Bom para Sergipe

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, defendeu a nova lei de distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal, aprovada na madrugada de ontem pelo Congresso. Para ele, os estados produtores, a exemplo de Sergipe, não terão perdas, enquanto aqueles que não produzem petróleo passarão a ganhar uma parcela dessa riqueza. Gabrielli fez uma ressalva: “Tem que ter um pouco mais para os estados produtores e também um pouco mais do que há hoje para os que não produzem”. Segundo o projeto aprovado, parte o dinheiro do petróleo do pré-sal será reservada para a União, estados e municípios produtores ou que sejam afetados pela exploração. O restante será dividido meio a meio entre todos os estados e municípios, com base nos critérios de distribuição dos fundos de Participação dos Estados e dos Municípios.

Crime desvendado

Quem iria imaginar que o assalto à casa do prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, foi articulado pelo vereador e policial militar Raimundo das Dores? A descoberta surpreendeu a população daquele pequeno município, parte dela eleitora do acusado. O crime aconteceu em outubro passado e os bandidos levaram jóias, relógios, noteboocks e dinheiro das pessoas que estavam na casa do prefeito. Com a prisão do vereador, a Polícia está procurando agora Vagner Santos, tido como um dos quatro bandidos que invadiram a casa do prefeito.

Papai Noel

Quem for hoje à tarde ao centro de Aracaju pode dar de cara com Papai Noel. O ‘bom velhinho’ chegará às 16h30 na Praça Fausto Cardoso, de onde se dirige para o seu ‘trono” no calçadão da João Pessoa. Lá, ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) e ao som do coral ‘Talentos de Aracaju”, Papai Noel receberá as crianças, ouvirá os pedidos delas e distribuirá doces e balas. Que tal pedir a ele para informar os números premiados da próxima Mega-Sena? Este sim é um baita presente de Natal.

Insegurança

A sensação de insegurança é alta entre os cidadãos. Foi o que constatou pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O estudo mostra que nove em cada 10 entrevistados têm medo de ser vítimas de crimes como homicídio, assalto à mão armada ou roubo de residência. 78,6% afirmaram ter muito medo de morrer assassinados. O mesmo ocorre em relação ao temor de ser vítima de assalto à mão armada (73,7%). Também é alto o percentual de pessoas que temem encontrar a casa arrombada (68,7%). Em relação à agressão física, o grau de medo entre os entrevistados é menor (48,7%). É feia a coisa!

Ajuda à saúde

O deputado federal Mendonça Prado (DEM) apresentou emenda ao Orçamento Geral da União, no valor de R$ 200 mil, para a manutenção e despesas de custeio da Associação Aracajuana de Beneficência Hospital Santa Isabel. A instituição beneficiada é atende os sergipanos com menor poder aquisitivo. No ano passado, o parlamentar também destinou R$ 200 mil para o Hospital Santa Izabel.

Conserto

A coluna errou ao informar ontem, que a polêmica lombada feita na rodovia da praia de Aruana, em Aracaju, é de autoria do Departamento Estadual de Trânsito. Na verdade, a obra foi executada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que, diante de tantas críticas, resolveu desmanchá-la no dia de ontem. Em seu lugar, o DER fez outra lombada dentro dos padrões aceitáveis.

Jóias no ‘prego’

Problemas técnicos no sistema de Penhor levaram a Caixa Econômica Federal a prorrogar de ontem para hoje, o prazo para oferta de lance no leilão de jóias promovido em Aracaju. Os clientes interessados em renovar suas operações de Penhor também poderão fazer até o final do expediente bancário desta sexta-feira. A divulgação do resultado do leilão foi prorrogada para segunda-feira que vem.

Confraternização

A seccional sergipana da OAB promove nesta sexta-feira, a confraternização dos advogados e familiares. Será realizado no Palácio da Cidadania a partir das 18h, com a inauguração da iluminação natalina do histórico prédio onde funciona a sede administrativa da entidade, na avenida Ivo do Prado, 1072, em Aracaju. O Natal dos Advogados terá animação do Grupo Canarinhos Jovem, com o maestro Carlos Magno, e da Banda Metais Geniais. Participe!

É candidato

O vereador Fábio Mitidieri (PDT) anunciou ontem, sua candidatura a presidente da Câmara. Agora o comando do Legislativo aracajuano está sendo disputado pelo atual presidente Emmanuel Nascimento (PT), Valdir Santos (PT do B), Robson Viana (PT) e o pedetista. Mitidieri aproveitou para criticar a ingerência do prefeito na eleição para a mesa da Câmara. Segundo ele, o Executivo não deveria se envolver em favor deste ou daquele candidato, pois esta é uma disputa que só diz respeito aos vereadores. Será?

Do baú político

Muita gente se assusta hoje com as duras críticas feitas pelos candidatos a seus adversários durante a campanha eleitoral. Aliás, temendo perder votos, alguns concorrentes até evitam jogar pesado no horário eleitoral gratuito. No passado, contudo, a coisa era diferente. Para conquistar o eleitorado, os políticos não poupavam os adversários. Em seu livro ‘História Política de Sergipe’, o professor Ariosvaldo Figueiredo cita trechos do discurso feito pelo líder do PTB Francisco de Araújo Macedo, em janeiro de 1952, num comício do candidato a prefeito de Aracaju, José Conrado de Araújo. Veja o que disse o petebista contra o político José Antônio Nunes Mendonça: “Este elemento não passa de um cínico, cachaceiro, ladrão, patife e safado”. Está assustado? Pois na mesma campanha política, José Nunes Mendonça afirmou num comício em Boquim que o então governador Arnaldo Garcez (PSD) era “um batedor de carteira”.

Segue outras informações

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais