Blog X 13 de Julho = obra e transparência

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Para deixar clara de uma vez por todas a posição do blog: é favorável a obra do aterro para contenção das águas na Avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho. E devido a gravidade do problema, não entende porque a Adema passou 50 dias para informar a Prefeitura que precisa de estudos técnicos para aprovar a licença.

E mais uma vez faz o paralelo, que é necessário entre a preocupação da Adema neste momento, com a que não está tendo no caso do aterro do povoado Tabocas, em Socorro, cujo relatório da USP, não está sendo levando em conta e, principalmente, vários problemas levantados na recomendação do Ministério Público Federal para não conceder mais licenças. Lá, em Socorro, a contaminação do aquífero, atingirá milhares de pessoas.

Publicidade e preço justo – E o blog defende também que a obra de contenção seja contratada através de ampla publicidade e preço justo.  E com certeza, a administração municipal, não só a Emurb, mas a nova pasta do meio ambiente, comandada pelo promotor Eduardo Matos, vai abrir um amplo processo transparente para que a obra seja realizada com qualidade e preço justo.

Fiscalização MPE – E da mesma forma que o blog vem cobrando a realização da obra e que a Adema não atue com dois pesos e várias medidas, vai fiscalizar e pedir que os órgãos responsáveis, principalmente o MPE, acompanhe todo processo para contratação da obra.

  A sociedade hoje é bem mais atuante e atenta nos casos dos recursos públicos aplicados emergencialmente. Tudo porque em todo país gestores se aproveitam de situações emergenciais para superfaturarem produtos e serviços e escolher as empresas contratadas.

  E no caso da obra de contenção a preocupação deve ser redobrada, visto que se trata de “objeto ofertado” indefinido, ou seja, não há precisão na definição da execução, visto que os problemas estão abaixo das águas, onde a olho nu não temos como dimensionar a profundidade e nem os obstáculos, além da movimentação natural da maré. É preciso um processo transparente e claro para que a empresa vencedora não fique eternamente pedindo para aditivar os custos de mão de obra e de material.

Tempos são outros – É bem verdade que os tempos são outros, mas não é possível esconder que alguns gestores adoram as obras complexas e emergenciais, não deve ser o caso do atual alcaide cujas informações são de que pretende retribuir a recepção popular, com a adoção de novos métodos administrativos.

Não contenta a sociedade politizada, exemplos como o do “molhe” da coroa do meio, e mais recente, com repercussão nacional, sobre o desperdício de recursos públicos na execução das obras de transposição do Rio são Francisco, que num país sério aumentaria significativamente a população carcerária.

Contribuição do Blog – A contribuição que o blog pretende oferecer, é a de que, mesmo se tratando de uma obra emergencial, que a Prefeitura de Aracaju propague o máximo possível entre as empresas detentoras de qualificação suficiente para executá-la, e que mesmo tendo que dispensar os prazos estabelecidos numa licitação regular, não seja dispensada a disputa de preços, que pode ser coletada de forma célere e objetiva, principalmente diante das ferramentas virtuais existentes.

Se a Prefeitura de Aracaju publicar na internet o edital com os projetos básicos anexados, não dificultando o acesso, e oferecendo um prazo de 10 dias para que as empresas capacitadas ofereçam suas propostas, o blog entende  que o custo dessa obra será amplamente reduzido e que se num futuro não muito distante, a intervenção venha a se mostrar inócua, ou seja, se a intervenção humana não for capaz de impedir a ação da natureza, o volume de recursos desperdiçados será menor.

É essa a contribuição deste pequeno espaço.

Já cantava a nossa inesquecível Clara Nunes: “É água no mar, é maré cheia ô mareia ô, mareia”.

Ex-frentista já tem na certidão de nascimento e Carteira de identidade o nome do pai, Augusto Franco
Finalmente o ex-frentista Luiz Carlos Ferreira Cabral, de 68 anos, conseguiu que fosse inserido na Carteira de Identidade e na certidão de nascimento o nome do ex-governador Augusto  do Prado Franco como pai dele. O processo correu por longos anos na Justiça sergipana e agora, com todas instâncias esgotadas, Luiz Carlos tem o nome do ex-governador.

Nome do pai
Segundo informações, desde 2008, quando o processo tornou-se público, através da imprensa sergipana, Luiz Carlos vem recebendo uma ajuda mensal de 10 salários mínimos. O blog não sabe informar se a advogada dele tenta conseguir que alguns bens deixados pelo ex-governador. Na época, foi informado que Luiz Carlos não estava brigando pela parte da herança que teria direito como filho, mas apenas o reconhecimento do nome do pai.

Déda visitará hoje a Almaviva
O governador Marcelo Déda visitará a partir das 8h desta quinta-feira, 2, as instalações da empresa de call center Almaviva, localizada no Bairro Industrial (antiga fábrica Confiança).

Investimento
A Almaviva no Brasil iniciou as operações em Aracaju em março deste ano, com um investimento de R$ 30 milhões, gerando cerca de 2,2 mil empregos diretos e atendendo a clientes como a Claro e a NET.

Moção de repúdio arquivada
A pedido do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), os deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa arquivaram ontem uma Moção de Repúdio ao senador Antônio Carlos Valadares (PSB) que estava prestes a ser votada durante a reunião.

Argumentos convincentes
A Moção havia sido apresentada por Zeca da Silva (PSC) em protesto contra as declarações de Valadares acusando Maria Mendonça e Adelson Barreto pelo agravamento da doença do governador Marcelo Déda. Com vários argumentos convincentes, Gualberto conseguiu sensibilizar os colegas e livrar Valadares do constrangimento.

Itabaiana: mesa redonda foi sucesso
A mesa redonda realizada na última segunda-feira, 29, em Itabaiana, para debater os problemas que afetam as mulheres, com o tema ‘A Mulher em situação de vulnerabilidade e violência’, foi coroada de êxito com a participação de autoridades e a comunidade em geral. A iniciativa foi da deputada estadual Maria Mendonça.

Sensibilidade
O prefeito Valmir de Francisquinho participou do evento e disse que a iniciativa da deputada Maria Mendonça demonstra toda a sua sensibilidade social e de pessoa pública ao propor um tema de suma importância para toda a sociedade. “Estamos neste evento, de forma ativa, assim como nos colocamos a disposição na prefeitura, dentro do que nos for possível, para contribuir para que a rede de proteção à mulher de Itabaiana seja algo efetivo e real em nossa cidade”, disse o prefeito.

Reflexão
A deputada Maria Mendonça, idealizadora e principal executora do evento, destacou as conquistas alcançadas e o caminho que ainda há a se percorrer. “Tornar real este evento foi a maneira que encontrei para discutirmos em Itabaiana e com municípios da região um tema que, apesar da lei, das grandes mudanças que ela traz e das inúmeras conquistas femininas, ainda carece de reflexão, pois a violência contra a mulher  ainda é prática recorrente”, disse Maria, ressaltando a importância da data. “Penso que temos o que comemorar no dia 30 de abril, Dia Nacional da Mulher, afinal este dia nasceu como resultado de lutas e embates históricos”.

Violência
Já o intermediador dos debates, o senador Eduardo Amorim, acrescentou dados importantes para o debate. “O Brasil está em 7º lugar com maior índice de violência contra a mulher, e em 2º lugar da América Latina, perdendo apenas para Colômbia, pontuou o Senador segundo dados  estatísticos da Data Senado e ainda complementou, “Agressão contra o ser  vivo é inaceitável, de pura covardia. Por isso, vamos denunciar a quem pratica esse tipo de comportamento. Não tenham medo, a justiça está a nosso favor”, concluiu.

Aracaju: frota da Torre com mais de 10 anos de uso
É comum o aracajuano passar por uma avenida ou rua e encontrar um caminhão que recolhe lixo da empresa Torre

quebrado. A foto ao lado mostra um deles, nos últimos dias quebrado. Pelo que se sabe quase toda frota tem mais de 10 anos de uso. São caminhões velhos e que poluem muito o ar. Seria bom que a Emsurb comece a exigir a troca dos caminhões. Será que na última licitação realizada não tinha nenhum item com essa exigência de caminhões novos? Hoje, nas grandes cidades os caminhões de lixo contam com tecnologia que reduz emissão de poluentes. Os aracajuanos agradecem.

1 Terabyte
Chegando aos 6 anos de atuação no mercado, a ComSensoWeb, a melhor empresa sergipana especializada em clipping de notícias, atingiu neste 01 de maio, a marca de 1 Terabyte de arquivos armazenados em seu sistema. São 116.416 notícias de todos os meios de comunicação do estado. Um super banco de dados que facilita o trabalho das assessorias de imprensa de grandes empresas e personalidades políticas.

ComSensoWeb. Clipping eletrônico com qualidade
Um serviço de qualidade para os empresários e políticos é o que está prestando a ComSensoWeb. Um trabalho de monitoramento diário de toda a mídia sergipana (rádio, TV,  revista, jornal e internet) onde o assinante têm acesso exclusivo e em qualquer tempo a todos os arquivos de rádio e tv por meio do seu clipping eletrônico. A empresa acompanha e cataloga tudo que é de interesse do cliente. Para quem quiser conferir é só entrar em contato (79) 3213 – 7688 ou pelo e-mail: contato@comsensoweb.com.br

Grupo de Trabalho “Caminho da Redenção” comemora 50 anos
Uma vasta programação para marcar o cinquentenário de fundação do Grupo de Trabalho “Caminho da Redenção”.

Comfira toda programação

Localizado em Aracaju,  trata-se de uma Instituição vinculada à Federação Espírita do estado de Sergipe, e que presta serviços relevantes à comunidade carente de Aracaju. Veja toda programação no cartaz ao lado. Participação André Ramos (SP) e Jacob Melo (RN). Toda programação será realizada na sede da entidade na Rua Permínio de Souza, 104, bairro Cirurgia.

6ª Cavalgada do Carmo
O vereador Décio Neto (PPS) já prepara os últimos detalhes para a 6ª Cavalgada do Carmo, que acontece no dia 19 de maio, em Carmópolis. A festa, que está na sexta edição, vem crescendo e este ano traz como atrações as bandas Rojão Diferente, Forró da Pegação e Edu Guerra. Puxando a Cavalgada tem Forrozão Bafafá. A festa começa às 15h, com saída no povoado Aguada.

No prelo
Praticamente em fase final de impressão, faltando apenas marcar a data do lançamento, os novos livros de: 1. Luiz Eduardo Costa, obra que é uma minuciosa reconstituição do “Crime da Rua de Campos.” O emblemático jornalista publicou, há algum tempo, uma série de reportagens sobre o referido tema, no Jornal do Dia, que serve de base para a esperada obra investigativa. O assassinato do Dr. Carlos Firpo é, indubitavelmente, um dos episódios mais intrigantes da história recente da sociedade sergipana. Plenamente justificável a expectativa que cerca o lançamento de Luiz Eduardo, dono de um dos mais enxutos textos de Sergipe.

No prelo II
2. Paulo Fernando Teles Morais, um dos mais consagrados contistas de nosso Estado. Faltam pequenos detalhes para que tenhamos o lançamento do quarto livro desse também jornalista dos mais competentes. Sua última obra, intitulada “Parábolas da Chuva” foi alvo de comentários elogiosos da crítica, e ao mesmo tempo obteve aplausos do público. 3. Antonio Barbosa, o veterano radialista, confirmou a este blog que está quase pronto livro de sua autoria em que narra vários “causos” por ele presenciados em suas andanças para narrar jogos de futebol aqui em Sergipe, no Nordeste e até mesmo pelo Brasil. Sobre o livro de Barbosinha, o blog também obteve confirmação de sua publicação através de Jorge Carvalho, o jornalista, pesquisador e historiador que realiza um ótimo trabalho à frente da SEGRASE – Serviços Gráficos de Sergipe. A modernização da Imprensa Oficial e a edição de uma série de títulos de autores conterrâneos são os pontos básicos do desempenho do também professor Jorge Carvalho.

70 anos da CLT
Com ato/show e sorteio de vários brindes doados pelos sindicatos filiados, a CTB – Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil comemorou, ontem, os 70 anos de criação da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. O lema do evento da CTB: “Garantir direitos e avançar conquistas.” A programação foi desenvolvida na Praça do Conjunto Sol Nascente, na Jabotiana.

Central Única
A CUT também festejou o primeiro de maio, na Praça dos Arcos, na Atalaia. Em todo o país houve atos públicos para marcar a importante data em que se homenageia o trabalhador.

Sindicato dos Bancários
Eleições no SEEB/SE ocorrerão nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 8,00 às 18 horas. Apenas uma chapa, “AVANÇAR NAS MUDANÇAS”, encabeçada por José Souza de Jesus, concorrerá ao pleito. Importante liderança sindical, José Souza é graduado em Filosofia pela UFS. Atua no movimento sindical desde a década de 80. É o atual presidente do SEEB/SE. Foi delegado sindical. Integrou a Executiva Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. É dirigente da CTB/SE, da Federação dos Bancários da Bahia/Sergipe e é membro do Conselho Deliberativo da PREVI.

ACDS
Outra entidade que terá eleições em maio é a Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe. Roberto Silva, seu atual presidente, deverá, mais uma vez, ser reconduzido ao cargo. Em verdade, ninguém pode contestar a grande capacidade de trabalho e a indiscutível dedicação de Roberto Silva à categoria dos cronistas esportivos. Mas urge uma tomada de posição no sentido de realizar um recadastramento social, voltar a cobrar mensalidade dos legítimos associados e assumir uma postura de independência face à SEEL do Estado e à Federação Sergipana de Futebol.

Eleição do SERGUS
Um novo pleito para o SERGUS (a caixa de previdência complementar dos baneseanos) será realizado no próximo dia 10 de maio, das 6 às 19 horas. O objetivo é eleger o representante dos funcionários do BANESE na referida instituição. Os candidatos que vão concorrer são os seguintes: Ana Lúcia Cunha Menezes – Augusto César Barboza Santos – José Ailton Silva Reis – Milson Rosa Filho e Rosângela Tavares Ferreira. Na eleição anterior, que foi anulada, o candidato Augusto César Barboza Santos foi o primeiro colocado, com expressiva maioria. É de fundamental importância a presença de um representante dos funcionários no SERGUS. Na eleição anterior, foi muito alto o número de abstenções.

Gilson Dipp
Por motivos de saúde, o ministro do STJ Gilson Dipp vai apresentar à presidente Dilma Rousseff seu pedido de demissão da Comissão Nacional da Verdade. A Comissão é formada por sete membros, nomeados pela presidente da República. Gilson Dipp é vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Curso de Massoterapia Clínica  Multidimensional
Um curso feito para você, que pretende se tornar um terapeuta corporal credenciado.Com o terapeuta Luiz Jorge Sessarego, argentino, morou anos na índia, foi monge budista e agora está trazendo para Aracaju seu conhecimento e experiência com o objetivo de formar profissionais qualificados para expandir na sociedade a consciência da saúde e bem estar.Maiores informações: Tel.: (79) 9804-5416/8857-5466 Acesse e saiba mais: http://ganeshaespacoterapeutico.blogspot.com.br/p/crusos.html

Workshop
Clientes bem informados e preparados para viver em um condomínio. Esse foi o objetivo de um workshop promovido pela Cosil para futuros moradores do Spazio Acqua Condomínio Club II. O evento aconteceu no Casa Blanca e reuniu cerca de 250 pessoas, entre proprietários dos apartamentos, convidados e familiares. Um dos destaques foi a participação de Ivan Cernev,  advogado, especialista em condomínios e integrante da equipe "Chame o Síndico", do programa Fantástico. Ivan falou sobre o crescimento dos condomínios no Brasil e passou dicas importantes para uma convivência tranquila.

Futebol
DEPLORÁVEL E HUMILHANTE – É de estarrecer a situação a que chegaram desportistas que eram considerados verdadeiras reservas morais do esporte internacional como o senhor JOÃO HAVELANGE, ex-presidente da CBD e da FIFA, que, com mais de 90 anos, é acusado de receber propina da empresa ISL para apoiar candidaturas de confederações nacionais para sediar a Copa do Mundo. As mesmas acusações são feitas ao seu genro RICARDO TEIXEIRA, que renunciou à presidência da CBF no ano que passou e agora vive em Miami, nos Estados Unidos. E também atingem NICOLÁS LEÓZ, que também pediu afastamento da presidência da CONMEBOL, na semana passada, alegando motivos particulares e de saúde. É uma vergonha, como diria o Boris Casoy. Esses episódios servem para acentuar a total desconfiança nesses dirigentes. Mas de nada adianta. A FIFA não vai à Justiça, porque se considera acima dela, acima do bem e do mal. /// Aqui no Brasil, o deputado e ex-craque Romário continua sua campanha para derrubar José Maria Marin. Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, já se lançou candidato à CBF, cuja eleição dar-se-á em 2014, após a Copa do Mundo. O candidato de Marin é Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista. Na última Assembléia Geral da entidade, o atual presidente foi apoiado por todas as 27 federações estaduais, mesmo diante de graves denúncias. O governo federal quer a saída de José Maria, mas nada pode fazer nesse sentido. A CBF é uma entidade regida pelo direito privado. Os estádios para a Copa vão sendo inaugurados com sobrepreço de 65 por cento. O que evidencia que essa não é a Copa que os brasileiros queriam. E para completar, a um mês e meio do início da Copa das Confederações, ainda não temos um time formado. Os torcedores, então, assistem a tudo, mas nada podem fazer. Haja paciência. /// Diante da avalanche de críticas que sofreu, o presidente da Comissão de Arbitragem da FSF resolveu levar mais a sério a escalação de árbitros para o sorteio. Prova de que a política adotada na última rodada foi verdadeiramente absurda. O fato é que o assunto é bastante delicado. Este blog foi informado de que a grande maioria dos dirigentes das comissões estaduais de arbitragem é integrada por militares. E isso é uma “orientação” da CBF. Por quê? A propósito, essa política vem desde o tempo de Ricardo Teixeira. Então, a implantação não coube a José Maria Marin, que tem sido apontado como ex-grande colaborador da ditadura.

Futebol II
CAMPEONATO SERGIPANO – Com um gol marcado por Rafael, aos 10 minutos do segundo tempo, o Sergipe derrotou o Confiança por 1 X 0 e assumiu a liderança do certame estadual de futebol. Os demais resultados da rodada foram os seguintes: Boca Júniors 4 X 3 América – Estanciano 2 X 1 Olímpico – Socorrense 3 X 1 Itabaiana e River Plate 2 X 1 Lagarto. /// CLASSIFICAÇÃO: 1. Sergipe – 32 pontos; 2. Confiança – 31; 3. River Plate – 28; 4. Socorrense – 28; 5. Estanciano – 27; 6. Olímpico – 19; 7. Lagarto – 18; 8. Itabaiana – 18; 9. Boca Junior – 18 e América – 14. /// O América já está rebaixado para a Série A-2, em 2013. /// O Bayern Munich derrotou o Barcelona por 3 X 0, pela Copa da UEFA. /// O jogo final da competição será no dia 25, em Londres: Bayern X Borrussia Dortmund.TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA – Resultados de ontem: Em La Bombonera (Buenos Aires) – Boca Juniors 1 X 0 Corinthians. Em Porto Alegre – Grêmio 2 X 1 Independiente de Santa Fé. Jogos de hoje: No Pacaembu – São Paulo X Atlético Mineiro. E no Equador – Emelec X  Fluminense.

Agenda
O primeiro de maio, data significativa para os trabalhadores de todo o mundo, ontem comemorada, remete-nos às conquistas da classe operária no Brasil que, paradoxalmente, ocorreram no período do Estado Novo, ditadura implantada por Getúlio Vargas. Dentre elas, a criação do salário mínimo, em 1940. Nesse mesmo ano, o governo estabelece o imposto sindical, contribuição anual que é paga, pelo trabalhador, seja sindicalizado ou não. Já em 1943, é instituída a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, que sistematiza e amplia a legislação sobre as relações trabalhistas. ELEIÇÕES – Em abril, foram realizadas eleições na ABI – Associação Brasileira de Imprensa – e no Sindicato dos Radialistas. Para o mês de maio, estão previstas eleições na ACDS – Associação dos Cronistas Desportivos e no Sindicato dos Bancários. BRASIL: DESCOBRIMENTO E POSSE – Descoberto em 22 de abril de 1500 por Cabral. Na sequência, é celebrada a primeira missa, em 26 de abril, e no dia primeiro de maio Pedro Álvares Cabral oficializa a posse da terra descoberta. Para esta quinta-feira, 02.05, está sendo esperada a votação do PROINVESTE, na Assembléia Legislativa. Terminou ontem o prazo para a substituição de notas fiscais pelo novo modelo, a nota fiscal eletrônica. Em novembro, Aracaju vai sediar o Congresso Brasileiro de Anestesiologia.

Memória Aconteceu há 58 anos – (1955)
No Brasil – Janeiro – Jânio Quadros assume o governo de São Paulo. É construída a usina hidrelétrica de Paulo Afonso. Março – Morre o ex-presidente Artur Bernardes. Abril – É inaugurada a então maior refinaria do Brasil, a Presidente Bernardes, em Cubatão (SP). Outubro – Juscelino é eleito presidente. Brizola é eleito prefeito de Porto Alegre. Novembro – Tentativa de impedir a posse de JK é sufocada pelo general Lott. Nereu Ramos decreta estado de sítio, que perdura até a posse de Juscelino Kubitschek.
Em Sergipe – Inicia-se o governo Leandro Maciel (1955/1959). Transcorria o primeiro centenário da capital sergipana, Aracaju. Uma vasta programação cultural, social, artística e esportiva foi desenvolvida para comemorar os 100 anos da cidade. A senhorita Aglaé D’Ávila Fontes era eleita Miss Centenário. Vários espetáculos artísticos foram realizados. E na área esportiva, três equipes de futebol fizeram apresentações: o Vasco da Gama e o Botafogo, do Rio de Janeiro, e a Ponte Preta, de Campinas (SP). Presidia a FSD – Federação Sergipana de Desportos, Manoel Moura Filho. O bispo Dom Fernando Gomes comandava a diocese de Aracaju. As principais igrejas “protestantes” ou “crentes”, como se dizia, naquela época, eram a Primeira Igreja Batista e a Presbiteriana. O movimento espírita era ainda tímido, em Aracaju. Destaque para a atuação da União Espírita Sergipana, localizada na Rua Santa Luzia. Foi lá que Divaldo Franco proferiu sua primeira palestra. Gazeta Socialista, Correio de Aracaju, Diário de Sergipe e A Cruzada eram os jornais que circulavam em Aracaju. Havia duas emissoras de rádio: a Aperipê (oficial) e a Rádio Liberdade, fundada em 1953.

Curtas
DILMA PRESSIONA CONGRESSO POR ROYALTIES PARA A EDUCAÇÃO. /// POLÍCIA DE BOSTON PRENDE MAIS TRÊS SUSPEITOS POR ATENTADO. /// DIRCEU PEDE QUE BARBOSA NÃO SEJA RELATOR DE RECURSOS DO MENSALÃO. /// COMBATE À INFLAÇÃO É COMPROMISSO MAIS DO QUE ÓBVIO, AFIRMA DILMA. /// FUNCIONÁRIO DA TAM MORRE NO AEROPORTO DE GUARULHOS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais   Bom dia pra quem está procurando um amigo com helicóptero para pedir uma carona nesta cidade toda interditada.

www.twitter.com/ffariajr   Há duas coisas infinitas: O universo e a tolice dos homens. (Einstein) Bom dia!

www.twitter.com/ManuSanthiago   Acredito que algumas pessoas deixam o sucesso e convívio com pessoas importantes subir pra cabeça. #blockgeral

www.twitter.com/JuniorRibeiroSE  O verdadeiro poder não vem do ódio e sim da verdade!

www.twitter.com/depvenancio   Tem gente que tem sorte e consegue licença na ADEMA com facilidade,outros tem muita dificuldade,será azar do NEGÃO.

www.twitter.com/frank_meneze s  Ainda que não pareça, estamos sim em fase de transformação. Precisamos saber apenas onde? #ajudeoplaneta

www.twitter.com/valter_jorna l Dilma coloca deputados e senadores na parede p/aprovar royalties p/Educação. Pede que população cobre isto dos parlamentares.

DO LEITOR

Redução da Maioridade Penal NÃO reduz o problema da Violência
Do leitor Palmiro Fontes, microempresário e presidente do PCdoB de Itaporanga D´Ajuda/SE: “A redução da Maioridade Penal NÃO reduz o problema da Violência. O problema da violência no Brasil está muito aquém da redução da idade penal, ele está intrinsecamente ligado a um sentimento que assola a nossa sociedade como um todo: IMPUNIDADE. Isso sim é que é o maior pilar da problemática da violência atual. É preciso é rever e atualizar todo o Código Penal brasileiro, aumentando as penas, se possível até a introdução da prisão perpétua e que a cadeia deixe de ser "depósito de presos".
Essas coisas de cumprir 1/6 de pena apenas (erradíssimo, o ideal é cumprir pelo menos 70 a 80% da pena), de visitas íntimas, de indulto de feriados e datas festivas (chega a ser absurdo isso por causa da evasão na hora do retorno daqueles que se aproveitam desse direito) é algo nocivo à recuperação do infrator, seja ele menor ou não, porque atribui certo conforto àqueles que estão em situação prisional.
Outra coisa, aqui no nosso mundinho, todos temos que dar duro e trabalhar bastante, senão não comemos, não vestimos, não temos moradia, remédios e etc. O preso também TEM DE TRABALHAR SIM para ajudar a suprir a sua manutenção pelo Estado e para aproveitar e então familiarizar-se a uma profissão digna que quando sair da cadeia ajude-o na ressocialização. Que se criem fazendas penais e indústrias nas penitenciárias, isso não é difícil, e com a ajuda da parceria privada que busca mão de obra isso não é nenhum bicho de sete cabeças não.
Por fim os menores realmente estão na "moda" do crime. Todo menor deve responder sim pelos seus atos, seu rosto deve ser mostrado literalmente na TV e ele tem de cumprir pena mais duras, mas daí o debate tem de se estender a todos os poderes e aos movimentos sociais também, afinal,  pegar um rapaz de 16 anos e jogar dentro de uma penitenciária com velhos e viciados detentos pode ter certeza que não vai diminuir essa violência brutal de forma nenhuma”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
"Nós acordamos quando sonhamos que estamos a sonhar."Friedrich von Hardenberg (Novalis), poeta alemão, nasceu em 02 de Maio de 1772 e morreu em 1801.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais