Borbulhas do descaso. Retrato da citricultura sergipana

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O estado de Sergipe já ocupou o segundo lugar como maior produtor de laranja do Brasil, no entanto, por diversos fatores de origem interna e externa, a citricultura Sergipana ocupa atualmente o quinto lugar em produção a nível nacional.

Durante a ascensão da citricultura foi criado o Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Fruticultura Tropical localizado na sede da Unidade Regional da Emdagro em Boquim. Este Centro funcionou durante muitos anos como caixa de ressonância da pesquisa estadual e nacional em citricultura possuindo vários pesquisadores de renome em sua equipe técnica.

Na estrutura física do Centro, o governo do Estado de Sergipe investiu milhões de Reais na construção de viveiros telados denominados de “Borbulheiras”, tendo estes o objetivo principal de fornecer ao produtor rural mudas cítricas isentas de doenças e dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA).

As borbulhas são gemas de crescimento extraídas de plantas matrizes e utilizadas na propagação vegetal. Este material é utilizado pelos viveiristas no processo de enxertia das mudas cítricas.

Atualmente os doze viveiros telados existentes dentro da área do Centro encontram-se abandonados e em péssimas condições estruturais, possibilitando a contaminação das plantas matrizes por diversos vetores de patógenos. Os viveiros da Emdagro apresentam suas lonas plásticas rasgadas, a área interna encontra-se coberta por mato e as plantas matrizes estão em péssima condição fitossanitária. Ainda assim, a Emdagro distribui de forma indiscriminada as borbulhas produzidas nestes viveiros, o que é proibido pela legislação vigente.

O abandono das borbulheiras é fruto direto do descaso do Estado com a Citricultura Sergipana repercutindo na utilização de mudas de qualidade duvidosa pelos produtores, na não adoção de práticas fitossanitárias recomendadas e abandono dos pomares cítricos. Em tempos de crise, onde alguns estados investem em medidas para aumentar a eficiência e a produtividade dos seus pomares, o estado de Sergipe vai na contramão, desperdiçando o dinheiro público e comprometendo o desenvolvimento do setor.

 

Reforma administrativa E numa reunião realizada ontem, 03, no Palácio de Despachos, o governador Belivaldo Chagas apresentou o projeto de reforma administrativa que será enviado à Assembleia Legislativa. Um dos deputados confirmou que o corte será grande reduzindo não só o número de pastas, mas também de comissionados.

 Tem que especificar o número de cargos comissionados extintos Ontem, 03, um deputado que participou da reunião lembrou que não basta apenas extinguir as secretarias, no projeto tem que constar o número e os específicos cargos comissionados que serão extintos também. Segundo o deputado, Belivaldo Chagas garantiu que dos cerca de 3 mil cargos comissionados, 1.500 (mil e quinhentos) serão extintos. É esperar para comprovar.

Prejuízo de R$ 500 mil E o blog foi informado que um grupo de advogados está preparando uma ação para que o ex-governador Jackson Barreto seja responsabilizado pelo gasto de cerca de R$ 500 mil causados pelo cancelamento da privatização da Deso. Segundo informações foi uma multa, já paga. Os advogados entendem que o gestor de então deve ser o responsável pela multa e não o erário.

Francamente, que reunião ridícula E circula nos bastidores da política de Aracaju que foi realizada na semana passada uma reunião com dois proprietários de uma empresa de comunicação que é uma concessão pública, um parlamentar e uma candidata derrotada em 2018. Na pauta a “porrada” na administração de Aracaju visando dividendos eleitorais. Tem gente pensando que é o “supra sumo”, mas na verdade foi levada “na onda da indignação.”

 Arauá: desde sábado faltou água e só retornou no fim da tarde de ontem,03. Alguns locais altos não recebem  A população do município de Arauá desde sábado está sem receber a água da Deso. Aliás, na sexta-feira faltou durante todo o dia e chegou à noite. Ontem, 03, o abastecimento retornou no fim da tarde, mas a conta gotas. Em algumas partes da cidade, que estão em áreas mais altas, a água não chega. Um absurdo! Enquanto isso a cobrança chega rigorosamente em dia.

“Se Valmir tiver que cumprir mais uma decisão, cada um tem seu estilo de governar”, diz Gustinho Ribeiro Deu no Lagarto Notícias: Em entrevista concedida a rádio Xingó FM, no último sábado (1), o deputado federal eleito e marido da prefeita interina de Lagarto, Gustinho Ribeiro (SD), afirmou que pode haver mudanças no secretariado no Município caso o prefeito afastado, Valmir Monteiro (PSC), não consiga retomar o cargo pela via judicial.

Mais uma decisão “Se Valmir tiver que cumprir mais uma decisão, não conseguir uma liminar, cada pessoa tem o seu estilo de administrar. Tem o seu perfil. Mas a construção geral do nosso grupo permanecerá igual, não há nenhum indicativo de exonerar quem quer que seja”, disse o ainda deputado estadual. Toda matéria.

Com certeza, Ferrari, da Emurb, não tem conhecimento da situação precária Rua Risolêta Rodrigues Brito Os moradores da Rua Risolêta Rodrigues Brito (CEP: 49031-080), localizada no Bairro Farolândia (próxima Colégio Arquidiocesano), há muito tempo lutam pela pavimentação da via que não tem pavimentação e quando chove fica praticamente intransitável. Até protocolo já foi dado entrada na Emurb (180805) por uma comissão de moradores. Alguns já pensaram até em realizar uma cotinha para pagar o asfaltamento da via, mas recuaram porque podem incorrer em algo ilícito, já que a obrigação é do poder público. Com certeza o diretor-presidente da Emurb Sérgio Ferrari não sabe da condição precária da rua que é pequena e o custo é muito baixo para a Prefeitura diante da importância para solucionar o problema.

 

TJSE é o único Tribunal Estadual a conquistar o Selo Diamante 2018 do CNJ O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) foi, pelo segundo ano consecutivo, o único Tribunal Estadual premiado na categoria Diamante do Selo Justiça em Números, como reconhecimento aos Tribunais que investem em excelência da gestão da informação e na qualidade da prestação jurisdicional. O selo é uma premiação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e diamante é a mais alta categoria do prêmio. A honraria foi recebida pelo Presidente do TJSE, Des. Cezário Siqueira Neto, durante a abertura do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, na noite de ontem, 03. O evento, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), prossegue até essa terça-feira.

 Honraria Segundo o Presidente do TJSE, conquistar o Selo Diamante do CNJ pelo segundo ano seguido é uma honraria que reconhece o esforço contínuo por uma Justiça mais eficiente. “Empenhados nessa missão temos valorosos magistrados e servidores que contribuem para criação de novas práticas. Após a experiência de uma década de planejamento estratégico e com a contribuição de sucessivas gestões, o novo Selo eleva o nosso orgulho e renova o compromisso de realizar mais já a partir da próxima jornada”, considera.

Qualidade Para a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iolanda Guimarães, a conquista de mais um Selo Diamante demonstra a qualidade do Judiciário sergipano. “Além do seu papel fiscalizador, a Corregedoria atuou neste biênio de forma pedagógica, com a implementação da capacitação de gestão de gabinetes e secretarias, que contribuiu muito para que o TJSE aumentasse a produtividade e para obtenção das metas, com ganhos reais para a sociedade. Cumprimos o nosso desafio”, explicou a magistrada. Toda a matéria.

Medalha Dr. Sousa E o médico Antônio Carlos Sobral Sousa, Dr. Sousa, foi agraciado ontem,  03, com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa.

Humanista Em nome do autor da indicação (deputado Luciano Bispo), o deputado Georgeo Passos (REDE) fez a leitura do discurso, valorando os êxitos do cardiologista. “Este prestígio que lhe conferimos e acima de tudo um reconhecimento pelos seus valorosos 39 anos de formação, desde que se graduou em 1979 no curso de Medicina pela Universidade Federal de Sergipe”, destacou o parlamentar, acrescentando que o homenageado tem formação diferenciada e humanista.

Emoção Recebida a Comenda no plenário da Alese, Dr. Sousa disse não poder esconder a emoção que o envolvia e as vibrações do seu “coração irrequieto”. “Hoje não falo de corpo, falo de alma! Porque somente ela pode exprimir os sentimentos mais profundos de amor, de agradecimento, de gratidão e de respeito que o ser humano pode ter”, disse, acrescentando que “é motivo de rara felicidade e justificado orgulho, receber mais alta Comenda do Legislativo, que foi outorgado pelo presidente Luciano Bispo”.

Significado Em seguida, Dr. Sousa confessou que não se julga merecedor da honraria, mas “a recebo com humildade e como um galardão laconicamente recompensador para quem dedicou parte substancial de sua existência, a serviço da pesquisa, da docência e, sobretudo, da assistência a enfermos de seu Estado. Admito que estou vivenciando um dos momentos inesquecíveis da minha vida, pelo inestimável significado desta honraria conferida de maneira despretensiosa, espontânea e criteriosa”, completou.

Aracaju será palco do 22° Jipe Show De 7 a 9 de dezembro Aracaju será palco do 22° Jipe Show de Sergipe, o segundo maior evento offroad do Brasil que contará com a participação de mais de 400 jipeiros. Durante a realização do Jeep Show acontecerá também a final do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4 com a participação dos melhores pilotos do Brasil.

Nova pista De acordo com a organização do evento, a nova pista com mil e duzentos metros de extensão, será montada no acesso ao Conjunto Augusto Franco. “Não tenho duvidas de que mais uma vez Sergipe proporcionará a melhor final do Campeonato Brasileiro” disse Kennedy Fonseca, presidente da FSA (Federação Sergipana de Automobilismo).

Demandas ao Governador O vereador por Aracaju Thiaguinho Batalha (PMB) foi recebido pelo Governador Belivaldo Chagas em seu gabinete no Palácio dos Despachos. Em pauta, o parlamentar levou uma série de demandas da população, como a melhora na iluminação da Orla de Atalaia, reforma da pista de treinamento do GETAM, redutor de velocidade na Rodovia dos Náufragos e apoio logístico aos bloquinhos do carnaval do Inácio Barbosa. O Governador recebeu bem as demandas do parlamentar e prometeu celeridade na resolução das demandas.

Ceac itinerante estará nesta semana em Japaratuba O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, disponibiliza nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, diversos serviços para os moradores de Japaratuba. A ação faz parte de mais uma edição do Ceac Itinerante.

Senhas De acordo com o diretor geral do Ceac Itinerante, Clistenes Dantas, diariamente serão disponibilizadas 230 senhas para serviços de diferentes instituições de interesse público. ‘“O nosso objetivo e levar cidadania e alcançar os públicos que não podem visitar a sede dos órgãos”, afirma.

Serviços Clistenes ressalta que durante a ação do Ceac Itinerante a população pode solicitar a emissão da Carteira de Identidade, passe livre do idoso e deficiente, serviços do Detran, Ipesaúde, INSS, entre outros serviços prestados por diversos órgãos públicos. Os atendimentos ocorrerão na Avenida Rio de Janeiro, s/n, ao lado do estádio de futebol “Tozão”, no Centro da cidade, a partir das 7h.

Fábio Dantas lança livro “A Magia das Cartas Terapêuticas” No dia 9 de dezembro de 2018, às 18:30, no Águas de Aruanda, Aracaju, o escritor e educador espiritual Fábio Dantas lança seu mais novo livro “A Magia das Cartas Terapêuticas”, pela Editora Planeta, Selo Academia.

Pesquisas Essa obra foi produzida a partir de suas pesquisas há mais de 12 anos sobre diversos tipos de tarôs como: Marselha, Egípcio, Waite, Orixás. Parte de uma linha terapêutica, ensinando a leitura das cartas por meio dos arquétipos e inserindo algumas terapias que podem ser utilizadas para o alinhamento energético e equilíbrio do campo das emoções.

Interpretação Segundo o escritor “não precisa ser vidente para fazer uma interpretação das cartas, mas apenas ter bom senso para compreender aquilo que elas orientam, lembrando que o que for mostrado é para nos auxiliar na tomada de decisões.” Afirma ainda que “as cartas são utilizadas tanto de forma divinatória como do autoconhecimento.”

Acesso A proposta desse livro é facilitar o acesso das cartas para qualquer pessoa no campo das finanças, vida social, família, trabalho, amor, saúde e espiritualidade, bem como mostrar ferramentas terapêuticas a serem utilizadas de forma simples para modificar o padrão energético encontrado no momento da tiragem da carta, que são: equilíbrio dos chacras por meio dos cristais, da cromoterapia, da numerologia, dos banhos de ervas e dos salmos indicados para cada situação.

Métodos e palestra Além de receber as cartas coloridas e ferramentas de blindagem energética, o leitor aprenderá diversos métodos de jogadas de uma forma muito simples e objetiva. Na ocasião do lançamento, o escritor fará uma palestra sobre a carta do ano de 2019 e os participantes poderão saber quais as previsões do próximo ano a partir da carta escolhida. Toda a renda será revertida para a construção da Casa de Sossego Vó Tereza (www.casadesossegovotereza ).

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Sem 13º salário Pelo zap: “Nós funcionários da empresa IT Consulting, que presta serviço ao Governo do Estado, não receberam a primeira parcela do 13º e não há previsão de pagamento por conta do atraso de repasse do Governo do Estado, que em campanha usou o slogan: “Chegou para resolver”.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FotosDeFatos Mahatma Gandhi é fotógrafo por Margaret Bourke enquanto fazia sua leitura diária, Índia, 1946.

www.twitter.com/GFiuza_Oficial O combustível do incêndio francês: demagogia politicamente correta, fingindo que o mundo inteiro pode morar lá, pq precisa fingir q é bonzinho com imigrante, aí aumenta imposto pq a conta não fecha, aí finge q é pra proteger o meio ambiente, aí descobre q viver fingindo dá merda.

www.twitter.com/anterogreco Só pra refrescar a memória: Médici, de triste lembrança, torcia para o Grêmio e para o Flamengo. Nem por isso, a gente vai afirmar que esses times (e/ou seus torcedores) apoiaram Ditadura. Também seria desonesto.

www.twitter.com/danibacedo Justiça tem Partido.. Religião tem Partido.. Mídia tem Partido.. Exército tem Partido.. Polícia Federal tem Partido.. até o Palmeiras tem Partido.. e todos estes defendem o Escola sem Partido.. vsf..

www.twitter.com/biazitagomes A escravidão nunca existiu
                                                       A terra é plana
                                                      O holocausto é uma farsa
                                                      Não houve ditadura na América do Sul
                                                      O marxismo influenciou a revolução francesa…”
Se existisse uma biblioteca pública decente em cada cidade do país a gente não teria esse surto de ignorância.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O futuro tem muitos nomes. Para os incapazes, o inaceitável; para os medrosos, o desconhecido; para os valentes, a oportunidade.” Victor Hugo, estadista francês.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais