Aviso aos navegantes

“Embora meu mandato ainda não tenha completado três meses, está assim de gente agoniada com as eleições de 2014”. A afirmação é do governador Marcelo Déda (PT), para quem esta agonia não lhe tira o sono, pois foi eleito por duas vezes para o cargo político mais cobiçado de Sergipe. Após dizer que não anda preocupado com a própria sucessão, “até porque é cedo demais para isso”, o petista insinuou que pode ficar no governo até o último dia do mandato, 31 de dezembro de 2014. Segundo ele, só Deus pode lhe tirar do governo, pois foi eleito pelo povo e conta com as garantias legais, não podendo, portanto, ficar preocupado com a agonia dos apressados em vê-lo pelas costas. Déda não deu nome aos bois mas, pelo tom do discurso, o recado vale para a aposição e para alguns aliados que acordam e vão dormir pensando na cadeira do governador.

Outra mulher

Pelo visto 2011 é mesmo o ano das mulheres. Depois da Assembléia e do Tribunal de Contas do Estado, chegou a vez do Tribunal Regional Eleitoral ser presidido por uma mulher. Trata-se da desembargadora Susana Carvalho, escolhida pelo Pleno do Tribunal de Justiça para substituir o desembargador Luiz Mendonça. Para a vice-presidência e corregedoria do TRE foi indicada outra mulher: a desembargadora Marilza Maynard.

Fast-food

Os deputados estaduais suaram as camisas e gastaram as gargantas para aprovar sem modificação o projeto de reforma administrativa do governo. A sessão, uma das mais longas da Assembléia, só terminou no final da tarde de quarta-feira passada, depois que as cerca de 50 emendas apresentadas pela oposição foram derrubadas pelos situacionistas. Na hora do almoço, nada de suspensão dos trabalhos. A Mesa Diretora mandou comprar sanduíches do McDonald´s, acompanhados de batatas fritas e refrigerantes para saciar a fome dos deputados e servidores do Legislativo.

Sugismundos

Aviso aos políticos sugismundos: O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar, na semana que vem, a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. Interrompido em outubro passado, após empate de 5 votos a 5 sobre a aplicação da lei já nas eleições de 2010, o julgamento da Lei da Ficha Limpa será retomado no STF com o voto do ministro Luiz Fux, empossado no dia 3 de março. Na pauta, o caso de Leonídio Bouças (PMDB), que concorreu a uma vaga na Assembleia de Minas Gerais, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral.

Gripe suína

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano vai imunizar os grupos também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Vão receber a vacina contra a gripe sazonal idosos com mais de 60 anos, indígenas, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde. A campanha começa no dia 25 de abril e segue até 13 de maio. O Dia de Mobilização Nacional contra a gripe será em 30 de abril próximo.

Prepare o bolso

A água mineral, a cerveja e o refrigerante deverão ficar mais caros nos próximos 60 dias. Isso porque o governo federal não aceitou a proposta do setor de manter os preços de referência, que servem de base para os impostos cobrados sobre esses produtos. Por isso, a indústria repassará o aumento para o preço final. Os preços de referência serão reajustados em pelo menos 10%, mas ainda não é possível dizer se o repasse para os preços finais será integral.

Festa religiosa

São Cristóvão está em festa de hoje até o próximo domingo para homenagear Senhor dos Passos. Para estes três dias estão previstas missas e a concorrida procissão do encontro que deverá contar com a participação de penitentes de vários municípios sergipanos. A festa religiosa será encerrada às 17 horas de domingo com a celebração de uma missa campal na praça do Carmo.

Mais rápidos

Os atletas Geovani Santos, do Rio de Janeiro, e Marily dos Santos, de Alagoas, foram os vendedores da 28ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, realizada ontem como parte das comemorações dos 156 anos da capital sergipana. A tradicional corrida de São Cristóvão para Aracaju contou com a participação de cerca de 900 atletas do Brasil e do exterior. A 7ª Corrida Especial, voltada para pessoas com necessidades especiais e com percursos de três quilômetros, foi vencida pelos cadeirantes Givaldo Feitosa e Angelina Nascimento.

Mais uma

Muito bom o trabalho da Polícia Federal, que chegou aos responsáveis pelo pagamento de propinas em Brejo Grande. A Operação ‘Olhos de Águia’ descobriu que o esquema de fraudar licitações naquele município teria rendido cerca de R$ 2,4 milhões. Entre os acusados está o prefeito de Brejo Grande, Carlos Augusto Ferreira. É pena que o trabalho da Polícia Federal seja prejudicado pela demora da Justiça em concluir o processo e punir os culpados, como já aconteceu com as Operações Fox e Navalha, que até hoje não puniram nenhum dos acusados de fraudar o erário.

Do baú político

Indicado interventor de Sergipe em 1930, o tenente Augusto Maynard Gomes fez de tudo em 1935 para evitar a eleição indireta do oficial médico Eronildes de Carvalho. Segundo o ex-deputado estadual Godofredo Diniz Gonçalves, a bancada de oposição ao interventor teve que tomar algumas precauções para garantir o quórum da Assembléia no dia da eleição. “Eu e os outros 15 parlamentares que votavam no Dr. Eronildes ficamos três dias hospedados no Hotel Marose temendo que alguém fosse raptado a mando de Maynard”. O local foi escolhido porque ficava nas proximidades do antigo quartel do 28º Batalhão de Caçadores, ali na Praça General Valadão, centro de Aracaju. “Como oficial médico, Dr. Eronildes tinha muito prestígio com a sargentada, que nos deu proteção no hotel até o dia da votação”, contou Godofredo. Maynard fez o que pode para se manter no poder, mas perdeu a parada e teve que entregar o comando político do Estado ao adversário. Eronildes de Carvalho governou Sergipe até 1941, sendo substituído pelo capitão do Exército Milton Azevedo.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais