magalhães, uma das principais vias da cidade. “É uma alegria muito grande estar aqui, pois tenho grandes amigos e muita consideração e carinho pelo povo de Itabaiana. Aproveitando o evento, venho rever amigos que sempre nos ofereceram sua amizade, companheirismo e luta na nossa trajetória política”, contextualizou o governador.

 

 

Incentivos ao artesanato

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, recebeu a visita do diretor do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sérgio Nunes de Souza. Durante o encontro, eles discutiram a criação de mecanismos para o fortalecimento do artesanato sergipano.

 

Comitê específico

A ideia é que seja criado um comitê específico sobre a atividade dentro do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas, presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com a medida, o comitê teria a função de reunir todas as entidades envolvidas com o setor, coordenar os trabalhos e discutir conjuntamente a agenda de ações.Atualmente, os programas implementados junto aos artesãos estão espalhados por diversos órgãos das esferas federal, estadual e entidades parceiras.

 

Unificação dos trabalhos

A proposta discutida durante a reunião prevê a unificação dos trabalhos, buscando dessa forma potencializar as iniciativas já desenvolvidas por eles.Também foi debatida a transformação dos artesãos em empreendedores individuais. Por meio dessa categoria, os trabalhadores poderão pagar menos impostos do que como pessoas físicas, além da possibilidade de ter acesso a crédito nos bancos públicos e benefícios da Previdência Social, entre eles a aposentadoria.

 

A feijoada que fortaleceu Jorge I

Escreveu Luiz Eduardo Costa, no Jornal do Dia, no último domingo: “Era, sintomaticamente, dia de São Jorge. O Santo Guerreiro desperta tantas devoções e se faz portador de forte esperanças. Não por simples coincidência foi o dia que os amigos escolheram para o almoço de adesão à candidatura de Jorge Araújo a deputado estadual. No hotel Aquários o salão reservado para o evento não comportou a massa de amigos. Jorge é u mex-vereador e ex-deputado que consegue ser lembrado até o seu primeiro mandato, no final da década dos setenta, pelas referencias que sempre surgem em função de projetos que apresentou, de indicações que fez, de atitudes diante dos problemas de Aracaju. Essa característica de operosidade e presença, atravessou os outros mandatos. Nesses quatro anos, Jorge apesar dos seus muitos votos ficou fora da Assembléia pelo empecilho da legenda”.

 

A feijoada que fortaleceu Jorge I

Continua o texto de Luiz Eduardo: “Este ano vai tentar voltar. Os amigos presentes pareciam bem dispostos a ajudá-los. Cidadão honrado, que ocupou os mais importantes cargos do Estado sem nunca se ter locupletado, Jorge evidentemente, encontra dificuldades para enfrentar as despesas normais de uma campanha política. O almoço de adesão, fórmula consagrada em outros países e já bem aceita entre nós, marcou o começo da caminhada sob as bênçãos esperadas de São Jorge, que tem lugar destacado nos templos católicos e é o mesmo Oxossi cultuado nos terreiros de Candomblé e Ogum festejado nos terreiros de Umbanda. Santo Forte, sem dúvidas”.

 

Alceu Valença na passarela do Caranguejo

Dentro do projeto Circuito Cultural e Turístico Rasgadinho, na próxima quinta-feira, 29, a partir das 18h, na passarela do Caraguejo tem show de Alceu Valença.

 

Kátia Pimentel na ABIH-SE

Dia 29 de abril, quinta-feira, o Hotel Mercure Del Mar Hotel, será sede da concorrida posse da nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-SE), que terá como presidente, Kátia Pimentel (Xingó Parque Hotel); 1º vice-presidente Diego Costa (B.W Hotel da Costa) e 2º vice-presidente, Fábio Libório (Aruanã Eco Praia). A experiente hoteleira Kátia Pimentel será a primeira mulher a assumir a entidade que é responsável pelo setor hoteleiro em Sergipe e vem com vontade de trabalhar em favor da classe. A vitória da hoteleira Kátia Pimentel para comandar a ABIH-SE também é considerado um grande ponto positivo para o turismo em Canindé de São Francisco, considerado o segundo destino turístico mais importante de Sergipe e tem o Xingó Parque Hotel como pioneiro.

 

Olímpio Campos 

Pela primeira vez em seus 143 anos, o Palácio-Museu Olímpio Campos, ex -sede do governo estadual, estará aberto para visitação do público. Após passar por um processo de restauração, que começou em 2007, o Palácio abrirá as portas para curiosos, turistas, e alunos interessados em sentir de perto fragmentos da história política do estado, recontada por objetos pessoais, mobiliários da época e peças de arte. A Emsetur convidou a imprensa local e representantes do trade que estiveram no local na última sexta-feira.

 

Santana do São Francisco

Após a visita ao Palácio-Museu Olímpio Campos, a comitiva seguiu para a cidade de Santana de São Francisco – na região do Baixo São Francisco -, onde a produção de artesanato tipicamente sergipano é intensamente realizada. De acordo com o presidente da Emsetur, José Roberto Lima, a excursão combinada para o Palácio e o município tem o intuito de incentivar a diversificação de pontos e destinos turísticos, além de visar a otimização do roteiro da foz do rio São Francisco. “O interesse da Emsetur é fazer os interessados conhecerem outros atrativos, como quando recentemente apresentamos o ponto de salto no Parque da Cidade, onde tem uma vista belíssima”, destacou o presidente.

 

Pista de MotoCross

No último sábado 24 foi inaugurada a pista de MotoCross Jurinha Lobão na orla da Atalaia com uma prova inaugural reunindo dezenas de pilotos. Esta é mais uma praça esportiva incorporada às que já temos. Desta vez beneficiamos um esporte que atrai a atenção da juventude, que vai valorizar ainda mais a orla, apostar na intensificação do turismo, além de se transformar em mais um espaço de lazer e prática esportiva para a juventude sergipana”, afirmou o governador.

 

Homenagem

O governador também enfatizou a importância da homenagem prestada a Jurinha Lobão. “Esta é uma homenagem justíssima a um cidadão que dedicou sua vida ao esporte. Jurinha era essencialmente tenista, mas nenhuma atividade esportiva lhe era desconhecida. Ele é um exemplo para a juventude de alguém que se fez grande através do esporte. A memória dele será sempre lembrada aqui, pois também era um amante das motocicletas, onde a prática esportiva será freqüente”, lembrou o governador.

 

Expoensino no Calendário Oficial sergipano

Nesta terça-feira, 27, a partir das 12h30, no Hotel Celi a Êxito Eventos, em parceria com a Federação dos Estabelecimentos de Ensino  Particular do Estado de Sergipe – FENEM – lançará a Expoensino. O lançamento acontece durante um almoço que reunirá os associados desta entidade e representantes de instituições de ensino de todas as esferas da educação, desde o ensino infantil até o superior. A Feira, que acontece de 14 a 17 de outubro no Centro de Convenções de Sergipe, tem como objetivo reunir em um só local, instituições de todas as etapas da educação permitindo à família sergipana conhecer de uma só vez as mais variadas opções para matricular seu filho, além disso, o pavilhão da Expoensino terá expositores dos diferentes segmentos que formam a cadeia ligada à educação.

 

Retratação para com “Lila” ex-vice-prefeito de Lagarto/SE

Em 23 de Dezembro de 2009 este espaço publicou uma nota tecendo comentários sobre o município de Lagarto/SE, intitulada “político sem compromisso”, onde fazia a afirmação de que o ex-vice-prefeito Lila Fraga, recebia duplo salário, como vice e como secretário especial, além de escrever que tinha como provar por meios de documentos. Ocorre que tal informação não é verdadeira, e por equívoco deste jornalista foi publicada erroneamente. Assim, diante da confirmação de que o ex-vice-prefeito de Lagarto/SE, José Wilame de Fraga – “Lila”, não recebia duplo salário, bem como que este profissional prima pela verdade, vem a público para pedir desculpas ao ex-vice-prefeito de Lagarto/SE, José Wilame de Fraga – “Lila”, pelos constrangimentos por conta da informação inverídica transmitida por este blog.

 

DO LEITOR

Esclarecimentos aos leitores

Por conta de alguns processos judiciais, envolvendo e-mails de leitores, este espaço vai exigir que todo texto enviado com denúncias seja identificado com todos os dados do responsável (C.I. e CPF), inclusive o endereço e telefone fixo, para a devida comprovação antes da publicação das informações. Somente desta forma o blog deixará de ser responsabilizado judicialmente por alguns textos, evitando os transtornos para o titular deste espaço, já que começa a afetar não apenas o lado profissional, mas pessoal.

 

Anti-tabagismo

Comentário de José E Santos Filho: “Que tal levantarmos a bandeira anti- tabagismo no estado de Sergipe? Ninguém respeita a lei em restaurates e bares em Aracaju. Cito, como exemplo o Chopp 13 e Mercearia, ambos na 13 de julho. Se fuma à vontade, apesar da proibição. A quem reclamar, se os proprietários fecham os olhos para esse grave problema de saúde pública?”

 

Falta de ações política

Do leitor Ricardo Hagenbeck; Professores e estudantes do Colégio Amadeus, em visita a cidade de Laranjeiras, ficaram na mira de revolveres e tiveram seus pertences roubadas. Os alunos com idade entre 8 e 12 anos ficaram muito assustados. Não é a primeira vez que  isto  acontece e a imprensa não divulga porque no próximo mês será julgado um processo eleitoral contra a prefeita de Laranjeiras que poderá perder o mandato. A acusação é grave, é com provas”.

 

 

26 de abril. Por que eu tenho que comemorar?

Do leitor Messias Gonçalves: “Hoje, uma segunda feira, poderia passar despercebida. Mais um dia qualquer. Mas eu também poderia comemorar alguma coisa. Como nesta data em relação a minha família nada a comemorar, fui à busca dos acontecimentos na história. Dentre muitos, encontramos alguns que mereceriam algum tipo de celebração. Entre eles, não comemora, mas registrar alguns fatos históricos, como o nascimento de Marco Aurélio, imperador romano em 121 d.C., ou mesmo o nascimento de Maria de Médice, esposa de Henrique IV de France em 1573, ou mesmo de Pedro II de Portugal em 1648. Vindo para os nossos tempos, eu poderia nesta data também registrar, na condição de brasileiro, ferrenhos adversários que somos de nossos hermanos, a prisão de Diegito. Ou seja, Diego Armando Maradona, p reso aos 31 anos, em sua residência, em Buenos Aires, em posse de meio quilo de heroína, em 1991. Ou mesmo o inicio das primeiras eleições multirraciais na África do Sul em 1994. Essa pelo menos eu poderia comemorar, devido a sua importância.Tudo isso e mais inúmeros acontecimentos ocorridos ao longo de nossas existências, poderiam ser motivo para algum tipo de comemoração. Porém, nesta data, 26 de abril de 1986, o mundo pára e se estarrece com o…….. Vamos fazer melhor. Transcreveremos o que na ocasião fora dito pela maior autoridade da União Soviética, URSS, Mikhail Gorbachev:   Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro ? o acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear, fora de controle”.O acidente ocorrido em Chernobyl na Ucrânia, que à época fazia parte da antiga União Soviética, é considerado o maior da energia nuclear da história. Para que os senhores tenham uma ideia da dimensão deste acidente, fora produzida uma nuvem de radioatividade que veio atingir a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e até o Reino Unido. O poder de contaminação no acidente de Chernobyll é 400 vezes maior do que a bomba jogada em Hiroshima, no Japão pelos americanos na segunda guerra mundial no dia 06 de agosto de 1945. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram muito contaminadas. Sendo que 60% de radiatividade veio a cair em território bielorruso. Cerca de 200 mil pessoas tiveram que ser evacuada e reassentada. Nestas áreas afetadas diretamente, nunca deixaram de terem custos contínuos e substancias de descontaminação e cuidados de saúde devido ao acidente. Para termos uma ideia da dimensão causada pelo acidente, jamais poderemos saber e dizer quantas mortes Chernobyl causou, já que sempre haverá vítimas, esperando a morte por câncer que ainda não ocorreram. Embora o governo soviético tenha contestado, fala-se em 8 mil ucranianos mortos e sete milhões de pessoas em risco. Para as causa, existem duas teorias oficiais. A primeira como sempre fora atribuída aos operadores. Não poderia ser diferente. Já a segunda atribui ao projeto. Ambas foram apoiadas pelos projetistas e pelo governo. Para especialistas independentes, nenhumas das duas teorias estavam corretas. O mais grave de todas essas discussões para saber quem foram os culpados, é saber que os operadores da usina, os seja os operários, não estavam informados sobre eventuais problemas que poderiam existir durante o funcionamento dos reatores. O projetista sabia que o reator era perigoso, mas intencionalmente omitiu esta informação. E para finalizar, espero que vocês tenham entendido essa minha preocupação. Para finalizar, peço aos leitores do Cláudio Nunes, que quando terminarem a leitura deste modesto artigo, que rezem um Pai Nosso e uma Ave Maria, em favor das almas dos que morreram e de todas as vítimas que ainda vivem do acidente em Chernobyl. Que Deus abençoe a todos nós” Messias Gonçalves.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Ando devagar porque já tive pressa, E levo esse sorriso, porque já chorei demais, Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou Nada sei…” Almir Satre e Renato Teixeira, na música Tocando em Frente. 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários