Aviso aos Jornalistas. Novatos ou dinossauros

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do jornalista Geneton Moraes Neto pelo Facebook:

Oração da Nossa Senhora do Perpétuo Espanto – "padroeira" dos jornalistas:

"Nossa Senhora do Perpétuo Espanto, rogai por nós.
Que eu possa manter os sentidos atentos para perceber o novo
e a memória viva para preservar o passado.

Senhora do Perpétuo Espanto, aconselha-nos.
Que me espante aquilo que é espantoso,
que eu ignore o que é banal
e valorize o que que tem valor.

Senhora do Perpétuo Espanto, iluminai-nos.
Que meu coração sofra com o sofrimento do meu irmão,
alegre-se com sua alegria e inquiete-se com sua indiferença.

Senhora do Perpétuo Espanto, nos dê forças.
Que eu encontre a palavra certa para dividir minhas dores
medos e alegrias, pois a arte requer comunhão.

Senhora do Perpétuo Espanto, guiai-nos;
Que eu saiba mais ver do que aparecer,
mais ouvir do que falar.

Senhora do Perpétuo Espanto, rogai por nós.
Que eu tenha a ira para não aceitar o inaceitável,
a tolerância para perdoar o que merece perdão
e a sabedoria para distingui-los.

Senhora do Perpétuo Espanto, rogai por nós.
Que eu creia sempre no valor da verdade
e esteja atento para o perigo das certezas.

Senhora do Perpétuo Espanto, rogai por nós.
Que, aonde houver certezas, eu leve a dúvida.

Senhora do Perpétuo Espanto, protegei-nos".

Eu poderia dizer que a história da Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Espanto é esta:

Aconteceu no século XVII: era uma vez um peregrino que foi acusado de ser um saqueador.

A acusação logo se espalhou por Florença: de acordo com o "Notícias Florentinas", o forasteiro que dizia estar procurando, na cidade, um exemplar da Bíblia de Gutemberg que tinha sumido de uma biblioteca da Baviera era, na verdade, um impostor – um reles saqueador que atacava viajantes noturnos.

A notícia publicada pelo jornal, no entanto, não passava de um boato, nascido numa roda de bêbados que frequentavam diariamente uma taverna vagabunda, numa transversal da Piazza della Signoria.

Por azar, o peregrino tinha estado na taverna, uma semana antes, em busca de pistas sobre o exemplar perdido na Bíblia. As perguntas que ele fez aos frequentadores da taverna deram origem ao boato absurdo. Publicada a notícia, ele foi escorraçado por frequentadores – bêbados e sóbrios – quando voltou à taverna. Teve de fugir, às pressas, em busca de um lugar minimamente seguro para se abrigar.

Terminou acolhido por monges da igreja de Santa Maria Novella. Ficou escondido por uma noite no chão do confessionário – onde ninguém poderia vê-lo.

Quando, pela manhã, os monges o procuraram, para tentar entender aquela fantástica teia de boatos, delírios e incompreensões, ele tinha sumido para sempre – mas deixou, no chão do confessionário, o rascunho do que viria a ser a Oração a Nossa Senhora do Espanto.

Os monges, a princípio, não deram importância especial ao manuscrito, mas, diante da onda de boatos sobre o peregrino, resolveram guardar aquelas anotações no cofre da igreja, porque elas poderiam ser úteis numa possível investigação. Mas o caso foi logo esquecido.

Duzentos anos depois, no início do Século XIX, uma comissão de notáveis do Instituto do Patrimônio Histórico de Florença foi encarregada de avaliar o conteúdo do cofre – mantido sob a guarda de gerações sucessivas de monges. O manuscrito foi minuciosamente estudado.

O estabelecimento do texto definitivo da oração exigiu um grande esforço de calígrafos, convocados para decifrar uma grafia marcada por letras trêmulas, rabiscos aparentemente sem sentido e palavras superpostas umas às outras.

Terminado o trabalho de decifração, os calígrafos asseguraram ao Instituto do Patrimônio Histórico de Florença que conseguiram traduzir o original com cem por cento de fidelidade. É provável que o peregrino tenha escrito a oração durante as horas de insônia, no chão do confessionário, à luz de um candeeiro, o que explicaria os solavancos na grafia.

Jamais se soube do nome do peregrino – mas ele nos presenteou com este pequeno mas valiosíssimo legado: a Oração que escreveu sobre quais devem ser os credos do jornalista.

Nossa Senhora do Perpétuo Espanto deveria ser entronizada nas redações como guia e padroeira dos jornalistas – que, todo dia, antes de sair de casa, deveriam fazer um juramento íntimo: jamais deixar de se espantar diante do Grande Espetáculo da Vida. Porque este Espetáculo – que acontece, neste exato momento, nas ruas, nas favelas, nas florestas, nos parlamentos, nos palcos, nos desertos, nos sertões, nos estádios – pode ser, sim, espantoso, surpreendente e arrebatador. Movidos por este credo, os jornalistas poderão oferecer aos leitores, ouvintes, telespectadores e internautas um jornalismo igualmente espantoso, surpreendente e arrebatador – e não um jornalismo burocrático, chato, vaidoso, cinzento, sonolento, pretensioso e sem graça.

A história da Oração à Nossa Senhora do Espanto poderia ser descrita assim – se eu fosse um candidato a roteirista ou ficcionista. Não sou. Em nome da fidelidade aos fatos, então, devo confessar que a história da Oração é muitíssimo mais prosaica.

Num depoimento que gravei para o documentário que o cineasta Jorge Furtado estava fazendo sobre jornalismo ( "O Mercado de Notícias", a ser lançado nas próximas semanas ), lembrei que um escritor americano chamado Kurt Vonnegut uma vez citou, num livro, uma santa que jamais existiu: Nossa Senhora do Perpétuo Espanto.
Propus, no depoimento, que ela fosse eleita padroeira dos jornalistas, pelo que o nome evoca: espanto, espanto, espanto. É o que os jornalistas jamais deveriam perder. Mas, lastimavelmente, perdem – com espantosíssima frequência.

Jorge Furtado simpatizou com a Nossa Senhora do Perpétuo Espanto. Num momento de grande inspiração, escreveu a Oração. Não satisfeito, mandou imprimir "santinhos" com o texto – que será distribuído aos espectadores do documentário.

Pedi que Jorge lesse o texto da Oração para a plateia que assistiu, esta semana, a uma sessão especial do filme, no Midrash Centro Cultural, no Leblon.

(estavam no auditório lotado Caetano Veloso e o jornalista Jânio de Freitas).

Nossa Senhora do Perpétuo Espanto foi entusiasticamente aplaudida.

Bom sinal. Que tenha, então, vida longa.

Tomara que Nossa Senhora do Perpétuo Espanto inspire jornalistas – novatos ou dinossauros – a "mais ver do que aparecer", a "mais ouvir do que falar", a "não aceitar o inaceitável", a "sofrer com o sofrimento do próximo", a "inquietar-se com a indiferença". a "ignorar o que é banal" , a "manter os sentidos atentos para perceber o novo" e a "memória viva para preservar o passado".

Se conseguir espalhar inspiração, ela merecerá que as chamas de mil velas ardam em louvor a ela nas redações do Brasil.

Eloísa Galdino: o legado de Déda não tem ressonância em você. Foi para quem?
Sei não, mas a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, pelo twitter, mostrou que tem ferida dentro do PT que ainda não foi cicatrizada. Ela escreveu: “Caminhos  ñ são fáceis, mas os encaramos. Em 2014, sou força, história e crença, sem vacilo. . E sei discernir o que é legado, e como sei. E pra vc q vacila com a própria imagem: estamos aqui pra dizer que legado tem liga, chegança, e isso vc não tem, pode vir a, mas não tem. Pra findar: ñ use Déda como elemento pra capitalizar, pode ser pior. Vc ñ o representa , o legado dele não tem ressonância em vc. E tu sabes.”

Suicídio de Max Alves dos Santos
Na última sexta-feira, 25, Max Alves dos Santos (segundo o B.O.) pegou um táxi em Aracaju com destino a Itabaiana. Chegando lá, mudou de ideia e pediu para o taxista levá-lo para Lagarto. No meio do caminho disse ao motorista que precisava urinar. Quando o taxista parou ele abriu a porta, correu e pulou da ponte do rio Vaza-Barris. Pelas redes sociais a informação é que Max era funcionário da rede Ilha em Aracaju, outros diziam que ele tinha sociedade na Agrotec Ltda.

Apoio de Jorge Alberto
O deputado federal, André Moura, comemorou o apoio do ex-deputado Jorge Alberto a candidatura à reeleição dele e ao governo do Estado do senador Eduardo Amorim.. "Ter o trabalho reconhecido por um importante líder político, que é Jorge Alberto, é motivo de orgulho e motivação. Nosso desejo agora é lutar para transformar Sergipe", afirmou.

Mudança
Eduardo Amorim lembrou o quanto é preciso fazer para mudar a realidade de Sergipe, principalmente aos que mais necessitam, e agradeceu ao ex-deputado pela decisão. “Sua presença em nosso grupo só fortalece a nossa campanha e uma coisa que admiro é atitude” destacou.

Implantação do PCCV 
Os planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Estado (PCCV’s) já estão implantados e os servidores estão vendo na prática como ele funcionará. Por isso para que tudo seja feito da maneira mais clara possível, foram criadas Comissões de Implantação, que fiscalizam e trabalham junto com o Governo na implementação dos PCCV’s.

Reunião
A primeira reunião dessas comissões aconteceu na manhã da última sexta-feira, 25, onde integrantes do Governo e representações sindicais das três áreas beneficiadas com os planos, administração geral, saúde e área de engenharia, iniciaram os trabalhos e discutiram sobre alguns pontos importantes do programa.

Sete sergipanos estarão no Congresso Nacional dos Bancários
A campanha unificada dos bancários e bancárias em todo o País será deliberada neste final de semana em São Paulo. Cerca de 700  delegados estarão reunidos na 16ª Conferência Nacional, que começa hoje à noite, dia 25, e vai até domingo, dia 27. O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) enviou sete delegados sindicais.

Estratégias
Segundo o presidente do SEEB/SE, José Souza, a Conferência dos Bancários em São Paulo será decisiva para a organização das estratégias da campanha deste ano.   “Anualmente, é nesse grande encontro que aprovamos temas prioritários para a nossa minuta da campanha salarial a ser  entregue a Fenaban e os acordos específicos para serem negociados com as representações de bancos públicos e privados”, afirma o presidente do SEEB/SE, José Souza.

Aumento
Segundo o sindicalista sergipano, a delegação de Sergipe  vai defender o  aumento real de 10%, fim do assédio moral e das metas. “No evento também será aberto o debate sobre a agenda política dos trabalhadores, ou seja, debateremos sobre os projetos de desenvolvimento econômico do País e a importância da nossa intervenção no  processo eleitoral de 2014 ”, afirma o sindicalista.

Inauguração do Comitê de Ana Lúcia e Iran Barbosa
A noite da sexta (25) marcou o início de mais uma campanha militante, ideológica e alegre. A campanha que levará à vitória de Ana Lúcia para a Assembleia Legislativa e de Iran Barbosa para a Câmara dos Deputados.Foi um momento de encontro entre centenas de lutadores e lutadoras do povo, de todas as regiões de Sergipe, na inauguração oficial do Comitê de Ana e Iran, demonstrando a força social e popular dessas candidaturas.

Categorias
Foram quilombolas, professoras e professoras, estudantes, assistentes sociais, jornalistas, operadores do direito, trabalhadores e trabalhadoras rurais, militantes de movimentos sociais e populares, sindicalistas, entidades da juventude, movimento de mulheres, militantes LGBT, dentre outras categorias profissionais e grupos da sociedade que disseram "tô com Ana e tô com Iran. É pra lutar, é pra vencer!".

Confiança reconhece o apoio da PMA
O apoio da Prefeitura de Aracaju à Associação Desportiva Confiança ajudou para que o time sergipano conquistasse o título de campeão estadual e a oportunidade de participar do Campeonato Brasileiro 2014. Como agradecimento pelo incentivo recebido, o presidente do clube , Luiz Roberto, compareceu na manhã desta sexta-feira, 25, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campo, e presenteou o prefeito João Alves Filho com o novo uniforme do time.

Incentivo
Desde que assumiu a Prefeitura de Aracaju, João Alves incentiva os atletas sergipanos e, principalmente, investe na captação de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, como por exemplo, o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, que será realizado em 2015.

Desporto
"Sou um entusiasta do esporte, e como tal, não poderia deixar de incentivar o futebol que atrai multidões e que encanta a todos. Em qualquer cargo que eu exerça sempre faço questão em apoiar o desporto. Enquanto estávamos no Governo, fomos destaque por investir no esporte e, atualmente, estamos colhendo esses frutos sendo, por exemplo, escolhidos para sediar o Mundial de Vôlei de Praia Escolar com a participação de 30 países", ressaltou o prefeito.

Preocupação
O secretário da Comunicação, Carlos Batalha, que também sempre estimulou o desporto sergipano, falou da preocupação do prefeito João Alves em incentivar o esporte. "O prefeito João Alves construiu durante as suas administrações todos os grandes centros esportivos de Sergipe, como o da Orla de Atalaia que, de acordo com Fernando Meligeni, grande medalhística olímpico, tem o maior complexo para prática de esporte ao ar livre da América Latina. Enquanto governador, o prefeito criou também o 'Gol da Sorte' um projeto inédito e que foi redenção do futebol sergipano na época, servindo de modelo para muitos estados brasileiros. A Prefeitura não se furta em colaborar com o futebol sergipano, mesmo que modestamente, já que não possui recursos suficientes", destacou.

ILBJ discute equipamentos sociais
O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, proporciona a seus adolescentes e jovens o maior acesso possível a informações importantes para uma formação ética e cidadã. De forma leve e descontraída o assistente social da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, Felipe Oliveira, mostrou o que são e como fazer uso dos serviços de proteção social básica e especial, CRAS e CREAS que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social.

Obras em Socorro
O Secretário de Infraestrutura do Estado de Sergipe Valmor Barbosa esteve reunido com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique para tratar de assuntos relacionados às obras que estão acontecendo naquela localidade a exemplo da construção da Orlinha do bairro São Braz no valor de R$ 1.352.295.12, recapeamentos nos conjuntos Marcos Freire I, II e III, num total próximo a 25 km, orçado em R$ 7.942.244.26, a unidade escolar no Conjunto Jardim com orçamento de R$ 7.139.735.54 e também a estrada que dá acesso ao povoado Calumbi que será pavimentada num custo de R$ 1.557.466.89, todas estas obras são financiadas com recursos do Proinveste.Com isso o Governo do Estado por intermédio da Seinfra somente no município socorrense está investindo cerca de 18 milhões de reais com recursos do Proinveste.

Importância
Na ocasião o prefeito Fábio Henrique ressaltou a importância das obras na cidade , “Essas obras são importantes para melhorar a infraestrutura da nossa cidade e o Governo do Estado de Sergipe mais uma vez está colaborando com isso assumindo o papel de colaboração com o povo socorrense”.

Obras
Valmor Barbosa  destacou que as obras estão sendo realizadas no município para melhorar a qualidade de vida daquela população. “Sobre o projeto em Nossa Senhora do Socorro, em breve a obra na orlinha do povoado São Braz estará sendo entregue a comunidade, muitos serviços já foram e estão sendo feitos, a exemplo da reconstrução da calçada, instalação de guarda-copos de madeira, responsáveis pela divisão da orla com o manguezal e o rio, bancos para a acomodação da população local e dos visitantes além de outros serviços que estão em fase de acabamento, com cerca de 60% concluída. Além disso, outros trabalhos já estão em fase de acabamento, agregando valor a população”.

PGE/SE suspende interdição nos presídios
O Estado de Sergipe por meio da Procuradoria-Geral do Estado suspendeu a interdição nos presídios do Estado e no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto – COMPEMCAN. A decisão se deu devido a apresentação dos projetos direcionados as melhorias estruturais e de atendimento aos internos dos presídios. O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe havia determinado a interdição dos presídios por alegar a superlotação e falta de estrutura para manter os internos.

Novas vagas
De acordo com o procurador-chefe dos Assuntos Fudiários e de Patrimônio Imobiliário, Pedro Dias, com a criação de novas vagas em cadeias públicas que estão em construção, o problema da superlotação será solucionado. “O Estado demonstrou que estão em andamento várias obras e ações para minorar o problema e que em abril de 2015 novas vagas estarão disponíveis. A decisão da 7ª Vara Criminal criaria problemas em efeito cascata, tendo em vista que a interdição do presídio implicaria em superlotação das delegacias e outras unidades prisionais”.

Providências
Ele ressaltou: “algumas providências já estão sendo tomadas, a exemplo das construções das Cadeias Públicas de Estância com capacidade para 196 presos (previsão para entrega – março/2015), de Areia Branca, com 390 novas vagas (previsão para entrega – março/2015) e, ampliação da Cadeia de Gloria, com 24 novas vagas (previsão para entrega – outubro/2014)”, afirmou.

Agenda

26 de julho, sábado. Hoje é o dia dos avós e dia antidrogas. 
Ata da última reunião do COPOM deixa claro que não haverá corte de juros este ano. Está confirmado que o PSDB não concorrerá à eleição para governador em Alagoas. O número de eleitores do vizinho Estado corresponde a 1,3 por cento do eleitorado do país. Campanha eleitoral em Aracaju continua morna, quer dizer, fria. Martinho da Vila vai ser o primeiro agraciado, pelo Senado, com o prêmio Abdias Nascimento. Ariano Suassuna foi um dos primeiros 24 membros do Conselho Federal de Cultura. Americanos voltam a fazer acusações contra o governo russo. O deputado Zé Franco confirma sua candidatura à reeleição. Frente de Esquerda lança candidatos aos cargos de deputado estadual e federal.

Curtas
PROPOSTA DE CESSAR-FOGO DOS ESTADOS UNIDOS É REJEITADA POR ISRAEL. /// ROUBOS AUMENTAM PELA DÉCIMA-TERCEIRA VEZ SEGUIDA EM SÃO PAULO. /// JÁ OS HOMICÍDIOS TÊM QUEDA. /// MEDIDAS ADOTADAS PELO BANCO CENTRAL LIBERAM 45 BI A MAIS PARA OS BANCOS EMPRESTAREM. /// BANCO SANTANDER DIZ A CLIENTES RICOS QUE A REELEIÇÃO DE DILMA PIORA A ECONOMIA DO PAÍS. /// POLÍCIA ENCERRA BUSCA DO CORPO DE ELIZA SAMUDIO. /// FOTO COM CORONEL AUMENTA SUSPEITA SOBRE A MORTE DE ZUZU ANGEL.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Encontro entre Dilma e clubes
Presidentes ou representantes de 12 clubes brasileiros foram recebidos em encontro especial com a presidente Dilma. Como sempre, os clubes pleiteiam mais facilidades para o pagamento de suas dívidas com órgãos públicos. O Botafogo ameaçou abandonar o campeonato brasileiro, tendo em vista que está com 100 por cento de suas receitas bloqueadas. As dívidas dos clubes referem-se, principalmente, a débitos com o INSS e o FGTS.

Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte
O principal objetivo da reunião realizada ontem, com a participação da presidente Dilma, foi a discussão, com os clubes, da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte.

Registro
Na coluna de ontem, cometemos um equívoco, prontamente apontado pelo leitor Luiz Anselmo Aragão (Piquet), que enviou comentário sobre o assunto. Realmente, em 2008, o Confiança quase consegue acesso à série B, e não à série C, divisão a que ele pertencia, na oportunidade. Atualmente na D, o Dragão vai lutar para subir. Desta feita, para a série C. Pedimos desculpas a todos, e, de outra parte, agradecemos ao Luiz Anselmo pela positiva contribuição.

Assistente técnico pontual
Mauro Silva, o primeiro titular do novo cargo inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira, ocupará a função nos dois primeiros amistosos. Na sequência, outros ex-jogadores serão convocados para exercer a função.

Expectativa
É grande a expectativa dos desportistas sergipanos, principalmente dos torcedores do Confiança, pela estreia do clube proletário no Campeonato Brasileiro da Série D, o que vai acontecer amanhã, no Estádio Presidente Médici, na cidade de Itabaiana.

Escalação
O técnico Betinho já divulgou a equipe que começa a partida amanhã, contra o Porto de Caruaru: Everson – Glauber, Valdo, Ricardo e Pedrinho – Richardson, Raulino, Everton e Wallace Pernambucano – Bibi e Kível.

Ingressos
Os preços de ingressos serão: Cadeira – 30 reais e arquibancada – 10 reais.

Horário
A partida tem seu início marcado para as 16 horas.

Prioridade
Embora tenha recebido convites do exterior, o técnico Vanderlei Luxemburgo preferiu aceitar, de imediato, a proposta do Flamengo.

Estreia
O “Luxa” dirigirá o Mengão, pela primeira vez, amanhã, contra o Botafogo, pelo Brasileirão.

Andres Sanchez
Ex-presidente do Corinthians é candidato a deputado federal. Atualmente é gestor do Itaquerão. Andres alterou de 897 mil reais para 1 milhão e 720 mil o seu patrimônio, junto ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt  Quando se vive preso ao dinheiro, ao orgulho ou ao poder, é impossível ser feliz.

www.twitter.com/BlogClaudioNun  Reflexão do dia: A panela de pressão está prestes a estourar.E a depressão chega para quem entrou de gaiato no Navio q está naufragando..

www.twitter.com/LucianaGois13  “ Senhor, proteja-me de todo mal, de todas as pessoas de má fé e que toda a energia negativa que chegue até mim se transforme em amor.”

www.twitter.com/frednavarro  Candidatos são apoiados nos Estados por coligações-frankenstein (que não era o nome da pobre criatura e sim do assustador criador).

www.twitter.com/EloisaGaldino  Não almejo cargos, não os disputo. Mas no pleito de 2014 defendo o legado dele, de Déda, somente junto aos que o representam. Fim.

DO LEITOR

Critica a rádio Liberdade por expor crianças em programa
Do leitor Almir Serôa Filho: “Gostaria de expressar o meu descontentamento em relação à entrevista divulgada hoje (25.07) no programa matinal – liberdade sem censura, comandado pelo radialista Evanilson Santana. É constrangedor e deplorável a forma que foi feita a entrevista (repórter Marcos Couto). colocou-se no ar crianças de idades tenras, desprovidas de maldade ou intenção de se promover perante a sociedade e de causar qualquer tipo de sensacionalismo. aproveitou-se o referido programa de uma atrocidade cometida por pessoas criminosas, desumanas e que merecem o total rigor dos órgãos da justiça. há outras notícias mais fundamentais e que merecem mais apreço por parte dessa direção do programa. urge que se faça uma reformulação  no tipo de notícia que é veiculada. a rádio liberdade é uma emissora que sempre primor e se pauta pela ética em busca de notícias que formem um opinião abalizada e que nos conduza a termos uma sociedade mais fraterna e digna.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”   George Bernard Shaw, escritor e dramaturgo irlandês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1925, nasceu em 26 de Julho de 1856 e morreu em 1950.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais