Balões de ensaio

Dependesse do elevado número de pretendentes a disputar algumas prefeituras sergipanas, as eleições de 2016 seriam as mais concorridas da nossa história. A cada dia, a imprensa anuncia novos nomes dispostos a conquistar as chefias municipais, alguns sem passado político para justificar tal pretensão. Antes de definir prefeituráveis, os partidos vão correr atrás de lideranças interessadas em mudar de lado, para se filiarem até outubro, quando termina o prazo para filiação dos pretensos candidatos. O que se assiste agora é os interessados em concorrer a prefeito anunciarem seus desejos para ver se cola. E não passa disso, pois as candidaturas só serão definidas pra valer em junho do ano que vem. Portanto, o que estamos a assistir são meros e frágeis balões de ensaios.

Fusão partidária

O PSB e o PPS vão se fundir nos próximos meses. Com a união, o novo partido ainda sem nome definido terá sete senadores, 45 deputados federais e três governadores. Em Sergipe, a nova legenda deverá ser comandada pelo senador Antônio Carlos Valadares e o filho, deputado federal Valadares Filho. Dirigentes do PPS sergipano não negam que já estão arrumando as malas para pousar em outra sigla partidária.

Jagunços

E os guardas municipais de Aracaju foram comparados a jagunços pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT). O petista fez duro discurso condenando a truculência da Guarda contra vendedores ambulantes no centro da capital. “Antes de mandar bater em pais e mães de família, que querem trabalhar honestamente, o prefeito João Alves (DEM) precisa encontrar uma solução descente para os camelôs do centro da capital”, afirmou Nascimento. Tá certo!

Fim do prazo

Hoje é o último dia para os partidos políticos apresentarem suas prestações de contas relativas ao exercício de 2014. A entrega da prestação de contas anual pelas legendas é determinada pela Constituição Federal. Compete à Justiça Eleitoral fiscalizar as contas e a escrituração contábil e patrimonial das legendas políticas.

Casa caiu

A Polícia Civil botou ontem na cadeia 37 acusados de adulterar classis e falsificar documentos de carros roubados. Também foram apreendidos dinheiro, documentos e armas de fogo. Entre os presos, dois policiais sergipanos. As investigações vinham sendo feitas desde abril de 2014, a pedido da direção do Detran de Sergipe.

Triste imitação

E a Prefeitura de Aracaju resolveu imitar o governo de Sergipe no quesito atraso de salários. Boa parte dos servidores municipais só receberá o salário de abril no próximo dia 5. No Estado a situação é menos dolorosa, pois o atraso de pagamento é de apenas um dia, embora cause sérios transtornos a quem precisa pagar obrigações neste 30 de abril. Uma lástima!

Vai devolver?

O desembargador Ricardo Múcio limitou em 30% do valor pago em 2014, o reajuste do IPTU cobrado aos moradores de Aracaju. A pergunta é: e a Prefeitura vai devolver o dinheiro dos contribuintes que pagaram bem acima deste percentual? O magistrado tomou a decisão ao analisar recursos do PSB contra a exagerada majoração do tributo.

Últimos dias

Termina na próxima segunda-feira o prazo para que os eleitores que deixaram de votar ou não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a situação com a Justiça Eleitoral. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado. Para ficar em dia, o faltoso deve se dirigir ao cartório eleitoral portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. Você ta nessa?

Escravidão

De 10 acidentes de trabalho ocorridos no país, oito acontecem, em média, com funcionários terceirizados. Segundo pesquisa do Dieese, o mesmo percentual se reflete no número de mortes nos acidentes com trabalhadores terceirizados. Para se ter uma idéia dos malefícios da terceirização, das 79 mortes por acidentes ocorridas no setor elétrico brasileiro em 2011, 80% das vítimas eram terceirizadas.

Ultraprofundo

A Petrobras concluiu a perfuração do poço 3-BRSA-1296-SES, localizado a 94 km de Aracaju e em águas ultraprofundas. Os resultados dos testes confirmaram a presença de petróleo leve e boas condições de porosidade e permeabilidade dos reservatórios. A perfuração atingiu 6.060 metros, estando o poço em lâmina d’água de 2.988 metros, representando um novo recorde na perfuração de poços marítimos na costa brasileira.

Pijama pronto

Está marcada para esta quinta-feira a sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado visando decidir sobre a aposentadoria compulsória do conselheiro Flávio Conceição. Ele foi preso em 2007, durante a Operação Navalha que visou apurar o desvio de R$ 200 milhões da obra da adutora do São Francisco. Entre vários outros, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), também é réu neste rumoroso processo.

Recorte de jornal

Publicado no Diário de Sergipe em 31 de janeiro de 1958

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais