Bodegas & Troca-troca de valore$

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No próximo ano, em 2014, na campanha eleitoral, vão prometer de tudo, inclusive uma Reforma Partidária. Mas ninguém quer. Nem os atuais, nem os futuros. A classe política brasileira não está preocupada com uma reforma política séria. Fazem remendos e depois reclamam que o STF determina algumas mudanças por conta da falta de responsabilidade do Congresso em cumprir com sua parte.

É uma falta de respeito com o eleitorado a quantidade de partidos no Brasil. Por isso o blog cita dois textos publicados recentemente que dizem tudo. O primeiro do jornalista Adiberto de Souza, aqui da Infonet, que em poucas palavras, com o título “Bodegas de partidos”, resumiu bem:

Foi-se o tempo em que o sujeito filiado a um partido não passava nem pela porta do adversário. Era assim com a turma da UDN e do PSD. Naquela época, mudar de lado era coisa impensada, pois quem o fizesse estaria cometendo suicídio político. Desde a reforma política aprovada em 1979, trocar de legenda ficou tão simples como mudar de camisa. Aprovada em 2007, a fidelidade partidária impôs a perda do mandato para os políticos vira casaca. Contudo, nem essa forte punição restabeleceu a lealdade que existia nos tempos do PSD e UDN. Hoje, existem verdadeiras bodegas de partidos, que transformaram as siglas em meros produtos para atender aos gostos do “freguês” interessado em “comprar uma candidatura”. Enquanto esse “negócio” continuar rendendo lucros aos donos dessas quitandas, a política permanecerá fedendo mais do que produtos estragados em fim de feira.

Já o articulista Valdo Cruz, em artigo publicado na FSP, na última segunda-feira, com o título “Troca-troca de valore$” lembrou que “Junho se foi, outubro bate à nossa porta e nada de reforma política. Lá se foi o prazo para fazer mudanças na legislação eleitoral a tempo de vigorarem na próxima eleição, em 2014.Pior é que, em vez de uma higienizada nos modos da política, assistimos hoje a um festival de troca-troca de partidos e de criação de novas siglas, que já são 32 no país. “

E acrescenta: “Como bem define um ministro do STF, cenário desalentador, prova de que as ideologias dos programas partidários não têm nenhum valor, o que tem valor é outra coi$a. Não é de hoje que a criação de partidos está associada a um mercado que vai além da busca de votos. Parlamentares chegam a dizer publicamente quanto vão ganhar de recursos no novo partido. Tem deputado que está na sétima legenda. Autêntico balcão de negócios que chegou a ser ameaçado pelos protestos de junho, quando a classe política, acuada, prometeu mudar e fazer diferente. Ficou na promessa.”

"Quando o dinheiro vai na frente, todos os caminhos se abrem."  A frase de Shakespeare cai bem para a bodega partidária atual.

Feira Nova, reivindicação ao Banese
O vereador Manoel Messias, Presidente da Câmara Municipal de Feira Nova, está reivindicando da direção do Banco do Estado de Sergipe o funcionamento do Cash do Banese naquela cidade aos finais de semana e feriados, como também a ampliação do horário de funcionamento do mesmo.

Funcionamento atualmente
Atualmente, segundo o vereador, o Cash do Banese em Feira Nova só funciona das 7 às 14h nos dias de semana, o que obriga a comunidade se deslocar até Nossa Senhora da Glória, distante cerca de 15km para retirarem seus recursos.

MP realizará fórum para discutir transporte público urbano
A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP), em articulação com o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), realizará na próxima sexta-feira, 04, o “Fórum Transporte Público Coletivo Urbano”. A intenção é ampliar o debate sobre as políticas públicas de mobilidade urbana, com destaque para o transporte coletivo.

Demandas
“Uma das maiores demandas da sociedade, durante as manifestações de junho deste ano, foi por melhorias no serviço de transporte coletivo urbano, que é uma parte do que representa o tema mobilidade urbana. Para inserir o Ministério Público nessa discussão e buscar soluções é que nós programamos esse evento, reunindo todos os atores sociais envolvidos e dando também um enfoque científico à questão”, declarou o Promotor de Justiça Dr. Newton Silveira Dias Júnior, Diretor ESMP.

Presenças
Estarão presentes Membros do Ministério Público, representantes do sistema de transporte (concedentes e concessionários), do “Movimento Não Pago” e renomados técnicos do setor. Ao final, haverá a aprovação e leitura de uma Carta de Compromisso, em defesa do usuário. O evento acontecerá no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, situado na sede do Ministério Público (Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505, Bairro Capucho). O horário é das 07h45 às 18 horas, com intervalo para o almoço. Toda a sociedade está convidada.

Campus do sertão é destacado na Câmara
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) fez ontem, 01, um discurso em que ressaltou a importância da instalação de um novo campus da UFS no sertão. “A instalação de um campus da Universidade Federal de Sergipe no alto sertão vai resolver a mazela do êxodo rural tão conhecido por todos nós brasileiros e fortemente destacado no nordeste do Brasil com seus milhares de retirantes”, disse o parlamentar.

Luta antiga
Fábio lembrou que a luta é antiga e que sua conquista representa muito mais que o acesso à educação. “Além do impacto positivo na educação, a implantação de um campus universitário torna possível vislumbrar também o planejamento de empresas e indústrias voltadas para as vocações locais, o que resultará num incremento econômico inimaginável, até então”.

Novo futuro
Os cursos oferecidos, inicialmente, serão agronomia, zootecnia e veterinária, áreas de grande atuação no sertão sergipano. “O sertão é o maior território de desenvolvimento do Estado e abriga mais de 137 mil habitantes. É a área mais pobre de Sergipe, mas que desenha agora um novo futuro, dando aos seus jovens a oportunidade de estudar em uma universidade federal”, completou o deputado.

Mais Médicos
O deputado federal Rogério Carvalho apresentou ontem o relatório final da MP do programa Mais Médicos que foi aprovada na Comissão Mista do Congresso.A medida provisória ainda precisa ser votada pelos plenários da Câmara e do Senado.O relator fez várias mudanças no texto original enviado pelo governo, mas manteve os artigos que estabelecem a bolsa de formação de R$ 10 mil para os participantes do programa, sem qualquer direito trabalhista, como 13º salário e contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Lamentável, senador Amorim votar contra o Mais Médicos
Na votação do programa na Comissão Mista do Congresso um voto lamentável: do senador Eduardo Amorim contra o programa. Como médico, o senador deveria colocar em primeiro lugar a defesa da população carente e não o corporativismo de uma classe que está dividida. Muitos médicos apoiam o programa. A maioria que é contra é formada por dirigentes que não souberam fazer o diagnóstico da população. O programa dará certo, pode ter certeza.

Modificações
A forma de registro dos médicos vindos do exterior foi modificada por Rogério Carvalho. O texto original da MP estabelecia que o registro provisório seria feito pelos conselhos regionais de medicina. O relator passou essa incumbência para o Ministério da Saúde. Mas a fiscalização do trabalho dos participantes do programa continua sendo feita pelos conselhos.

Revalidação
O relator também definiu que os médicos formados no exterior não vão precisar revalidar o diploma para atuar no programa por até quatro anos. O texto original da medida provisória previa a atuação no programa por três anos, prorrogáveis por mais três, sem revalidação.Carvalho estabeleceu ainda uma avaliação de habilidades e atitudes dos médicos em formação a cada dois anos.

Nova modalidade
“Também criamos uma nova modalidade de residência médica que vai servir de pré-requisito para nós formarmos médicos com capacidade na área de urgência e emergência, na área de atenção primária. Ou seja, de clínica, de acompanhamento de pacientes crônicos, crianças, gestantes. Nós criamos a possibilidade de uma avaliação para esses médicos residentes também”, explicou.O texto aprovado prevê a abertura de 11 mil e 800 vagas para residência médica até o fim de 2018.

Destaques
Sete dos oito destaques apresentados por integrantes da comissão mista foram rejeitados e um deles foi acolhido pelo relator. O destaque acatado, do deputado Eleuses Paiva (PSD-SP), mantém a prerrogativa de sociedades de especialistas conferirem títulos da respectiva especialidade após a aprovação do candidato em exames específicos. A proposta do relator era que a residência médica fosse a única forma de especialização dos médicos.A Medida Provisória do Mais Médicos pode ser votada na Câmara já na próxima semana. A MP passa a trancar a pauta do Plenário no dia 5 de novembro.

Outubro Rosa
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participou nesta terça-feira do lançamento do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Com o slogan, "Acenda sua consciência”, o Palácio do Congresso receberá a partir da noite desta terça-feira, uma iluminação especial na cor rosa.

Importância
Maria destacou que essa é uma iniciativa que sempre lhe mobiliza dada a sua importância. “Nunca é excessivo lembrar que o câncer é a doença que mais mata e tem feito muitas vítimas em todo o mundo. Portanto, o Outubro Rosa é um evento que nos remete a essa conscientização que é tão relevante”, afirmou Maria, ao participar do ato de abertura, realizada na sala de audiências da Presidência do Senado.

Relator da Receita
O senador Eduardo Amorim (PSC), relator de Receitas da proposta orçamentária de 2014, esteve reunido com os consultores do Senado e Câmara para estudar pontos que devem constar em seu relatório. Nessa discussão são levados em conta vários reflexos da economia brasileira como crescimento do PIB, por exemplo. O parlamentar fará ainda, exame da conjuntura macroeconômica e do impacto do endividamento sobre as finanças públicas.

Relator da Receita II
Eduardo Amorim terá a responsabilidade, com o auxilio do Comitê de Avaliação, de avaliar, inicialmente, a receita prevista pelo Executivo no projeto de lei orçamentária. “O objetivo é verificar se o montante estimado da receita está de acordo com os parâmetros econômicos previstos para o ano seguinte”, explicou Amorim ao informar que nesta quarta-feira terá audiência com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior para tratar da construção do relatório.

Segundo Gilmar, Controladoria faz auditoria na Emsurb
O radialista Gilmar Carvalho, aliado do prefeito João Alves, revelou ontem que a Controladoria Geral do Município de Aracaju está realizando uma auditoria na Emsurb onde já constatou diversas irregularidades. Será verdade? O prefeito João Alves tem conhecimento? Será que a Emsurb tá precisando de uma limpeza? Se tiver igual ao mercado municipal vai precisar usar muito detergente, alvejante, sabão e outros produtos afins.

Requerimento
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou ontem 01, feira, com 15 votos favoráveis e seis contrário requerimento de autoria do vereador Manoel Marcos (DEM) solicitando audiência da Comissão de Finanças  do Legislativo sobre o Projeto de Lei nº 141/2013 de autoria do vereador Anderson de Tuca (PRTB) que dispõe sobre a redução da passagem de ônibus aos domingos em Aracaju.

Anulação
Com a aprovação do requerimento a votação foi anulada porque o projeto não passou na Comissão de Finanças. Ontem mesmo a Comissão rejeitou o projeto. “Não vi no projeto nenhuma fonte de recurso para essa diferença na passagem, essa redução tem que sair de algum lugar, portanto não posso de forma alguma como vereador votar em um projeto de redução sem saber a fonte da mesma. Precisamos, portanto que a Comissão de Finanças Tomada de Contas e Orçamento dê o seu parecer para que esse projeto seja mais robusto”,explicou Manoel Marcos.

Trabalho
Para o presidente da CMA, Vinícius Porto (DEM) a não tramitação do PL pela Comissão de Finanças da CMA foi um equívoco e que precisa ser reparado. “O presidente da Comissão de Finanças reconhece que houve um equívoco  a não tramitação pela comissão e estamos aqui para corrigir essa falha”, reconheceu Vinícius. O secretário da Articulação Política e das Relações Institucionais da Prefeitura de Aracaju, o ex-vereador Juvêncio Oliveira teve papel importante na correção da matéria.

Mais atenção
O vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju ontem, 01, , para pedir uma reflexão sobre as sessões especiais  realizadas pela Casa nos dias de segunda e sexta. "Sou um jovem vereador, não tenho experiência em relação a muita coisa, mas fico impressionado com o pequeno número de vereadores nas sessões especiais realizadas por  nesta Casa. Sessão especial é para discutir temas importantes e precisam ter mais atenção", afirmou.

Mais atenção II
Aribé ressaltou que na sessão realizada na última segunda-feira, 30, apenas cinco parlamentares estiveram presentes na discussão. "Ontem, o tema foi o Banese, que tanto discutimos aqui na Câmara. Senti falta dos vereadores para debater um tema tão importante como esse. Os questionamentos para a presidente do banco poderiam ter sido em maior quantidade, mas o pouco número de vereadores presentes impossibilitou isso", explicou Lucas Aribé.

Campanhas educativas
A necessidade de reforçar a educação no trânsito foi destacado pelo vereador Valdir Santos (PTdoB) na Câmara de Aracaju.. O parlamentar reconheceu a iniciativa da SMTT que promoveu a Semana do Trânsito. A campanha foi voltada a fomentar a direção defensiva, respeito aos motoristas e pedestres, além de outras práticas que visam deixar o tráfego mais seguro.

Conscientização
“Precisamos conscientizar a população, fomentar o respeito e incentivar a prática de relações interpessoais. Muitas vidas são ceifadas no trânsito porque as pessoas discutem, ultrapassam o sinal ou excedem a velocidade. A imprudência deve ser monitorada e combatida constantemente para evitar que os índices de morte no trânsito aumentem. Educação vem de casa, mas, pode ser incentivada”, ressaltou Valdir.

ASEOPP cobra programa habitacional em Sergipe
A necessidade de um programa habitacional concreto em Sergipe foi cobrada pelo presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, Luciano Barreto, na reunião-almoço semanal da entidade que contou com a presença do novo diretor de habitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, o experiente engenheiro Ubirajara Barreto, que já comandou, entre outros órgãos, a Emurb.

Prejuízo
Luciano Barreto disse entender que Ubirajara Barreto está assumindo agora, mas a falta de um programa habitacional forte, não só prejudica a população, por conta do aumento do déficit habitacional, mas também as pequenas e médias construtoras.

Perspectiva
Já o vice-presidente da ASEOPP, Francisco Costa, disse que a chegada do engenheiro Ubirajara Costa para uma área tão importante abre uma nova perspectiva para a habitação em Sergipe. Francisco lembrou que um dos gargalos dos editais da Sedurb, é que os preços irreais com as planilhas sem todos os custos das obras. “Nosso objetivo é que a obra tenha início, meio e fim. E que a sociedade possa receber”, disse, lembrando que em alguns casos por conta da demora, ocorreram diversas invasões.

Casas 
O diretor de habitação da Sedurb, Ubirajara Barreto, fez uma exposição dos programas realizados, como o de habitação rural para erradicar as casas de taipas e anunciou o edital em três lotes para construção de 600 casas no povoado Tabocas em Socorro.  No debate, Ubirajara informou também que o governo espera a conclusão dos serviços de terraplanagem para início da construção de 500 casas no bairro Porto D`antas, em Aracaju, cujo edital dividido em três lotes já foi realizado.

Zé Américo deve disputar Assembleia em 2014
Na organização do Partido Popular Socialista, o dirigente Marcos Aurélio, que irá disputar a Presidência estadual do PPS conversou  ontem, 01, com o ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores, José Américo de Almeida e recebeu a informação que o mesmo está dialogando com os amigos objetivando a construção de uma candidatura a deputado estadual nas eleições de 2014.

Projeto definido
Para o socialista, essa informação mostra a necessidade do partido abrir o diálogo com todos os seus filiados e não ficar restrito a acordos de gabinete, em Aracaju. “Temos no PPS de Sergipe mais de 12 mil filiados, se tivéssemos um projeto definido, de organização partidária, tenho absoluta certeza que nossa situação seria completamente diferente desta vivida hoje”, e completa, confiante, “mas, tenho confiança que isso mudará a partir da eleição que escolherá o novo Presidente. Se vencermos, reestruturaremos o PPS aqui no Sergipe”. Disse.

Honra
Sobre a disposição do ex-prefeito de Dores em disputar a eleição para deputado estadual, Marcos Aurélio é objetivo, “O PPS é um Partido construído a partir dos seus filiados. Se Zé Américo está disposto a colocar seu nome para avaliação dos Sergipanos, em especial os dorenses que já o elegeram prefeito da cidade para nós do PPS será uma honra”. Finaliza.

Pagamento de ICMS prorrogado
A Secretaria de Estado da Fazenda prorrogou por meio da Portaria 451/2013 para o próximo dia 5 o prazo de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de setembro de 2013. A greve dos bancários tem criado dificuldades para o pagamento do imposto, levando a Sefaz a conceder mais um prazo para o vencimento. Para as empresas que estão com dívidas de ICMS referentes a até 2012, a Sefaz mantém o Programa Recuperar, que parcela em até 120 meses o pagamento do imposto.

Campanha pela identidade funcional dos radialistas. Mande seu email aos deputados da CCJ
O deputado João Campos protocolou nesta Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), no dia 13 de março deste ano, parecer favorável à aprovação do projeto de lei 1005/2007, que institui a Carteira de Identidade Profissional do Radialista com validade em todo o território nacional e regulamenta que a mesma será emitida pela FITERT – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão.

Importância
Tal documento é muito importante para a categoria, especialmente neste momento em que o Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Nesse tipo de evento, bem como na cobertura de agendas institucionais do poder público, é exigido o credenciamento. E a falta de um documento de identificação profissional com valor legal acaba por muitas vezes criar transtornos para os trabalhadores da área. Por isso, seu apoio a esta causa dos radialistas se faz ainda mais importante. Em todo o país somos cerca de 220 mil profissionais atuando em conformidade com os dispositivos da Lei 6.615/78 contando com o seu voto a favor desta propositura. Em:http://www.fitert.org.br/site/#prettyPhoto/2/

Congresso Europeu
Os oncologistas André Peixoto e Nivaldo Farias, que integram o corpo clínico da Onco Hematos, participam do Congresso Europeu de Câncer (Ecco). O evento, iniciado no último dia 27, prossegue até 1° de outubro em Amsterdã, na Holanda. Considerado o maior evento da área oncológica da Europa, o congresso reúne especialistas de vários países. O Congresso Cancer Europeu de 2013 é o 17 º Congresso da Organização Europeia do Cancro (ECCO), o 38º Congresso da Sociedade Européia de Oncologia Médica (ESMO) e do 32 º Congresso da Sociedade Européia de Radiologia Terapêutica e Oncologia (ESTRO).

No ritmo do Salão Imobiliário
Com o término da 7ª edição do Salão Imobiliário de Sergipe (SIMSE), a Nassal permanece com o mesmo ritmo para fechar novos negócios. A partir de hoje, 02 até o dia 28, estará com um estande no shopping Jardins nomeado Shopping de Lançamentos Nassal. No local, serão apresentados três projetos em lançamento e com perfis de público diferentes. Haverá a abertura da última torre dos três edifícios que compõe o Grand Belize, empreendimento 70% comercializado no SIMSE e localizado na Farolândia. No mesmo bairro, a empresa oferta o Solarium, projeto sustentável com obtenção de energia solar e com acessibilidade para pessoas como mobilidade reduzida, que terá promoção de vale-compras no valor de 3 mil reais.

Lançamento
E para quem sonha com o primeiro imóvel, dentro das condições do Minha Casa, Minha Vida, há o lançamento na Barra dos Coqueiros do Litorâneo Residence, com parcelas a partir de R$ 250 reais. O evento é realizado em parceria com a imobiliária Felizolla Excelence e quem busca por imóvel, deve conferir.

Agenda
02 DE OUTUBRO – Hoje é o DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA.  Há 40 anos, portanto em 1973, um  golpe liderado pelo general Augusto Pinochet depõe o presidente do Chile, o socialista Salvador Allende, e implanta uma ditadura militar no país.  No mesmo ano, eclode a crise do petróleo e morre o pintor espanhol Pablo Picasso, que revolucionou as artes plásticas do século XX.  Há 30 anos, em 1983, é criada a INTERNET. Em 2003, há dez anos, começa a Guerra do Iraque, que só terminaria em 2011. Há exatamente um ano, a SELIC, a taxa básica de juros no Brasil, atinge seu índice mais baixo, 7,25 por cento ao ano. Principais destaques da semana: Ontem, primeiro de outubro, Conselho Criado pelo Papa Francisco para reformar a Cúria Romana realiza sua primeira reunião. Em Aracaju, 42 menores fogem do CENAM e da USIP. Hoje, o Instituto Tomie Ohtake abre mostra do cineasta português Manoel de Oliveira, que tem 104 anos. Amanhã, quinta-feira, a Alemanha celebra os 23 anos de reunificação do país. Na sexta-feira, será lançado em circuito nacional o novo filme de Costa Gravas, “O Capital”. No sábado, manifestantes favoráveis à reforma migratória nos Estados Unidos realizarão marchas em diversas cidades. Outros fatos importantes: Famosos e familiares assistem à missa de um ano da morte de Hebe Camargo. Chineses inauguram sua primeira zona franca.  Impasse no Congresso paralisa atividades não-essenciais nos Estados Unidos. Romário promove festa com música eletrônica e vizinhos chamam a polícia, em Brasília.

Curtas
CCJ DA CÂMARA APROVA PROJETO QUE AUMENTA PENAS PARA HOMICÍDIOS. /// MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL É CONTRA O REGISTRO DA REDE, PARTIDO DE MARINA SILVA. JULGAMENTO PODERÁ SER AMANHÃ, NO TSE. /// MINISTRO FERNANDO BEZERRA ENTREGA O CARGO EM REUNIÃO COM DILMA. /// DEPUTADO SANDRO MABEL, APONTADO COMO MENSALEIRO, GANHA PROCESSO CONTRA A GLOBO. /// PMs E PROFESSORES VOLTAM A SE ENFRENTAR NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. /// REPUBLICANOS PARARAM GOVERNO POR QUESTÃO MERAMENTE IDEOLÓGICA, AFIRMA O PRESIDENTE OBAMA, DOS ESTADOS UNIDOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Direitos de transmissão
Abrimos nossa coluna de hoje publicando a tabela de valores a serem pagos pela televisão aos clubes brasileiros que disputam a Série A.  No caso, pela Rede Globo, detentora desse direito. Os dados a seguir correspondem, respectivamente, a valor até 2015 e a partir de 2016: No topo, estão o Flamengo e o Corinthians – 110/170 milhões de reais; em seguida, aparece o São Paulo – 80/110; Vasco e Palmeiras – 70/100; Santos – 60/80. Finalmente, vêm Atlético e Cruzeiro (MG), Grêmio e Internacional (RS) e Fluminense e Botafogo (RJ). Para esse grupo de 6 clubes, os valores são: 45 e 60 milhões de reais por ano. E ainda há um outro grupo, formado pelos demais clubes integrantes da Série A. Está explicado o porquê de a Rede Globo ter tanto poder dentro da estrutura do futebol brasileiro. Na semana passada, houve a deflagração do movimento de protesto intitulado Bom Senso Futebol Clube. Depois de uma reunião comandada pela Globo, tudo voltou, praticamente, à normalidade. A CBF, é claro, concordou com tudo que ficou decidido na referida reunião. Algo parecido aconteceu há anos atrás, quando o Clube dos 13 (extinto), tentou rebelar-se contra a Vênus Platinada. Deu no que deu.  O grande GAP (fosso) existente entre os líderes em termos de torcida em todo o Brasil (Flamengo e Corinthians) e os demais justifica-se, em parte. Futebol é negócio. Vale mais o produto que é mais procurado nas prateleiras. Mas há quem defenda a tese não de absoluta igualdade, mas de uma subida nos valores menos expressivos.

Árbitros na Justiça
Os árbitros de futebol de Sergipe, representados por sua Associação, terão que responder, em juízo, o que os levou a agir de forma a provocar uma reação da chapa de oposição na recente eleição realizada naquela entidade. A audiência de conciliação será no próximo dia 10, às 10 horas, no Fórum do Santos Dumont.

Boxe nota 10
Há um nome que precisa ser enaltecido em virtude do grande sucesso do boxe sergipano, que acaba de conquistar título inédito, em certame mundial. Além do jovem boxeador, já devidamente consagrado, é preciso reconhecer o excepcional trabalho desenvolvido, há décadas, por esse baluarte que é o Walter Duarte. Seriedade, dedicação e amor ao que faz. Assim pode ser resumida a figura do competente técnico.

Wendell Bastos
O preparador físico do Sergipe encontra-se em Salvador, realizando um estágio no Vitória, clube dotado de ótima infraestrutura. Wendell confirmou que está acertadíssimo com o Sergipe para atuar na temporada 2014.

João Hora e Sabino
Assunto que continua na ordem do dia do futebol sergipano. Reformas já aprovadas não têm data de início.  Como diria aquela famosa figura, “O TEMPO RUGE”.

Jogou a toalha
Batista, treinador de futebol, mais uma vítima da “profissão perigo”, como diria Luiz Carlos Cruz. Totalmente sem condições, e depois de três derrotas, o Maruinense logo encontrou um culpado.

2 milhões de reais
É o montante que foi divulgado para fazer face às obras do Sabino Ribeiro e do João Hora.

Nova baixa no galo
Richarlyson sofreu séria contusão (lesão no joelho). Está fora do campeonato mundial de clubes. O Galo poderá, também, não contar com Ronaldinho Gaúcho, por motivo de contusão.

Justa homenagem
O Conselho do Palmeiras aprovou, por unanimidade, a construção de um busto do goleiro Obderdan Cattani, grande ídolo do clube, que foi titular no período compreendido entre 1940 e 1954. Oberdan é considerado um dos três maiores jogadores do clube de Parque Antártica, ao lado do também goleiro Marcos e do genial Ademir da Guia.

Diego Costa
Após a magistral exibição, pelo Atlético Madrid, que derrotou o Real, no grande dérbi da capital espanhola, o sergipano Diego Costa passou a interessar, mais do que nunca, aos dirigentes da seleção daquele país. O mundo esportivo tomou conhecimento, ontem, de carta endereçada à FIFA, pedindo autorização para “contratar” o brasileiro para integrar a seleção da Espanha, atual campeã mundial de futebol. A carta não fala em naturalização do atleta. O pedido é apenas para “contratar” Diego Costa. O craque já foi lembrado por Felipe Scolári. Aguarda-se, agora, uma resposta da FIFA, que deverá ser negativa. E aí, o sergipano nascido em Lagarto poderá ter sua vez na seleção brasileira, principalmente no caso de Fred não se recuperar a tempo de disputar a Copa 2014. O fato de ter passado a jogar na posição de atacante, de fato, fê-lo assumir a liderança dos artilheiros do campeonato espanhol.

Resultados de ontem
Brasileirão – Náutico 2 X 1 Ponte Preta. Série B – Palmeiras 2 X 0 Oeste – Chapecoense 4 X 0 ASA – Ceará 1 X 0 ICASA – ABC 1 X 0 Atlético (GO) – Guaratinguetá 1 X 1 Paysandu – Sport 3 X 2 Joinville – América MG 1 X 0 Paraná.

Memória do esporte
2 DE OUTUBRO – Em 1904, é disputado o primeiro jogo da história do Botafogo, que é derrotado pelo Football Athletic Club por 3 a zero. 1922 – É assinalado o primeiro gol “olímpico”, da história do futebol. Foi num jogo entre a seleção argentina e a uruguaia. Foi assim batizado porque foi assinalado contra o Uruguai, que era o campeão olímpico, ou seja, vencedor do torneio de futebol das Olimpíadas. O gol foi marcado pelo ponta-esquerda Cesáreo Onzari, da seleção portenha. 1943 – O Flamengo goleia o Vasco por 6 a 2 e registra o maior placar sobre o rival em todos os tempos.  Em 1960, era inaugurado o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, em São Paulo. No jogo de estreia, o São Paulo vence o Sporting, de Portugal, por 1 a zero, gol marcado por Peixinho. E em 1974, Pelé despede-se do Santos e do futebol brasileiro, na vitória sobre a Ponte Preta, por 2 a zero, na Vila Belmiro. O Rei joga até os 21 minutos do primeiro tempo, quando se ajoelha no centro do gramado.

Jogo rápido
Resultados de ontem pela Liga dos Campeões da Europa: Barcelona 1 X 0 Celtic – Chelsea 4 X 0 Steaua Bucaresti – Nesse jogo, o brasileiro Ramires fez dois gols. – Arsenal 2 X 0 Napoli – Borussia Dortmund 3 X 0 Olympique de Marselha. /// O sergipano Vítor Andrade está “aprontando” no Santos. /// Confirmada a Superliga de Futsal em Aracaju, em dezembro. /// Sorteio dos grupos da Copa do Nordeste será no dia 8, em Salvador. /// Eleição no Confiança também será na próxima semana. /// Segundona poderá promover o acesso de 3 equipes à primeira divisão (Série A-1).

PELO TWITTER

www.twitter.com/pedrocarregosa  E quando 24 horas são poucas horas? Quando o serviço só depende de vc? Quando depender dos outros é a pior coisa da vida? Respirando em 321.

www.twitter.com/clovis_silveira  Quem deixa de ser amigo em algum momento sem motivos real, é porque nunca foi amigo de verdade!

www.twitter.com/chicoandradef  O intocável é aquele cidadão capaz de jurar que teve sua honra atacada quando,na verdade,apenas a sua vaidade foi ferida. Bom dia!

www.twitter.com/MariaMendoncaSE  Que não tenhamos medo de seguir…mesmo diante das dificuldades e das dores que possamos sentir, sigamos com Cristo em frente. Bom Dia.

www.twitter.com/revinhogama Sim, a vida é injusta. Mas isso é bom. Se ela fosse justa nós estaríamos ferrados!

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
Se um dia fecharem-lhe as portas da vida, pule a janela.

Violência gera violência, os fracos julgam e condenam, porém os fortes perdoam e compreendem.

Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.

Augusto Jorge Cury médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro. Nasceu em 2 de Outubro de 1958.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários