Bolsonaro: difícil imaginá-lo passando a faixa presidencial

            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Mais que uma reflexão, um texto que alerta para a situação atual do país. Do diretor de Opinião do Estadão, Antônio Carlos Pereira.

Jair Bolsonaro diz que não haverá eleição sem urnas impressas e chamou País de “republiqueta”. Difícil imaginá-lo passando a faixa presidencial a quem quer que seja.

O presidente Jair Bolsonaro classificou o Brasil como “republiqueta”. É espantoso que o político a quem foi conferida pelos eleitores a nobre tarefa de governar o Brasil tenha uma opinião tão desairosa sobre o País. A República brasileira tem muitos problemas – e em vários momentos, graças, sobretudo, a Bolsonaro, de fato se parece muito com uma republiqueta –, mas aqui ainda há uma Constituição, há instituições democráticas e há liberdade. E é justamente por ter esse sólido arcabouço democrático que os reptos autoritários de Bolsonaro, por mais tumulto que causem, serão, como têm sido, serenamente repelidos.

Isso não significa que o presidente se sinta dissuadido e afinal pare de desafiar a ordem constitucional que jurou respeitar ao tomar posse. Na mesma ocasião em que demonstrou seu desprezo pela República, Bolsonaro avisou que, se não for aprovado o “voto impresso” em lugar da urna eletrônica, “não vai ter eleição” no ano que vem.

“Ninguém mais aceita esse voto que está aí. Como é que vai falar que esse voto é preciso, legal, justo e não fraudado? A única republiqueta do mundo é a nossa, que aceita essa porcaria de voto eletrônico. Tem que ser mudado. E digo mais: se o Parlamento aprovar e promulgar, vai ter voto impresso em 2022, e ponto final. Não vou nem falar mais nada. Vai ter voto impresso. Se não tiver voto impresso, é sinal de que não vai ter eleição. Acho que o recado está dado”, disse Bolsonaro.

Não é a primeira vez que Bolsonaro lança dúvidas sobre a lisura das eleições com urnas eletrônicas. Frequentemente declara ter certeza de que a eleição presidencial de 2018 foi fraudada para impedir que ele vencesse já no primeiro turno. Em março de 2020, chegou a dizer que tinha “provas” dessa fraude e que as apresentaria “brevemente”. Mais de um ano se passou e as “provas”, obviamente inexistentes, não foram mostradas.

Bolsonaro segue incansável em sua campanha contra as urnas eletrônicas, a despeito dos inúmeros atestados de que o sistema é confiável, mas agora foi bem mais longe. Com todas as letras, ameaçou tumultuar a própria realização das eleições.

O presidente e seus fanáticos camisas pardas acalentam essa ideia há muito tempo, mas o projeto liberticida ganhou força com a tentativa de golpe liderada por Donald Trump, ídolo de Bolsonaro, nos Estados Unidos. Na campanha pela reeleição, o então presidente Trump disse diversas vezes que só perderia se houvesse fraude. Uma vez que as urnas indicaram sua derrota, Trump incitou seus seguidores a contestar a votação e a invadir o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, para impedir a consagração do resultado.

É sintomático que Bolsonaro tenha sido um dos últimos chefes de Estado a reconhecer a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos e um dos únicos a alinhar-se a Trump na contestação do resultado. Com isso, o presidente brasileiro manteve coesa e excitada sua base radical, maravilhada com sua ousadia de questionar a eleição de Biden, colocando sua agenda lunática acima do bom senso, da etiqueta diplomática e do interesse público.

Esse gesto temerário do presidente serviu para antecipar a estratégia bolsonarista para a eleição de 2022. Na hipótese de derrota, está claro que Bolsonaro não aceitará o desfecho – mesmo se houver o tal “voto impresso”. Na insanidade de seus fanáticos seguidores, Bolsonaro encarna o povo, razão pela qual é simplesmente impossível que esse povo escolha outro candidato.

Trata-se de uma crise contratada desde que se elegeu presidente um homem que jamais respeitou o Exército quando militar nem respeitou as instituições democráticas quando parlamentar.

É preciso uma grande dose de otimismo para imaginar Bolsonaro, veteraníssimo provocador dos limites da democracia, passando a faixa presidencial a quem quer que seja – especialmente se o vencedor da eleição for um dos muitos políticos que ele trata como inimigos mortais. Sua escalada retórica praticamente impede um recuo. “O recado está dado”, advertiu Bolsonaro. Seria imprudente ignorá-lo.

Estamos perdendo os Bons: morre o coronel da reserva PMSE, Carlos Augusto E o blog presta solidariedade À família do coronel da reserva da PMSE Carlos Augusto. Um homem de bem, tão conciliador que quando teve oportunidade de ser comandante da PMSE não forçou a barra. Foi um auxiliar importante de Marcelo Déda no primeiro governo. Carlos Augusto não conseguiu superar a Covid-19 e estava há algumas semanas internado em um hospital de Aracaju. Vá encontrar com o professor Déda e colocar a conversa em dia. Sempre presente Amigo! 

 

Sergipe caso dos dois pastores (pai e filho) denunciados por assédio sexual: eles serão ouvidos ainda esta semana Ontem, 10, através do twitter, o blog fez uma cobrança À SSP a pedido de diversos leitores e segmentos da sociedade para que seja divulgada a data dos depoimentos dos dois pastores envolvidos na denúncia de assédio sexual. O inquérito policial está em excelentes mãos, de um delegada com um histórico de 20 anos de trabalho eficaz e sério na SSP. A cobrança é porque virou um caso de repercussão estadual e que está chegando à esfera nacional e toda sociedade sergipana está na expectativa do resultado, não apenas as vítimas e seus familiares.

Esclarecimentos SSP Segundo informações da Ascom, a SSP, com a dilação do prazo do processo o inquérito, ainda está ouvindo as vítimas. A Ascom deixou claro que o resultado do inquérito será divulgado através de uma coletiva de imprensa e historicamente a SSP sempre informa que depoimentos de A ou B foram prestados, mas não antecipam quando e onde. E o resultado do inquérito será divulgado para toda imprensa. Ainda esta semana os dois pastores serão ouvidos.

Que pressa é essa? E blog recebeu ontem, 10, prints de uma mansão colocada à venda em Aracaju no valor de R$ 1,2 milhão. A pressa para vender o mega apartamento é tão grande que foi colocado o anúncio em cinco imobiliárias e ainda tem outra na região de Itaporanga. Quem não deve não teme e muito menos treme…

Falsos Guardiões O blog recebeu centenas de mensagens de leitores perguntando o porquê da não divulgação dos nomes completos e das fotos dos presos e do suspeito que morreu na operação “Falsos Guardiões”, que foi realizada pela Polícia Civil na última quinta-feira. Além de parabenizar ao COPE e à Secretaria de Segurança Publica – SSP por tal operação, o blog faz um apelo à SSP que divulgue os nomes e as imagens dos envolvidos para informar aos leitores.


Parte II Campanha para que a PMA retorne o projeto de fechar a orla três dias da semana para a prática do ciclismo, corridas e caminhadas E o blog vestiu a camisa da defesa do retorno do projeto que fecha a Avenida Santos Dumont (orla de Atalaia) três vezes por semana, logo cedo, para a prática do ciclismo, corridas e caminhadas. Está comprovado que o exercício físico faz bem ao combate da Covid-19. Além disso, o contato com o sol ativa a vitamina D3, que, a rigor, é um hormônio vital. Segundo os especialistas, 25 minutos de exposição ao sol fazem com que o corpo de pessoas de pele clara produzam até 20.000 UI de vitamina D3. Ficou demonstrado que a quase totalidade de mortos em função da Covid-19 tinham baixas taxas de D3 no organismo. Quem tinha D3, perto de 60 nanogramas por decilitro de sangue, teve um índice de sobrevivência surpreendente. Matéria do G1 aqui.  Um dos vídeos de um dos mais conceituados neurologistas brasileiros, com doutorado na Suécia, Cícero Gali Coimbra:

 

 


Quem manda? Em Prefeitura da região Centro-Sul Uma prefeitura da região Centro-Sul do Estado vive um dilema: não se sabe quem comanda. Diversos serviços que foram contratados pela prefeitura nos anos de 2018 e 2019, inclusive com notas fiscais emitidas,  permanecem sem que os prestadores recebam os pagamentos. O pior é nesse momento de crise econômica, os credores precisam rogar a Nossa Senhora da Piedade, e nessa situação tão difícil, não dá para comprar nenhuma mandioca para se alimentarem.

Quem manda? Em Prefeitura da região Centro-Sul II Dizem que a titular ordena o pagamento, mas seu cônjuge interfere na administração ordenando que a pasta das finanças pagamentos aos seus amigos primeiros. Só um lembrete: 2022 está logo alí e com a legislação em vigor, ficará difícil a reeleição para continuar frequentando o Lago Paranoá, no máximo ficará próximo em alguma barragem, lutando para que a população frequente sua orla ribeirinha. O TCE precisa avaliar, como pode pagar prestadores de serviço com notas fiscais emitidas em 2021 e os que já prestaram serviço em 2018 e 2019 ainda não terem seus valores recebidos? Alô MPE, acorda!
Aracaju e a omissão da Prefeitura de Aracaju, para fiscalizar e multar quem usa a calçada como extensão de suas lojas. A foto é de uma oficina que conserta bicicletas na Avenida Gasodulto, a principal do conjunto Orlando Dantas, que tomou quase toda a calçada prejudicando a passagem dos pedestres que têm que passarem pela avenida no meio dos carros.

Aracaju: reclamações em posto de saúde do conjunto Inácio Barbosa E ontem, 10, pela manhã, a Unidade Básica de Saúde ministro Costa Cavalcante, localizada no conjunto Inácio Barbosa em Aracaju, diversos pacientes reclamaram da demora no atendimento até mesmo para preencherem uma simples ficha de espera. A informação é que só tinham dois médicos e mais de 30 pessoas no final da manhã esperando num minúsculo espaço sem condições de manter o distanciamento previsto pelo protocolo da Covid-19.

Aracaju: lentidão da vacina Outra reclamação é a lentidão da vacinação na capital. As pessoas com comorbidades têm procurado os postos de saúde desde a última sexta-feira e nada. Ontem, 10, é que a Prefeitura divulgou uma nova data da vacinação a partir de hoje. Muita gente reclamando que sai de casa para tomar a vacina que tem direito e tem que deixar para o outro dia para juntar cinco pessoas para consumir uma apola. É preciso mais organização.

Estância: Benefício Emergencial Municipal é destaque na TV Atalaia E ontem, 10, o prefeito de Estância, Gilson Andrade, concedeu entrevista ao Balanço Geral da TV Atalaia (Record), programa comandado pela jornalista Tamires Francis, onde falou de diversos assuntos deste novo mandato como prefeito. Gilson destacou o avanço na vacinação com todos os agentes de saúde, de segurança e de limpeza vacinados, além da população dos 60 aos 90 anos, como também a continuidade nesta semana das pessoas com comorbidades.

BEM O assunto principal foi o BEM – Benefício Emergencial Municipal, que vai transferir para a população que está sem renda por conta da Covid-19 cerca de R$ 1 milhão através de três parcelas de R$ 200,00 cada uma a partir deste mês. Gilson Andrade destacou que é uma preocupação como gestor dar condições de alimentação para as pessoas que não podem trabalhar neste momento, principalmente no mercado informal, com a suspensão dos serviços.

Socorro: doação de travesseiros para campanha das mães A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) e da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), recebeu a doação de 28 travesseiros da empresa Altenburg, que serão destinados às mães socorrenses que participaram da campanha do dia das mães nas redes sociais da Prefeitura.

Parceria O grupo Altenburg está instalado no Distrito Industrial de Socorro há cerca de 11 anos, trabalhando com grandes marcas e incentivando as vendas por revendedores. A empresa fabrica uma ampla linha de produtos, como edredons, colchas, roupas de cama, protetores, travesseiros e toalhas.O gerente geral da companhia, Roberto Zamprogna, disse que é uma honra colaborar com a campanha da Prefeitura, pois se trata de uma comunicação e uma abertura à sociedade. O secretário de Indústria e Comércio, Luiz Carlos, explicou que essa parceria foi essencial para a conclusão da campanha do dia das mães.

Campanha A Secom coordenou a campanha do dia das mães na semana anterior à data e fez publicações no instagram, com vídeos, fotos e frases especiais para as mães, com ajuda dos filhos que quiseram prestar homenagens. De acordo com a Secom, os travesseiros serão distribuídos entre dez mães que receberam as mais belas mensagens dos filhos, seis mães que participaram dos vídeos de homenagens ao Dia das Mães e outras mães que atuam na saúde.

Laranjeiras: Prefeitura continua a entrega de kits de alimentação escolar A Prefeitura de Laranjeiras vai dar continuidade nesta terça-feira, 11, à entrega dos kits de alimentação escolar aos alunos matriculados nas escolas da rede municipal. O cronograma, iniciado na última terça-feira, 04, deve ser encerrado na próxima sexta-feira, 14. Nesta primeira etapa, estão sendo beneficiados cerca de quatro mil estudantes.

Escolas Os trabalhos serão retomados com a entrega nas escolas Manoel Sizino Franco e Lourival Baptista. Na quarta, quinta e sexta serão beneficiados também os estudantes das escolas Maria Regina de Oliveira, Creche Maria Carmita Fernandes, Dom Pedro II, Leonídio Leite, Creche Bruna Hagenbeck e Alcino Manoel Prudente. Para ter acesso ao cronograma completo é preciso acessar as redes sociais da Prefeitura, no Facebook e Instagran (@preflaranjeiras). Todos os dias são feitas postagens com essa e outras novidades das ações da gestão municipal.

Qualidade Em pouco mais de quatro meses de administração é possível perceber avanços na qualidade da Educação oferecida. Mesmo neste período de pandemia, a Prefeitura realizou investimentos importantes, como a realização de atividades remotas, a distribuição dos kits de alimentação escolar, a campanha Matrícula Premiada, que está sorteando prêmios para quem realizar a matrícula, que ainda está aberta. “Em Laranjeiras, os alunos só têm a ganhar. Além de ensino de qualidade, a Prefeitura, oferece os kits de alimentação, com os mesmos itens do cardápio da merenda escolar, as aulas remotas e sorteia prêmios. Criança e adolescente não pode ficar fora da escola e este ano já matriculamos 800 estudantes a mais, em relação aos números de 2020”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Maurina Cruz.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Carta de uma leitora “Prezado jornalista Cláudio Nunes, parabenizo pela sua coragem em publicar notícias sobre situações que deixam a sociedade sergipana preocupada e perplexa. Os “verdadeiros pastores de almas” deveriam se preocupar com o seu rebanho, porém o que se tem visto, independentemente da denominação religiosa, é algo surreal e oposto: desde o assédio sexual de mulheres à troca de carro em plena situação de pobreza da sociedade por causa da pandemia. O interessante é que ninguém desmente nada, por isso estou convencida de que tudo é verdade. Continue assim. Seja a voz profética do nosso povo sofrido e do nosso pequeno Sergipe. Sou sua fã pela sua determinação em não se intimidar. Chega de interesse pelo dinheiro e o lucro. Está na hora de se preocupar com as pessoas. Bem disse você: mais Papas Franciscos e menos falsos pregadores.” RGDS.



Tempo de Murici. Por Antônio Samarone, médico sanitarista: “Andei mapeando São José dos Náufragos, o novo bairro, observando a vegetação e os costumes dos moradores. Em pouco tempo, tudo isso será tragado pela especulação imobiliária. Encontrei um grupo de mulheres catando murici. Está no tempo! Não imaginava que esse costume ancestral existisse em Aracaju. Aprendi com elas, que existem três tipos: a) murici de tabuleiro (frutos grandes e massudos), b) murici de galinha (esse da foto: sabor forte e original), c) murici de raposa (muito raro, o mais apreciado). Gente, descobri que existe uma outra Aracaju, desconhecida, que mantém costumes e hábitos que deveriam ser preservados. Vou fazer um suco desse murici e aproveitar as sementes para fazer mudas. Depois eu conto o gosto do suco e se as mudas pegaram.”


Barroquinha, fim da J. J. Seabra Por Gilfrancisco, jornalista e escritor: No final da Barroquinha ficava um dos muitos barracões dos Bondes, onde eram recolhidos depois de terminados os horários. Eram barracões espaçosos, locais onde os veículos eram revistos, asseados e lubrificados. Caso fosse constatada alguma unidade defeituosa, seguia para os locais apropriados para serem reparados. Eu adorava perambular por entre os bondes estacionados, ficava treinando – pongava e despongava. Mais aqui:
https://evidencie-se.com/barroquinha-fim-da-j-j-seabra/

Final de semana com a Destino Aventura é certeza de muita diversão… Confira três opções!


Sábado, 15 – Serra de Itabaiana e Parque dos Falcões.

Domingo, 16 – Bica da Água Fria, Cachoeira da Água Fria, Pedra da Arara e Cachoeira de Macambira.


Domingo, 16 – Pilões da Ribeira e Parque dos Falcões.


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO
     
Amanhã, 12, Live – Direito Trabalhista na Pandemia No dia 12 de maio, às 17 horas, o assessor jurídico do Sincadise, Dr. Thiago Cabral, e a assessora tributária da entidade, Karyne Cardoso, participarão de um encontro virtual sobre “Direito Trabalhista na Pandemia”. A live foi organizada pelo Consórcio de Eventos de Atacadistas e Distribuidores do Nordeste e contará com membros de outras instituições do setor, sediadas em outros Estados da região. O encontro será realizado no canal do “CEAD Nordeste”, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3HZtZwSw9fg

 

 

 

 

 

O registro de uma marca vai muito além da garantia de exclusividade sobre seu uso. Ela protege a identidade da marca diante de outras empresas, além de agregar valor aos produtos e serviços junto aos consumidores. Se você quer saber como fazer o registro e conhecer os benefícios, participe da live com o chefe do INPI em Sergipe, Hélio Santa Rosa. O nosso encontro é nesta terça-feira,19h. Não perca! #semanadomei

 




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

NOTA DE ESCLARECIMENTO – CRCSE vem a público elucidar notícia veiculada pelo SINDISCOSE

Sobre a matéria veiculada no site do Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Sergipe (SINDISCOSE), e reproduzida em outros veículos de comunicação do estado – ressaltamos que o Sindicato publicou a matéria e que o Conselho não foi procurado para qualquer esclarecimento -, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), vem a público explicar que:

Com a adesão de quatro empregados ao Programa de Demissão Voluntária (PDV), implementado pelo CRCSE e custeado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), alguns ajustes na tabela de cargos comissionados foram realizados e todos seguiram a Resolução nº 558/2021, aprovada de forma unânime e transparente pelo Plenário do CRCSE, onde aumentou e reduziu valores em cargos comissionados.

A respeito dos valores do cargo de Diretor Executivo., informamos que, ao contrário do que foi divulgado, o custo antes era de R$ 7.553,36, não R$ 4.711,22, pois a antiga ocupante do cargo era emprega efetiva e, aos seus vencimentos, era adicionado o valor do cargo comissionado. Informamos ainda, que o total da folha de cargos comissionados, antes da Resolução, importava em R$ 17.091,67, passando para R$ 18.117,20, em valores brutos.

Dessa forma, constata-se que o aumento total da folha de pagamento de comissionados foi de apenas R$ 1.025,53, valor abaixo do que foi equivocadamente noticiado. Os dados acima estão disponíveis para consulta pública no portal da transparência e no site do CRCSE, nos links a seguir: crcse.org.br/institucional/plano-de-cargos-e-salarios; www3.cfc.org.br/spw/PortalTransparencia/Consulta.aspx.

Acreditamos na importância dos sindicatos em relação ao nivelamento e à correlação de forças, fundamentais em um regime democrático. E, por fim, o CRCSE estuda a possibilidade de providências legais sobre as inverdades publicadas, tendo em vista que prezamos pela legalidade e transparência das informações e pela verdade dos fatos.

Vanderson da Silva Mélo
Presidente do CRCSE



PELO TWITTER

www.twitter.com/profanselmo Preparem-se para terceira onda da pandemia. Deve chegar em breve a cepa do coronavirus da Índia, e com ela a mais devastadora onda da COVID. O relaxamento e o mau exemplo das autoridades serão os responsáveis. Peço a Deus que esteja errado.

www.twitter.com/FlavioDino É mesmo patriota esse fingidor?
Ou é um enganador, que ri da alheia dor, desfilando de moto, jet ski e trator ?
Pensamento poético para começar a semana.

www.twitter.com/RicMarques_RM Eu não acreditei que esse ponto de ônibus é em Aracaju. Atenção, @EMSURB, @PrefAracaju, @smttaju como podemos ajudar as pessoas que pegam ônibus nesse ponto?

www.twitter.com/J_LIVRES O Grupo de Artevistas de Niterói (GAN) está marcando um ato performático na próxima terça, 11/5, com início às 17h30, na avenida Amaral Peixoto, em frente ao Banco do Brasil. #ForaBolsonaroeMourão #ForaBolsonaro


www.twitter.com/AroeiraCartum  Tratorão ou Bolsolão? https://brasil247.com ~



Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Aquele que utiliza as aparências de seu sacerdócio para melhor gozar dos prazeres desta terra é um renegado.” Robert Sarah, bispo africano.


https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-05/papa-francisco-mensagem-video-livro-fiorito-exercicio-espiritual.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais