Banese:11,7% menos eficiente e competitivo.Imprensa estimação aplaude

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Tem jeito não, caro leitor, Sergipe Del Rey é está fora do contexto do Brasil. No fim de semana a imprensa de estimação, cerca de 90% hoje em Sergipe, preferiu destacar o balanço do Banese de 2019 mostrando apenas o que o presidente deseja, com umm aumento do lucro em 34%, sem analisar todo o contexto, principalmente o que é gerado de caixa, que reforça quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.

Na verdade, os resultados do Banese hoje estão alicercados na terceirização dos serviços onde uma grande parte dos lucros ficam para algumas empresas, como a SE Promotora, responsável pelos pontos Banese que são quarteirizados. Ou seja, o Banese vem repassando seu poder de serviços prestados diretamente para os terceirizados. A empresa SE Promotora, como gestora dos correspondentes bancários do Banese, recebeu aproximadamente R$ 76,4 milhões em 2019, significando um aumento de 15,2% em relação ao ano passado. Dados esmiuçados do balanço por um renomado economista e exposto pelo blog na última sexta-feira.

No mais importante indicador financeiro, o Ebitda, o Banese caiu 11,7% em 2019. É só a imprensa de estimação perguntar a um economista que atua no mercado financeiro para saber que isso foi péssimo.

O Banese deixou de ser 11,7% mais eficiente e mais competitivo. Uma alta queda. Só em Sergipe que se fala em crescimento sólido repassando dinheiro para serviços terceirizados no banco estadual.

No futuro bem próximo a imprensa de estimação que trocou a verdade pelo Card Bank terá que explicar direitinho aos sergipanos.

 

No foco de autoridades Nos bastidores do poder em Sergipe se comenta que está no início o que pode ser um dos maiores escândalos envolvendo em Sergipe. O blog apurou e aguarda mais detalhes que órgãos que monitoram uma instituição estão investigando uma esquema que montaram para favorecer uma empresa privada de tecnologia, cujo sócio é um diretor da empresa estatal. Pelo que se investiga, o rapaz contratou sua própria empresa para fornecer sistemas. Qual foi o critério para escolher essa empresa? Só porque os sócios são amigos do principal gestor, como todos sabem internamente? Quem são as pessoas envolvidas nessa operação? Será que o governador sabia de tudo? Sobre esse assunto muita coisa ainda virá à tona. A documentação é vasta. O blog vai aguardar a bomba estourar para publicar as versões das assessorias sobre sobre este caso gravíssimo.

Mudanças Para não dizer que o blog não divulga o que é bom, é nítida a mudança para melhor em alguns setores do governo do Estado. Em pouco tempo Queiroz, que chegou da Caixa para a Secretaria da Fazenda, está colocando a casa em ordem e os números positivos começam a aparecer como já vem ocorrendo na área da saúde, por conta de uma equipe de ponta colocada nos principais cargos e até na Sedurb, para surpresa do blog as ações estão andando. O blog recebeu alguns números de várias áreas e fará a comparação em breve do trabalho de cada pasta governamental.

Sobre os ex-servidores comissionados da Prefeitura de Aracaju que ainda não foram indenizados E o blog foi informado por uma pessoa do Ministério Público que a Prefeitura de Aracaju agiu corretamente com os ex-servidores comissionados do período do governo João Alves até 2016. Cerca de 90% dos ex-servidores receberam. O problema é que no MPE ainda tramita o processo da operação Caça-Fantasma que envolve mais de 100 ex-servidores e a PMA só pode pagar quando toda tramitação acabar, principalmente na Justiça. Alguns poucos ex-servidores não estão nesta lista do MPE, mas não comprovaram o efetivo trabalho, com documentos, acesso a e-mails, entre outros, inclusive com depoimenntos de servidores que nunca viram eles.

Advocacia Christian Cruz ganha mais uma na Justiça Na última sexta-feira,28, o escritório de advocacia Christian Cruz, ganhou mais uma ação judicial. Desta vez conseguiu outra indenização por danos morais em razão da privação de salário e de plano de saúde, em momento em que militar necessitava em face de “aberrantes ilegalidades” provadas em outro processo com o mesmo advogado que veio a reformar o militar do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe com proventos superiores. A Advocacia Christian Cruz se tornou referência em Sergipe em causa criminais, cíveis, militares, previdenciárias e de concursos públicos.

Faleceu mãe do presidente da Aces e do conselho do Sebrae/SE No último sábado, 29, faleceu a senhora Josefa Pinheiro Tarquinio, mãe do presidente da entidade, Marco Aurélio Pinheiro que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SE. O sepultamento da senhora Josefa Tarquinio aconteceu ontem, 01, às 10h, no Cemitério da Cruz Vermelha, em Aracaju.

Aracaju: Parque Ecológico Tramandaí localizado no Bairro Jardins agoniza. Só uma ação enérgica da área do Meio Ambiente do MPE poderá salvar a área do descaso das autoridades aracajuanas.

Itabaiana: valorização do servidor. 86 salários pagos dentro do mês trabalhado E na última sexta-feira, 28, a Prefeitura de Itabaiana, pagou os salários dos servidores, dentro da meta estabelecida pelo prefeito Valmir de Francisquinho de compromisso com os servidores. Ao todo são 86 meses seguidos onde os salários dos servidores são pagos dentro do mês trabalhado. “Não é apenas cumprir com a obrigação, algo que a Prefeitura de Itabaiana tem feito ao longo dos mais de sete anos da atual gestão. Na verdade, se trata de entender que uma cidade e seu povo merecem o devido respeito. E também entender que o poder público tem que fazer bem a sua parte para aquecer a economia. Respeito ao servidor que vira reforço ao comércio, que vira economia aquecida, que gera emprego e renda, que faz as pessoas mais felizes!,” explicou o prefeito através das redes sociais.

Laranjeiras também valoriza o professor A Prefeitura Municipal de Laranjeiras, sob o comando do prefeito Paulo Hagenbeck, vem demonstrando nos últimos anos a importância da valorização do magistério. O piso do magistério foi reajustado em 12,84% este ano reforçando

Foto: Acrisio Siqueira.

a importância do ensino e o fortalecimento da rede municipal, não só com o piso, mas com ações para aperfeiçoar os profissionais.

Encontro Pedagógico em Laranjeiras Na última sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras sob o comando do prefeito Paulo Hagenbeck, através da Secretaria de Educação, Keila Freire, encerrou o Encontro Pedagógico “Do Currículo à Sala de Aula” Módulo 2 de Formação que versará sobre o tema para complementação do Currículo de Sergipe e terá como objetivo formar professores, pondo em prática a aprendizagem escolar diretamente vinculada ao Currículo de Sergipe, este organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes. O evento aconteceu na Escola Municipal Alcimo Manoel Prudente e Costa durante dois dias, envolvendo professores demais profissionais da educação.

TRE-SE: atendimento Biométrico Itinerante começa hoje, 02, em Itabaianinha O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe informa que, entre hoje, 02 a 04 e 09 a 11 de março, os eleitores do município de Itabaianinha receberão o Atendimento Biométrico Itinerante (ABI). O objetivo é alcançar o maior número de pessoas que necessitem fazer alistamento eleitoral, ou transferir o domicílio eleitoral, ou revisar os dados cadastrais visando às eleições 2020. O projeto ABI é organizado e administrado pela Corregedoria Regional Eleitoral, sob comando da Des.Iolanda Guimarães.

Local O veículo de atendimento itineranteda Justiça Eleitoral estará no Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, entre os dias 02 e 03 de março, das 08h às 17h, e no dia 04 de março, das 08h às 14h. Já nos dias 09 e 10 de março, o atendimento se dará das 08h às 17h e no dia 11 de março, das 08h às 14h. O eleitor deve comparecer ao local de atendimento munido de documento oficial com foto e de comprovante de residência atualizado (conta de água, de luz, de telefone, etc.).

Trabalhos coordenados pela juíza Vale lembrar que, em virtude do fechamento do Cadastro Eleitoral, 06 de maio será o último dia para solicitar os serviços de alistamento, transferência e revisão. A juíza da 30ª Zona Eleitoral (ZE), com sede no município de Cristinápolis-SE, Juliana Nogueira Galvão Martins, é a responsável pelos trabalhos em Cristinápolis, Itabaianinha e Tomar do Geru. A magistrada solicitou o atendimento itinerante porque o município de Itabaianinha é o mais distante da sede do Cartório Eleitoral.

Ipesaúde apresenta planejamento estratégico e discute novas ações para fomentar a prestação de serviço O Ipesaúde realizou reunião para apresentar o planejamento estratégico da autarquia. O evento contou com a presença de colaboradores de todos os setores, que puderam discutir, avaliar e traçar metas, como explica o diretor-presidente, Christian Oliveira.
Cenário “Este planejamento visa analisar os resultados obtidos pelo Ipesaúde entre 2015 e 2019, traçando um cenário atual de gestão e dos desafios que possam surgir. Além disso, temos como objetivo planejar novas ações norteadoras para o Instituto, fundamentada principalmente na sustentabilidade e melhora da marca Ipesaúde, para o Estado de Sergipe. Tudo que corrobora para a continuidade da boa prestação de serviço aos beneficiários”, conta Christian Oliveira.

Mudança do modelo Durante a explanação, o diretor-presidente fez um breve histórico sobre o funcionamento do Ipesaúde, desde a sua criação em 2006 como Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe, até os dias atuais, enfatizando as importantes iniciativas ocorridas a partir de 2015, através das quais observou-se uma mudança no modelo assistencial.

Reestruturação Entre as ações discutidas na reunião, estavam a reestruturação da rede própria, que resultou na reforma, ampliação e entrega das unidades do Ipesaúde em Itabaiana, Propriá, Lagarto e Dores, oferecendo suporte qualificado aos beneficiários do interior do Estado. Já na capital sergipana, as mudanças contemplaram o Centro de Atendimento, Pediatria, unidades de Endocrinologia, Reabilitação e Odontologia, implantação do serviço de saúde mental, marcação direta nas clínicas e uma unidade de urgência totalmente nova e funcionando na avenida Desembargador Maynard, bairro Cirurgia, em Aracaju.

Assuntos Recadastramento de beneficiários, redimensionamento da rede de prestadores, renegociação de contratos, novo modelo de financiamento, auditoria e perícia dos processos, reconstrução da marca e produtividade também foram abordados no encontro, que continuou logo depois com uma dinâmica em grupo para identificação dos pontos mais imprescindíveis para o andamento do trabalho.

2ª edição da Festa Literária de Glória: de 22 a 24 de abril No período de 22 a 24 de abril do corrente ano acontecerá a 2a edição da Festa Literária de Glória (FLIG) no Boteco do Sertão. O evento é organizado pela Academia Gloriense de Letras (AGL). Reunirá palestrantes e escritores de diversos lugares. Em sua abertura terá uma conferência com a poeta e ensaísta cubana Caridad Atencio. Uma das novidades desta edição é o “Vale Cordel” para os estudantes que visitarem a FLIG, ou seja, cada estudante receberá um cordel de brinde. Haverá a Praça do Escritor para a exposição, gratuita, das obras dos (as) Escritores (as) que desejarem apresentar seu trabalho. Qualquer informação sobre a FLIG é só entrar em contato através dos telefones 99900-4704/ 99951-3686/ 99944-3584.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Areia Branca: pelas redes sociais ex-prefeito confirma pré-candidatura E o ex-prefeito de Areia Branca Ascendino Sousa, pelas redes sociais, confirmou que é pré-candidato a prefeito: “Como representante de Areia Branca, fui eleito prefeito para cumprir este papel em três oportunidades. No primeiro mandato, exercido entre 1989 e 1992, graças a uma expressiva vitória, tive a honra de surpreender Sergipe, transformando o portal do agreste num grande polo turístico nacional com o São João de Paz e Amor. Mais à frente, como ainda não havia reeleição, fui convidado a assumir a Diretoria Administrativa e Financeira da Deso e, posteriormente, da Cohidrro. Em 1996, fui novamente eleito pelo povo, para exercer mais um mandato de progresso que seguiu até o ano 2000. Quando entreguei a Prefeitura pela segunda vez, a gestão seguinte não manteve o nosso bom compromisso. E foi assim que retomei minha experiência de gestão por um terceiro mandato encerrado em 2008. Achei que minha missão estava cumprida, mas o povo quer ver Areia Branca crescendo de novo,” escreveu Sousa que terá como mote a sua experiência e qualificação.

Propriá: moradores apelam para superintendência da Caixa em SE dê atenção aos clientes no município Por: João Paulo Brandão: “Na condição de morador da cidade de Propriá, apelo à Superintendência da Caixa Econômica Federal por uma maior atenção aos clientes da agência do banco nesta cidade. Os funcionários da entidade local fazem o possível para prestar atendimentos eficientes, com todo esforço e dedicação, no entanto o efetivo de pessoal é insuficiente para tanta gente que adentra a unidade. Outro fator que merece um olhar melhor da gestão estadual, refere-se à falta de uma melhor climatização, principalmente nas dependências externas, pois o clima por aqui é muito quente, e conta com apenas um ar-condicionado funcionando precariamente. Sugiro ainda, com todo respeito, que seja designado um estagiário ou contratado para orientações básicas ao público cliente aos sábados, principal dia de feira na cidade, por se tratar, geralmente, de pessoas com dificuldades de manuseio das máquinas de saques e outras operações financeiras. Agradecemos pela atenção.

ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Domingo, 8 de março, dia internacional da Mulher, o Câmara Repórter Especial da TV Câmara de Aracaju, canal aberto 48.4, vai exibir, às 19h30, o documentário Zefa da Guia: parteira do sertão A história de uma mulher que é exemplo de coragem, luta, resistência, força, dignidade e muita fé. O documentário tem a direção dos cineastas Dida Araújo e Jaqueline Moura. Veja o trailer e marque na sua agenda para conhecer um pouco mais sobre essa grande Mulher. Deixe o seu gostei, comente, compartilhe e se inscreva no canal da sergipanidade.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA Diretoria – Esclarecimentos sobre o Plano de Saúde da Emdagro

Cumprindo o compromisso de pautar suas ações com a verdade, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vem esclarecer que as acusações proferidas pelo Presidente do Sindicato de dos Trabalhadores da Assistência Técnica e extensão Rural (SINTER), Paulo Alves, não passam de meras falácias de quem deveria ter a verdade como lema em todas as suas ações.

Dessa forma, tomando a verdade um princípio basilar das relações humanas em todas as suas manifestações, devendo ser observado por todo cidadão de bem, a Diretoria da Emdagro esclarece que a negociação em torno do Plano de Saúde dos servidores da empresa vem ocorrendo desde o ano de 2016. De lá para cá inúmeras reuniões foram realizadas entre a Emdagro e Assem, com envolvimento direto da Secretaria de Estado da Fazenda, CRAFI, Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado, numa ampla e amigável discussão no sentido de chegarem a um bom termo a proposta de acordo do plano.

De todos os avanços obtidos, a Emdagro, em 2019, requereu junto ao CRAFI e ao Secretário de Estado da Fazenda liberação de dotação orçamentária/financeira de natureza suplementar (Ofício nº 77, de 08 de março de 2019) para o pagamento das parcelas vencidas do Plano de Saúde, tendo recebido por parte dos dois órgãos sua APROVAÇÃO. Com aval do Governo do Estado, através do CRAFI e da Secretaria da Fazenda, a Emdagro formulou proposta de acordo extrajudicial junto à diretoria da Assem e obteve, através do Ofício da Assem nº 51/2019, protocolado nº 86677/2019, a concordância da categoria. Em 21 de outubro de 2019, através do Ofício nº 280, a Emdagro encaminhou à Associação dos Servidores a proposta final para a homologação do presente acordo não obtendo, todavia, qualquer manifestação por parte da mesma.

Entretanto, mesmo com os avanços nas negociações, a Emdagro fora surpreendida com a existência de um processo judicial em que a Assem cobra da empresa valores que, em tese, seriam devidos ao plano de saúde, dificultando as tratativas que vinham ocorrendo desde então com o aval do Estado. A estranheza foi pelo fato da Associação dos Servidores da Emdagro continuar mantendo tratativas administrativas com a direção da Emdagro em torno da proposta de acordo, enquanto demandava judicialmente o pagamento dos respectivos valores atrasados, inclusive, com pedido liminar.

Importante ressaltar que todas as exigências da Assem no tocante ao Plano de Saúde foram acatadas pela diretoria da Emdagro, inclusive, aquela que o acordo condicionava a homologação judicial, ponto esse chancelado pelo Procurador Geral do Estado o qual, na ocasião, ainda assumiu o compromisso de inserir a proposta no Acordo Coletivo da empresa.

Por outro lado, a atuação da Emdagro no processo judicial se dá nos limites da lei, exercendo o direito de utilizar os recursos disponíveis ao seu alcance na promoção de sua própria defesa, uma vez que toda decisão judicial que ainda não tenha operado o trânsito em julgado é suscetível de modificação através de recursos, fato esse que, por si só, refuta a leviana acusação de que a empresa descumpre determinação judicial.

Como é possível perceber, a Emdagro, ao longo do ano de 2019, logrou êxito em resolver as principais pendências da empresa, ficando em aberta apenas a situação do Plano de Saúde dos servidores que, por motivos alheios à vontade da Diretoria da empresa, não foi possível chegar a um bom termo.

Por fim, anexamos ao presente documento cópias dos Ofícios acima mencionados.

A Diretoria Emdagro

Nota SINTER/SE – Servidores da Emdagro vão paralisar atividades para cobrar repasse do Plano de Saúde

Nesta segunda-feira, 02, a partir das 6h30, os servidores da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, estarão paralisando as atividades na sede em Aracaju.

A manifestação tem como objetivo denunciar a falta do repasse de quota da contrapartida da empresa ao Plano de Saúde, gerido pela Associação da Emdagro – Assem.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe – Sinter-SE, Paulo Alves Filho a direção da Emdagro deve um total de 30 parcelas mensais, uma dívida que está em torno de R$ 2.276.519,69. No final do ano passado (14.11.2019), a Justiça determinou que a Emdagro depositasse a contrapartida devida até o 5º dia útil do mês subsequente. A Emdagro, porém, não obedeceu a decisão da Justiça, que já notificou a empresa pela segunda vez.

“A direção da Emdagro está esmagando o Plano de Saúde dos funcionários. São 641 vidas que dependem desse repasse para ter assistência à saúde. Numa demonstração de falta de compromisso com os servidores,, o gesto da Emdagro decidiu piorar a situação retirando da Previsão Orçamentária 2019 os valores da contrapartida para a Assem,” afirma Paulo Alves.

Ainda, segundo a liderança sindical, desde março de 2018, para evitar a falência do plano, os servidores vêm assumindo financeiramente a contrapartida da Emdagro. Muitos servidores já abandonaram o plano por falta de condições financeiras para bancá-lo.

Ascom SINTER/SE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/umbertomoura Ser independente, não é ignorar a opinião dos outros, mas ter suas próprias e viver coerente com as mesmas.

www.twitter.com/RicMarques_RM O governo do estado de Sergipe e o @belivaldochagas precisam com urgência fazer a recuperação completa das rodovias estaduais. Nem tapa buraco está ajudando mais. De norte a sul tem rodovias que vai ser preciso arrancar tudo e fazer outra.

www.twitter.com/profanselmo Não gosto de ladrões e nem de “mitos”. Os primeiros porque são desonestos e os segundos porque são ficção.

www.twitter.com/frednavarro Seis meses depois, a origem do óleo nas praias nordestinas continua desconhecida. Quem fez o malefício, fez bem feito. Quem devia achar o responsável, comeu mosca. Em frente, até o próximo.

www.twitter.com/BlogClaudioNun Ele sempre pede: “Rezem por Mim” Que os católicos de todo o Mundo, especialmente os Brasileiros, reforcem suas orações para o Papa Francisco. Ele vem renovando a Igreja Católica. Oremos!

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O bom guerreiro atrai o inimigo para si e nunca inicia o combate.” Sun Tzu.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais