Bancada da rabeira

Sergipe só não ficou de fora do Prêmio Congresso em Foco porque o senador Rogério Carvalho (PT) aparece na 8ª posição entre os 10 melhores do Senado. Nas categorias “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade” os 11 parlamentares sergipanos ficaram fora da relação de premiados, votados por mais de dois milhões de internautas. Na seleção dos melhores senadores, Alessandro Vieira e Maria do Carmo ficaram, respectivamente, nas 23ª e 48ª colocações, portanto, distantes da dezena premiada. Situação pior foi a dos nossos deputados federais, que passaram longe da relação dos 20 melhores da Câmara. Entre os 407 votados, a nossa bancada ficou da metade pra trás: Fábio Henrique (255º), Laércio Oliveira (342º), Fábio Mitidieri (344º), Bosco Costa (354º), Fábio Reis (373º) e Gustinho Ribeiro (404º). Os deputados João Daniel (PT) e Valdevan Noventa (PSC) não aparecem na relação. O resultado do Prêmio Congresso em Foco serve, ao menos, para mostrar como Sergipe está mal representado no Congresso. A péssima performance dos nossos senadores e deputados permite afirmar que eles integram a bancada da rabeira ou do fundão. Como queiram. Misericórdia!

Conversa fiada

O Ministério Público não acatou a denúncia de que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), tem relação com a empresa vencedora da licitação para explorar o matadouro do município. Segundo a promotora Allana Rachel Barreto, a narrativa do denunciante Galeguinho da Roupa “não encontrou respaldo mínimo em elementos probatórios, não se sustentando, portanto”, frisou. Em outras palavras, a denúncia de Galeguinho não passou de papo furado. Marrepare!

Sem suspeita

E o presidente estadual do DEM, José Carlos Machado, não gostou que apelidassem de suspeita a aliança política que tenta fazer em Aracaju com os partidos de direita. O demista garante que jamais associou a disputa deste ano às eleições de 2022. Político experiente, ele ensina que qualquer acordo feito agora não resistiria tanto tempo. Quanto ao melhor nome para disputar a prefeitura de Aracaju com o apoio das demais siglas direitistas, Machadão jura que é o da delegada Georlize Teles (DEM). O acordo é difícil porque os demais partidos acham que seus prefeituráveis são os melhores. Marminino!

Troca troca

Carmópolis está trocando de prefeito pela segunda vez em apenas dois anos. Em agosto de 2018, o compositor Beto Caju (SD) assumiu a prefeitura devido a morte do titular Volney Leite (DEM). Agora, Beto foi afastado do cargo pela Justiça, cedendo o lugar ao presidente da Câmara de Vereadores, Zé Augusto (PSD). O prefeito foi substituído por conta das investigações sobre possíveis irregularidades na aplicação dos recursos federais destinados ao combate à Covid-19. Home vôte!

Luto

O empresário Raimundo Juliano, 88 anos, morreu em São Paulo na madrugada desta sexta-feira. Segundo as primeiras informações, ele chegou a ser internado mais de uma vez, tendo seu quadro se agravado, levando-o a óbito. A família ainda não informou sobre o translado do corpo para Aracaju e o sepultamento do renomado empresário. A história de trabalho de Raimundo Juliano Santos Souto começou aos sete anos de idade com uma caixa de engraxate. Sem saber, ele iniciava ali uma trajetória de sucesso empresarial que resultou num grupo de atividades no comércio atacadista, varejista, de veículos, construções, hotelaria e agronegócio, gerando mais de mil empregos diretos. Descanse em paz!

Carona a anão

A visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Sergipe ainda repercute. Ele veio ao estado, segunda-feira passada, inaugurar uma usina termoelétrica na Barra dos Coqueiros. Ontem, circulou um vídeo onde Bolsonaro confunde um anão com uma criança e o coloca nos ombros. Ao perceber que, apesar do tamanho, o “caronista” era um adulto bem-criado, o presidente o larga e sai de fininho. Nem precisa dizer que o vídeo está circulando o Brasil e o Mundo. Danôsse!

Fora do ar

Na campanha de Aracaju teremos dois tipos de candidatos a prefeito e a vereador: os que poderão participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV e os que estarão impedidos de usar essas ferramentas de comunicação. É que a minirreforma eleitoral de 2017 impede a utilização do “palanque eletrônico” pelas legendas que não alcançaram uma porcentagem mínima de votos nas eleições para deputado federal, em 2018. Entre os prefeituráveis sem direito a usar o rádio e a TV estão Almeida Lima (PRTB), Henri Clay Andrade (Rede) e Paulo Márcio (DC). Aff Maria!

Reunião decisiva

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) decide hoje se disputará a reeleição ou se concorre a Prefeitura de Aracaju. Será durante reunião que a moça terá com o presidente do partido em Sergipe, Uezer Mota. Este encontro deveria ter ocorrido a semana passada, mas foi suspenso por conta da morte do ator e odontólogo Lino Corrêa, irmão da vereadora. Emília tem sido estimulada a disputar a Prefeitura, porém não esconde que prefere se manter na Câmara de Vereadores da capital. Aguardemos a reunião!

Grupo indeciso

O governador Belivaldo Chagas (PSD) recebeu a visita do pastor Heleno Silva e do ex-deputado estadual Jairo de Glória – ambos do Republicanos. A conversa dos três foi toda sobre política. Belivaldo aproveitou para pedir que o Republicanos feche com a reeleição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Heleno não disse que sim nem que não, mas prometeu levar a proposta do governador à direção do partido. O presidente estadual do Republicanos, pastor Jony Matos, também sonha com a Prefeitura da capital. Então, tá!

Endereço suspeito

O ex-prefeito de Lagarto, José Raymundo Ribeiro, o “Cabo Zé”, anda desconfiado com a pesquisa eleitoral feita pelo Exclusivo Instituto de Pesquisa e Ensino. É que, segundo ele, no endereço citado na pesquisa não funciona nenhum instituto. É uma residência comum. A consulta eleitoral foi contratada pela empresa Masterserv que, segundo “Cabo Zé”, tem um contrato de R$ 106 mil com a Prefeitura de Lagarto. Cruzes!

Recorte de jornal

 

Publicado no jornal estanciano A Estância, em 28 de outubro de 1951

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais