Boatos. Respeitem pelo menos as famílias

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na tarde de ontem, 27, circulou um boato maldoso em todo o Estado de Sergipe: o deputado Mendonça Prado teria sofrido um acidente de carro nas imediações de Propriá e o motorista dele tinha falecido.

Alguns jogaram o boato nas redes sociais sem nenhuma verificação. Outros tiveram a cautela devida, como por exemplo, o jornalista e radialista André Barros, que o titular deste espaço encontrou num dos shoppings de Aracaju, logo cedo, às 15h, que procurou com o devido cuidado comprovar a veracidade da informação. Algum tempo depois o boato foi desfeito.

O que é necessário neste momento pré-eleitoral é que os partidários de todos os candidatos lembrem que é preciso estabelecer um limite entre a atuação familiar e a política. É preciso respeitar os familiares e se colocar no lugar deles quando jogam nas ruas um boato maldoso. Quem não lembra dos boatos semanais sobre a morte do governador Déda?
Pelo andar da carruagem nas redes sociais as eleições 2014 em Sergipe terão o baixo nível como principal mote. É lamentável.

Tem gente que acha que um boato maldoso é um pontinho a mais no cenário eleitoral.

A disputa eleitoral é normal, mas um boato maldoso atinge muita gente que merece respeito.

Você que gosta de plantar um boato infundado e maldoso, tome cuidado. Amanhã, você pode ser vitima do próprio veneno.

PSB deixa o governo estadual
O governador Jackson Barreto e o presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho tiveram ontem, 27, uma reunião de mais de uma hora. Na pauta a saída do PSB do governo estadual.

Portas abertas
Na conversa, Valadares Filho, explicou que a decisão é por conta da atual conjuntura nacional e que o PSB não fechará as portas para as conversas com  Jackson Barreto. O PSB tem o comando das pastas da educação, do turismo e do esporte e lazer.

Na aliança
Já o governador Jackson Barreto voltou a defender que o PSB continue na aliança ao lado do PT, do PMDB e demais partidos, lembrando que o senador Valadares foi uma das lideranças responsáveis pela construção do atual projeto.

Decisão dia 11 de Abril
Já o senador Valadares escreveu na rede social twitter: “Aos Amigos amigas deste espaço democrático por favor sei q querem nossa posição: aguardem o dia 11/4 o Dia D do PSB.Temos ou ñ esse direito?”

Coletiva
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho realiza coletiva nesta sexta-feira, 28, às 9h, na qual serão anunciados projetos do escritório de Jaime Lerner para serem executados na capital sergipana. Entre as obras anunciadas estão a revitalização do Parque da Sementeira, o Bairro Modelo, e o projeto que implanta um moderno  sistema de Mobilidade Urbana. O anúncio será no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

TJSE: Sindicatos não tem legitimidade para ajuizar ADINs
O TJSE, por decisão monocrática do Desembargador Cezário Siqueira Neto, extinguiu sem resolução do mérito a ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo SINTESE em face do Decreto Estadual nº 29.120/2013.

Preliminar
O Desembargador, relator do processo, acolheu preliminar arguida pela Procuradoria-Geral do Estado e reconheceu a ilegitimidade do SINTESE para ajuizar ações diretas de inconstitucionalidade perante o TJSE. Conforme a decisão, embasada na jurisprudência do STF, os sindicatos não se enquadram como federações sindicais nem como entidades de classe de âmbito estadual, motivo pelo qual não estão elencados no rol do art. 108 da Constituição do Estado, que indica os legitimados para a propositura de ADINs.

Ilegitimidade
"Dessa forma, utilizando o mesmo raciocínio para a análise da Constituição Estadual, chega-se a conclusão que não sendo a requerente Federação Sindical ou entidade de classe de âmbito estadual, configura-se a sua ilegitimidade ativa, haja vista a impossibilidade de caracterizar o sindicato como entidade de classe de âmbito estadual".A decisão já transitou em julgado".

Máfia das próteses e órteses.Rogério requer instalação de uma CPI em Brasília
Um deputado federal Rogério Carvalho está disposto a mexer na máfia que atua em todo país na venda de próteses e órteses. Ele deve se preparar a máfia não deixará barato. Vem chumbo grosso por aí. Ele requereu a instalação de Comissão Parlamentar Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Cartelização na Fixação de Preços e Distribuição de Órteses e Próteses.

Pedido
O pedido abrange também investigação da Criação de Artificial de Direcionamento da Demanda e Captura dos Serviços Médicos por Interesses Privados. O título da CPI seria: “ Máfias das órteses e próteses no Brasil, suas causas, consequências e responsáveis no período 1994 – 2013”.

Disparidade de preços
“Dados recentes indicam que as órteses e próteses são responsáveis por gastos elevados que afetam o Sistema único de Saúde (SUS). Há disparidade em relação aos preços praticados na venda de órteses e próteses de mesmo material e até mesma marca em diversas regiões do país, em alguns casos alcançando a discrepante proporção de um aumento de até 900%. A mesma discrepância de preço muitas vezes é observada na mesma região entre as aquisições promovidas pelo setor público e o setor privado”, informou Rogério. 

Reitor da UFS destaca luta de Jackson por Campus no Sertão
O reitor da UFS, Angelo Antoniolli visitou ontem, 27, o governador Jackson Barreto para pessoalmente agradecer  o empenho na luta pela instalação do Campus do Sertão. O encontro, que também contou com a presença do ex-reitor Eduardo Conde Garcia, ocorreu no Palácio de Veraneio.

Consolidação
O trabalho do reitor também foi destacado pelo governador como “extremamente edificante” na consolidação do sonho dos sertanejos. “O professor Antoniolli tem sido muito correto na construção dessa meta de instalação do Campus do Sertão. Ele sempre teve em Jackson Barreto um aliado nesse objetivo. Nós cobramos do Governo Federal, lutamos junto ao Ministério da Educação, ele foi para nós a figura maior, já que nos orientou e mostrou o caminho de como viabilizar o novo campus, além de manter as discussões técnicas que justificaram ao então ministro Aloízio Mercadante, a necessidade e importância desse polo de educação para os sergipanos”, destacou.

Hora do Planeta, Amanhã, 29, das 20h30 às 21h30. Deputada destaca
A deputada estadual Maria Mendonça (PP) registrou ontem, 27, na AL, a realização de mais uma edição da Hora do Planeta. O evento, promovido pela organização não governamental WWF, acontece em vários países e, este ano, pela quarta vez, o município de Itabaiana também participará.

Iniciativa
Para a deputada, esse ato simbólico de apagar as luzes durante uma hora, das 20h30 às 21h30, mostra a preocupação e o cuidado que se deve ter com o planeta e o meio ambiente.Segundo a deputada, a Hora do Planeta em Sergipe foi uma iniciativa da radialista Magna Santana e o médico William Soares, que implantaram o evento, que depois foi abraçado por várias instituições e o município de Itabaiana, em 2011, "por entendermos a importância dos cuidados com o meio ambiente".

Importância
Maria Mendonça disse que é preciso que todas as pessoas tenham a clareza da importância que é ao sair de um ambiente apagar a luz, pois esse ato vai gerar economia de energia, bem como economia de recursos para aquela pessoa. A preocupação com o meio ambiente também deve se estender à utilização da água, desligando torneiras quando não se tiver, efetivamente, usando a água. "E assim vamos estar contribuindo para um mundo melhor e assim teremos uma saúde de mais qualidade. Nosso planeta está precisando", disse, ao defender a defesa do meio ambiente e valorização da vida.

Mudanças no Banese
O governador Jackson Barreto determinou mudanças na direção Banese. Vera Lúcia de Oliveira será substituída por Fernando Motta na presidência da instituição. Além disso, Carlos Alberto Tavares será substituído por Maria Avilete Ramalho na diretoria de Crédito Comercial e o lugar dela na diretoria Administrativa será ocupado por José Marcelino Andrade, ex-superintendente do Instituto de Seguridade do Banese (Sergus).

Interina
Os demais diretores do Banco, Hércules Silva Daltro, diretor de Finanças e Relações com Investidores, e Edson Caetano, diretor de Crédito de Desenvolvimento, permanecem nos seus cargos. Enquanto Fernando Mota não tomar posse, Avilete Ramalho assume interinamente a presidência da instituição.

Vera Lúcia: transparência e simplicidade
Funcionária de carreira do Banese, Vera Lúcia deixa a presidência com várias conquistas. No campo pessoal, ela não mudou: continuou a mesma funcionária com transparência e simplicidade à frente da presidência do banco. Não deixou o cargo modificar o tratamento com os colegas e cumpriu a tarefa com sucesso. O banco cresceu nos dois anos que Vera esteve na presidência e ela cumpriu com brilhantismo de a missão de ser a primeira mulher a presidir o Banese.

Um corpo técnico de qualidade
A passagem de Vera Lúcia pela presidência do Banese reforça a convicção que o banco tem hoje um corpo técnico de qualidade, capaz de assumir todas as responsabilidades de gerir um dos poucos bancos estatais que sobraram no país. Com certeza, no futuro próximo, outros técnicos do Banese, assumirão posições de destaque.

No campo administrativo
Nestes dois anos o Banese contratou mais funcionários, investiu na segurança de suas unidades, promoveu maior qualidade na aplicação de seus ativos, incentivou projetos sociais, educativos, esportivos e culturais, e iniciou, na prática, o aproveitamento das oportunidades que as tecnologias digitais e as redes sociais oferecem ao seu mercado de atuação. Além de continuar a gestão técnica e eficiente, direcionada para o desenvolvimento de Sergipe.

Missa de sétimo dia de Sônia Maria Guerra de Oliveira
A missa de sétimo dia de Sônia Maria Guerra de Oliveira, será realizada às 19h15 da terça-feira, 1º, na Paróquia Bem Aventurada José de Anchieta (Igreja matriz do Augusto Franco), localizada na Rua Manoel Euclides Oliveira, s/n Conjunto Augusto Franco – Bairro Farolândia.Dona Sônia faleceu às 02h15 da última quarta-feira, 26, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, aos 71 anos. Ela estava internada desde o dia 21 desse mês com problemas renais e infecção do trato urinário, não respondendo ao tratamento. O corpo foi sepultado no mesmo dia, no cemitério São João Batista, em Aracaju.Francisco Alves de Oliveira (esposo), os filhos Ana Lucia Guerra Alves de Oliveira e William Guerra Alves de Oliveira, convidam parentes e amigos a participarem deste ato de fé cristã.Sônia Maria Guerra de Oliveira era sogra do empresário Ronaldo Ramos, diretor do site ClickSergipe, que também externa seus agradecimentos aos amigos pelo apoio durante o passamento da mãe de sua esposa, Ana Lúcia. (Do Fax Aju)

Ato Político em favor das eleições diretas para Mesa Diretora dos Tribunais de Justiça
No dia 31 de março, a Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE), em apoio à Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), juntamente com mais de 30 associações estaduais de magistrados, incluindo Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho e Associação dos Juízes Federais do Brasil, realizará um ato político em favor das Eleições Diretas para a Mesa Diretora dos Tribunais de Justiça. Unindo forças, a AMASE irá protocolar requerimento, às 16h30, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe solicitando a alteração do respectivo Regimento Interno para permitir que os juízes de 1ª Grau participem da escolha do presidente e vice-presidente.

Campanha
A campanha é clara: Eleições Diretas Já nos Tribunais Brasileiros. A data para a realização desse ato político não foi escolhida aleatoriamente. Visa demonstrar à sociedade que, após 50 anos do golpe militar de 31 de março de 1964, os juízes ainda buscam a plena democracia no âmbito do Judiciário, postulando o mais elementar dos direitos, o direito ao voto na escolha dos dirigentes do Poder que integram.

Democratização
O presidente da AMASE, Juiz Gustavo Adolfo Plech Pereira, afirma que a democratização do Poder Judiciário, através das eleições diretas, é fundamental para a sociedade. Viabilizar as eleições é uma das principais metas da entidade. “A AMASE está trabalhando e conversando com os membros de 2º Grau com expectativa muito positiva de que o pleito administrativo, que será protocolado no dia 31 de março, seja abraçado e deferido pelo Tribunal Pleno do Estado de Sergipe”, destacou Plech.

Adepol
"Existe uma grande falta de planejamento na Secretaria de Segurança Pública. Apesar do grande volume de investimentos, principalmente oriundos do Governo Federal, pouco se faz de eficiente para a redução da criminalidade em Sergipe", destacou o delegado Kássio Viana, presidente da Adepol, em visita do senador Eduardo Amorim (PSC) na Associação dos Delegados de Policia Civil do Estado de Sergipe, na última segunda-feira, 24. "Muito obrigado por este encontro esclarecedor. Estou indo em vários sindicatos da Saúde, Fisco, Segurança, para entender a real necessidade de cada um", disse Eduardo.

M0otoniveladora para município de Pirambu
O município de Pirambu foi contemplado  ontem, 27, com uma motoniveladora. O equipamento que foi recebido pelo prefeito em exercício, Guilherme Melo (PR), faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal. Esse é o terceiro maquinário que o município recebe do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O primeiro equipamento foi uma retroescavadeira, depois uma caçamba e agora uma motoniveladora.

No sábado
O novo equipamento deve chegar ao município no próximo sábado. “A não entrega do equipamento na manhã de hoje, foi devido o atraso por parte da transportadora. Assim como Pirambu, outros dois municípios também deixaram de receber os seus maquinários”, justificou o representante do Ministério, Adailton dos Santos.

Equipamentos
“Não deixa de ser um equipamento que vai ajudar muito no nosso município, onde temos nove povoados e todo o acesso a maioria desses povoados são feito por estrada de barro”, disse o prefeito em exercício, Guilherme Melo. “São equipamentos que tem ajudado muito o trabalho do homem do campo e a prefeitura tem se somado para buscar oferecer a cada dia melhores condições para o pequeno produtor rural”, disse Guilherme.

MP firma TAC para realização de concurso público na Prefeitura de Cristinápolis
O Município de Cristinápolis deverá, até o dia 26 de agosto de 2014, lançar edital de convocação para realização de concurso público relativo aos cargos existentes naquela Prefeitura Municipal.Um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC foi firmado nesse sentido, entre o Prefeito de Cristinápolis, Raimundo da Silva leal e o Ministério Público de Sergipe, representado pela Promotora de Justiça, Dra. Alessandra Pedral de Santana Suzart.

Cláusulas
De acordo com as cláusulas do TAC, a administração municipal deverá enviar à Promotoria de Justiça de Cristinápolis, até o dia 26 de maio de 2014, o levantamento dos atuais servidores da Prefeitura, os cargos por estes ocupados e os respectivos salários, bem como uma programação de cargos que deverão ser criados com a realização do concurso público.Além disso, a finalização do processo licitatório para contratação da empresa que promoverá o certame deverá ser feita até o dia 26 de julho de 2014.

Cine Debate. Hoje, 28
Com a exibição do documentário "Que bom te ver viva". Hoje, 28, às 19h, no auditório da ESA, antiga OAB, vizinho à Só Sucos, Travessa Martinho Garcez, 71, B.centro. Aracaju/SE. Evento alusivo à passagem dos 50 anos da instituição da ditadura militar no Brasil. O evento destacará a participação da mulher na luta pela democracia.Parceria – Coletivo de Mulheres, CDDM-OABSE, UFS e IBDFAM/SE

Ivana Dantas e Renato Piaba fazem show no TTB
Nos dias quatro, cinco e seis de Abril o humorista baiano Renato Piaba volta a se apresentar em Aracaju. O espetáculo "Vida de Solteiro" acontece no Teatro Tobias Barreto e conta as situações da vida de um homem e uma mulher solteira, vantagens e desvantagens da situação. A grande novidade fica por conta da participação da cantora Ivana Dantas que faz  uma versão pocket do projeto musical "Brazilian Bossa Lounge", premiado em 2013 como o melhor show da noite em Aracaju.As apresentações começam a partir das 20h30 na sexta e sábado e a partir das 19h30 no domingo.

Agenda
Caso Flávio Conceição teve julgamento adiado. Aguardam-se novos capítulos dessa novela interminável. Número de roubos registra alta de 47 por cento, na capital paulista. Oposição alcançou as assinaturas necessárias, mas o governo trabalha para evitar a instalação da CPI da Petrobras. O Facebook paga 2 bilhões de dólares pela fabricante de óculos de realidade virtual, a Oculus. Imposto sobre a cerveja e os cosméticos vai subir. O presidente do Banco Central garante que o país está sólido contra a crise. Proposta amplia REFIS para todas as empresas. Para o presidente Barack Obama, dos EUA, a Rússia é “poder regional” que ameaça países. Incrível, mas é verdade: comercial veiculado sobre o metrô de São Paulo anuncia que “metrô cheio é bom para xavecar a mulherada”.

Curtas
CASO DO MENSALÃO TUCANO VAI PARA MINAS GERAIS. /// DECISÃO FOI TOMADA ONTEM PELO STF, NO QUE SE REFERE AO DEPUTADO FEDERAL RENUNCIANTE, EDUARDO AZEREDO. /// JOAQUIM BARBOSA VOTOU CONTRA E DISSE QUE A DECISÃO FAVORECE O TUCANO. /// GOVERNO AMEAÇA RETALIAR A CPI DA PETROBRAS COM INVESTIGAÇÕES QUE ENVOLVEM PSDB E PSB. /// GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO, RENATO CASAGRANDE, FECHA COM O PT. /// PROMOTORIA PEDE PRISÃO DE SEIS EXECUTIVOS POR CARTEL DE TRANSPORTES. /// BOLSA TEM MELHOR DESEMPENHO EM QUASE SETE MESES, ENQUANTO O DÓLAR CAI. /// SOUZA CRUZ É CONDENADA A PAGAR 500 MIL REAIS A TESTADOR DE CIGARRO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Impasse superado
O problema relativo ao local do jogo Confiança X Itabaiana foi devidamente equacionado, com anuência das duas agremiações. A FSF marcou, oficialmente, a partida para amanhã, sábado, às 20,30 horas, no Estádio Proletário Sabino Ribeiro.

Complementação 
A nona rodada será complementada no domingo, com os seguintes jogos: Amadense X Canindé, no Brejeirão, em Tobias Barreto; Coritiba X Sergipe, no Presidente Médici, em Itabaiana e Lagarto X Socorrense, no Paulo Barreto, em Lagarto. Todas as três partidas começarão às 16 horas.

Confirmado
O jogo de volta entre o Sergipe e o Náutico, pela Copa do Brasil, foi transferido para o dia 9 de abril. A notícia não agradou aos torcedores que já haviam comprado passagem de avião ou ônibus para prestigiar a equipe rubra. No primeiro jogo, o Sergipe venceu por 1 a zero. De outra parte, o adiamento vai permitir a recuperação de alguns jogadores rubros que estão contundidos.

Entrevista
O secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke, concedeu entrevista, ontem, no Maracanã, na qual informou, dentre outros assuntos, que o caso de Porto Alegre ficou resolvido, através de lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O dirigente da FIFA mostrava-se mais otimista, durante a entrevista de ontem.

Diego Costa volta a brilhar
O sergipano marcou, de cabeça, o gol da vitória diante do Granada, pelo campeonato espanhol. O Atlético Madrid, seu clube, assumiu a liderança do certame, com 73 pontos. O Barcelona tem 72 e Real Madrid está em terceiro lugar, com 71.

Pacote fechado
Marco Polo Del Nero não terá concorrente na eleição da CBF. O pleito ocorrerá no dia 16 de abril.

Futsal
Prossegue, com grande sucesso, a Copa TV Sergipe de Futsal. Os jogos têm lavado públicos numerosos aos ginásios esportivos, notadamente no interior do Estado.

Homenagem a Zico
A FIFA confirmou que durante a Copa do Mundo será prestada uma homenagem ao ex-craque Zico. Outra medida anunciada refere-se à distribuição gratuita de 50 mil ingressos para os operários que trabalharam nas obras das arenas, ou seja, dos estádios de futebol.

PELO TWITTER

www.twitter.com/palmeriodoria  Má notícia pra quem é contra o Mais Médicos: 69% dos 14 milhões de brasileiros atendidos por estrangeiros acharam atendimento ótimo ou bom.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Surpresas… são sempre boas. Quando não são prefiro chamar de imprevistos. — se sentindo surpreendido.

www.twitter.com/Igormangueira Muitas vezes uma pessoa cria um animal de estimação para suprir sua carência, com a intenção de possuir e controlar aquele ser. Quem gosta de animais deve deixá-los livres. Quem ama não aprisiona.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Na democracia, quando um grupo de pessoas se acham no direito de aporrinhar a vida de outros, o quadro é de ameaça ao próprio regime.

www.twitter.com/laisamaral2  "Não se mede caráter por aparência e nem felicidade por sorriso…" Boa Noite.

www.twitter.com/braynerr  Está cada vez mais difícil composições entre partidos que votem diferente para presidente da República.

DO LEITOR

Trânsito SOS. Passarela urgente em frente ao HUSE
Do leitor Aleomar Araujo: “Chamo a atenção para a av. Tancredo Neves, em frente ao HUSE e Rodoviária. É urgente a construção de uma passarela no modelo da que existe no DETRAN. Reduziria de 3 para 1 semáforo e o cidadão não teria risco de morte como vemos a cada segundo.Ainda na Tancredo, também é urgente a construção das alças/retornos no viaduto com a Des. Maynard/ Mal. Rondon. Infelizmente algum "iluminado" resolveu fazer ali um "conjunto habitacional", ignorando o futuro.Por fim, quem alterou o sentido da rua Firmino Fontes (aquela que é continuidade da Beira Mar e começa na praça próxima ao Palácio de Veraneio), concentrou o fluxo na rótula do terminal Atalaia. Como era, estava satisfatório, retorno para a esquerda entrando na  Heráclito e depois na Beira Mar (no Miguel), voltando sentido centro. Fecharam o retorno e está uma confusão para  retornar até a Beira Mar, pois temos que ir no sentido aeroporto e fazer o retorno na Hildete Falcão, para acessar a Heráclito sentido A. Franco praia.Parece que a SMTT trabalha com a filosofia "pra que melhorar se a gente pode piorar.""

Jackson Barreto: Pai ou Padrasto? 
Da leitora Mell Viana: “Governador Jackson Barreto de Lima, Vossa Excelência lembra como foram às eleições em 1986, quando elegemos Valadares para o governo e Lourival Baptista para o seu ultimo mandato de senador? Eu embora insignificante politicamente, também estava lá. Percorri este estado diariamente nos quatro cantos. Acompanhado de alguns amigos e acompanhando paralelamente o senador Lourival Baptista. Éramos nós que chegávamos primeiro nas cidades com o seu material de campanha, pois ele sempre se dirigia as cidades junto com o governador de então, João Alves Filho.
Lembra que por diversas vezes o senhor alertou ao então candidato Viana de Assis, que não fizesse a sua campanha separada de Lourival, pois o senhor mesmo vislumbrava de que ele não estaria “morto” politicamente como deixava a transparecer o saudoso Viana?. Eu também estava lá. Lembro um dia de sábado, houve uma interrupção na agenda e algumas pessoas foram para uma casa de alguém beber e comer e jogar a conversa fora. Eu também estava lá.
Lembra das reuniões com os candidatos e as lideranças realizadas no Instituto Histórico de Sergipe? Eu também estava lá. E lhe asseguro que desde aqueles tempos até os dias de hoje, sempre houve a minha presença e a minha participação, embora sendo um insignificante politicamente, em todas as suas campanhas. Sabe por quê?
Porque eu, sempre fui e serei JACKSON BARRETO DE LIMA. O político e não nenhum partido que o senhor esteja. Justamente por ser o senhor, talvez o maior político deste estado que tenha se preocupado com as camadas mais pobres e excluídas. Fatos demonstrados quando governou a capital do estado, Aracaju. Sem desmerecer outros grandes políticos, como o próprio Lourival, Augusto Franco e doma Maria do Carmo e outros.
Por muitos anos fui perseguido no órgão que trabalho, por ter sido uma das poucas vozes que saíram em defesa da sua candidatura em 1994. Mas confesso que mesmo com aquela derrota inesplicada até os dias atuais, digo de peito erguido que valeu a pena.   Também ao longo desses anos, precisamente de 2006 pra cá, não me canso de expressar através de artigos e comentários publicados na imprensa sergipana, mais de perto nas redes sociais. Principalmente no meu blog como no de Cláudio Nunes, do qual serei grato eternamente.
Feitas as apresentações, quis o destino que através do senhor, fosse realizado o sonho e o desejo de milhares de sergipanos, vê-lo na condição de governador do estado de Sergipe. O senhor imagina isso? O senhor tem a exata noção do que representa isso, depois da frustração em 1994? Aracajuanos e sertanejos, que passaram a lhe conhecer através das ondas do radio, já que desde aqueles tempos, não havia energia e nem a televisão.
Dentre centenas de atribuições que o cargo lhe exige, uma em especial, permita-me lhe chamar a atenção. Trata-se do Plano de cargos e Salários que o senhor está prestes a enviar para a assembléia legislativa. Está em suas mãos à oportunidade de se transformar para mais de trinta mil servidores públicos, na figura de Pai ou Padrasto. Sem desmerecer nenhum dos dois, pois sabemos que existem para as duas situações, os bons e os ruins.
E porque eu venho me expor publicamente e demonstrar a minha preocupação, que com certeza é a mesma da maioria. Sabe por quê? Primeiro a sua equipe técnica oferece retirar dos servidores, um beneficio transformado em “DIREITO”, digo até que seja uma “Cláusula Pétrea”, que seria alterar a metodologia quanto aos avanços horizontais nas carreiras, que desde 1977 é a cada dois anos e lhes orientaram que passasse para quatro anos.
E o que isso representa? Representa dizer que a partir da aprovação do plano, mesmo os que já estão no caminho, ou seja, os que já trabalham, terão reduzidos seus níveis. E o pior, para atingirem o nível 15, dos atuais trinta anos de serviços, serão necessários trabalharem mais trinta anos. Somente quando atingirem sessenta anos de serviço, aproximadamente quando tiverem uns oitenta a noventa anos de idade.
Muitos técnicos que não detém votos nem de familiares próximos, justamente pela falta de sensibilidade, às vezes levam governantes a cometem atrocidades, como essa, pois já tem os seus polpudos salários, jetons e gratificações incorporadas.
A essência de um plano de cargos é corrigir as distorções nas carreiras dos servidores. Acabar com dezenas de gratificações, chamadas de penduricalhos. Tudo que o servidor percebe, passa-se para o salário efetivo, lá em cima do contra cheque. Claro que num universo que engloba a maioria das carreiras, sempre haverá que ocorrer algumas adequações, até de caráter pessoal. Mas nada que venha atrapalhar um todo.
O que não pode acontecer é o governo ter entregado o esboço do projeto a um determinado sindicato e este mesmo sindicato, não ter convocado os servidores, futuros beneficiários ou não das novas medidas, para mostrar o que fora apresentado. E esse mesmo sindicato responder sem ter ouvido os mesmos. Sem contar que segundo denunciou um ex-sindicalista deste sindicato, os gestores atuais estão preocupados em manter uma gratificação de R$ 600,00, exclusiva para a categoria do representante deste sindicato.
É preciso ver junto a quem está a frente dessas negociações essa suspeita levantada por alguém. Sem julgamentos precipitados. Governador Jackson Barreto, Deus lhe está dando a oportunidade de ser o realizador deste que sempre foi o maior sonho dos servidores. Entraram e saíram governos e nada. É chegada à hora. A tabela apresentada por Vossa Excelência e a permanência dos dois anos para os avanços, praticamente todos serão eternamente gratos, pois somente desta forma, de uma canetada só, o senhor estará valorizando com melhorias salariais e garantindo a continuidade do tempo de alcance do topo das carreiras.
Além do mais, com certeza os deputados na assembleia, praticamente todos, haverão de exigir a retirada deste importantíssimo item. Por isso, é coerente e inteligente que isso não esteja no projeto enviado, que parta do senhor, esse que seria considerado como o Fator Previdenciário sergipano, tendo o senhor como responsável.
Portanto, espero que reflita, converse com Francisco Gualberto, Ana Lúcia, que sempre tiveram uma vida e história como sindicalistas e perceba o mal que poderá ser gerado. Inclusive o desgaste político, caso envie assim mesmo e depois tenha que recuar a pedido dos deputados.
Neste caso, não importa se o senhor exercerá o papel de Pai ou de Padrasto. E sim daquele que não cometeu nenhuma injustiça, neste que é o maior sonho dos servidores. Quanto à aplicabilidade e adequação salarial, as diferenças do que os servidores recebem hoje e o que o senhor está a oferecer na implantação do plano, poderá ser concedido em parcelas mensais, como fizemos com as policias.
O importante neste momento é assegurar os direitos e garantias com a aprovação e a sanção. As categorias estão ansiosas e acima de tudo, confiantes que a sua história terá mais este capítulo que só vem a engrandecer a sua biografia. E como esperançosos que somos só nos resta dizer:- “Vamos em frente, nosso governador JACKSON BARRETO”. Pois fazendo o “bem” e ganhando do “mal” é bom demais. “
                    

Acadêmicos
Por Abrahão Crispim Filho – Vendo algumas entrevistas, observo esforço de alguns em demonstrar que são intelectuais e bem antenados. Para isso: selecionam os alvos de suas críticas baseados em comentários de acadêmicos que falam mal de outros acadêmicos. É chique um acadêmico apontar os equívocos de um dos seus pares, até porque, acadêmico que se preza não deixa espaço pra ninguém, ele é o mais inteligente que já surgiu. Antes dele, todos eram míopes e não viam o óbvio. Arre! como a vaidade é cansativa.

ARTIGO

Câmara Municipal de Aracaju expressa o racismo nosso de cada dia vira as costas para a comunidade negra e Comissão de Justiça veta projeto de cotas para concurso público municipal  por Pejigan Irivan de Assis*

Na contra mão da história a Câmara Municipal de Aracaju é o reflexo da sociedade brasileira, racista e discriminatória, é o racismo institucional constituído. Lamentavelmente recebemos com pesar a triste noticia que a comissão de justiça da câmara municipal de Aracaju, vetou o projeto de lei apresentado pelo Vereador Emanoel Nascimento que versa sobre cotas para negros em concurso publico municipal, essa realmente é uma péssima noticia para a consolidação de uma democracia plena e cidadã. Não é atoa que pesquisa revela que o Estado de Sergipe, dos 26, mais o Distrito Federal é o 10º pior lugar para negros e negras viveram e isso é fato ratificado agora pela casa que deveria servir ao povo como exemplo de democracia e respeito a diversidade, mas o que a sociedade sergipana assistiu foi realmente um despreparo daqueles que deveriam ser o exemplo. se os vereadores de Aracaju sabiam  ou não tem conhecimento que STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por unanimidade   que as cotas são constitucionais, jogando por terra o argumento dos vereadores de Aracaju que justificou o veto ao projeto apresentado  como não constitucional.

As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. A primeira vez que essa medida foi tomada data de 1960, nos Estados Unidos, para diminuir a desigualdade socioeconômica entre brancos e negros.

No Brasil, as cotas raciais ganharam visibilidade a partir dos anos 2000, quando universidades e órgãos públicos começaram a adotar tal medida em vestibulares e concursos. A Universidade de Brasília (UnB) foi à primeira instituição de ensino no Brasil a adotar o sistema de cotas raciais, em junho de 2004. De lá para cá o número de universidades que possuem ação afirmativa baseada em raças só aumentou e hoje já representa a maioria das universidades federais.

A superação das desigualdades socioeconômicas impõe-se como uma das metas de qualquer sociedade que aspira a uma maior igualdade social. Em face aos problemas sociais, algumas alternativas são propostas para atenuação de desigualdades que mantém em condições díspares cidadãos de estratos distintos. Uma das alternativas propostas é o sistema de cotas que visaria a acelerar um processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.

Bem diferente do que fez a Câmara Municipal de Aracaju, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26 de março de 2014, por 314 votos a 36 (6 abstenções) o  Projeto de Lei de número 6..738/13 da administração direta e indireta da União a candidatos negros que assim se declararem na inscrição.

Portanto, com a posição tomada pela Câmara dos Deputados Federais em Brasilia  de aprovação de 20% de cotas para negros e pardos em concurso público federal e pela decisão unanime do STF, de que as cotas para negros são constitucionais, só resta a Câmara Municipal de Aracaju depois de tamanha violência primeiro um pedido de desculpa a comunidade negra Sergipana por tamanha injustiça e equivoco político e segundo revogar a decisão tomada, reapresentar o projeto e aprovar como forma si ne quo non de garantir a democracia, a cidadania e o respeito a um povo  que ajudou significantemente a construir esse país chamado Brasil, mesmo porque é um projeto que não é contra e nem prejudica ninguém, ao contrario só vem reparar injustiças históricas e depreciativa onde nós os negros temos maior dificuldade de aproveitar as oportunidade que surgem no mercado de trabalho, bem como somos vitimas de discriminações nas suas interações com a sociedade.

*Graduado em Pedagogia
Pós Graduando em História
Coordenador Estadual do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africaana

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
“Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando o trabalho é dever, a vida é uma escravidão.”

“A mentira é a religião dos escravos e dos senhores; a verdade, a divindade do homem.”

Máximo Gorki, autor russo, nasceu em 28 de Março de 1868 e morreu em 1936.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais