Bolsonaro X Lula. A necessária alternativa para o caos

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Para reflexão o texto de Antônio Carlos Pereira, diretor de opinião do Estadão. O blog assina embaixo.

Para enfrentar Lula e Bolsonaro, as lideranças precisam se organizar para construir, já, uma candidatura capaz de sensibilizar o eleitorado.

Lula da Silva e Jair Bolsonaro nunca desceram do palanque. O petista, nem quando esteve preso; o presidente, nem diante de uma pilha de mortos. Logo, os dois saem em considerável vantagem na disputa eleitoral de 2022, cuja campanha, totalmente fora de hora, começou no exato instante em que saiu o resultado da eleição de 2018.

Para enfrentá-los – e evitar que o País tenha que encarar no mínimo mais quatro anos de pesadelo –, as lideranças políticas, sociais e empresariais interessadas na democracia precisam urgentemente se organizar para construir, já, uma candidatura capaz de sensibilizar o eleitorado, em especial a parte – seguramente majoritária – que está farta da briga de rua em que se transformou a política brasileira nos últimos tempos.

Esse objetivo, que nada tem de trivial, implica necessariamente que as forças do centro democrático sejam capazes de deixar as vaidades de lado e costurar uma candidatura única. No atual cenário, quando há quatro ou cinco possíveis candidatos desse campo para disputar uma eleição, é porque não há nenhum.

Algo, contudo, parece ter se movido, especialmente depois que, por uma espantosa decisão judicial, o chefão petista Lula da Silva recuperou seus direitos políticos e deve ser candidato em 2022.

Em entrevista ao Estado, o governador de São Paulo, João Doria, que trabalha há tempos para se candidatar à Presidência pelo PSDB, disse que “nada deve ser excluído”, ao ser questionado sobre a possibilidade de seu partido apoiar um candidato de outra legenda. “Uma aliança pelo Brasil não pode estabelecer prerrogativas de nomes”, declarou Doria. Para o governador, “o fracionamento (de candidaturas de centro) só atenderá ao interesse dos extremos”, e o centro precisa de “juízo” – isto é, de “capacidade de dialogar, formular um programa econômico e social para o Brasil e escolher um candidato que seja competitivo para disputar a eleição e, ao vencer, governar a Nação”.

Outro político que já manifestou desejo de ser candidato, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do DEM, foi na mesma linha do governador paulista quando disse ao jornal Valor que acredita na possibilidade de que seja encontrado ainda neste ano “o nome de quem vai levar a mensagem diferente das de Lula e de Bolsonaro”. Para Mandetta, agora é a hora de construir uma candidatura centrista “moderada” e “convergente”.

É evidente que Mandetta, como Doria e outros, pretende ser o cabeça de chapa dessa candidatura “convergente”, e é legítimo que acalente o projeto. Todos os que se julgam capazes de tirar o Brasil da rota do desastre, por meio de políticas públicas racionais e competentes, emanadas de um governo que respeite as liberdades e as instituições, devem se apresentar para a tarefa publicamente, o mais rápido possível.

Só assim será possível começar a discutir a sério quem, desses diversos postulantes, será o catalisador dos anseios dos brasileiros ajuizados, para construir uma candidatura capaz de emocionar os eleitores cansados tanto da corrupção antipolítica de Lula como da loucura antipolítica de Bolsonaro.

Aos que, como o apresentador Luciano Huck, vacilam diante da pugna eleitoral – que deverá ser especialmente feroz numa disputa que envolverá dois veteranos da desfaçatez e da truculência, Lula e Bolsonaro –, resta rogar que anunciem sem demora sua decisão, dizendo em voz alta o que pretendem para o País e preparando o estômago para, se for o caso, enfrentar o vale-tudo dos palanques.

O fato é que, a despeito das perspectivas sombrias, o País tem salvação – não obviamente pelo messianismo dos populistas autoritários e oportunistas que atormentam o Brasil há tempos, mas pelo respeito à lei, à coisa pública e à racionalidade econômica. Seja quem for o candidato designado para enfrentar os arruaceiros da democracia, deve ser um que aposte no Brasil ordeiro e pacífico, capaz de ser o País civilizado e desenvolvido com o qual sempre sonhamos.

Itabaiana: feira realizada tradicionalmente no sábado antecipada para hoje, 12 A Prefeitura de Itabaiana, através do decreto municipal que visa conter o avanço da Covid-19, informou que a tradicional feira livre realizada no município aos sábados foi antecipada para hoje, 12. Na feira desta sexta-feira está liberada a comercialização de todos os setores desde que estejam cumprido as medidas sanitárias necessárias. Para isso, durante todo o dia vários profissionais da Vigilância Sanitária e Guarda Municipal estarão realizando fiscalizações. Haverá controle de portas nos mercados, aferição de temperatura, higienização com álcool 70% e o uso de máscara será obrigatório entre comerciantes e clientes. A medida é válida excepcionalmente na feira desta semana.

Propriá: Donos de bares e restaurantes da Prainha se reúnem com prefeito Valberto Ontem, 11, o prefeito de Propriá, Valberto Lima, recebeu em seu gabinete os donos de bares e restaurantes da Prainha de Propriá para apoio na regularização dos estabelecimentos. Após fiscalização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), os proprietários solicitaram ao prefeito municipal ajuda na comprovação que ocupam o espaço antes de 2014. O Prefeito Valberto Lima se colocou à disposição para ajudar no que for necessário, explanando que não tinha sido informado sobre a fiscalização do Órgão, que é responsável pela demarcação das áreas da marinha.

Revitalização Durante a reunião, o gestor municipal informou aos presentes que a Prefeitura Municipal já tem um Projeto de revitalização da Prainha, comprometendo-se a agilizar para ajudar na regularização dos bares. A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Governo, Luã Vieira, do Presidente da Câmara, Samuel Cunha, e da Vereadora Dilma da Colônia.

Dores: prefeito cumpre compromisso com os professores O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Mário, esteve reunido com a comissão do Sintese para discutir sobre o pagamento do piso salarial do ano de 2020, que foi deixado pela antiga gestão em atraso. “Ressalto a importância da categoria e enfatizo o compromisso com todos os professores. Foi um compromisso que firmei que os professores de Nossa Senhora das Dores seriam valorizados e agora estou cumprindo o que disse. Farei o pagamento integral do piso que se encontra em atraso. É mais uma promessa sendo efetivada, disse.

Projeto será encaminhado ao legislativo  O prefeito afirmou que será enviado, até o final deste mês, um projeto de lei de reajuste salarial dos professores para a Câmara Municipal. “É a valorização do professor acontecendo em nosso município. A categoria merece respeito!”

Poço Verde: por conta do momento crítico da pandemia prefeito anuncia medidas restritivas Ontem, 11, o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira, anunciou medidas mais restritivas visando conter o avanço da pandemia de coronavírus no município. “O momento é crítico! Dentre 20 casos ativos, 9 estão internados e 6 intubados! A nova onda é muito mais grave que o início, há um ano! Precisamos do apoio, oração e conscientização de todos, para que possamos salvar as vidas do nosso povo!”, conclamou o prefeito ao anunciar que a feira livre deverá ocorrer apenas com a comercialização de gêneros alimentícios.

Decreto estadual O prefeito deixou claro que a preocupação é com a vida e por isso a Prefeitura seguirá fiscalizando de acordo com o Decreto Estadual, que limita atividades no fim de semana, junto à Polícia Militar acerca da comercialização ilegal de itens não essenciais, o que acarretará em multa e possibilidade de perda de alvará de funcionamento por descumprimento. “Pedimos a colaboração de todos e a sensibilidade neste momento crucial onde o objetivo principal é preservar vidas”, explicou.

Liderança cooptada E visando às eleições de 2022, o 1° suplente de vereador pelo PCdoB, Augusto do Japãozinho, uma das maiores lideranças do Japãozinho, Ponta da Asa, Soledade, Lamarão e outros bairros da zona norte, vem sendo insistentemente cooptado para se filiar em diversos partidos políticos visando às eleições de 2022, não apenas para ser candidato, mas para apoiar alguns candidatos. Segundo o parlamentar, o momento é de reflexão e não pretende mudar de partido, pelo menos por enquanto.

Socorro: filho de candidato a vereador, Elmo do Fernando Collor, é preso por sequestro e assalto a mão armada Elmo Anibal Correia Dias, filho do candidato derrotado a vereador, por Nossa Senhora do Socorro, Edézio Pereira Dias Neto (Elmo do Fernando Collor), do PTB, foi preso por policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar por prática de assalto, tentativa de sequestro e porte ilegal de arma. Com ele, também foi preso Vitor Gabriel da Silva Dantas, 18 anos, acusado de ter cometido os mesmos crimes.

Informações da PM Conforme informações dos militares, os dois meliantes usavam o carro pertencente ao ex-candidato a vereador e teriam assaltado um homem e o colocado à força dentro do veículo, na região do Marcos Freire II, onde, segundo moradores, a dupla atuava já havia algum tempo. Os policiais do 5º BPM atenderam denúncia feita pelo 190 e, quando chegaram no local da ocorrência, flagraram Elmo Anibal e seu comparsa, tentando sequestrar um homem, depois de terem cometido assalto a mão armada. Os indivíduos não resistiram à prisão e foram encaminhados para a delegacia de policia, para as providências cabíveis ao caso.

 

Asilo Rio Branco: OAB/SE se reunirá com  MP, Vigilância Sanitária e Conselho municipal A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, se reunirá nesta sexta-feira, 12, de maneira virtual, conjuntamente com o Ministério Público do Estado, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Vigilância Sanitária e representante do Asilo Rio Branco para discutir a situação da instituição ante à pandemia.

Falecimentos Nesta semana, o MP/SE foi informado sobre o falecimento de duas idosas no asilo – vítimas de Covid-19. O Ministério Público entrou em contato com o asilo e a instituição social informou que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está ciente, indo todos os dias ao asilo. Ao ser informado, o MP/SE solicitou ainda mais informações à SMS sobre o falecimento dos idosos e das medidas adotadas pelo órgão municipal. A OAB/SE, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, se reunirá com as entidades para discutir o caso.

Preocupação A presidente da Comissão, Lenieverson Santana, afirmou que, diante ao que foi noticiado, é preocupante a quantidade de idosos vitimados por Covid-19 no asilo. “A comissão, em razão da gravidade, solicitou junto ao MP o agendamento de reunião conjunta com urgência”.

 

“Quero saber se mudar o nome do bairro vai levar as ações urgentes que a comunidade precisa”, pergunta Ricardo Marques A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) encaminhou para a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o Projeto de Lei que delimita e cria no município os bairros: Robalo, São José dos Náufragos, Areia Branca, Gameleira, Matapoã e Mosqueiro. O projeto foi apreciado em regime de urgência pela Casa na quarta-feira (10) e aprovado pelos vereadores.

Urgência O vereador Ricardo Marques (Cidadania) não concordou com a urgência pela votação do projeto e pediu mais tempo para aprofundar a discussão. “A única urgência e prioridade no momento é discutir as vidas, é focar na vacinação e na saúde das pessoas. Isso tem sido dito várias vezes aqui nesta Casa. Não entendo o porquê de tanta urgência para somente mudar o nome dos bairros”, questionou. O argumento da gestão e dos vereadores que compõem a base aliada é que a alteração objetiva levar desenvolvimento para as localidades. Porém, não constam informações no projeto sobre quais investimentos serão realizados nos locais, além da demarcação territorial.

Participação popular “Sou a favor da criação dos bairros, mas precisa de mais discussão e da participação da população, os moradores da região querem ser ouvidos. Não discutimos sobre o mérito do projeto, mas sobre as melhorias necessárias que não constam nele. Não temos informação de quando a prefeitura pretende investir lá. Aliás, por que não investe agora? Quero saber se mudar o nome do bairro já vai levar também as ações urgentes como mais transporte público para região, postos de saúde, creche, calçamento que a comunidade precisa”, perguntou o vereador Ricardo Marques.

Luciano Pimentel presta condolências à família de Benjamin Viana Em pronunciamento realizado na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luciano Pimentel prestou condolências à família e aos amigos de Benjamin Viana de Menezes, irmão do prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana. Benjamin faleceu na madrugada da quinta-feira, 11, vítima de Covid-19.

Solidariedade “Minha solidariedade à esposa Frauzinete, ao filho Fortunato, ao irmão Cristiano Viana, meu amigo de longa data, aos pais Antônio e Josefina, e a todos os familiares de Benjamin por essa perda imensurável. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração de todos e conceda a força necessária para que eles possam enfrentar esse momento de extrema dor”, disse Luciano Pimentel.

Colaboração O deputado aproveitou para pedir uma maior colaboração da sociedade no combate ao novo coronavírus. “No início da pandemia, chegamos a acreditar que pessoas com menos de 60 anos e sem registro de comorbidades (hipertensão, diabetes, etc) conseguiriam superar com grande facilidade a Covid. Mas hoje o quadro é totalmente diferente. Benjamin, por exemplo, era um homem saudável com apenas 52 anos. E muitos são os casos de pacientes na faixa dos 30 e 50”, explicou Luciano Pimentel, continuando.

Nota de Esclarecimento da Emurb

Sobre a nota publicada no blog nesta quinta-feira, dia 11, em referência a casos de Covid-19 na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), prestamos os seguintes esclarecimentos:

1. Não procede a informação de que existem funcionários contaminados com o vírus da Covid-19 trabalhando na empresa. Todas as pessoas com suspeita da doença estão afastadas. Elas são orientadas a se afastarem do trabalho, realizarem o teste e, caso o resultado seja positivo, são encaminhadas à médica do trabalho para receberem o atendimento necessário enquanto cumprem o período de quarentena.

2. Além disso, desde o início da pandemia, 37 funcionários da empresa que possuem comorbidades ou têm mais de 60 anos estão afastados de suas atividades profissionais diárias.

3. Em relação à Diretoria de Urbanismo, os funcionários com suspeita de contaminação estão afastados. Como a Emurb implantou, no ano passado, a plataforma de licenciamento digital, o cidadão pode realizar todo o processo de licenciamento e liberação de obras de forma virtual. No atendimento, apenas uma funcionária realiza atendimento ao público, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs).

4. A diretoria da Emurb tem atendido todas as recomendações médico-sanitárias a fim de resguardar os servidores de possível contágio do coronavírus. Para ter acesso à empresa, todas as pessoas têm a temperatura corporal aferida e é disponibilizado álcool em gel. Essas medidas visam preservar a saúde de todos os colaboradores, terceirizados, estagiários e o cidadão que busca algum tipo de atendimento.

5. Por fim, ressaltamos que, nesse momento, é preciso repassar as informações de forma precisa para tranquilizar o cidadão e não causar pânico, uma vez que a Emurb está cumprindo rigorosamente todos os protocolos definidos pelos decretos municipal e estadual.

Assessoria de Comunicação da Emurb.

Marimbondos se alojaram em um poste na altura do *número 54 da Rua Dr. Manoel Tavares de Menezes, no Conjunto Leite Neto, em Aracaju  (próximo à Primeira Delegacia). Os moradores já chamaram o Corpo de Bombeiros, que informaram que qualquer ação deve ser tomada pela Energisa. A Energisa, contatada pelos moradores, informou, por sua vez, que, como o enxame está na parte da fiação das telefônicas (a fiação da energia está mais acima) então a Energisa não se responsabiliza pela retirada. A companhia telefônica Claro foi chamada e a mesma informou que este é um problema a ser resolvido pela Emsurb. Ao entrarem em contato com a Emsurb, os moradores ouviram que, como o problema não está afetando a iluminação, a empresa não pode agir, e que os moradores devem procurar os bombeiros. Assim, após esgotados os recursos possíveis com os agentes públicos e privados que utilizam o tal poste, os moradores apelam à imprensa*, pedindo que divulguem o fato e ajudem a cobrar de quem de direito, a retirada dos insetos, que adentram as residências mais próximas, causando temor de que um incidente venha a acontecer.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Reclamação serviços do cartório do 11º ofício em Aracaju. O TJSE não fiscaliza os cartórios? De um cidadão: “Já tratei deste assunto em novembro passado com relação ao serviços do 11°ofício em Aracaju. O serviço está piorando cada vez mais, eles estão solicitando 60 (sessenta) dias para registrar um contrato por exemplo. Aí o que ocorre, o cidadão adquire um imóvel, no programa Casa Verde e Amarela (antigo MCMV), com o contrato assinado na caixa em 30 dias já chega sua primeira parcela para pagamento. Só que a construtora não recebeu para entregar a chave do imóvel. Logo comprador destes imóveis não tem condições de pagar aluguel a prestação da Caixa por 2 meses, já que o cartório solicita 60 dias pra digitar 10 linhas de informações. Um absurdo, não fazem um mínimo esforço pra melhorar. E o TJSE deixa a população derreter com um serviços destes.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/calbnascimento “Mediante” é o novo “onde” dos textos jornalísticos e afins.

www.twitter.com/gugachacra Algumas fotos de Bolsonaro com o ditador psicopata e sanguinário da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, acusado formalmente pelos EUA de ter ordenado o esquartejamento do jornalista dissidente Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul. Tb mantém a mãe em cativeiro

www.twitter.com/GuilhermeBoulos

“Gripezinha”
“E daí? Quer que eu faça o quê?”.
“Não sou coveiro”
“Vão ficar chorando até quando?”
“Mimimi”
“A vacina não será comprada”
“Vai comprar vacina na casa da sua mãe”
2349 mortos.

www.twitter.com/xicosa Protegido! Idoso em moto é parado em blitz em Alagoas com ‘carteira de motorista’ de Padre Cícero e Frei Damião – Alagoas – Diário do Nordeste


www.twitter.com/andretrig Hoje completa-se oficialmente 1 ano de pandemia! Observe a nuvem de palavras produzidas a partir do que foi dito pelo presidente Jair Bolsonaro neste período.Ontem 23% das mortes pela Covid em todo o mundo ocorreram no Brasil. Somos o epicentro da pandemia no planeta. Proteja-se!


www.twitter.com/UltraLafa Alguém já deve ter feito essa, mas eu não resisti.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Eu não tenho tempo para coisas que não têm alma.” Charles Bukowski.

 

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-03/24-horas-para-o-senhor-subsidio-pastoral-portugues-pandemia.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais