Bebidas são as favoritas no Facebook

0

Guaraná ou Coca-cola? Ivete Sangalo ou Claudia Leitte? Dilma Roussef ou Barack Obama? Quem, exatamente, são os preferidos dos brasileiros – ou, pelo menos, contam com uma maior legião de seguidores na internet?

Perguntas como essas ficaram mais fáceis de ser respondidas, especialmente após o advento das redes sociais e da famosa opção “curtir”. Você gosta de algo ou acha-o interessante, por qualquer razão que seja? É só “curti-lo” e tornar pública a sua opinião.

O bacana é que existem ferramentas especializadas em gerar indicadores sobre as redes sociais e revelar, entre outras curiosidades – úteis ou sem tanta serventia assim –, a preferência dos internautas. E isto em áreas diversas!

Uma das minhas preferidas é a Social Bakers, que compila dados de várias mídias sociais. Facebook, Twitter, Youtube, Google+ e LinkedIn estão lá. Abaixo, seguem alguns dos rankings atuais trazidos pela ferramenta, em relação aos usuários brasileiros do Facebook (dados levantados às 22h30 do dia 22/01/14, horário de Brasília):

MARCAS – Brasileiro prefere guaraná a Coca-cola. Das cinco marcas com o maior número de “curtidas”, as três primeiras são de bebidas: Guaraná Antarctica (16.550.662 fãs locais), Coca-cola (16.274.980 fãs locais) e Skol (13.154.861 fãs locais). Na sequência, vêm o Hotel Urbano (9.576.077 fãs locais) e a marca de chocolates Garoto (9.397.389 fãs locais). Se os números traduzissem o gosto efetivo do brasileiro, a preferência nacional seria pelo guaraná, ao invés da Coca-cola. Será?

PÁGINAS – Aplicativo voltado ao próprio Facebook é o favorito. Já se formos avaliar o universo geral das fan pages, englobando os mais variados tipos e segmentos, as marcas citadas acima se mantêm no ranking principal. Porém, perdem uma posição cada. No primeiríssimo lugar, está o aplicativo Facebook for Every Phone, com 31.273.785 fãs no Brasil. Ou seja: 89% mais seguidores que o próprio Guaraná Antarctica. Na quinta posição, por sua vez, vem o bem humorado Programa Pânico, com 12.338.951 fãs locais.

CELEBRIDADES – Anitta desbanca Ivete Sangalo. São 6.469.399 fãs locais para a carioca, contra os 6.286.934 da baiana, que ocupam a quinta e a sexta posições, respectivamente. Já Luciano Huck permanece soberano na primeiríssima colocação, com 11.804.672 fãs locais. A cantora Paula Fernandes vem em segundo lugar (9.006.750 fãs locais), seguida pela dupla Jorge e Matheus (7.664.246 fãs locais). A quarta posição é da também cantora Aline Barros (7.660.444 fãs locais). Claudia Leitte, por sua vez, aparece na décima posição (4.515.527 fãs locais), ficando atrás até mesmo da cantora inglesa Adele, dona do oitavo lugar no pódium, com 5.797.407 fãs brasileiros no Facebook.

ESPORTES – Corinthians é o campeão. Seus 4.942.994 fãs locais lhe asseguram a primeira posição, deixando-o logo à frente do jogador Neymar Jr (2º lugar, com 4.912.301 fãs locais) e também do Clube de Regatas do Flamengo (3º lugar, com 4.738.008 fãs locais). O jogador Cristiano Ronaldo vem na sequência, com 4.267.688 fãs locais, seguido pelo São Paulo Futebol Clube, com 2.908.770 fãs locais.

POLÍTICA – Brasileiros preferem os EUA. Apesar de comandar um país distinto e numa outra América, o governante mais “curtido” no Brasil é o presidente norte-americano, Barack Obama. Sozinho, ele conta com 643.407 fãs locais. Na segunda posição, vem a fan page oficial do Exército Brasileiro, com 493.249 “curtidas”. Na terceira, está o ex-presidente Lula, com 429.056 fãs brasileiros. Bruno Ganem, presidente nacional do Movimento Brasileiro de Cidadania e vereador do município de Indaiatuba (SP), aparece na quarta colocação, com 427.664 fãs locais, seguido pelo deputado federal Romário, detentor de 407.219 “curtidas”. A presidente Dilma Roussef só aparece na 23ª posição, com 182.309 fãs locais. No Twitter, porém, o quadro já é totalmente diferente e ela é a grande favorita dos usuários, com quase o dobro de seguidores, em relação ao segundo colocado da lista. Mas isto nós veremos na semana que vem.

Claro que estes resultados não podem ser tidos como absolutos. Afinal de contas, nem todos os internautas são socialmente engajados na web e, mesmo que fossem, os usuários do Facebook representam apenas uma parcela (crescente) da população brasileira. Em sua maioria, são jovens adultos de 18 a 34 anos, por exemplo. 53,5% são mulheres e 46,5% homens. Porém, de toda forma, são indicadores nos quais vale a pena ficar de olho.

E você? O que tem “curtido” na internet ultimamente?

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários