Bezerra e a boiada de incoerência

O cidadão quando entra na vida pública tem que ter coerências nas ações e atos. Aliás, quem entra na vida pública deve saber que deixa de lado a vida privada e todos os seus passos e atos estão sob vigilância da sociedade. Nos países do primeiro mundo, anualmente são noticiadas quedas de governantes por conta de atos considerados não adequados na vida privada.

 

Este espaço vem acompanhando há alguns dias o debate sobre o Plano Direto de Transportes na Assembléia e a posição do deputado Augusto Bezerra (DEM) sobre o assunto que nos jornais de ontem, 04, disse que “a história do Plano Diretor é conversa para boi dormir” e que o secretário Bosco Mendonça “vai fazer o que quiser”.

 

Pois bem caro leitor. Nada como a imprensa para guardar o que os homens públicos.  Basta pesquisar os jornais do início de novembro de 2006 (fim do governo João Alves), para descobrir um tom totalmente diferente de Augusto Bezerra sobre o PD. Aliás, o leitor pode pesquisar também na Internet, por exemplo, no site do Cinform Online, de 10 de novembro de 2006, numa matéria com o título “Deputado afirma que Plano Diretor de Transportes já chegou à AL”. Nela, o deputado Augusto Bezerra, então vice-líder do governador disse “Nós vamos convocar a Comissão de Transportes da Assembléia para a próxima terça. Vou propor que a empresa que elaborou o Plano Diretor venha expô-lo aos deputados e iniciar as audiências públicas?”.

 

Leia a matéria: “O vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (PFL), confirmou que o Plano Diretor dos Transportes já foi encaminhado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para a AL. Segundo o parlamentar pefelista isso acaba de vez com as especulações dos deputados da oposição e até do próprio governo que não acreditavam que o projeto ficaria pronto até o final deste ano… O Plano Diretor já chegou à Assembléia e tem que se destacar que o governador João Alves Filho cumpriu o que prometeu a todo o setor de transportes do Estado de Sergipe que o plano diretor seria elaborado. Nós vamos convocar a Comissão de Transportes da Assembléia para a próxima terça-feira, quando nós conversaremos e, eu como presidente, vou propor que a empresa que elaborou o Plano Diretor venha expô-lo aos deputados e iniciar as audiências públicas…”

 

Ou seja, agora ele diz que o PD é “conversa para boi dormir”, mas esquece que em 2006 foi ele quem botou o boi para dormir eternamente. Esse é apenas um exemplo da incoerência do deputado. Não precisa este jornalista analisar mais nada, vai deixar para o leitor tirar suas conclusões. Obs: e que Deus proteja o deputado e ilumine seu caminho…

 

Denúncia Defensoria

No dia de ontem, 04, o radialista Gilmar Carvalho iniciou o programa anunciando em manchete que havia denúncias contra o Defensor Público Geral. Ao iniciar a leitura da denúncia, a mesma indicava como negativo o fato do governador ter nomeado para a Secretaria Geral uma pessoa denunciada ao Ministério Público por fraude em licitação e prosseguia insinuando que o ocupante do cargo era quem realizava as licitações do órgão e que havia comprado 25 computadores e recebido apenas 21.Foi o suficiente para que o Secretário Geral abandonasse o gabinete e se dirigisse imediatamente para o estúdio da ilha FM, surpreendendo o próprio Gilmar pela rapidez com a qual havia se apresentado para esclarecer as maldosas insinuações.Diante do microfone, Marcos Fontes, conhecido como Marquinhos do PSB, mostrou que há na equipe de governo, integrantes capazes de oferecer respostas duras e imediatas. Afirmando não possuir grande patrimônio, ele mostrou-se disposto a zelar pelo seu nome e pela sua honra, foi incisivo em esclarecer que: “A denúncia oferecida ao Ministério Público não decorria de tentativa de fraude e sim da persistente atuação para desmascarar o suposto direcionamento de licitações”. Creditou a rigorosa fiscalização que exercia junto ao setor estatal de compras, como condição essencial para assegurar a sua participação quando atuava na condição de pequeno empresário.

 

Corporativismo impregnado até nas paredes

Falou das dificuldades em administrar uma entidade colegiada onde o corporativismo apresenta-se impregnado até nas paredes, falou das tramas armadas contra o governo dentro da instituição, falou da reação enfrentada para impor controle de veículos, combustíveis, cartuchos, diárias e viagens, regularização de férias e etc.  Sem muita cerimônia, disse estar buscando uma oportunidade para relatar em documento ao governador uma série de armações que tem presenciado e que algumas são patrocinadas por comissionados. Deixou o governador à vontade para exonerá-lo, mas assegurou que se a vontade do governador for mantê-lo, estará mantendo uma pessoa proba, honesta e sincera, mostrou que as licitações são conduzidas pela SEAD e propôs que um repórter o acompanhasse para comprovar que os computadores adquiridos estavam todos na Defensoria. Mostrou-se determinado a conviver com o desgaste, se esta for a condição para enfrentar os que torcem para que este governo não tenha sucesso. Em tom de desabafo, disse que se permanecer vai continuar com o ritmo de controle que vem implementando e que sem dúvida alguma é um ritmo afinado com a proposta do atual governo.

 

Sou mais o rapaz

O desabafo do secretário geral, não é diferente do desabafo de muitos outros auxiliares, que estão surpreendidos não só com a reação natural de opositores, mas principalmente com o nível de sabotagem que a galera arma diariamente, à coluna ele revelou que: “se vivo estivesse o ex-chefe de transporte da SEAD, entenderia perfeitamente sobre essa sabotagem a que me refiro, mas saibam que a minha pressão está 12×8”. Para não deixar dúvida: Neste rapaz este jornalista confia, porque pode testemunhar muito das suas afirmações, conhece a sua luta incansável em moralizar os procedimentos licitatórios. E se ele desejar o espaço está aberto para divulgar essa série de armações. Aliás, o espaço vai procurar e divulgará essas armações. Quem tem telhado de vidro que se prepare.

 

Pesquisas eleitorais

Vários leitores estão pedindo que comentem as pesquisas eleitorais, principalmente em Aracaju. A opinião continua a mesma. Aliás, a Justiça Eleitoral peca por não ter uma legislação dura sobre pesquisas. Tem pesquisas para todos os gostos, a depender de encomenda. Só falta agora divulgar pesquisas para vereador em Aracaju. É um verdadeiro atentado a consciência dos aracajuanos.

 

STF prorroga suspensão da Lei da Imprensa

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram ontem prorrogar por mais seis meses a suspensão de 20 artigos da Lei de Imprensa (lei nº 5.250/1967), “congelados” desde fevereiro até que o mérito de uma ação do PDT seja julgada.O relator da ação, ministro Carlos Ayres Britto, pediu a prorrogação do “congelamento” porque não tivera tempo para analisar o mérito da questão: “Eu tinha seis meses para trazer o voto do mérito, mas não consegui. Estou pedindo a prorrogação por igual período”, disse o ministro no plenário.O PDT pede a total revogação da Lei de Imprensa, em vigor desde o final do governo Castello Branco, o primeiro dos generais-presidentes do regime militar (1964-1985). (FSP).

 

Vereadora presa em Aquidabã

Uma operação desencadeada pelo Ministério Público culminou, em Aquidabã, na prisão da vereadora Tânia Maria Andrade e do candidato a vereador conhecido como “Nando”.

Eles foram presos em flagrante na madrugada desta quinta-feira, 4, praticando o que o promotor de Justiça Francisco Góis considera corrupção eleitoral.Os dois foram flagrados usando transporte público municipal para trazer pacientes para Aracaju.Tânia e Nando podem ser condenados a quatro anos de reclusão e pagamento de multa. Só para lembrar: essa vereadora foi parar na penitenciária, mas o leitor lembra se o dinheiro encontrado num veículo de um parlamentar na campanha de 2006? Ele foi preso ou absolvido?

 

Prefeito de Maruim ressalta governador

Respondendo um e-mail publicado ontem neste espaço de um leitor de Maruim, o prefeito daquele município, Jeferson Santana (PSB), disse que jamais criticou o governador por falta de ações para ajudar as famílias desabrigadas, pelo contrário só tem que agradecer pela ajuda e as ações que o governo do Estado vem realizando em Maruim.

 

Escolinha do Professor Raimundo

O sexto programa de Almeida Lima que foi ao ar na última quarta-feira, 3, trás uma pérola. Ao fazer uma crítica ao sistema de educação (justo ela) da atual administração a legenda que acompanha a fala do locutor diz que “infelizmente”, assim mesmo com a letra s ao invés de z, a educação não é bem aquilo que se diz. E ainda termina dizendo que “ao invés deles ficarem dando uma lição, eles deviam era fazer o dever de casa”. Pois é, a turma de Almeida é que deve ter perdido a aula de vocabulário e não aprendeu que infelizmente se escreve com z. Ou eles acham que também podem criar um novo léxico?

 

PRE suspende obras em período eleitoral

O Procurador Regional Eleitoral, Paulo Guedes Fontes, acatou a representação movida pelo vice-líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), e determinou a suspensão imediata de todas as obras desenvolvidas pelo governo de Marcelo Deda (PT) no interior do Estado e na capital, me pleno período eleitoral, que estão sendo realizadas pelo Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). O Democrata havia denunciado recentemente que o governo do Estado estava atendendo a prefeitos aliados e, para tanto, apresentou várias tomadas de preços feitas pelo DER/SE para executar serviços dentro de municípios enquanto, segundo ele, a situação das rodovias estaduais é crítica em vários pontos. “Nós realmente acatamos a representação do deputado estadual Augusto Bezerra e determinamos a suspensão imediata das obras durante o período eleitoral. Na próxima semana, estaremos oficializando a decisão quando da assinatura de um termo de ajustamento de conduta com os representantes do DER e da Cehop. O deputado alegou que, durante o período eleitoral, não poderia ser feita a transferência de recursos do Estado para os municípios”, explicou Paulo Guedes Fontes. (MPF).

 

Caravana Nacional da Juventude Petista

A secretária nacional da Juventude do PT, Severine Macêdo, estará na próxima segunda-feira, 08, em Aracaju, junto com a Caravana Nacional da JPT. Ela participará de um ato de apoio as candidaturas petistas do Estado, principalmente da candidatura de Edvaldo Nogueira e Silvio Santos, em Aracaju, às 18hs no calçadão da 13 de julho.


Primo da primeira-dama de Rosário é preso

Policiais da delegacia de Rosário do Catete prenderam na manhã de hoje, 4, o economista Alexandre Rezende. Ele foi detido portando documentos de várias pessoas do município, como CPF, RG, comprovante de residência e título eleitoral. A delegada da cidade, Josefa Valéria Santos do Nascimento, afirma que o caso está sob investigação para descobrir se trata também de um crime eleitoral, uma vez que ele é primo da vereadora Amélia Resende Passos (PMDB), esposa do prefeito Laércio Passos e candidata à reeleição. “Ele foi preso, em flagrante, através de uma denúncia anônima, com os documentos das pessoas no bolso. Alexandre estava enganando as vítimas com a desculpa que iria incluí-las em um programa social da prefeitura. Iria tirar R$100 reais e entregar apenas R$20 para elas. Ele está sendo investigado por estelionato e estamos ouvindo todos os envolvidos para ver se tem algum indício de crime eleitoral, pois ele alega que fez tudo isso a mando da primeira-dama do município”, explica Valéria.Ainda segundo a delegada, Francisco declarou que estava precisando de dinheiro, por isso Amélia sugeriu que ele fizesse isso. “Ele disse que foi pedi dinheiro a prima (esposa do prefeito) e ela negou, aconselhando que ele só iria conseguir a grana se procurasse pessoas carentes do município. Então, há quinze dias ele vem mantendo contato com as vítimas, levando na prefeitura e tirando cópia dos documentos deles”, relata Valéria. Alexandre continua preso na delegacia de Rosário, aguardando o andamento das investigações.

 

Prefeito se defende de acusação

O prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, vem a público lamentar o comportamento da oposição em tentar envolver a sua esposa e a sua administração no episódio envolvendo o economista Alexandre Rezende, preso na manhã desta quinta-feira, portando documentos de várias pessoas do município, como CPF, RG e Título Eleitoral. O prefeito afirma que a sua administração e a sua esposa não têm nenhuma ligação com o ato praticado por Alexandre, primo da primeira-dama do município de Rosário do Catete. “Nós não temos nenhum envolvimento com este ato supostamente praticado por este rapaz. Somos contra a qualquer tipo de manipulação política, qualquer um, seja parente ou não, deve responder pelos seus atos”, disse o prefeito.

 

Processo andando

O processo da Operação Fox, mesmo sem muita publicidade, continua em andamento. Na quarta-feira, o prefeito de Rosário, Laércio Passos (PMDB), que foi preso pela Polícia Federal durante a operação, esteve em Recife. Uma autoridade disse a este blog que o mesmo foi depor na Justiça Federal. Novidades do processo devem ser conhecidas nos próximos dias.

 

Banheiros do G.Barbosa em péssimas condições

Alguns leitores estão cobrando da direção do G.Barbosa em Sergipe que tenha a mesma determinação da organização do estabelecimento, quando é na Zona Norte, com as ações que são feitas nos da Zona Sul. Um dos G. Barbosa que tem os banheiros em péssimas condições é a unidade do ponto Novo, na Avenida Rio de Janeiro. É muito sujo e só vive quebrado.

 

Amorim visita comunidade de Frei Paulo

O povoado Alagadiço, localizado no município de Frei Paulo, recebeu na manhã da última terça-feira, dia 2, o deputado federal Eduardo Amorim (PSC), que na ocasião participou de uma entrevista para o programa Tribuna Popular da Rádio Educadora, ancorado por Anselmo Tavares. Amorim aproveitou o momento para responder questionamentos dos ouvintes da região.

 

Sead convoca 604 candidatos aprovados

A Secretaria da Administração (Sead) convoca mais 604 candidatos aprovados no último concurso para a Secretaria da Educação (SEED). Os candidatos devem se apresentar entre os dias 8 de setembro (segunda-feira) e 3 de outubro para nomeação e realização de perícia médica. No total, 100 candidatos desempenharão a função de oficial administrativo, 220 de vigilante, 150 de merendeira escolar e 134 de executor de serviços básicos.Os novos servidores foram aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado em outubro de 2007 para provimento de 3 mil vagas na Secretaria da Educação. Em 2008, já foram empossados 1.421 novos servidores. Até o final do ano, todos os candidatos aprovados no concurso devem tomar posse.Os candidatos devem se apresentar na Secretaria da Administração para a realização da perícia médica, de acordo com o cronograma estabelecido. A Sead está localizada à rua Duque de Caxias, 346, no bairro São José, em Aracaju. O cronograma está disponível no sítio da Secretaria (ver lista da 4ª convocação). (ASN).

 

DO LEITOR

 

Clima esquenta em Monte Alegre

De um leitor: “O Clima cada dia aqui esquenta com a violência neste município. Hoje, 04 de Setembro, pela noite os dois grupos saíram em passeata pelas ruas da cidade. O grupo do candidato da oposição foi para o bairro Cohab, já o grupo do Candidato a reeleição Aragão saiu fazendo um grande arrastão para o bairro Santa Clara, no retorno chegando à praça da igreja católica, estava um grande contingente das policias Militar, Civil, Fronteira com vários veículos tipo caminhoneta e outros carros de menor porte e, um forte armamento, chegando a prender algumas motos que estavam no pelotão da frente. O clima esquentou fortemente, como eu já previa anteriormente e, solicitando reforço da Policia Federal ao Meritíssimo Juiz Eleitoral da 18ª ZE. O acirramento e muito forte, as autoridades tem que tomar as providências urgentemente, não pode mais ficar da maneira que estar. Desta forma, pedimos a sua ajuda para que juntos possamos evitar um problema maior”.

 

Política de Lagarto

Comentário de Josefrem Nascimento: No último dia 03 foi inaugurada a Exposição Feira de Animais  nesta cidade, e aqui esteve presente o Excelentíssimo Governador Marcelo Déda, acompanhado de sua assessoria e o Prefeito de Lagarto Zezé Rocha, até aí tudo bem. Quando o Governador falou no nome de seu amigo particular e político Zezé Rocha, algumas pessoas de uma ala política (PSC)  e comandados pelos filhos de Varmir, deram uma vaia, e o Governador de imediato parou seu discurso, chamou atenção para que respeitassem Zezé Rocha e a ele mesmo, que estava falando naquele momento. O governador encerrou suas palavras, de imediato, abraçou Zezé Rocha, seguiu o percurso do Parque de Exposição junto com o Prefeito e foi a Aracaju, deixando uma ala política a ver navios. O povo bom que ali estava para inauguração da Exposição Agro-pecuária, também se repudiou e se retiraram da exposição temendo mais anarquia. Minha gente exposição é lugar de lazer, de negociações com gados, é fazer um lanche com sua família e não para bardeneiros, que pensaram que o Governador ia dá crédito a esse tipo de gente. Por mal comportamento, levaram um grande pitaco do Governador. Eu, como lagartense temos que ter três prioridades para o bem de Lagarto: Honradez, Família e Paz”.

 

Desespero eleitoral

De um leitor: “Mais uma vez o candidato a prefeitura de Aracaju o então Senador Almeida Lima passa a ser o assunto das rodinhas na cidade, na semana passada o tititi foi sobre a quantidade enorme de carros alugados que tinham na carreta dele (eleitores?), a de hoje,04 é melhor ainda, foi o mico que ele pagou com sua “enorme” passeata, eu tive a oportunidade de ver a “massa” que passava pelo bairro Jardins atrapalhando o trânsito e afirmo não tinham mais de 500 pessoas, na maioria delas estudantes da rede municipal. Também tive a infelicidade de ver um jovem ser agredido por um cinegrafista da equipe do candidato, quando lhe foi apontada a câmera o rapaz levantou a mão em direção a mesma para que não fosse filmado e de imediato tomou um tapa na mão. Por alguns segundos ambos ficaram discutindo (por estar longe não ouvi o diálogo) e logo apareceram “seguranças” da equipe e tentaram, por ser maioria, intimidar o jovem. O mesmo logo percebeu que seria  complicando pro lado dele e tratou de fugir. Bem isso serve apenas para exemplificar a forma como é feita a campanha do candidato: truculência, despreparo e principalmente desespero”

 

Frase do Dia

“Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um sucesso a qualquer preço” Einstein.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais