Banese: do desgaste e a necessidade da transparência das ações

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Após a sabatina no último dia 03 de março, na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, para tratar o fechamento das 17 agências do Banese, o presidente da Instituição se apresentou ouvinte, porém alheio com o propósito real do banco.

Aparentemente cansado – segundo deputados da própria bancada da situação – o presidente teve que tratar do banco com indicadores internos e com critérios contábeis para justificar a decisão, esquecendo da função social e critérios de viabilidade negociais. O desgaste com os prefeitos foi gerado. Voltar atrás será reconhecer que essas agências serão incômodos a serem convividos? São incômodos por incompetência de gestão ou são inviáveis negocialmente?

A tão esperada e provável saída da diretoria, visto tamanhas trapalhadas na gestão atual, cria-se a expectativa de sucessão. O Banese tem no seu histórico presidentes que se estacionaram no passado e se vier o revanchismo será o tensionamento da gestão.

Internamente o Galeguinho parece só conhecer o Banese pela lupa da atual gestão. Além de levar o banco a auferir lucros e indicadores positivos, é necessário que o CEO tenha capacidade técnica e acesso nas principais instituições do Mercado Financeiro.

Transparência e publicidade fortalecem qualquer Instituição. Não espere salvar o mandato por omissão, Galeguinho, Galeguinho…

 

Turismo estadual: para receberem indenizações, exonerados recorrem à Justiça O governo estadual nem mesmo paga as indenizações que têm direito seus ex-auxiliares que vestiram as camisas em todos os sentidos. Na área do turismo são dezenas de comissionados que esperam suas indenizações. Alguns já recorreram à Justiça porque cansaram das promessas. A pasta é uma das piores da atual gestão. O turismo deveria ser levado a sério, mas em Sergipe serve apenas para acomodações.

Itaporanga D`Ajuda: MDB tem novo presidente O advogado Marcelo Sobral será o novo presidente do MDB de Itaporanga D’Ajuda. A filiação teve o aval de Sérgio Reis, presidente estadual do partido. No município, o MDB dará apoio à reeleição do prefeito Otávio Silveira Sobral, PSDB, que fortalece seu agrupamento com a chegada do partido.

São Cristóvão: grave acusação contra prefeito E o ex-prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha, ao ser entrevistado ontem, 09, no Jornal da FAN FM, fez graves acusações contra o atual gestor do município, Marcos Santana, acusando-o de desvio de cerca de R$ 5 milhões para seus familiares. Segundo ele, o prefeito tem cerca de 30 parentes na prefeitura, duas filhas secretárias e que estes milhões foram gastos na folha de pagamento para os familiares dele. Batalha está lutando na Justiça Eleitoral para ser candidato.

Reajuste estacionamento dos shoppings Cadê as vozes que se levantaram anteriormente quando os shoppings reajustaram os estacionamentos? Recentemente o reajuste foi de 20% e ninguém falou nada. Nem o Procon, nem o MPE. A quem recorrer?

Sem transporte escolar, estudante lagartense faz um apelo comovente para ir à escola Deu no Xexo Sergipano: A realidade de centenas de estudantes que moram na zona rural de Lagarto é dolorosa. Sem transporte escolar por responsabilidade da gestão da Prefeita Hilda Ribeiro, grande parte deles está sem ir à escola e o aprendizado está sendo muito prejudicado, como desabafou um dos estudantes, que fez um apelo comovente para retornar à escola, uma vez que, sem ônibus e sem ter como bancar transporte particular, está perdendo muitas aulas. Ouça o áudio aqui: https://xexosergipano.com.br/?p=4962

CPI na Câmara Continua a matéria do Xexo: A crise do transporte escolar é uma calamidade da gestão Hilda de conhecimento de todo o estado de Sergipe. Mesmo assim pouco é feito para resolver o problema. O secretário de Educação, Magson da Academia, chegou a responsabilizar os horários dos colégios para tentar justificar a superlotação e os riscos expostos pela Prefeitura de Lagarto. A gestão do transporte da Prefeitura de Lagarto já é considerada a pior do estado. Para tentar investigar o problema, já que pagamentos milionários já foram feitos, a Câmara de Vereadores está abrindo uma CPI, que irá averiguar contratos, serviços e pagamentos realizados pela Prefeita Hilda Ribeiro.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Coronavírus em debate na Somese O “Almoço Somese” desta semana terá como convidado o assessor médico da Diretoria de Vigilância em Saúde/SES/SE, docente do Departamento de Medicina/UFS, Médico infectologista com Mestrado em Saúde e Ambiente e Doutorado em Ciências da Saúde, Dr. Marco Aurélio de Oliveira Góes. Ele debaterá sobre o tema: “Novo Coronavírus: Análise do panorama mundial e repercussões locais”. O evento será realizado na sede da Somese na quinta-feira, q2, a partir das 12h. Confirmar presença com antecedência através dos telefones (79) 98815-0525 / 3211-0719  ou e-mail: atendimentosomese@gmail.com

Renovação no Crea-SE Antenado com os avanços tecnológicos e atendendo aos apelos dos profissionais que buscam a valorização profissional, o engenheiro Civil Abraão Vieira, registrou, na tarde de sexta-feira, 6, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), a candidatura dele ao cargo de presidente do Conselho. Por mais duas chapas estarem inscritas, uma representando os empresários da construção civil de Sergipe e a outra a continuidade da gestão atual, Abraão Vieira reconhece que o pleito será difícil.“Diante desse cenário, sabemos que não será fácil esta campanha, mas temos do outro lado, uma gama de profissionais que querem a renovação da gestão. Vou divulgar as nossas propostas que nortearão a nossa campanha. Portanto, a corrida começou, e quem deseja renovar, ver um Crea defendendo a engenharia, vamos à luta”, declarou o candidato. Oficialmente a campanha começou em 7 de março, primeiro dia após o término do registro de candidaturas. As eleições que ocorrerão no dia 3 de junho de 2020 serão regulamentadas pela Resolução 1.114 de abril de 2019.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

ASSESSORIA JURÍDICA DA ASPRA/SE, EM PARCERIA COM O BLOG ESPAÇO MILITAR, OFICIA PROMOTORIA DO CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL DA COMARCA DE LAGARTO SOBRE EVENTOS FESTIVOS REALIZADOS SEM AUTORIZAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS, SOLICITANDO ABERTURA DE PROCEDIMENTO.

Na tarde de ontem, 09, a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), através da sua assessoria jurídica, em parceria com o blog Espaço Militar, oficiou a Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial da Comarca de Lagarto, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Adson Alberto Cardoso de Carvalho, relatando o fato de uma cavalgada ocorrida naquela cidade no dia 08/03/2020, que percorreu o bairro Campo Novo e o Distrito Industrial, a qual não teve a devida autorização da Polícia Militar do Estado de Sergipe e durante o evento, teve duas pessoas baleadas e uma esfaqueada.

No expediente encaminhado a ASPRA/SE destaca que a cavalgada, como já dito, não teve a autorização da Polícia Militar do Estado de Sergipe, quer seja por parte do comandante do Batalhão ou do comandante do CPMI (Comando do Policiamento Militar do Interior), muito menos o organizador ou os organizadores da cavalgada encaminhou qualquer ofício a estas autoridades informando acerca do evento.

Foi destacado também, que caso semelhando ocorreu em Aracaju, quando um bloquinho de carnaval foi organizado sem a devida autorização da PMSE, culminando com badernas e confusões, tendo que a polícia intervir para controlar a situação, tendo o blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) oficiado o Promotor de Justiça Dr. Deijaniro Jonas, que instaurou procedimento perante a Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial da Comarca de Aracaju, para adotar procedimentos acerca de eventos festivos, pois se torna necessário a contratação de seguranças privados e a devida autorização da PMSE.

Para a ASPRA/SE, como este ano é um ano eleitoral, onde geralmente são organizados diversos eventos festivos como cavalgadas, forrós, vaquejadas, show artísticos, dentre outros, que necessitam ter o aval dos órgãos públicos, dentre eles a Polícia Militar e como a corporação não dispõe de efetivo suficiente para todos os eventos festivos, necessária se faz uma programação com o devido ofício e agendamento, para ser avaliado pela PMSE, para saber se poderá autorizar ou não o evento e garantir a segurança dos brincantes.

Nunca é demais lembrar que o organizador ou organizadores do evento, são responsáveis pelos eventos que organizam, podendo até mesmo responder criminalmente por realizarem os mesmos sem a devida autorização dos órgãos públicos, caso ocorram badernas, confusões e crimes.

Junto com o ofício encaminhado, foram juntadas duas matérias jornalísticas dos fatos ocorridos na cavalgada.

Ao final, foi solicitado ao Membro do Ministério Público, providências no sentido de regrar tais eventos, que devem, contar com autorizações dos órgãos públicos como, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselhos Tutelares, Prefeitura Municipal e órgão de trânsito municipal, conforme está se viabilizando em Aracaju, no procedimento instaurado pelo Dr. Deijaniro Jonas, evitando-se assim problemas, principalmente, para a polícia caso tenha que intervir em eventos não autorizados com foi o caso da cavalgada, requerendo que fosse oficiada a Polícia Civil de Lagarto para que identifique o organizador ou os organizadores do evento, para possível avaliação sobre a responsabilidade criminal de quem organizou o evento sem autorização dos órgãos competentes, em especial, da PMSE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/sxavierfilho Um professor, discursando sobre liberdade de imprensa para pais de futuros jornalistas, precisa sair escoltado da formatura? O fascismo já chegou. E está entre nós.

www.twitter.com/RCasara A incapacidade de reconhecer um erro leva ao ódio contra aqueles que o revelam.

www.twitter.com/frednavarro O mundo meio que “derrete” enquanto aqui a situação brinca de bangue-bangue e a oposição brinca de esconde-esconde. O Brasil é um país em busca da infância perdida.

www.twitter.com/gabriel81979 Essa é do Pe. Fábio de Melo:
“Estava de férias, caminhando na praia, quando um fiel me reconheceu, parou e disse:
– Em plena quinta-feira caminhando na praia, padre?
– Estou de férias, filho.
– Padre, o inimigo não tira férias.
– Sei, ele até te mandou aqui p/me atormentar, né?

www.twitter.com/Rafael_Salomao Qual a maior probabilidade de encontrar políciais em nosso Estado?
a) fazendo ronda
b) prendendo ladrão
c) dormindo
d) parados em uma lanchonete.
Gabarito!
Letra d

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
Quanto mais civilizados se tornam os homens, mais eles se tornam atores. Querem exibir-se e fabricar uma ilusão.” Atribuído a Kant.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais