Black Friday e consumo

Andreza Maynard

Doutoranda em História/Unesp
Membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)

No dia 29 de novembro de 2013 ocorre no Brasil um evento para a venda de vários produtos com descontos. Chamada de Black Friday, a iniciativa promocional tem o objetivo de atrair a atenção dos consumidores com descontos tentadores, movimentando a economia no fim do ano. A iniciativa começou em 2010, seguindo o exemplo norte-americano.

Nos Estados Unidos, a Black Friday ocorre atrelada ao dia da Ação de Graças (thanksgiving). Comemorada em novembro, esta é uma das datas mais importantes no calendário estadunidense, ou talvez o mais importante. Para algumas pessoas, nem mesmo o Natal tem um significado tão marcante quanto o dia de Ação de Graças. A ligação do feriado com a história da colonização do país pode ser uma das razões para isso.

Os religiosos perseguidos da Inglaterra partiram rumo à nova terra e chegaram ao terrítório hoje conhecido como o estado de Massachusets. Depois de uma viagem cheia de incertezas, os peregrinos tiveram um ano difícil. O frio foi um grande desafio e quase metade dos peregrinos morreram no primeiro ano. Por isso em 1621 os colonos sobreviventes decidiram fazer uma festa em Ação de Graças. Eles utilizaram a colheita de milho, tortas de abóbora e o peru, uma ave nativa, para compor o cardápio. Os peregrinos convidaram o chefe Massasoit, da tribo wampanoag, que os tinha ajudado. Desde então a celebração da festa lembra a importância dos “pais peregrinos” de Massachusetts. Eles foram tomados como modelo a ser seguido, especialmente para a população branca, anglo-saxã e protestante.

E como ocorre em todos os feriados estadunidenses, essa é uma opotunidade para que as lojas e marcas de produtos lancem promoções imperdíveis. O incentivo ao consumismo visa o aquecimento da economia, a liquidez dos estoques e a frequência do público às lojas e aos sites de compras, muito embora o thanksgiving tenha um propósito mais nobre.

A Black Friday ocorre nos Estados desde o século XIX, mas foi entre as décadas de 1970 e 1980 que o evento se consolidou. Aqui no Brasil os primeiros passos da Black Friday foram acompanhadas por críticas incisivas. A campanha brasileira manteve o nome em inglês, acompanhou a data do evento nos Estados Unidos, mas as ofertas e os serviços oferecidos nem de longe lembraram o que ocorre anualmente na América do Norte.

Muitos consumidores reclamaram que as edições nacionais do Black Friday não passaram de um engodo. Dizia-se que era possível comprar algo por “metade do dobro do preço”, pois em alguns casos as empresas maquiaram os preços, anunciando promoções que não existiam. Além disso, os sites não ofereciam suporte adequado para o número de acessos e o número real de produtos em oferta era reduzido. Para a edição de 2013 os organizadores do evento no Brasil prometem mudanças que devem agradar aos consumidores.

Sem qualquer relação com o nobre significado do thanksgiving, a edição brasileira da Black Friday celebra apenas o consumismo individualista. A lógica anunciada pelo evento é a de que conseguirão “enlouquecer os consumidores” com preços e promoções inacreditáveis.  Há uma séria aposta de que o jogo de sedução vai convencer os consumidores com as promoções e melhorias no evento. Por seu turno os brasileiros esperam descrentes, mas atentos às novidades da Black Friday.

Os anúncios da Black Friday vem cumprindo sua tarefa de despertar a curiosidade do público brasileiro. O próprio reconhecimento de que as edições anteriores não foram tão bem sucedidas e a promessa de melhorias para 2013 integra as estratégias de divulgação do evento. Promete-se brindes e facilidades, além dos descontos, para os participantes da Black Friday. O cadastro de marcas consolidadas no mercado brasileiro conferem maior confiabilidade à organização do evento e abalam a resistência do comprador.

A novidade aparece como uma fonte de valor na Black Friday de 2013. Sobretudo para uma sociedade "conectada", que adota as últimas tendências do momento, pois é o presente que rege a face de maior prestígio na vida das pessoas: o que está aparente. Essa pode ser a oportunidade para comprar um novo celular, pacote de viagem, roupas ou computador. É possível adquirir algo para si próprio na Black Friday.

Depois vem a preparação para o Natal e o lembrete de que precisamos comprar presentes, desta vez para os outros. Afinal de contas o Natal é uma data que carrega um significado importante para a maioria dos brasileiros. A economia, aquecida, agradece à celebração do efêmero prazer consumista.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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