Balões de ensaio

0

Até que os partidos definam as chapas majoritárias para as eleições municipais de outubro de 2016, políticos e comunicadores vão praticar o conhecido exercício de futurologia. Nomes apresentados agora como candidatos praticamente definidos não passarão de balões de ensaio, enquanto outros serão resguardados para evitar o desgaste natural nesta fase de especulações. O certo é que antes de abril do próximo ano, quando quem pretende disputar o próximo pleito terá que deixar cargos públicos, nada que se diga ou escreva pode ser encarado como uma decisão final. E até as convenções de junho de 2016 qualquer entendimento pode ser desfeito. Portanto, evite fazer apostas agora, pois muita água rolará por debaixo da ponte antes que os partidos registrem as chapas majoritárias na Justiça Eleitoral.

Ousadia

E a bandidagem está cada vez mais ousada. Ontem, marginais aproveitaram o descuido de policiais civis e furtaram uma submetralhadora no interior de uma viatura policial. O delito aconteceu na praia de Atalaia. Na quinta-feira passada, três criminosos invadiram o Departamento de Narcótico da Polícia Civil, e roubaram uma pistola ponto 40 do policial. É, tá feia a coisa!

Braços cruzados

Os servidores do INSS em Sergipe cruzam os braços amanhã para protestar contra os cortes feitos no Orçamento pelo governo federal. Eles denunciam problemas nas estruturas físicas dos edifícios e reclamam contra a falta de material de expediente, de limpeza e higiene. Durante a paralisação, os servidores vão entregar um documento ao Ministério Público Federal denunciando as deficiências do INSS.

Soja no porto

O Porto de Sergipe já está recebendo os primeiros carregamentos de soja provenientes da Bahia e que serão exportadas para a Rússia. As primeiras carretas descarregaram até agora 160 toneladas do grão. Ao longo deste ano, serão exportados pelo Porto de Sergipe algo em torno de 150 mil toneladas de soja. A operação está sendo realizada pela empresa Multigrain Importação, que pretende exportar, nos próximos três anos, cerca de 450 mil toneladas de soja produzidas na Bahia e no Piauí.

Vacas magras

Os primeiros três meses deste ano não sinalizaram com melhoria da situação econômica de Sergipe. De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Jeferson Passos, o cenário é bastante desconfortável porque a economia sergipana não sinaliza para uma recuperação. Diante disso, ele prevê que se repitam agora em 2015 as dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo estadual no ano passado. Portanto, se prepare para o pior!

Novos empregos

O Grupo Ferreira Costa deve inaugurar até agosto deste ano seu primeiro Home Center do setor de construção civil e decoração em Aracaju. Financiado pelo Banco do Nordeste, o empreendimento gerará mais de 500 empregos diretos. O consumidor sergipano disporá de 75 mil itens para casa e construção, num espaço de 11 mil metros quadrados localizado na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju.

Contra veneno

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea) realiza, de hoje até quarta-feira, uma ampla fiscalização da venda de produtos agrotóxicos. Durante a ação, que acontecerá em Aracaju, Lagarto, Ribeirópolis e Itabaiana, serão cobrados o receituário agronômico dos agrotóxicos e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Também participarão da fiscalização o Ministério Público do Trabalho e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

Fumo mata

As embalagens de cigarro terão mais um alerta sobre os riscos do vício para fumantes. A Anvisa aprovou resolução determinando que 30% da parte inferior frontal dos maços trarão os dizeres “Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque Saúde 136”. O novo alerta vem se somar às normas que obrigam os fabricantes a colocar em toda a parte de trás da embalagem uma foto que ilustra os riscos do fumo e em uma das laterais uma advertência.

Hora marcada

A partir de hoje, o atendimento na sede do Detran, em Aracaju, passará a ser feito através de agendamento de horário. Os interessados podem agendar a data e o horário em que desejam ser atendidos pelo portal do Detran (www.detran.se.gov.br) ou pelo telefone 0800 079 6100. A biometria e a entrega de habilitação e documento de veículos continuarão a ser realizados sem a necessidade de marcação de horário.

Quer o mandato

O Tribunal Superior Eleitoral deve votar esta semana os embargos infringentes impetrados pelo ex-prefeito Manoel Sukita (PMDB) contra a impugnação de sua candidatura a deputado estadual. Caso consiga reverter a situação, Sukita ocupará na Assembleia a cadeira do deputado e líder do governo Francisco Gualberto (PT). Aguardemos, portanto!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal de Sergipe em 23 e 24 de outubro de 1988

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários